Todos os Paulos do mundo (2017)

Brasil (RJ)
Longa-metragem | Não ficção
cor, 91 min

Direção: Gustavo Ribeiro, Rodrigo de Oliveira.
Companhia produtora: Bananeira Filmes; Globo Filmes; Canal Brasil

Primeira exibição: Rio de Janeiro (RJ), 19º Festival do Rio [5-15 out]-Première Brasil: Hors concours Longa-metragem, Cine Odeon Net Claro, 14 out 2017, sab, 19h30
Primeira exibição RS: Porto Alegre (RS), CineBancários, 10 maio 2018, qui, 17h

 

Todos os Paulos do mundo não é um filme gaúcho. Está incluído no Portal por ser um documentário sobre um ator nascido em Lavras do Sul em 20 de março de 1937, que vai depois para Bagé e aos 14 anos está em Porto Alegre. Em 1961 vai com o Teatro de Arena para São Paulo. No final dos anos 1960 instala-se em definitivo no Rio de Janeiro quando começa a trabalhar na TV Globo onde fica por muitas décadas ora como ator ora mais como diretor. Sua relação com o Rio Grande do Sul será mantida ao longo da vida, em estadas regulares na fazenda da família, encontros com a mãe, com os irmãos. No período em que morou em Porto Alegre Paulo José fez muitas coisas em teatro, cofundador do Teatro de Equipe.

Na sua magnífica e extensa filmografia encontram-se os seguintes filmes gaúchos em que atua: Gaudêncio! O centauro dos pampas (F. Amaral, 1971), O Mentiroso (W. Schünemann, 1988), Anahy de las Misiones (S. Silva, 1997), O Homem que copiava (2003), Luna caliente (2003), Fraternidade (J. Furtado, 2004, cm), Saneamento básico, o filme (2007). Sua voz está em Antártida (narração); Sobre anjos & grilos – O universo de Mario Quintana (A. Derlam, 2017; lendo poemas) e em Ilha das Flores (1989)!
Note-se que é com Jorge Furtado que estabelece uma parceria rica e contínua desde o icônico Ilha. Há ainda Agosto (Paulo José, Denise Saraceni, José Henrique Fonseca; direção geral: Paulo José; direção artística: Carlos Manga, 1993), minissérie em 16 capítulos, com roteiro de Furtado e G. Assis Brasil, adaptação do romance de Rubem Fonseca. 
Na TV Globo dirige duas minisséries baseadas em Erico Verissimo: O Tempo e o vento (1985) e Incidente em Antares (1994); para a série Caso especial, dirige O Caso do martelo (exibido em 22 ago 1991), adaptação do livro de José Clemente Pozenato (o mesmo de O Quatrilho) com cenas filmadas em Caxias do Sul. Na RBS TV Paulo também fez alguns trabalhos.

Em Todos os Paulos do mundo há trechos de Anahy e Saneamento e muitas referências a Bagé, à família. Por tudo isso, faz-se necessária a inclusão deste documentário. Paulo José é um ícone brasileiro. O talento sem igual, a voz inconfundível, o carisma e a versatilidade acompanham as seis décadas de sua trajetória como ator, diretor e pensador do país. Este documentário narra a vida e a obra do "maior ator brasileiro do mundo" através dos personagens que viveu e das reflexões que Paulo José, há 25 anos convivendo com o Mal de Parkinson, consegue articular, às vésperas de seu aniversário de 80 anos. Diante da perda da voz, um artista que insiste em falar e que encontra em Todos os Paulos do mundo a caixa amplificadora de seu verbo para o mundo.

Outro documentário sobre o ator é o média: Paulo José – Um autorretrato brasileiro (Joel Pizzini, 2002, 57 min).
Este é o segundo longa da produtora carioca Bananeira Filmes que tem relações com o Rio Grande do Sul. O outro, também lançado em 2017, é O Filme da minha vida (Selton Mello), filmado no estado e com a participação de inúmeros atores e técnicos locais.

Paulo José faleceu no Rio de Janeiro em 11 de agosto de 2021, aos 84 anos. Poucos dias depois a Cinemateca Paulo Amorim exibiu este filme em sua homenagem.

