É possível (2016)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 71 min

Direção: Osnei de Lima.
Companhia produtora: Companhia Brasileira de Cinema; Osnei de Lima Produções Independentes; Cinemídia Cinema e Propaganda; Jornal Brasileiro da Indústria e Comércio Ltda.

Primeira exibição: Erechim (RS), Centro Cultural 25 de Julho (R. Gaurama, 210), 22 nov 2016, ter, 20h (lançamento)

 

É possível é um filme com o objetivo de ajudar vítimas do câncer. No dia do lançamento no Centro Cultural 25 de Julho, em Erechim, antes da sessão, os presentes participaram de um debate sobre câncer infantil, com médicos oncologistas, especialistas na área, profissionais e voluntários ligados ao combate à enfermidade.
A ideia de produzir um filme com a temática sobre o câncer surgiu na Oficina de Cinema realizada em parceria com o Sesc Erechim. A iniciativa despertou o interesse de um grupo de aproximadamente 80 pessoas envolvidas.
O longa retrata a história de uma criança que descobre ser portadora de leucemia linfoide aguda e todos os esforços da família, que se multiplicam na cura da doença e começam a compreender a situação com outros olhos: passam a aceitar que não é possível lutar contra a natureza e decidem enfrentar a situação buscando saídas para vencer o problema. A equipe pretendia divulgar o filme na internet (encontra-se disponível no YouTube) e distribuir em escolas, universidades e entidades ligadas ao câncer.
A produção tem apoio e colaboração do banco de sangue e tecido de cordão umbilical Hemocord e seu braço social, o Instituto Linor Sassi. De acordo com os autores do filme, o Hemocord contribuiu com parte do roteiro e participação de profissionais qualificados na área.
O elenco é composto por artistas amadores de Erechim, mas tem participações especiais como a da apresentadora Ana Maria Braga, dos atores Cássio Pandolfi e Dhu Moraes. É o sétimo longa dirigido por Osnei de Lima, conhecido pelas versões que realizou da história do "Come Gente".

Sinopse


Epígrafe: // "Só seremos felizes, quando de fato, descobrirmos a cura do câncer". Dr. James D. Watson. //

Ficha técnica


ELENCO
Aldo Brunetto,
Pietro Lara,
Margarete Oldoni,
Reinaldo Sartore, Vinícius Stein de Lima, Marco Aurélio Atz, May Baciquetto, Josy Baciquetto, Pedro Vos, Selvidio Frare, Leonardo Caldart, Vania Frare, Leidi Lis Barbieri, Leonir Caldart, Renan W. L. Pereira, Simone Stein de Lima, Edgar Radeski, Ana Luisa Atz, Luiz Felipe Atz, Isakiel da Silva Fonseca, Kátia Remor, Antonio Carlos Ribeiro, Berenice Didoné, Vilmar Spada, Maria Eduarda Pasa Frare, Gustavo Brandão Fischer, Pamela Brambilla Bagatini, Osnei de Lima, Charles Oldoni, Marilene Rigo, Osvaldo Górski.
Narração: Marcio Seixas.
Não creditados: Cássio Pandolfi, Dhu Moraes, Ana Maria Braga.

DIREÇÃO
Direção: Osnei de Lima.

ROTEIRO
Roteiro: May Baciquetto.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Marco Aurélio Atz.
Produção: Simone Stein de Lima.
Assistência de produção: Leonardo Caldart.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Osnei de Lima.

ARTE
Arte: Tainágia Smaniotto.

SOM

MÚSICA
Trilha sonora original: Kevin MacLeod.

