A Superfície da sombra (2017)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 87 min

Direção: Paulo Nascimento.
Companhia produtora: Accorde Filmes

Primeira exibição: Chuí / Chuy (BR-UY), ao ar livre, 7 abr 2017, sex (pré-estreia)

 

No thriller fantástico escrito e dirigido por Paulo Nascimento, os mistérios se sobrepõem às explicações, algo sempre bem-vindo em se tratando de narrativas de suspense com toques sobrenaturais. Na história que se passa em uma cidade fronteiriça entre o sul do Brasil e o Uruguay, o protagonista Tony, interpretado por Leonardo Machado, um dos produtores ao lado de Nascimento e de Marilaine Castro da Costa, é chamado a Poblado Oriental por Adele (Lili Machado), amiga com quem teve um caso e que está à beira da morte. Tony chega atrasado, sendo recebido por Blanca (Giovana Echeverria), filha de Adele, que lhe informa sobre a morte da mãe. Blanca o guia pela cidade. Conhecendo alguns moradores locais, Tony percebe que aquele é um local enigmático cujas respostas se escondem nas sombras do dia, da noite e da alma. Enredado em uma trama de sexo e morte, o forasteiro vai ao encontro daquilo que o coveiro e cantor de tangos Domiciano (César Troncoso) considera o maior perigo: a repartição de seu espírito em dois, momento em que um lado domina o outro e a partir do qual não há volta.

Produzido pela Accorde Filmes com distribuição da Panda Filmes, A Superfície da sombra é baseado no livro homônimo escrito por Tailor Diniz e lançado em 2012. As filmagens ocorreram em Porto Alegre e no Chuy, no Uruguay. Com supervisão de roteiro de Miguel Machalski, argentino radicado na Espanha que também orientou A oeste do fim do mundo (P. Nascimento, 2013), As Aventuras do Avião Vermelho (F. Pinto, J. Maia, 2014) e Mulher do pai (C. Oliveira, 2016). A fotografia é de Renato Falcão, diretor de A Festa de Margarette (2003) e diretor de fotografia das animações Rio (Carlos Saldanha, 2011, US), A Era do gelo 4 (Steve Martino, Michael Thurmeier, 2012, US) e O Touro Ferdinando (Carlos Saldanha, 2017, US). Falcão aposta na alternância entre a vastidão dos horizontes do pampa e o confinamento obscuro de casas, lojas, bares e restaurantes muito simples, dialogando com a dubiedade de muitos personagens. Outro destaque é o linguajar impreciso dessas figuras, que misturam espanhol com português como um reflexo de uma região em que o termo fronteira não faz sentido. Lá, todos trafegam entre línguas e territórios da mesma forma em que transitam entre suas pulsões alimentar, sexual, de vida e de morte. Participam do elenco Sirmar Antunes, interpretando Candelário, um vendedor de facas (artigo que tem importante função na trama) e Nelson Diniz, o sinistro mágico de um circo que está de passagem pela cidade. Na trilha sonora, músicas de Paulinho Supekovia, Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, entre outros.

Sinopse


Ao receber o chamado de Adele, uma antiga amiga de sua juventude com quem teve um caso, Antonio, ou Tony, como prefere ser chamado, viaja pela estrada na madrugada, partindo de Porto Alegre até Poblado Oriental, na divisa do Brasil com o Uruguay. Ao chegar ao seu destino, descobre estar atrasado, sendo recebido por Blanca, filha de Adele que o informa sobre a morte da mãe. Após o simples e rápido funeral, Tony se hospeda por alguns dias na casa da garota, que lhe guia pela cidade. Envolto em suas memórias e pelos mistérios que emanam do lugarejo, Tony passa a conhecer seus estranhos habitantes que parecem sempre estar espionando o forasteiro. Enquanto tenta desvendar Blanca, uma menina ao mesmo tempo sensual e recatada, mas acima de tudo independente, Tony busca entender os costumes desse lugar incomum.

Na loja de Candelário Terdeja, Tony compra uma faca para sua coleção. Em uma rua, à noite, encontra um circo itinerante cujo mágico tenta lhe convencer a assistir ao espetáculo do atirador de facas cego que tem como alvo a própria esposa. Com o passar do tempo, uma tensão sexual parece crescer entre Tony e Blanca. Em um bar, o coveiro e cantor de tangos Domiciano lhe fala sobre "A Noite das Mascaradas", uma festa orgiástica no campo, ao ar livre, na qual as mulheres têm o comando sobre os homens. Na manhã seguinte, um sujeito desconhecido que diz ser amigo do coveiro se oferece para mostrar a Tony o caminho da festa. Ele aceita e, ao retornar, esquece a faca no carro do sujeito, que lhe entrega de volta informando para nunca esquecê-la novamente. À noite, Tony diz a Domiciano que seu amigo lhe mostrou o caminho. O coveiro desconfia, informando que não fala com o tal homem há muito tempo. Juntos, seguem até a "A Noite das Mascaradas". Domiciano logo desaparece, enquanto Tony se entrega às mulheres.