Sinopse


A terra tinha uma só língua e um mesmo modo de falar mas os homens, tendo partido do Oriente, encontraram uma planície na terra de Senaar e habitaram nela. E disseram uns para os outros: "Vinde! Façamos para nós uma cidade e uma torre, cujo o cimo chegue até o céu. E tornemos célebre o nosso nome antes que nos espalhemos por toda a terra". O Senhor, porém, desceu para ver a cidade e a torre que os filhos de Adão edificavam e disse: "Eis que são um só povo e tem todos a mesma língua, e começaram a fazer esta obra e não desistirão do seu intento até que a tem de todo executado. Vinde, pois, desçamos e confundamos de tal sorte a sua linguagem que um não compreenda a voz do outro". E assim, o Senhor os dispersou daquele lugar por todos os países da terra e cessaram de edificar a cidade. E por isso lhe foi posto o nome de Babel, porque aí foi confundida a linguagem de toda a terra e daí os espalhou, o Senhor, por todas as regiões. Livro do Gênesis 11, 1-9.
"O Brasil continua fazendo o melhor cinema brasileiro do mundo". Paulo José.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Paulo José.
Vozes (ordem de entrada): Paulo José, Ana Kutner, Fernanda Montenegro, Flávio Migliaccio, Milton Gonçalves, Helena Ignez, Joana Fomm, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Kika Lopes, Bel Kutner, Mariana Ximenes, Clara Kutner, Paulo Henrique Caruso.
Arquivo (ordem de entrada): Paulo José, Dina Sfat, Anecy Rocha, Joana Fomm, Grande Otelo, Mariana Ximenes, Tina Novelli, Leandra Leal, Jonas Bloch, Maria Gladys, Rodolfo Bottino, Ana Kutner, Bruno Garcia, Camila Pitanga, Fernanda Torres, Milton Gonçalves, Rodolfo Arena, Maria do Rosário, Fernanda Montenegro, Maurício do Valle, Vera Gertel, Isabel Ribeiro, Francisco Milani, Dina Lisboa, Lima Duarte, Gianfrancesco Guarnieri, Helena Ignez, Fauzi Arap, Domingos Oliveira, Aderbal Freire Filho, Leila Diniz, Marília Pêra, Flávio Migliaccio, Sandra Bréa, Glauce Rocha, Hugo Bidet, Araci Esteves, Giselle Motta, Jards Macalé, Pedro Vasconcelos, Guará Rodrigues, Jacqueline Myrna, José Lewgoy, Nelson Xavier, José Wilker, Marcos Paulo, Antonio Pedro, Roberto Pirillo, Gilberto Martinho, Jardel Filho, Irandhir Santos, Flávio Bauraqui, Frank Menezes, Luis Miranda, Lyu Arrison, Marieta Severo, Selton Mello, Pedro Saback.
Não creditados: Kika Lopes, Ana Kutner, Bel Kutner, Clara Kutner, Domingos Oliveira, Priscilla Rozenbaum, Joel Pizzini (na festa de aniversário de 80 anos).

DIREÇÃO
Direção: Gustavo Ribeiro, Rodrigo de Oliveira.

ROTEIRO
Texto: Paulo José.
Roteiro: Gustavo Ribeiro, Rodrigo de Oliveira.
Tradução: Mariana Campos de Carvalho, Andrés Schaffer, Uirá Catani.
Pesquisa: Amanda Baião.
Pesquisa primeira fase: Adriana Peixoto.

PRODUÇÃO
Produção: Vania Catani.
Produção executiva: Joelma Oliveira Gonzaga.
Assistência de produção: Amanda Baião.
Estagiária de produção: Hélenin Vitória.
Vozes primeira fase: Lorena Lima, Vinicius Duarte.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia adicional: Lucas Barbi, Camila Freitas.

SOM
Som direto adicional: Pedro Moreira.

MÚSICA
Licenciamento musical: Gustavo Montenegro.

Músicas:
• "Ceci e Peri" (Herivelto Martins, Príncipe Pretinho) por Dalva de Oliveira e Dupla Preto e Branco // Editora: Irmãos Vitale / Cortesia: Sony Music Brasil
• "Pavane op. 50" (Gabriel Fauré) por Alain Debaisieux
• "Coração de ouro" (Joacyr Sant'Anna, Elton Medeiros) por A Voz do Morro // Editora Musical Pierrot (Grupo Arlequim) / Cortesia: Musidisc [créditos finais]

