Maverick – Caçada no Brasil (2016)

Brasil (RS) – United States [Estados Unidos]
Longa-metragem | Ficção
HD, cor, 91 min

Direção: Emiliano Ruschel.
Companhia produtora: Sky Pictures; Wild Road; Py Produções; Dia Indústria da Arte; Film Journée; Black Corporation

Primeira exibição: Los Angeles, CA (US), LABRFF 9th Los Angeles Brazilian Film Festival [17-20 set]-International Feature Films, set 2016
Primeira exibição RS: Passo Fundo (RS), Bella Città Shopping Center Arcoplex Cinemas, 30 nov 2016, qua (pré-estreia com presença do diretor, equipe, convidados, autoridades e patrocinadores)

 

De O Gaúcho de Passo Fundo (P. Dias, 1978) à uma bizarra citação à cidade em Sinais (Signs, M. Night Shyamalan, 2002) em que um ET é gravado durante a festa de sétimo aniversário do filho do senhor Romero Valadarez.... Emiliano Ruschel nasceu em Lagoa Vermelha, morou muitos anos em Passo Fundo, depois 10 anos no Rio de Janeiro até mudar-se para Los Angeles. De lá, ele criou o projeto Maverick – Manhunt Brazil. Conforme dados recolhidos em reportagens diversas na internet o filme teve mais de 90% das imagens gravadas no município de Passo Fundo. A imprensa fala que é o segundo longa de ficção filmado na região depois de O Gaúcho de Passo Fundo, ignorando os filmes de Jorge Alberto Salton. As filmagens foram em meados de 2015 e um ano e meio depois teve estreia na cidade ficando cinco semanas em cartaz, em apenas um horário, com sessões lotadas. Também contou com exibições especiais para estudantes, em parceria com o programa Proerd, da Brigada Militar, em Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Tapera, entre outras cidades.

Exibido em outras cidades com salas do circuito Arcoplex, Maverick – Caçada no Brasil não teve a mesma sorte que em Passo Fundo. Participa de alguns festivais sendo premiado em três deles como melhor filme. A carreira seguiu pelas plataformas de streaming pela distribuidora O2 Play/O2 Filmes, do cineasta Fernando Meirelles. Na época do lançamento, o diretor e ator revelou ter outros projetos audiovisuais para a região.

Para a criação do personagem principal Jack Maverick, Emiliano Ruschel, além da pesquisa específica do submundo de ex-militares, também se empenhou no trabalho vocal. Isso ficou ao encargo da coach americana Judy Young, especialista em voz. Sua função foi fazer com que as falas do personagem não identificassem qualquer sotaque. Isso por que, durante o desenrolar do filme, não fica claro de onde ele é. E para o processo da pronúncia dos diálogos em alemão o ator ainda trabalhou com o coach de dupla cidadania, Stephan Oberhoff, alemão radicado nos Estados Unidos.

Suspense, romance e muita ação. Com um enredo que se desenvolve em torno da investigação de uma sequência de suicídios, que tem envolvimento de traficantes locais e um conglomerado farmacêutico, as cenas de lutas são inevitáveis. Por isso, também foi necessária a preparação física. O treinamento foi feito nos Estados Unidos com Roy Elghanayan, mestre no estilo Krav Maga de lutas marciais, o escolhido para as coreografias e o qual mais tinha a ver com o personagem e com a história. As coreografias foram criadas por Luciano Simioni e Roger Ribas e teve a supervisão de Ricardo Henriques.

Para a preparação de Ruschel foi indispensável adquirir uma intimidade com um companheiro nada discreto – Maverick Berta – uma fera preparada pelo mecânico argentino Oreste Berta para competir pela lendária equipe Hollywood da divisão 3 do automobilismo nacional. "Para mim foi realmente incrível pilotar um carro de corrida. Estou louco para repetir a dose e ter em minhas mãos novamente esta fera", salienta o ator. Contudo, para poder domar a fera (pilotar), Ruschel teve aulas e a supervisão de Paulo Trevisan, diretor do Museu de Automobilismo Brasileiro.

Sinopse


O forasteiro Jack Maverick chega à cidade de Passo Fundo para investigar uma série de suicídios que aconteceram nos últimos meses. Lá, ele se envolve com Olivia, uma figura misteriosa que conhece no bar, onde age o traficante Zonta. Após o desaparecimento da cantora e 'pill-popper', Natasha, Maverick descobre que os suicídios estão ligados a uma rede de tráfico de drogas que faz parte de uma gigantesca conspiração envolvendo um conglomerado internacional. Em suas investigações, ele descobre que não aconteceram suicídios, mas assassinatos. A partir disso, Maverick começa a desvendar a história e corre contra o tempo para salvar Natasha e sua irmã Liz, que estão em risco de vida.

