SOUZA, Enéas de. Trajetórias do cinema moderno. Porto Alegre: 1965.
SOUZA, Enéas de. Trajetórias do cinema moderno. 2.ed. Porto Alegre: A Nação / Instituto Estadual do Livro, 1974. 170p.
Nós, os gaúchos / 2. Porto Alegre: Editora da Universidade, UFRGS, 1994. 251p.
Coordenação: Sergius Gonzaga, Luiz Augusto Fischer e Carlos Augusto Bissón. Texto:
ASSIS BRASIL, Giba. Espaços do cinema gaúcho, p.130-135.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema e religião. In: XAVIER, Ismail (org.). O Cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 382p. p.187-194.
Análise de Ilha das Flores, O Dia em que Dorival encarou a guarda e Barbosa.
Jacques KERMABON. L’île aux Fleurs - Ilha das Flores, de Jorge Furtado. Un chef-d’oeuvre d’humour noir. Paris?: 1998?, p.21-24.
Com análise plano a plano da seqüência inicial do filme.
DELPECH, Sylvie. Jorge Furtado, l’île aux courts. Bref, Paris, n.52, p.20-26, printemps 2002.
GERBASE, Carlos. Impactos das tecnologias digitais na narrativa cinematográfica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. 193p. (Comunicação, 30)
Segunda orelha: dados do A.
PÓVOAS, Glênio. Sinfonias da província: Porto Alegre, a rainha do sul. In: CATANI, Afrânio Mendes; GARCIA, Wilton; LYRA, Bernadette; SANTANA, Gelson; FABRIS, Mariarosaria; RAMOS, Fernão Pessoa; AMANCIO, Tunico; GATTI, José (org). Estudos Socine de cinema: ano IV. São Paulo: Panorama, 2003. 608p.
SOUZA, Enéas de. Trajetórias do cinema moderno e outros textos. 3.ed.ampl. Porto Alegre: Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia-Secretaria Municipal da Cultura-Prefeitura de Porto Alegre, 2007. 285p. il. (Escritos de Cinema, 10)
Orelhas: Fabiano de Souza. Introdução: Bernardo José de Souza. Apresentação: Luiz Carlos Merten. Texto: Marcus Mello. Prefácio da 3.ed. pelo A.. Reproduz a última edição. Inclusão de textos publicados em Filme 66, Teorema. Dois textos inéditos.
SOUZA, Enéas de; PEREIRA, Robson de Freitas. Cinema – O divã e a tela: psicanálise, olhar, filmes. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2011. 189p. il.
Orelhas: Roger Lerina. Prefácio: Carlos Gerbase. Os filmes brasileiros analisados são: Tropa de elite 2 e Santiago (por ES), Edifício Master e Linha de passe (por RFP) e Lavoura arcaica (por Lucia Serrano PEREIRA).
SOUZA, Fabiano de. Caio Fernando Abreu e o cinema – O eterno inquilino da sala escura. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011. 239p. (Imagem-Tempo)
Orelhas: Marcos Breda. O livro traça as relações da obra de Caio Fernando Abreu com o cinema, abordando a presença do universo audiovisual em seus escritos e analisando adaptações de seus textos para as telas.
GERBASE, Carlos; NADOTTI, Nelson. Diálogo sobre o cinema. Porto Alegre: Escritos Editora, 2016. 235p. (Série Diálogo, 2)
PRETTO, Nelson De Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org). Além das redes de colaboração – internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA Editora da Universidade Federal da Bahia, 2008. 228p. Primeira orelha: Jorge Furtado. Inclui os seguintes textos, entre outros:
ASSIS BRASIL, Giba. Politizando a tecnologia e a feitura do cinema, p.85-92.
GERBASE, Carlos. A fabricação da verdade no debate sobre direitos autorais no Brasil, p.133-153.
MIGOTTO, I. Boca. Um Certo cinema gaúcho de Porto Alegre ou Como o cinema imagina a capital dos gaúchos. São Paulo: Pragmatha Editora, 2022. 521p. Textos de apresentação: Pesquisa e pesquisadores de cinema, por Miriam de Souza Rossini; O cinema e suas paisagens, por Bruno Polidoro.
MASSAROLO, João Carlos; GOMES, João de Lima; NUNES, Pedro. Cinemas super-8 gaúcho & paraibano: irreverências, ousadias temáticas e aprendizados dinâmicos. João Pessoa: Editora do CCTA; Aveiro, PT: RIA Editorial, 2023. 109p. il. (Coleção Olhares Transversais) Prefácio: Carlos Gerbase.
OLIVEIRA, Rodrigo de. O Cinema de Jorge Furtado. Canoas: Ed. do Autor, 2024. 191p. il.