ARQUIVO
Filmes:
A Culpa (Domingos Oliveira, 1971).
Todas as mulheres do mundo (Domingos Oliveira, 1966).
Edu coração de ouro (Domingos Oliveira, 1967).
Juventude (Domingos Oliveira, 2008).
A Vida provisória (Maurício Gomes Leite, 1968).
Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969).
O Padre e a moça (Joaquim Pedro de Andrade, 1966).
O Homem do pau brasil (Joaquim Pedro de Andrade, 1981).
O Palhaço (Selton Mello, 2011).
A Festa da menina morta (Matheus Nachtergaele, 2008).
Outras estórias (Pedro Bial, 1999).
Faca de dois gumes (Murilo Salles, 1989).
O Homem nu (Roberto Santos, 1968).
O Rei da noite (Hector Babenco, 1975).
A Difícil viagem (Geraldo Moraes, 1983).
Pequenas histórias (Helvécio Ratton, 2007).
Policarpo Quaresma, herói do Brasil (Paulo Thiago, 1998).
Cassi Jones, o magnífico sedutor (Luiz Sérgio Person, 1972).
Saneamento básico, o filme (Jorge Furtado, 2007).
Como vai, vai bem? (Alberto Salvá, 1969).
Os Marginais (Carlos Alberto Prates Correia, 1968, episódio: Guilherme).
Anahy de las Misiones (Sérgio Silva, 1997).
Dias melhores virão (Carlos Diegues, 1990).
Insolação (Daniela Thomas, Felipe Hirsch, 2009).
Quincas Berro d'Água (Sérgio Machado, 2010).
O Rio de Machado de Assis (Kika Lopes).
As Amorosas (Walter Hugo Khouri, 1968).
Benjamim (Monique Gardenberg, 2003).
Bebel, a garota propaganda (Maurice Capovilla, 1967).
Não creditado: super-8 não identificado com Paulo José dirigindo Fernanda Montenegro em É... (1977), peça de Millôr Fernandes.

Acervos sonoros:
Filme: 500 almas (Joel Pizzini, 2004).
Telefilme: Paulo José – Um autorretrato brasileiro (Joel Pizzini, 2002, 57 min).
Registro: Depoimento de Paulo José para Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2011).
Programa de TV: Depoimento de Paulo José em Móbile (TV Cultura, 2016).
Programa de TV: Depoimento de Paulo José em Roda Viva (TV Cultura, 2007).
Filme: Depoimento de Paulo José em O Mundo de um filme (Clara Linhart, Daniel Caetano, Camila Maroja).
Filme: Depoimento de Paulo José em Person (Marina Person, 2007).
Programa de TV: Depoimento de Paulo José em Primeira Pessoa (TVE RS, 1998).
Programa de TV: Poema declamado por Maria del Carmen Gomez de Souza no Domingão do Faustão.

Imagens de arquivo cedidas pela Globo:
Seriado de TV: Shazan, Xerife & Cia (David Grinberg, João Lorêdo, Reynaldo Boury, 1972-1974).
Telenovela: Por amor (Paulo Ubiratan, Ricardo Waddington, Alexandre Avancini, Edson Spinello, 1997-1998).
Telenovela: Roda de fogo (Dennis Carvalho, Ricardo Waddington, 1986-1987).
Minissérie: O Tempo e o vento (Paulo José, Denise Saraceni, Walter Campos, 1985).
Telefilme: Especial O Tempo e o vento (Jorge Bodanzky, 1985).
Série: Caso especial: Somos todos do jardim da infância (Reynaldo Boury, 1972).
Série: Aplauso: A Lição e o ovo (Luís de Lima, Paulo José, 1979).
Programa (não creditado): Fantástico: homenagem ao poeta Torquato Neto, com "Dente no dente" por Jards Macalé, Wagner Tiso, Luisão Maia, Pascoal Meirelles, Paulo José (créditos finais).

Acervos fotográficos: Acervo Pessoal Paulo José; Funarte.

Todos os esforços foram realizados para localizar os titulares das imagens apresentadas e existem direitos reservados para os mesmos.

FINALIZAÇÃO
Montagem: Gustavo Ribeiro, Rodrigo de Oliveira.
Montagem final: Mair Tavares, Tina Saphira.

Colorista: Tomás Magariños.
Abertura e cartaz: Rodrigo Pimenta.

Edição de som e mixagem: Edson Secco.
Assistência de edição de som: Júlia Teles.

EQUIPE Bananeira Filmes
Coordenação executiva: Tarcila Jacob.
Coordenação de projetos: Luana Macedo.
Assistência de projetos: Vinícius Lobo.
Coordenação de produção: Mônica d'Angelo Braga.
Assistência de produção: Milena Godolphim, Leonardo Spitz.
Estagiárias: Julia Couto, Nicole Rodriguez.
Coordenação financeiro: Alessandra Santana.
Controle financeiro: Adriana Oliveira.
Assistência financeiro: Ariane Pignaton.
Coordenação administrativo: Maísa Macário.
Auxiliar administrativo: Expedito Damasceno.
Serviços gerais: Ivanide Olinto de Sousa.