Ficha técnica


ELENCO
Emiliano Ruschel (Jack Maverick),
Larissa Vereza (Olivia Masterson),
Pietra Gasparin (Liz),
Carla Elgert (Natasha),
Massayuki Yamamoto (Takeda),
Alessandra Pires (Flávia Gonçalves),
Cesar Scortegagna (Concierge).
Participação especial: Michelle Birkheur (Miranda), Carlos Takeshi (Felix Raymond).
Márcio Kieling (Zonta),
Ketrin Peruzzo (Stella Allen), Karla Scorsatto (Diana Masterson), Eduarda Ongarato (Marina),
Carolina Tito (Belinda), Andrey Oliveira (Bartender), Fabricio Migliorini (Marcelo Souza),
Bruna Giongo (Bianca), Tiago Marques (Chucky), Ricardo Henriques (Padre),
Max Cenci (Capanga da 12), Larissa Talia (Capa do jornal), Roberto Campos Jr. (Tiago),
Mateus Billy (Capanga topete), Felipe Lemos (Guarda costa barbudo), Iussen Seelig (Guarda costa careca),
Luciano Simioni (Lutador russo), Felipe Ruschel (Capanga cabeludo), Roger Ribas (Lutador rojão),
Mark Lucas (Mr. Allen),
Chef Fábio (Chef), Luciane Flores (Cozinheira), Ronaldo Napole (Piloto jato), Fernando Bertochi (Piloto avião), Osmar Batista (Motorista Limo), Adriano Bianchini (Motorista caminhão).
Restaurante: Claudia Gasparin, Elizabete Campos, Roberto Campos, Paulo de Campos, Michele de Bortoli de Campos, Fernanda de Bortoli de Campos.
Pub banda: Josias Andriel, Jean Michel Tonial, Edson Alberici, Leonardo Tatsch Corrêa, Deméter Koehler Ferreira.
Pub público: Êmeli Ruschel, Max Cenci, Taiane Girardi Feijó, Cristian Cardoso, Angélica N. Silveira, Ivanilda de Paola Bertolini, Tiago Marquez, Suzan T. V. Santos, Jéssica F. Ballotin, Mariana S. de Oliveira, Letícia Fumagalli da Costa, Patrícia S. da Silva, Marina Morais, Dandara Zoehler, Liége S. Wickert, Sanderneli A. Lupato, Valdir Luis Dill, Mario Luiz Moretti, Bianca da Silva dos Santos, Amanda Rocca dos Santos, Larissa Talia da Silva, Cíntia da Silva Medeiros, Oteniel de Souza, Fabio Eduardo Prates, Terezinha Maria de Aguiar, Cláudia Fioravanço, Maria Celia R. Vanceli, Rosimeri Nunes Vieira, Maria Rita A. dos Santos, Lilian Voni Bauer Pfluck, Mariana S. da Rosa dos Santos, Gabriela Schuster Nunes, Matheus Alexandre Pfluck, Adelaide Eunice Schorer, Keli Augusta Mathias, Adriano Mezzeno, Camila Santos dos Santos, Ighor Gomes Costa, Bruna Giongo, Osmar Antonio Toazza, Alejandra Garcia Medina, Carolina Flores Costaneda, Pablo Ribeiro de Sant, Monica de Paula, Greice Biasus Cattapam, Lucas Rossano Souza, Tamires Fagundes, Diego Constant Carvalho, Juliana S. Ruziski, Paulo Guaraci de Almeida Gomes, Ricardo Kirinus, Patricia Bianchi.
Vozes: Andrew Rahimi (piloto jato), Walker Graft (torre de controle).

DIREÇÃO
Direção: Emiliano Ruschel.
Assistência de direção: Daniela Pedrosa.
Coreografia de lutas: Luciano Simioni, Roger Ribas.
Consultoria tática: Ricardo José Gomes Henriques.

ROTEIRO
Roteiro: Trinidad Giachino.
Revisão de inglês: Mark Lucas.
Revisão de alemão: Stephan Oberhoff.

PRODUÇÃO
Produção: Emiliano Ruschel, Claudia Gasparin, Lourenço Gasparin.
Coprodução: Márcio Kieling, Carlos Takeshi, Michele Birkheuer.
Produção executiva: Iussen Seelig, Felipe Lemos, Beto Skubs.
Direção de produção: Lucy Macedo.
Assistência de produção: Leandro Bordin, Carol Tito.
Produção de elenco: Petci Pedron, Daniel Vieira.

