06/11/2024
2024Festival Varilux de Cinema FrancêsFestivais

Festival Varilux de Cinema Francês 2024

Cinemateca Paulo Amorim é parceira na 15ª edição

O Festival Varilux de Cinema Francês festeja 15 anos de luta pela diversidade cultural no Brasil. O que para nós é motivo de orgulho. Durante esse período atravessamos, como o Brasil, momentos bem difíceis, mas nossos companheiros nessa jornada jamais nos abandonaram.

Da sua primeira edição até hoje, o Festival foi ganhando uma amplitude nacional que acabou por projetá-lo à condição de evento cultural francês número um no Brasil, sendo um dos mais importantes festivais de cinema francês fora da França. Dois milhões de espectadores, mais de 300 filmes apresentados, milhares de sessões, quase 150 artistas convidados e centenas de sessões educativas e de democratização oferecidas gratuitamente em todo o país.

Ao longo desses 15 anos, o panorama audiovisual mudou bastante, sobretudo após a pandemia, e os filmes independentes – que não sejam de origem norte-americana – são cada vez mais raros nas salas de cinema no Brasil – e estas, aliás, vão se tornando cada vez menos numerosas. Também as plateias foram adquirindo outros hábitos. E, contudo, a atração exercida pelo Festival não diminuiu: nosso querido público nunca faltou a este encontro. Este parabéns é também – e sobretudo – para vocês!

A seleção deste ano é um verdadeiro presente. Teremos o privilégio de mostrar alguns dos mais belos filmes da seleção de Cannes de 2024 – incluindo muitos que não terão nem mesmo sido exibidos na França quando vocês os descobrirem nas salas brasileiras. Será possível apreciar na telona o verdadeiro blockbuster francês do ano, O Conde de Monte-Cristo, que levou mais de 7 milhões de espectadores aos cinemas. Como sempre, procuramos atender a todos os gostos, com filmes marcados pela atualidade (Diamante BrutoA História de SouleymaneOuro VerdeApenas Alguns DiasO Bom ProfessorO Último Judeu), filmes históricos (BoleroA Favorita do ReiMadame DurocherO Nascimento do Impressionismo), comédias (Mega CenaA FanfarraTrês Amigas) e um thriller surpreendente (O Sucessor), sem esquecer um maravilhoso filme de animação, para pequenos e adultos, Selvagens, tendo como pano de fundo o flagelo mundial que é o desflorestamento.

Há ainda duas homenagens: a primeira ao grande ator Alain Delon, que nos deixou recentemente, com a projeção de O Sol por Testemunha, filme no qual foi lançado e que o transformou num ícone; a segunda, ao cineasta François Truffaut, com um documentário excepcional, que explora os vínculos entre sua vida pessoal e a sua obra.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, DIA 9

17h – A FANFARRA
(En fanfare – 2024, 105min). Direção: Emmanuel Courcol, com Benjamin Lavernhe, Pierre Lottin, Sarah Suco. Bonfilm, Comédia dramática. Livre.

Sinopse: Thibaut é um maestro de renome internacional que viaja pelo mundo. Ao descobrir que foi adotado, ele encontra um irmão, Jimmy, que trabalha em uma cantina escolar e toca trombone em uma fanfarra. À primeira vista, tudo os separa, exceto o amor pela música. Percebendo as capacidades musicais excepcionais de seu irmão, Thibaut decide reparar a injustiça do destino.

19h – A FAVORITA DO REI
(Jeanne Du Barry – 2023, 120min). Direção: Maïwenn, com Maïwenn, Johnny Depp, Benjamin Lavernhe. Mares Filmes, Drama histórico. 14 anos.

Sinopse: Jeanne Vaubernier, uma jovem de origem humilde, está determinada a sair da sua condição, usando seus encantos. Seu amante, o conde Du Barry, que se beneficia muito dos relacionamentos lucrativos de Jeanne, decide apresentá-la ao Rei. Com a ajuda do influente duque de Richelieu, ele organiza o encontro. Contra todas as expectativas, Luís XV e Jeanne se apaixonam intensamente. Com a companhia da cortesã, o Rei redescobre o prazer de viver, a tal ponto que não consegue mais ficar sem ela e decide torná-la sua favorita oficial. Isso causa um escândalo, pois ninguém quer uma garota “da rua” na Corte.

 

DOMINGO, DIA 10

17h – MEGA CENA
(Heureux gagnants – 2024, 103min). Direção: Maxime Govare e Romain Choay, com Audrey Lamy, Fabrice Eboué, Anouk Grinberg. Bonfilm, Comédia Dramática. Livre.