EQUIPE Globo Filmes
Marketing e lançamentos: Giselia Martins, Ruth Zagury Levy Epstein, Maria Luiza Massa, João Carlos Dias.
Produção: Simone Leandro de Oliveira, Kamila Ramil, Carolina Rapp, Anna Frangipani, Camila Meurer.
Planejamento e controle: Antônio Almeida, Íris Sá, Maria Isabel Zaranza Cerqueira, Thalita Dias, Gabriel Machado.
Assessoria jurídica: Isabella Girão, Clarissa Kede, Patricia Seraphico.
Apoio administrativo: Maria Conceição Correia, Rosa Maria Pereira, Raphael Gomes Fernandes.

EQUIPE TV Globo
Acervo: Bruno Guerra, Eduardo Morgan, Ana Paula Mandina, Izabelle Reis, Laura Martins, Ana Oliveira.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Estúdio de mixagem: Sonideria.
Estúdio de finalização: Azul Que Não Há (Rio de Janeiro).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Bananeira Filmes (Rio de Janeiro).
Coprodução: Globo Filmes (Rio de Janeiro); Canal Brasil (Rio de Janeiro).
Financiamento (BR): Chamada Pública BRDE/FSA PRODAV 06/2013-2014. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Bananeira Filmes Ltda.. Valor: R$ 650.000,00.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Paulo José, Kika Lopes, Mirian Cavour, Carlos Alberto Figueiredo, Maria José Gardino, Ana Kutner, Bel Kutner, Clara Kutner, Paulo Henrique Caruso, Elias Saldanha.
Agradecimentos: Domingos Oliveira, Filmes do Serro, Murilo Salles, Cisma Produções Cinematográficas, Sara Silveira, Casa de Cinema de Porto Alegre, Mira Filmes, Bia Almeida, Helvécio Ratton, M. Schmiedt Produções, Monique Gardenberg, Marieta Severo, Irandhir Santos, Maria Carlota Bruno, Sérgio Machado, Matheus Nachtergaele, Daniel Caetano, Cinemateca do MAM, Fabio Vellozo, HB Filmes, Vitória Produções, Pedro Bial, Vitor Graize, Julia Murat, Maria Grijó Simonetti, Patricia Galucci, Giovani Barros, Margarida Ribeiro, Kiko Ribeiro, Paula Gaitán, Geraldo Veloso, Cosme Daniel da Silva, Maria Lopes de Oliveira (in memoriam), Ana Claudia Oliveira Silva, Maísa Santos da Silva, Sérgio de Carvalho, Grifa Filmes, Lygia Marina de Moraes, José Maria Gobbo, Venâncio Freitas, padre Narciso Ferreira, Zenaide Alves, Antonio Gilberto, Bruno Safadi, Clarissa Leite, Rubens Gomez Leite, Link Digital, Arlindo Fábio Gomez de Sousa, Antonio Claudio Gomez de Souza, Márcio Mariante, Inson Filmes, O2 Filmes, Dueto Filmes, CTAv Centro Técnico Audiovisual (Rio de Janeiro), Jadir Ferreira, Fernanda Montenegro, Geraldo Moraes, Alice de Andrade, Maria Gracielma Andrade, Priscilla Rozenbaum, Beto Amaral, Julia Borges Arana, Jorge Furtado, Marina Person, Quimera Filmes, Simone Matos, Fernanda Boff, Luis Miranda, Frank Menezes, VideoFilmes, Luiza Paiva, Selton Mello, Clara Linhart, Maurice Capovilla, Hernani Heffner, Renato Costa, Myra Babenco, Rosangela Freitas, Maria da Gloria Brauniger, Gustavo Rosa de Moura, Igor Pontini, Matias Mariani, Liza Schechtmann, Luiz Pretti, Gil Ribeiro, Marcia Vinci, Gisella Cardoso, Silvana de Oliveira Medeiros, Laura Vinci de Moraes Delboni, Ana Vieira da Silva, Sulamita Oliveira Gonzaga, Juliana Vicente, Helena Albergaria, Joel Pizzini, Melanie Salvá, Moisés Kendler, Djalma Limongi Freitas, Vera Hamburguer, Nina Boeira, Marilia Santos, Julio Bressane, Rodrigo Lima, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Forte Filmes, Denise Miller, Orlando Carlos Gomez de Souza, Luiz Alberto Gomez de Souza, Fernanda Boechat, Regiane Cruz, Casé Filmes, Beck Studio.