Alimentação: Debora Padilha Morates, Guilherme Cardoso Bonessoni.
Motoristas: Thiago Marquez (transporte), Pedro Oliveira (caminhão), Norton Oliveira (motorhome), Paulo Girardi, Augusto Mendes (gerador), Cristiano Chaves (plataforma Maverick Berta).
Mecânica Maverick Berta: Claudio Maria da Silva.
Segurança particular: Vanderlei dos Santos Ross.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Ricardo Rheingantz.
Assistência de câmera: Max Cenci.

Gaffer: Eduardo Quadros.
Maquinaria: Mateus Billy, Demeter Zoehler.

Fotografia de cena: Êmeli Ruschel.

ARTE
Direção de arte: Nathalia Brasil, Carlos Teston, Leonardo Gobbi.
Armeiro: Juarez Joaquim Bouvié.

Figurino: Cida Israel.

Maquiagem e cabelo: Regison Fabiano, Elenir da Silva.
Apoio de maquiagem e cabelo: Camila Lima, Clair Calegari, Giovani Barbosa, Jeferson Leal, Luiz Aldori, Méri Raber, Robson Fábio, Rafaela Goulart, Fernanda Camargo, Kananda Speller, Susete Galina, Meri Pinheiro, Andre Tonon.
Artista tatuador: Carlos Art Tattoo.

SOM
Som direto: Giba Bevegnu.

MÚSICA
Trilha original do filme: Skyko.
Trilha original do trailer: Pablo López.

FINALIZAÇÃO
Montagem: Emiliano Ruschel.

Produção de efeitos especiais: Kênia Souza.
Supervisão de efeitos especiais: Aleksander Nascimento.
Efeitos especiais: Gustavo Brandão.
Vinheta abertura Sky Pictures – modelagem, textura, animação, composição e VFX: Fábio Manoel da Silva 'Tebano'.
Colorista: Ricardo Rheingantz.

Desenho de som: Fred Oliveira
Assistência de desenho de som: Pedro Pinto
Tratamento dos diálogos: Fred Oliveira
Desenho de som de efeitos especiais: Andrew Rahimi
Mixagem: Fred Oliveira.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Serviços: [logo ilegível]; Regison Cabeleireiros; [logo ilegível]; [logo ilegível]; [logo ilegível].
Locações: Prefeitura de Passo Fundo; Di Canalli Cia e Transportes; Asas do Sul; [logo ilegível].
Vestem: Don Juan; Chilli Beans; Puro Estilo.
Pós-produção efeitos especiais: Black Corporation.
Apoio segurança: Comando da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul; 3º BOE (Passo Fundo); 7º Corpo de Bombeiros (Passo Fundo); Bombeiros Maringa Comando do 7º CRB.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Sky Pictures (Brasil); Wild Road (Estados Unidos); Py Produções.
Coprodução: Dia Indústria da Arte (Passo Fundo); Film Journée; Black Corporation.
Patrocínio: Prix Hotel; Museu do Automobilismo Brasileiro; Intratec.
Apoio: Tecnovisual; Acquatec Engenharia e Piscinas; Inviolável; Naymar – Infraestrutura Audiovisual (Porto Alegre); UPF Universidade de Passo Fundo; MKTI Public.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Paulo Trevisan e ao Museu do Automobilismo Brasileiro, Luciano Almeida, José Carlos Carles de Souza, Bernardete M. Dalmolin, Roberto Campos, Elizabete Campos, Paulo de Campos, Michele de Bortoli de Campos, Fernanda de Bortoli de Campos, Larissa Scalabrin Ruschel, Rodrigo Ludtke, Adair Zanotelli, Eriberto Carlos Rodrigues Branco, Márcio Bianchini Canalli, Paulo Costa, Lucas Grazziotin, Cris Beker, Mauro Vanin, Taís Rizzotto, dom Antônio Carlos Altieri (arcebispo de Passo Fundo 2012-2015), padre Marcos, Jr. Carard, Karen Carard, Miro Fontoura, Franco Fontoura, Karen Fontoura, Fábio Manoel da Silva, Rodrigo Morais, Neuza Alves, Carlos Art Tattoo, Ricardo Kirinus, Patrícia Bianchi, João Pedro Souza Nunes e Tania Adria Nunes, Juares Fassini e Sirlei Fassini, Joane Alberto Andreolla e Maria Cristina Andreolla, Clovis Augusto Kumpel, Vinicius de Moura, Tarrane Cristhian Carbulin e Claudia Mara Machado, Eduardo Ramiran Cesar Martins, Juares Riva Vanz, Claudio Seiberg, Naerton Rorato, Volnei Ceolin, Bibiana Klein, Claudia Bucker, Marina Belke, Bibiana Formariz Rodighero, Matheus Zadra, Gilmar Zadra, Luiza S. Gomide, Bárbara Pfluck, Bia Ferrero, Tiago Dalbosco Da Silva, Sorvetes D'Itália, Banda Barones, Rumo ALL,
Luciano Azevedo (prefeito de Passo Fundo), Pedro Almeida (secretário municipal de Cultura), João Darci Gonçalves (secretário de Segurança), ao Comando da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, 3º BOE (Passo Fundo), 7º Corpo de Bombeiros (Passo Fundo), Bombeiros Maringá Comando do 7º CRB, Guarda Municipal de Trânsito de Passo Fundo, a UPF Universidade de Passo Fundo, Arquidiocese de Passo Fundo.
Agradecimento especial: aos meus familiares por sempre acreditarem e me ajudarem a realizar meus sonhos.
Obrigado à minha mãe Salete Maria Scalabrin Ruschel, ao meu pai Jorge Valmir Ruschel e obrigado às minhas irmãs Larissa Scalabrin Ruschel e Êmeli Scalabrin Ruschel.
Obrigado Passo Fundo!

