Rodrigo Munari: Histórias, romances e canções (2016)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Registro musical
DVD, cor, 67 min

Direção: George Cereça.
Companhia produtora: Munari Produções

Como consta nos créditos iniciais, Rodrigo Munari: Histórias, romances e canções foi produzido "para marcar e celebrar 25 anos de carreira". O cantor e compositor Rodrigo Munari nasce em Porto Alegre mas passa a infância e parte da adolescência em Osório, litoral norte do estado, de onde saiu para o mundo da música. Forma em 1989 o grupo Vozes do Vento. Em 1991 ingressa no Tchê Barbaridade onde grava o disco Moça fandangueira (1992). Em 1993 é convidado a cantar no conjunto Os Serranos, com o qual grava seis discos, viaja o Brasil e os países vizinhos do Mercosul. Pela vendagem superior a 150 mil cópias do CD Os Serranos interpretam sucessos gaúchos, o grupo recebe o Disco de Ouro. Em 2002, com o irmão forma a dupla Enzo & Rodrigo: gravam sete CDs e dois DVDs: Enzo y Rodrigo: Ao vivo na terra dos ventos (2009) e Ao vivo (2011). Munari participa do projeto Emoções em Alto-Mar, do cantor Roberto Carlos, e de alguns dos mais importantes programas da televisão brasileira como Fantástico e Domingão do Faustão.

Desde dezembro de 2014 está em carreira solo com um trabalho autoral que une música e literatura. Em 2015 esteve em turnê com o show Rodrigo Munari Quarteto pelos teatros do Brasil. Lançou seu primeiro livro e o audiolivro Romance das duas flores, que nasceu de uma música homônima. Em 2016 lançou dois DVDs, este Histórias, romances e canções, e o média Rodrigo Munari: Confissões (Betto Mattos, 2016, 52 min), gravado no Teatro do Centro Histórico-Cultural CHC Santa Casa, em novembro de 2015. O média teve três indicações ao 26º Prêmio Açorianos de Música 2017: melhor DVD e melhor intérprete (Munari) e melhor instrumentista (Vaney Bertotto), ambos na categoria pop.

A partir de 2016 são diversas turnês: Portugal, onde cantou em quatro ilhas do arquipélago dos Açores; Uruguay em Montevideo; Paraguay em Asunción; Argentina em Buenos Aires; na China (em 2016 e 2017). Suas músicas são incluídas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo: "Traz de volta a minha vida" em Paraíso (2009) e "Ela é minha namorada" em Êta mundo bom! (2016). Patrono de diversas feiras do livro: em Agudo (2017), Nova Santa Rita (2018), Torres e Rio Grande (2019). Em 2015 estava trabalhando na produção do curta Caminhos e encruzilhadas, assinando o roteiro e participando como ator.

Lançou seu segundo livro chamado Diferenças que é destinado ao público infantojuvenil através do projeto cultural PRONAC 171401 aprovado na Lei Rouanet art. 18 e executado na íntegra em 2018 beneficiando cinco cidades do RS e SC e mais de cinco mil alunos da rede pública municipal. O livro conta uma história que também nasceu de uma música de Munari e fala em inclusão, diversidade, tolerância, celebra as diferenças, ética, crescimento, solidariedade, faz pensar sobre os prejuízos do preconceito e previne o bullying. Diferenças foi indicado pelo apresentador Fausto Silva no programa Domingão do Faustão como trabalho importante do artista. Em 2017, Rodrigo Munari gravou seu disco projeto #MuyBuenaOnda, concebido em Montevideo com a participação dos artistas uruguaios Ana Prada, Sérgio Tulbovitz, Eduardo Larbanois e o pianista cubano Juan Prada e lançado na web.
Em outubro de 2019, lançou o show As Histórias por trás das canções no Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, que marcou a comemoração dos seus 30 anos de carreira na música com o lançamento do livro que conta essas histórias, músicas inéditas e um show totalmente novo. Em 2019 Rodrigo Munari cursa Filosofia na PUCRS na área de licenciatura, com o objetivo de ampliar sua rede de conhecimento com foco no mestrado. Prepara o lançamento do quarto, quinto e sexto livros, todos voltados ao ensino fundamental com ênfase nos anos iniciais – 3º até o 7º ano. Um dos livros é A Incrível história de Salvador Penacho, que trata da valorização do idoso e o outro é A Natureza é tudo e trabalha educação ambiental. Ambos serão lançados através de projetos culturais já aprovados na Lei de Incentivo à Cultura. O livro Quanto vale? tem como tema central a educação financeira numa história que fala de família, do valor das coisas do mundo, sobre a importância do trabalho, da colaboração, da educação e do amor. Este com previsão de lançamento ainda em dezembro de 2019.