Na manhã seguinte, Tony procura Domiciano, que lhe adverte sobre Tony ter perdido sua faca – e que se isso acontecer de novo, situações imprevisíveis poderão ocorrer. Além disso, recomenda que Tony vá embora, pois ele estaria se perdendo no Poblado Oriental. O coveiro adverte que a alma de Tony poderá se partir em duas, e que uma poderá dominar a outra desviando o protagonista de seu bom caminho sem que ele perceba. Desconfiado, Tony decide partir, mas antes conversa com Blanca, que revela não saber ao certo quem é seu pai. Tony acha que ele pode ser pai dela, mas finalmente entende que um conhecido seu engravidou Adele. Confuso com tantos acontecimentos, Tony perde sua faca novamente. Antes de deixar a cidade, Blanca informa que mataram uma mulher a facadas no circo com a faca que havia sido comprada por um forasteiro na loja de Candelário. No momento da partida, Tony é assediado por uma mulher mascarada que invade a casa de Blanca. O protagonista rende-se ao desejo, ficando na cidade apesar de tudo conspirar contra ele.

Ficha técnica


ELENCO
Leonardo Machado (Antonio 'Tony'),
Giovana Echeverria (Blanca),
César Troncoso (Domiciano),
Karin Roepke (Mulher do atirador de facas), Sirmar Antunes (Candelário),
Clemente Viscaíno (Juca Damiano), Marcello Crawshaw (Tuco),
Simone Telecchi (Alfonsina), João França (Barman),
Carlos Ramos (Cara do bar), Mariana Catalane (Garçonete), Naiara Harry (Viúva 1).
Participação especial: Nelson Diniz (Mágico), E. Francisco (Palhaço).
Diego de Lima (Açougueiro), Mafalda Panattieri (Viúva 2), Lili Machado (Adele), Paulo Mena (Juan),
Pirisca Grecco (Músico 1), Duca Duarte (Músico 2), Paulinho Goulart (Músico 3),
Edna Lima (Dançarina tango), Daniel Carlos (Dançarino tango).
Figuração:
Chuí: Agilson Corrêa, Alex Sandro Rodia Pereira, Aline de Campos Carnidi, Alva Maria Neves de Ávila, Antonio Camanio Prieto, Antonio Silva de Ávila, Celso Martins de Oliveira, Cleia dos Santos Alves, Cristian Carlos Carraro, Danielli de Oliveira Mena, Delmair Sena Pereira, Domingos de Campos Carmeli, Dorote Aldete, Elizene Elvira da Fonseca Kruger, Estevão Adão Teixeira, Estevão Augusto dos Santos Teixeira, Felomena Soares de Lima, Flor Celeste Molina, Francisco Loxalte, Gelci dos Santos Braga, Gladis Antônia Rodrigues Rocha, Imber Liarce Fernandes, Julio Ariel Garcia, Jurema Aredondo da Silva, Leonardo Luiz Santos Rodrigues, Luis Acosta Falco, Luis Chaves, Maria Mara da Silva, Miguel Rodrigues Pereira de Ávila, Ramon Artigas de Los Santos Corbo, Rober Olmedo Molina, Tatiane Oliveira Leite.
Eldorado: Alessandra Ranquetat Ferreira, Analu Bastos, Anna Schumacher Eder Furão, Carla Felisberto Nunes, Carolina de Azevedo e Vasconcellos Chaves, Cristiane Regina Ongaratto Bocchi, Daiane Mezzari da Silva, Daisy da Silva Fornari, Edna Moraes Aguiar Lima dos Santos, Kellen de Souza Linhares, Lisandra M. D. Tavares, Lucila Clemente da Silva, Roberta Spessatto, Taís Freitas de Mattos, Tamires Saurin Mora.
Esteio: Anderson da Silva, Carla Felisberto Nunes, Catarina de Fátima O. Guedes, Daiane Mezzari da Silva, Daniel O. Carlos, Eduardo Azambula, Ibanes Silva Lemos, Jesus Joel A. da Silva, Karen Orige, Lorena da Silva, Márcia Rejane Roxo Prass, Marta Raquel Soares da Silva, Rejane B. Pinto da Silva.
Porto Alegre: Helena Lukianski, Luiza de Oliveira Diniz, Morgana Rodrigues da Rosa, Rose Rosa, Roseli Salete de Oliveira, Tailor Netto Diniz, Vitor Paulo P. Machado.