FILMAGENS ADICIONAIS
Brasil / RJ, no Rio de Janeiro.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:30:45
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
 
PREMIAÇÃO
• 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro [cerimônia: São Paulo, Theatro Municipal, 14 ago 2019]: melhor montagem de documentário; indicação: documentário.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 14 anos.
Distribuição: Vitrine Filmes (São Paulo).
Contato:

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais // ANCINE Agência Nacional do Cinema – 15 anos //
A frase a seguir aparece duas vezes nos créditos finais: // Este filme contou com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual FSA administrados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul BRDE //
Cf. créditos finais: // 2017 © Todos os direitos reservados. Bananeira Filmes, Canal Brasil, Globo Filmes. //

Títulos alternativos: Todos los Paulos del mundo
Grafias alternativas: Domingos de Oliveira | Walter Hugo Khoury | Bruno Saffadi | Priscila Rosenbaum | Hernani Hefner | Aracy Esteves | Cacá Diegues | Casa de Cinema de POA | Schimiedt Produções | CTAV Centro Técnico do Audiovisual | Cassy Jones, o magnífico sedutor | Saneamento básico | Benjamin | Making of O Tempo e o vento | Policarpo Quaresma, o herói do Brasil
Grafias alternativas (funções): Vozes em off primeira fase | Auxiliar de serviços gerais

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Rio de Janeiro (RJ), 19º Festival do Rio [5-15 out]-Première Brasil: Hors concours Longa-metragem,
Cine Odeon Net Claro, 14 out 2017, sab, 19h30
Estação Net Ipanema Sala 1, 15 out 2017, dom, 17h20

• São Paulo (SP), 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo [19 out-1º nov],
Espaço Itaú de Cinema Augusta (R. Augusta, 1.475, Consolação) Sala 1, 23 out 2017, seg, 19h15
MIS Museu da Imagem e do Som, 24 out 2017, ter, 15h
Espaço Itaú de Cinema Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação) Sala 6, 25 out 2017, qua, 13h30

13º Panorama Internacional Coisa de Cinema [8-15 nov]-Homenagem a Paulo José,
• Salvador (BA), Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves, Centro) Sala 3, 11 nov 2017, sab, 18h40
• Cachoeira (BA), Cine Theatro Cachoeirano, 12 nov 2017, dom, 15h

• Recife (PE), 10º Janela Internacional de Cinema [3-12 nov]-Especial, Cinema São Luiz (Boa Vista), 12 nov 2017, dom, 18h30

• La Habana (CU), 39 Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano [8-17 dez]-Muestra Cinemateca latinoamericana, Multicine Infanta (Ave. Infanta entre Neptuno y San Miguel, Centro Habana) Sala 3, 10 dez 2017, dom, 17h30

• Tiradentes (MG), 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes [19-27 jan]-Mostra Praça, Cine BNDES na Praça, 21 jan 2018, dom, 21h (bate-papo com diretores e mediação da curadora Lila Foster)

Lançamento comercial: 10 maio 2018, qui

• Niterói (RJ), Sessão Vitrine Petrobras, Cine Arte UFF, 10 maio 2018, qui, 19h (especial, debate com diretores)

• Porto Alegre (RS), CineBancários, 10-13, 15, 16 maio 2018, qui-dom, ter, qua, 17h

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-Sala Norberto Lubisco, 10-13, 15, 16 maio 2018, qui-dom, ter, qua, 19h15

• Fortaleza (CE), Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema) Sala 1, 10-13, 15, 16 maio 2018, qui-dom, ter, qua (qui, sex, ter, 20h, sex, dom, qua, 18h)

• São Paulo (SP), 19ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, CineSesc (R. Augusta, 2.075, Cerqueira César; 244 lugares), 8 dez 2018, sab, 19h + 16 dez, dom, 17h

• Ilha Comprida (SP), Mostra Personalidades brasileiras, sala de cinema do Espaço Cultural Plínio Marcos (Av. São Paulo, 1.000), 17 out 2019, qui, 9h

• Porto Alegre (RS), Ciclo O que é o cinema gaúcho?, Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 25 ago 2021, qua, 18h30

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Todos os Paulos do mundo. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1138/todos-os-paulos-do-mundo. Acesso em: 22 de fevereiro de 2024.