Há uma parte do vídeo gravada na escuna Sabiá, do percussionista Kako Pacheco, onde Rodrigo Munari conta como as canções nasceram, em que contexto elas foram compostas.
Letreiro final: // "A felicidade está na jornada". Sigamos caminhando! //

Ficha técnica


IDENTIDADES
Rodrigo Munari (voz e violões),
Vaney Bertotto (bateria), Diego Banega (baixo), Tiago Lewis (piano).

DIREÇÃO
Direção: George Cereça.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: George Cereça.

SOM
Captação de som: Davi Machado.

MÚSICA
Faixas:
01. "Coração adolescente" (música, letra: Rodrigo Munari)
02. "Moça bonita" (música, letra: Rodrigo Munari)
03. "Amanhecer" (música, letra: Rodrigo Munari)
04. "Meu coração ainda dói" (música, letra: Rodrigo Munari)
05. "No sofá" (música, letra: Rodrigo Munari)
06. "Gosto" (música, letra: Rodrigo Munari)
07. "Aconteceu" (música, letra: Rodrigo Munari)
08. "Diferenças" (música, letra: Rodrigo Munari)
09. "Lugar vazio" (música, letra: Rodrigo Munari)
10. "Quando o amor chegar" (música, letra: Rodrigo Munari)
11. "Silêncio" (música, letra: Rodrigo Munari)
12. "No dia que você fugiu de nós" (música, letra: Rodrigo Munari)
13. "Saudade, rima com vontade" (música, letra: Rodrigo Munari)

FINALIZAÇÃO
Edição: George Cereça.
Mixagem e masterização: Davi Machado.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Munari Produções.
Patrocínio: Farmácias Associadas – Aqui você tem amigos; AS Automasafety – Solução em segurança de máquinas; Motormax – Distribuidora de peças; Maxlog Transportes; TragaSeuShow; Cotidiano; CID Centro Integrado de Desenvolvimento.
Apoiadores TragaSeuShow: Simone Pimentel Vargas, Cíntia Zaleski da Silveira, Taís Munari, Mari Jaqueline Tulikoski, George Firmino.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Este trabalho só foi possível pela colaboração e talento de muitos. Obrigado aos patrocinadores, ao financiamento coletivo, e a ti que curte o meu trabalho.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Sapucaia do Sul, gravado no Continuum Estúdio e na Escuna Sabiá, 2014.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:07:27
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.85
Formato de captação:
Formato de exibição: DVD

DIVULGAÇÃO
Acompanhe o artista nas redes sociais.
www.rodrigomunari.com.br

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
DVD: Distribuição: Munari Produções. Autoração: 24 ago 2016. Sem extras nem encarte.
DVD disponível na Discoteca Pública Natho Henn (DVD545).
Contato:

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais: Direção, captação e edição dos vídeos com a banda: George Cereça. / Ao longo do DVD as faixas 02, 04, 07, 10, 13 aparecem creditadas com direção para George Cereça.

Grafias alternativas:

DISCOGRAFIA
Rodrigo Munari + Enzo e Rodrigo

BIBLIOGRAFIA
MUNARI, Rodrigo. Romance das duas flores. 2015. [romance; também em audiolivro]
MUNARI, Rodrigo; MUNARI, Felipe (ilustrações). Diferenças. 2018. [infantojuvenil]
MUNARI, Rodrigo. As Histórias por trás das canções. 2019.

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Rodrigo Munari: Histórias, romances e canções. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1103/rodrigo-munari-historias-romances-e-cancoes. Acesso em: 18 de abril de 2024.