Sinopse: Uma chance em 19 milhões. É mais provável ser atingido por um meteorito do que ganhar na loteria. Para os nossos sortudos ganhadores, o sonho rapidamente vira pesadelo, e suas vidas se despedaçam em um espetacular festival de humor ácido e fortes emoções.

19h – TRÊS AMIGAS
(Trois amies – 2024, 117min). Direção: Emmanuel Mouret, com Camille Cottin, India Hair, Sara Forestier, Vincent Macaigne, Damien Bonnard. Bonfilm, Comédia dramática, Livre.

Sinopse: Joan não está mais apaixonada por Victor e sofre por se sentir desonesta com ele. Alice, sua melhor amiga, a tranquiliza: ela mesma não sente paixão por Eric, mas o relacionamento deles está indo maravilhosamente bem! Ela não sabe que ele está tendo um caso com Rebecca, sua amiga em comum. Quando Joan finalmente decide deixar Victor e que ele desaparece, a vida das três amigas e suas histórias viram de cabeça para baixo.

 

TERÇA, DIA 12

17h – O ÚLTIMO JUDEU
(Le Dernier des juifs - 2024, 90min). Direção: Noé Debré, com Michael Zindel, Agnès Jaoui, Solal Bouloudnine. Distribuidora Bonfilm, Comédia dramática. Livre.

Sinopse: Aos 27 anos, Bellisha leva uma vida tranquila como se fosse um pequeno aposentado: frequenta cafés, vai ao mercado e passeia pela cidade. Ele mora com a mãe, Giselle, que raramente sai e acredita que ele está firmemente integrado na vida profissional. Tudo muda quando Giselle percebe que são os últimos judeus do bairro. Ela está convencida de que chegou a hora de partirem também. Bellisha prefere ficar e, para tranquilizar sua mãe, finge que está planejando a partida deles.

19h – O ROTEIRO DA MINHA VIDA – FRANÇOIS TRUFFAUT
(Le Scénario de ma vie - François Truffaut – 2024, 93min). Direção: David Teboul, Serge Toubiana, com Léa Drucker, Samuel Kircher, Olivier Rabourdin. Bonfilm, Documentário, Livre.

Sinopse: Truffaut ainda tem muito para nos contar sobre si mesmo, sobre a vida, sobre a infância, sobre nós… Quase quarenta anos após a sua morte, o principal diretor da Nouvelle Vague relembra sua infância e os primeiros trinta anos de sua vida. Baseando-se em escritos inéditos do cineasta, o diretor David Teboul explora a ligação entre seus filmes e as correspondências para construir o filme com um ângulo intimista.

 

QUARTA, DIA 13

17h – 1874 – O NASCIMENTO DO IMPRESSIONISMO
(1874: La Naissance de l'Impressionnisme – 2024, 95min). Direção: Julien Johan, Hugues Nancy, com Olivier Bonnaud, Marie-Stéphane Cattaneo, Régis Chaussard. Bonfilm. Documentário-Ficção, Livre.

Sinopse: Em 1874, Monet, Renoir, Degas e seus colegas organizaram sua primeira exposição coletiva de forma independente. Este documentário de ficção revive a história desses jovens pintores que se rebelaram contra o academismo de sua época, traçando o surgimento da revolução impressionista.

19h – APENAS ALGUNS DIAS
(Quelques jours pas plus – 2024, 103min). Direção: Julie Navarro, com Camille Cottin, Benjamin Biolay, Amrullah Safi. Bonfilm. Comédia dramática. Livre.

Sinopse: Arthur Berthier, um crítico de rock relegado às reportagens gerais após destruir um quarto de hotel, é ferido por um policial enquanto cobre a desocupação de um campo de migrantes. Nessa ocasião, ele se apaixona por Mathilde, a líder da associação Solidariedade Exilados. Querendo ajudar e agradá-la, ele concorda em abrigar Daoud, um jovem afegão, pensando que será por apenas alguns dias.

 

QUINTA, DIA 14

17h – BOLERO, A MELODIA ETERNA
(Boléro – 2024, 120min). Direção: Anne Fontaine, com Raphaël Personnaz, Doria Tillier, Jeanne Balibar. Mares Filmes, Biopic. Livre.

Sinopse: Em 1928, nos vibrantes “anos loucos” de Paris, a dançarina Ida Rubinstein encomenda a Maurice Ravel a música para seu próximo balé. Enfrentando uma crise de inspiração, o compositor revisita os capítulos de sua vida – os desafios de seus primeiros anos, as marcas da Grande Guerra, o amor impossível por sua musa Misia Sert… e finalmente decide se dedicar à criação de uma obra-prima universal, o Bolero.