DIREÇÃO
Direção: Paulo Nascimento.
Assistência de direção: Ane Siderman.
Continuidade: Daniela Bermudez.

ROTEIRO
Baseado na obra A Superfície da sombra, de Tailor Diniz.
Roteiro: Paulo Nascimento.
Consultoria de roteiro: Miguel Machalski.

PRODUÇÃO
Produção: Paulo Nascimento, Marilaine Castro da Costa, Leonardo Machado.
Produção executiva: Marilaine Castro da Costa.
Assistência de produção executiva: Bebel Marques.
Direção de produção: Mônica Catalane.
Assistência de produção: Lili Machado, Taty Behar.
Produção local: Carlos Ramos.
Produção de elenco: Diego de Lima.
Produção de locação: Taty Behar.

Platô: Celso Martins.
Produção de set: Thales Tavares.
Produção de alimentação: Rose Rosa.
Transporte: Fábio Arocha (van câmera), Xarão Vans (van equipe, elenco), Caio Nunes (carro de produção), Sulvans (gerador), Marcos Padilha (van figurino, som), Nenê Transporte Cinematográfico (caminhão elétrica).

Financeiro: Ivan Trindade.
Assessoria contábil: Álvaro Flores.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Renato Falcão.
Assistência de câmera: Alvaro Escoto, Josias Salvaterra.
Foquista: Alvaro Escoto.
Logger: Guilherme Pires Caron.

Gaffer: Marcos Alexandre da Silva.
Eletricista: Luis Chaves.

ARTE
Direção de arte: Eduardo Antunes.
Assistência de arte: Cléo Ávila, Aline Simmi.

Figurino: Francine Mendes
Assistência de figurino: Laura Gutiérrez.

Maquiagem: Baby Marques.
Assistência de maquiagem: Michelle Nunes.

SOM
Som: André Sittoni

MÚSICA
Música: Duca Duarte

Músicas:
• "Lua violeta" (Paulinho Supekovia)
• "Chimarrão e guitarra" (Paulinho Supekovia)
• "No one knows" (Duca Duarte, Sino Lopes, Guilherme Barros)
• "Noite das mascaradas" (Duca Duarte, Paulinho Goulart)
• "Por una cabeza" (música: Carlos Gardel, letra en español: Alfredo Le Pera; tango-canción)
• "Cuesta abajo" (música: Carlos Gardel, letra en español: Alfredo Le Pera; tango-canción)
• "Natureza" (Duca Duarte; tango)

FINALIZAÇÃO
Montagem: Marcio Papel.

Design gráfico: Aline Bastos D'Ávila.
Colorista: Leo Aramburu.

Técnico de som e edição som: André Sittoni.
Técnico de som: Guto Keller.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Accorde Filmes (Porto Alegre).
Financiamento (BR): Chamada Pública BRDE/FSA PRODECINE 01/2015. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Accorde Filmes Ltda.. Valor: R$ 700.000,00.
Financiamento (BR): Chamada Pública BRDE/FSA PRODECINE 03/2016. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual. Proponente: Accorde Filmes Ltda.. Valor: R$ 200.000,00.
Patrocínio: Banrisul Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. – O grande banco do sul / Governo do Rio Grande do Sul; Banrisul Cartões S.A. / Governo do Rio Grande do Sul; Pelicano Producciones; Planalto – Passageiros, encomendas

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Cutelaria D'Avila, Grupo de Tango 8 Adelante, 87.9 Rádio Chuí FM, dra. Fernanda Freitag, Rede Master de Hotéis, Bolachas Zezé, Bertelli Chui Hotel, Prefeitura Municipal do Chuí, Granja Palomi, Restaurante Javier, Parrilla Los Leños, Sexta Região de Cavalo Crioulo, Posto Serra Forte, Restaurante Saborear, Restaurante do Boca, Parque de Exposição Assis Brasil, sr. Francisco Laxalte alcade de Municipio de Chuy, sr. Marcelo Guerra jefe de sección Inspecciones Municipio de Chuy, sr. Jorge Rocha y sr. Daniel Prieto funcionarios de Cuerpo Inspectivo.

Colaboración de personas y o vehículos:
Julio Cesar Rotela: Fiat 147.
Mecánica Lito aportó: Fiat 600; Peugeot 504; Ford Falcon 1979.
Rafael Arimon: Volkswagen Fusca.
Pereira alias El Pájaro: camioneta Stude Baker.
Mario Sena: Chevrolet Chevette 1982.
Daniel Castro: Renault 12.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre;
Uruguay, no Chuy.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 87 min
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
Trailer. Duração: 01:57 (YouTube) com legendas em português + versão com acessibilidade.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Distribuição: Panda Filmes.
Contato: Accorde Filmes.

