Ragazzi dei Monti: 25 anni (2016)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Registro de espetáculo musical
DVD, cor, min

Direção: desconhecido.
Companhia produtora: Altemir Vídeo e Foto; Faixa Nobre

Lançamento com show: Monte Belo do Sul (RS), em frente ao Ristorante Nonna Metilde, 20 maio 2016, sex, 19h

 

Ragazzi dei Monti é uma banda brasileira de música folclórica italiana formada em 1991, em Monte Belo do Sul, com repertório totalmente italiano, traduz o jeito popular, romântico e com muita intensidade o folclore de uma civilização que ajudou e ajuda no progresso do estado do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil. O grupo se consolidou com o recebimento do primeiro Disco de Ouro da música italiana folclórica no Brasil em 2009 pela venda de mais de 100 mil cópias do CD intitulado Mérica Mérica e já soma mais de 30 músicas próprias e boa parte delas compõem o trabalho CD e revista De qua del mar e 11 CDs. O nome significa Rapazes dos montes, em homenagem à região de onde é originário, Monte Belo do Sul, pequena cidade da região serrana gaúcha, de forte influência cultural italiana, que foi colonizada 100% por imigrantes italianos e mantém aproximadamente 98% desta descendência. O grupo faz shows em jantares italianos, feiras, aniversário de municípios, festivais, festas de empresas e festas de famílias onde se reúnem os descendentes. Apresentam semanalmente o programa Avanti Taliani na Rádio Difusora 890 AM de Bento Gonçalves.

Até 2016 foram mais de mil apresentações em oitos estados brasileiros e na Região Vêneto na Itália. O primeiro DVD foi gravado em 2006 na Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante (ES). Em 2012 é lançado o segundo disco no Baile do Vinho em Alvorada, Porto Alegre. Conforme o diretor, compositor e cantor do grupo Alvaro Manzoni, a escolha da Itália para a gravação do trabalho foi marcada para mostrar aos italianos o que aqui se faz em cultura. "Somos brasileiros, porém nossa raiz, independentemente da história, ninguém muda! Temos em nosso DNA o amor por ela. O Brasil é nossa pátria, mas temos que mostrar o quanto fizemos e fazemos para preservar a herança que nos foi legada pelos nossos antepassados. Para que tal projeto se tornasse possível, contamos com a parceria da Associação Mérica Mérica que administra o Gemellaggio entre Monte Belo do Sul e Schiavon (Vicenza) na Itália, que nos deram suporte para os contatos com a cidade de gravação do DVD, os deslocamentos e a hospedagem nas famílias italianas. Este trabalho foi possível graças ao esforço e à dedicação de todos, desde a elaboração do projeto há um ano e meio e a apresentação à Secretaria de Estado da Cultura e aprovado pelo Conselho Estadual da Cultura por unanimidade dos votos. Agradecemos ao Pró-cultura e ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul pelo financiamento, às Empresas Transportes Dumar de Bento Gonçalves, Caderode Móveis de Flores da Cunha, Pian Alimentos de Paraí e Nutrire Alimentos (Monello) de Garibaldi que acreditaram neste trabalho" finaliza Alvaro à época do lançamento.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Ragazzi dei Monti: Alvaro Manzoni, Mara Eluiza Manzoni Uliana, Juliano Navarini, Leandro José Rodrigues dos Santos, Arialdo Girardi Eitelven, Cristiane Marques de Almeida, Isaías de Almeida.

DIREÇÃO
Direção:

PRODUÇÃO

SHOW

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Altemir Saibel
Técnico de luz: Moisés Stake com apoio na Itália de Luciano Batistello (ElleBi Music Center), Maximo Barbot e Angelo Baron.

Fotografia de cena: Idovino Merlo.

SOM
Técnicos de gravação de áudio: Fabrício Zanco, Luciano Cesconetto Stelzer.

MÚSICA
Faixas:
01. "Amici lasciati" (música, letra: Alvaro Manzoni)
02. "Mamma mia dame cento lire" (folclore italiano) + "Chiesetta alpina" (música, letra: Meme Bianchi) + "Susanna verso il sole" (Messina, Romano Farinatti)
03. "Quando il vento" (B. Garino, C. Castellari, A. Costanzo)
04. "Nostalgia" (Alvaro Manzoni, Gilmar Smaniotto)
05. "I Primi anni" (Alvaro Manzoni, Leonir Razador)
06. "Romagna mia" (música, letra: Secondo Casadei)
07. "Soli soli nella notte" (música, letra: Gino Bechi)
08. Instrumental Massolin di Fiori (folclore italiano): "Gira l'amore" (Alberto Testa, Rinaldo Cozzoli, Giulio Compare) + "Reginella campagnolla" (Panzeri, Pace) + "Me compare giacometo" (folclore italiano) + "È mezzanotte" (Eldo Di Lazzaro, C. Bruno 'Cherubini')
09. "Che sará" (Jimmy Fontana, Franco Migliacci, Carlo Pes)
10. "Monte Grappa" + "Sul Ponte di Bassano" (folclore italiano)
11. "Di cuore" (Alvaro Manzoni, Leonir Razador)
12. "Il Sirio" + "Mérica Mérica" (folclore italiano)
13. "Della aurora" (música, letra: Don Luigi Guida)
14. "Ragazzi dei Monti 25 anni" (música, letra: Alvaro Manzoni)

FINALIZAÇÃO
Montagem:

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Altemir Vídeo e Foto (Bento Gonçalves).
Produção fonográfica: Faixa Nobre (Caxias do Sul).
Captação de recursos: através do Pró-cultura RS Lei nº 13.490/2010 / SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul.
Patrocínio: Transportes Dumar; Caderode Móveis; Pian Alimentos Pet e Nutrire (Ração Monello Pet).
Apoio cultural: Associazione Culturale Merica Merica.

AGRADECIMENTOS

FILMAGENS
Itália / Regione del Veneto, em Isola Vicentina, Cinema Teatro Marconi, 11 de março de 2016.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração:
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição: DVD
Tiragem (DVD): AA1000.

DIVULGAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
DVD: Distribuição: Faixa Nobre.
Contato:

OBSERVAÇÕES
Autoria de "Susanna verso il sole" está creditada para Elisabetta Viviani (ela foi a intérprete em seu lançamento).

Grafias alternativas: "Suzana verso il sole" Elisabetta Viviani

DISCOGRAFIA
Ragazzi dei Monti

BIBLIOGRAFIA
Ragazzi dei Monti comemora 25 anos com gravação de DVD na Itália – O grupo se consolidou com o recebimento do primeiro Disco de Ouro da música italiana folclórica em 2009. O primeiro DVD foi gravado em 2006 e o segundo em 2012. Gazeta de Monte Belo do Sul, Monte Belo do Sul, abr 2016, p.3, ano II, n.6.

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Ragazzi dei Monti: 25 anni. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1049/ragazzi-dei-monti-25-anni. Acesso em: 24 de abril de 2024.