19h15 - O SUCESSOR
(Le Successeur – 2024, 112min). Direção: Xavier Legrand, com Marc-André Grondin, Yves Jacques, Anne-Elisabeth Bossé. Bonfilm, Drama - Thriller. 14 anos.

Sinopse: Feliz e realizado, Elias se torna o novo diretor artístico de uma renomada casa de Alta Costura francesa. Ao saber que seu pai, com quem não mantinha contato há muitos anos, faleceu de um ataque cardíaco, ele viaja para o Quebec a fim de resolver questões da herança. Lá, o jovem criador descobrirá que herdou algo muito mais complicado do que apenas o coração frágil de seu pai.

 

SEXTA, DIA 15

17h – O BOM PROFESSOR
(Pas de vagues – 2024, 92min). Direção: Teddy Lussi-Modeste, com François Civil, Shaïn Boumedine, Bakary Kebe. Mares filmes, Drama, Livre.

Sinopse: Julien é professor em um colégio. Jovem e dedicado, ele tenta criar um vínculo com sua turma, dando atenção especial a alguns alunos, incluindo a tímida Leslie. Esse tratamento diferenciado é mal interpretado por alguns alunos, que começam a suspeitar das intenções do professor. Julien é então acusado de assédio. A fofoca se espalha rapidamente, e tanto o professor quanto a aluna se veem presos em uma situação delicada.

19h - A FAVORITA DO REI
(Jeanne Du Barry – 2023, 120min). Direção: Maïwenn, com Maïwenn, Johnny Depp, Benjamin Lavernhe. Mares Filmes, Drama histórico. 14 anos.

Sinopse: Jeanne Vaubernier, uma jovem de origem humilde, está determinada a sair da sua condição, usando seus encantos. Seu amante, o conde Du Barry, que se beneficia muito dos relacionamentos lucrativos de Jeanne, decide apresentá-la ao Rei. Com a ajuda do influente duque de Richelieu, ele organiza o encontro. Contra todas as expectativas, Luís XV e Jeanne se apaixonam intensamente. Com a companhia da cortesã, o Rei redescobre o prazer de viver, a tal ponto que não consegue mais ficar sem ela e decide torná-la sua favorita oficial. Isso causa um escândalo, pois ninguém quer uma garota “da rua” na Corte.

 

SÁBADO, DIA 16

17h - MEGA CENA
(Heureux gagnants – 2024, 103min). Direção: Maxime Govare e Romain Choay, com Audrey Lamy, Fabrice Eboué, Anouk Grinberg. Bonfilm, Comédia Dramática. Livre.

Sinopse: Uma chance em 19 milhões. É mais provável ser atingido por um meteorito do que ganhar na loteria. Para os nossos sortudos ganhadores, o sonho rapidamente vira pesadelo, e suas vidas se despedaçam em um espetacular festival de humor ácido e fortes emoções.

19h - A FANFARRA
(En fanfare – 2024, 105min). Direção: Emmanuel Courcol, com Benjamin Lavernhe, Pierre Lottin, Sarah Suco. Distribuidora Bonfilm, Comédia dramática. Livre.

Sinopse: Thibaut é um maestro de renome internacional que viaja pelo mundo. Ao descobrir que foi adotado, ele encontra um irmão, Jimmy, que trabalha em uma cantina escolar e toca trombone em uma fanfarra. À primeira vista, tudo os separa, exceto o amor pela música. Percebendo as capacidades musicais excepcionais de seu irmão, Thibaut decide reparar a injustiça do destino.

 

DOMINGO, DIA 17

17h - SELVAGENS
(Savages - 2024 87min). Direção: Claude Barras, com vozes: Laetitia Dosch, Benoît Poelvoorde. Bonfilm, Animação. Livre.

Sinopse: Em Bornéu, à beira da grande floresta tropical, Kéria acolhe um filhote de orangotango encontrado na plantação de dendê onde seu pai trabalha. Ao mesmo tempo, Selaï, seu jovem primo, se refugia na casa deles para escapar do conflito entre sua família nômade e as empresas madeireiras. Juntos, Kéria, Selaï e o macaquinho vão lutar contra a destruição da floresta ancestral, que está mais ameaçada do que nunca.

19h - DAAAAAALI
(DAAAAAALÍ – 2024, 78min). Direção: Quentin Dupieux, com Anaïs Demoustier, Gilles Lellouche, Edouard Baer, Jonathan Cohen, Pio Marmaï. Bonfilm, Comédia dramática, Livre.

Sinopse: Uma jornalista francesa encontra o icônico artista surrealista Salvador Dalí em várias ocasiões, para um projeto de documentário cuja realização se revela bem difícil e cheia de surpresas.