Músicas (não creditadas):
• "A Paz" ["Heal the world"] (música, letra em inglês: Michael Jackson; letra brasileira: ??) por Roupa Nova [CD: Natal todo dia, 2007]
• "For the love of God" (Steve Vai) por Steve Vai

FINALIZAÇÃO
Montagem: Osnei de Lima.
Assistência de edição: Vinícius Stein de Lima.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Companhia Brasileira de Cinema (Erechim).
Outros nomes nos créditos: Osnei de Lima Produções Independentes (Erechim); Cinemídia Cinema e Propaganda (Erechim); Jornal Brasileiro da Indústria e Comércio Ltda. (Erechim).
ANCINE Agência Nacional do Cinema.
Patrocínio especial: Hemocord – Banco de células-tronco (São Leopoldo); UniCred – Mais valor para você; Unimed Erechim.
Patrocínio: HC Farma [Hospital de Caridade / 3522 1011]; Móveis Sebben; Gráfica do Gaúcho; Prefeitura de Erechim; Kikão Lanches; Barão – Erva mate e chás; Dimaster; Paladar – Panificadora e confeitaria; Santa Mônica; Pasquali; ???TH Santa; SMI.
Apoio institucional: Fecomércio RS; Sesc; Instituto Linor Sassi de Amparo à Saúde com Células-tronco (Porto Alegre).

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Alunos da Oficina de Cinema, Anax Zambonatto Pezzin, Jane Tonatto, W Tec, Hospital Municipal Santa Terezinha, André Medeiros, Gabriel Toldo, Beto Hachmann, Centro Hospitalar Santa Mônica, Hemocord Porto Alegre, padre Jossi Golembiewski, Neuri Stieven, Cabral Veículos, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Colégio Estadual Mario Quintana, Paulo Casarin, Clóvis Produções, Claude e Fernando Decorações, Ronei Cabeleireiro, Barbearia do Molina, Josy Baciquetto.
Agradecimento especial: a todas as crianças que participaram da cena final.

Dedicatória: Dedicamos este filme a todos que diariamente lutam contra o câncer.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Erechim; Porto Alegre.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 71 min [incluindo os três comerciais [02:50] que antecedem a cópia disponível no YouTube]
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
Design gráfico: Arsenal Criativo.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: Livre.
Contato:

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais: // Jornal Brasileiro da Indústria e Comércio Ltda. – Companhia Brasileira de Cinema – Ano Xlll – 2016 copyright – Todos os direitos reservados //
Os três comerciais que antecedem o filme são de: Hemocord – Banco de células-tronco de cordão umbilical + UniCred – Mais valor para você + Unimed Erechim.

Grafias alternativas: Ana Luisa Muller Gonçalves Atz | Luís Felipe Muller Gonçalves Atz | Rey Sartore | Renan William Leite Pereira | Cine Mídia

BIBLIOGRAFIA
CUNHA, Paula. Erechim: filme É possível retrata pessoas vítimas de câncer – Sessão gratuita de cinema ocorrerá no dia 23 de novembro e é promovida pelo CineSesc. Usina de Notícias, Erechim, 11 nov 2016.
Filme que retrata pessoas vítimas de câncer terá sessão gratuita na cidade. Jornal Cidades, 16 nov 2016, p.3.

Exibições


Arte Sesc – Cultura por toda a parte / Circuito Cine Sesc:
• Erechim (RS), Centro Cultural 25 de Julho (R. Gaurama, 210), 22 nov 2016, ter, 20h (lançamento)
• Erechim (RS), Praça Jayme Lago, 23 nov 2016, qua, 20h30
• Erechim (RS), Auditório Sesc Erechim (R. Portugal, 490), 22 fev 2017, qua, 19h30
• Carlos Gomes (RS), Praça Municipal, 22 abr 2017, sab, 19h30

• Faxinal dos Guedes (SC), promoção: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e o Grupo ELLAS (Grupo de Apoio às Mulheres com Câncer de Faxinal dos Guedes), Centro de Eventos Cesar Avelino Bragagnolo, 25 out 2017, qua, 19h30 (presença do diretor)

• YouTube, disponível desde 10 fev 2019

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
É possível. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1088/e-possivel. Acesso em: 12 de abril de 2024.