FILMAGENS
Estados Unidos [United States] / California, em Hollywood; Van Nuys, no Aeroporto de Van Nuys;
Brasil / RS, em Passo Fundo, em lugares como Prix Hotel & Aqua Restaurante, UPF Universidade de Passo Fundo, Catedral Nossa Senhora Aparecida, Hangar – Asas do Sul, Pub Moinho, Condomínio dos Plátanos, Espaço Calafat, Pedreira, Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Cuia); Vila Maria, na Cascata do Maringá.
Período: agosto de 2015.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 91 min
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição: HD
Idioma: English, com legendas em português; algumas falas em português e alemão.

DIVULGAÇÃO
Trailer: www.youtube.com/watch?v=dxNoDWqPnH0&t=5s

PREMIAÇÃO
• LABRFF 9th Los Angeles Brazilian Film Festival 2016: prêmio Spotlight de filme internacional.
• FICA.VC I Festival Internacional Colaborativo Audiovisual, Rio de Janeiro 2017: melhor filme de ficção.
• 1º Festival de Cinema Take Único, Ubá, 2018: melhor filme independente.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 12 anos
Contato:

OBSERVAÇÕES
Títulos alternativos: Maverick – Manhunt Brazil
Grafias alternativas: Reginson Fabiano (i) e Regison Fabiano (f) | Naymar Porto Alegre 
Grafias alternativas (funções): Cathering (sic) | Foto still | Pós-produção color grading (cf. créditos)

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Los Angeles, CA (US), LABRFF 9th Los Angeles Brazilian Film Festival [17-20 set]-International Feature Films, set 2016

• Passo Fundo (RS), Bella Città Shopping Center Arcoplex Cinemas,
30 nov 2016, qua (pré-estreia com presença do diretor, equipe, convidados, autoridades e patrocinadores)
1º-7 dez 2016, qui-qua, 21h30
8-14 dez 2016, qui-qua, 21h30
15-21 dez 2016, qui-qua, 21h10
22-28 dez 2016, qui-qua, 14h
29 dez 2016-4 jan 2017, qui-qua, 14h

• Santa Maria (RS), Royal Plaza Shopping Arcoplex Cinemas Sala 4, 1º-7 dez 2016, qui-qua, 21h10

• Gravataí (RS) Arcoplex Gravataí, 1º-7 dez 2016, qui-qua, 21h30

• Frederico Westphalen (RS), URI, 26-28 maio 2017, sex-dom (presença do diretor)

• Passo Fundo (RS), Teatro Municipal Múcio de Castro, 1º-4 jun 2017, qui-dom, 19h30

• Petrópolis (RJ), II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis [18-22 out], Palácio de Cristal, 21 out 2017, sab, 20h30

• Rio de Janeiro (RJ), FICA.VC I Festival Internacional Colaborativo Audiovisual [29 nov-3 dez], Cine Odeon, 2017

• Net Now, a partir de 15 fev 2018, qui

• São Gabriel (RS), 22 fev 2018, qui

• em VOD nas plataformas Google Play e iTunes, a partir de 8 mar 2018, qui

• Ubá (MG), 1º Festival de Cinema Take Único [17-19 maio], Auditório Ary Barroso-FAGOC Faculdade Governador Ozanam Coelho, 19 maio 2018, sab

• Passo Fundo (RS), 1ª Semana Passo Fundo de Cinema [24-30 set], Teatro do Sesc Passo Fundo, 27 set 2018, qui, 20h

• Telecine Action, 12 dez 2018, qua, 18h20

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Maverick – Caçada no Brasil. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1074/maverick-cacada-no-brasil. Acesso em: 24 de abril de 2024.