OBSERVAÇÕES
Títulos alternativos: Shadow's surface
Grafias alternativas: 'Mano' Josias Salvaterra | Kunta Quinté [= Luis Chaves] | A. Lepera | C. Gardel | Markito [= Marcos Alexandre da Silva] | Michi Nunes | Ivan | Marcelo Crawshaw (i) e Marcello Crawshaw (f) | Nayara Harris (i) e Naiara Harry (f) | Luiz Eugênio Dutra Chaves | Rose L. da Rosa
Grafias alternativas (funções): Edição e Montador

BIBLIOGRAFIA
DINIZ, Tailor. A Superfície da sombra. São Paulo: Grua, maio 2012. 159p. (Primeira Temporada de Originais da Grua)

Noticiário:
MOREIRA, Carlos André. A Superfície da sombra é um thriller onírico na fronteira com o Uruguai. Zero Hora, Porto Alegre, 30 maio 2018.

Exibições


• Chuí / Chuy (BR-UY), ao ar livre, 7 abr 2017, sex (pré-estreia)

• Rio de Janeiro (RJ), Espaço Itaú de Cinema Botafogo?, 21? maio 2018 (pré-estreia para convidados, imprensa e equipe)

• São Paulo (SP), Espaço Itaú de Cinema Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação), 23 maio 2018, qua (pré-estreia para convidados, imprensa e equipe)

• Porto Alegre (RS), Espaço Itaú de Cinema Bourbon Shopping Country, 28 maio 2018, seg (pré-estreia para convidados, imprensa e equipe)

Lançamento comercial: 31 maio 2018, qui

• São Paulo (SP), Espaço Itaú de Cinema Augusta (R. Augusta, 1.475, Consolação) Sala 2, 31 maio-5 jun 2018, qui-ter, 19h30

• São Paulo (SP), Espaço Itaú de Cinema Pompéia Sala 10,
31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 19h30
7-13 jun 2018, qui-qua, 17h40

• São Paulo (SP), Espaço Itaú de Cinema Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação)
Sala 5, 31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 14h, 18h, 20h
Sala 9, 7-13 jun 2018, qui-qua, 14h

• Santos (SP), Cinespaço Sala 3,
31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 15h20, 19h10
7-13 jun 2018, qui-qua, 14h20

• Rio de Janeiro (RJ), Rio Design Barra Sala 3, 31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 14h

• Rio de Janeiro (RJ), Espaço Itaú de Cinema Botafogo Sala 4, 31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 15h50, 19h50

• Belo Horizonte (MG), Cine Belas Artes Sala 3,
31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 19h
7-13 jun 2018, qui-qua, 19h

• Brasília (DF), Espaço Itaú de Cinema Shopping Casa Park (SGCV Sul Lote 22, 2º piso, Guará),
Sala 8, 31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 17h40, 21h40
Sala 7, 7-13 jun 2018, qui-qua, 13h30

• Salvador (BA), Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves, Centro),
Sala 2, 31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 13h30
Sala 4,
31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 18h40
7-13 jun 2018, qui-qua, 16h30

• Curitiba (PR), Espaço Itaú de Cinema Crystal Shopping Sala 1, 31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 19h, 21h

• Porto Alegre (RS), Espaço Itaú de Cinema Bourbon Shopping Country,
Sala 1, 31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 13h30, 15h30, 17h30, 19h30
Sala 8, 7-13 jun 2018, qui-qua, 21h50

• Porto Alegre (RS), Guion Center Cinemas,
Sala 1, 31 maio-6 jun 2018, qui-qua, 14h20, 17h40, 21h
Sala 3, 7-13 jun 2018, qui-qua, 17h40

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz,
31 maio-3, 5, 6 jun 2018, qui-dom, ter, qua, 15h
7-10, 12, 13 jun 2018, qui-dom, ter, qua, 19h

• Pelotas (RS), Cine UFPel (Prédio da Lagoa Mirim, R. Lobo da Costa, 447), 8 jun 2018, sex, 19h

• Santa Rosa (RS), Cine Globo (R. Buenos Aires, 937), 9, 10, 13 jun 2018, sab, 16h30, dom, 16h30, qua, 21h

• Palmeira das Missões (RS), Cine Globo, 9, 10, 13 jun 2018, sab, 16h30, dom, 16h30, qua, 21h

• Três Passos (RS), Cine Globo, 9, 10, 13 jun 2018, sab, 16h30, dom, 16h30, qua, 21h

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
A Superfície da sombra. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1108/a-superficie-da-sombra. Acesso em: 18 de maio de 2024.