 

TERÇA, DIA 19

17h – DIAMANTE BRUTO
(Diamant brut – 2024, 103min). Direção: Agathe Riedinger, com Andréa Bescond, Idir Azougli, Malou Khebizi. Bonfilm, Drama. 14 anos.

Sinopse: Liane, 19 anos, ousada e cheia de energia, vive com sua mãe e sua irmãzinha num bairro empoeirado de Fréjus. Obcecada pela beleza e pelo desejo de se tornar famosa, ela enxerga na televisão uma oportunidade de ser amada. O destino finalmente parece sorrir para ela quando é pré-selecionada para o reality show “Miracle Island”.

19h - O SUCESSOR
(Le Successeur – 2024, 112min). Direção: Xavier Legrand, com Marc-André Grondin, Yves Jacques, Anne-Elisabeth Bossé. Bonfilm, Drama - Thriller. 14 anos.

Sinopse: Feliz e realizado, Elias se torna o novo diretor artístico de uma renomada casa de Alta Costura francesa. Ao saber que seu pai, com quem não mantinha contato há muitos anos, faleceu de um ataque cardíaco, ele viaja para o Quebec a fim de resolver questões da herança. Lá, o jovem criador descobrirá que herdou algo muito mais complicado do que apenas o coração frágil de seu pai.

 

QUARTA, DIA 20

17h – A HISTÓRIA DE SOULEYMANE
(L'Histoire de Souleymane - 2024, 93min). Direção: Boris Lojkine, com Abou Sangare, Nina Meurisse, Alpha Oumar Sow. Bonfilm, Drama. Livre.

Sinopse: Recentemente chegado em Paris, Souleymane tenta sobreviver entregando refeições de bicicleta. Ao mesmo tempo, ele prepara uma entrevista determinante para a obtenção do asilo e de documentos para poder trabalhar. Mas ele encontra muitas pedras em seu caminho.

19h – O SOL POR TESTEMUNHA
(Plein soleil – 1960, 114min). Direção: René Clément, com Alain Delon, Marie Laforêt, Maurice Ronet. Bonfilm, Thriller. Livre.

Sinopse: Tom Ripley é enviado à Europa para trazer o filho de um ricaço de volta aos Estados Unidos. Ludibriado pelo herdeiro que pretende permanecer no Velho Continente com sua noiva, ele resolve assumir a identidade e a boa vida do jovem mimado.

 

QUINTA, DIA 21

17h – O SEGUNDO ATO
(Le Deuxième acte – 2024, 80min). Direção: Quentin Dupieux, com Léa Seydoux, Louis Garrel, Vincent Lindon. Bonfilm Comédia, Livre.

Sinopse: Quatro atores se encontram na filmagem de uma obra realizada 100% com inteligência artificial. Aos poucos torna-se difícil distinguir a ficção da realidade.

19h – BOLERO, A MELODIA ETERNA
(Boléro – 2024, 120min). Direção: Anne Fontaine, com Raphaël Personnaz, Doria Tillier, Jeanne Balibar. Mares Filmes, Biografia. Livre.

Sinopse: Em 1928, nos vibrantes “anos loucos” de Paris, a dançarina Ida Rubinstein encomenda a Maurice Ravel a música para seu próximo balé. Enfrentando uma crise de inspiração, o compositor revisita os capítulos de sua vida – os desafios de seus primeiros anos, as marcas da Grande Guerra, o amor impossível por sua musa Misia Sert… e finalmente decide se dedicar à criação de uma obra-prima universal, o Bolero.

 

SEXTA, DIA 22

17h – MADAME DUROCHER
(Madame Durocher – 2023, 120min). Direção: Andradina Azevedo Dida Andrade, com Marie Josée Croze, Sandra Coverlone, Jeanne Boudier, Isabel Fillardis, Armando Babaioff, André Ramiro, Mateus Solano. Elo Studios, Drama, 16 anos.

Sinopse: Em 1816 Madame Durocher chegou jovem ao Brasil com sua mãe, uma modista francesa. A loja de sua mãe acabou não indo bem e após sua morte, Durocher decide aprender a função de parteira. Foi a primeira e única mulher do curso de partos da recém-criada Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Durocher tornou-se a parteira mais conhecida no Rio, atendendo indigentes, prostitutas e a família real portuguesa.

19h15 – OURO VERDE
(La Promesse verte – 2024, 124min). Direção: Édouard Bergeon, com Alexandra Lamy, Félix Moati, Antoine Bertrand, Julie Chen, Adam Fitzgerald, Philippe Torreton. Bonfilm, Drama. 14 anos.

Sinopse: Para tentar salvar seu filho Martin, injustamente condenado à morte na Indonésia, Carole embarca em uma luta contra os exploradores de óleo de palma responsáveis pelo desmatamento e contra os poderosos lobbies industriais.