Cidade dos piratas (2018)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Animação
DCP, cor-pb, 84 min

Direção: Otto Guerra, Marco Arruda.
Companhia produtora: Otto Desenhos Animados

Primeira exibição: Gramado (RS), 46º Festival de Cinema de Gramado [17-25 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Brasileiro, Palácio dos Festivais, 24 ago 2018, sex, 20h30

 

A animação livremente inspirada na vida e na obra de Laerte Coutinho leva mais de 25 anos para ser concluída, período que se estende da ideia inicial de Otto Guerra até seu lançamento. A lenta gestação de Cidade dos piratas acabou trazendo Laerte para dentro do processo de produção. Tendo anunciado publicamente sua transição de gênero em 2010, a participação da quadrinista e ilustradora no projeto dirigido por Otto mostra-se fundamental em função de seu distanciamento dos personagens de Piratas do Tietê, lançados com sucesso em 1983 e vistos pela cartunista como machistas homofóbicos. Assim, a luta pela livre identidade de gênero torna-se um dos motes do roteiro escrito pelo cineasta com Rodrigo John, Tomás Creus e Gilmar Rodrigues. 

O grupo opta pela valorização de experiências pessoais, memórias coletivas e pela adoção da metalinguagem audiovisual. Há excertos de entrevistas sobre transgeneridade, pensamentos acerca do tema da autoria e reflexos das dificuldades do processo criativo cinematográfico. Assim, o próprio Otto torna-se personagem da trama, perdido entre a caótica construção fílmica e os desafios enfrentados no tratamento de um câncer diagnosticado no transcorrer do processo. 

Neste sentido, Cidade dos piratas é cheia de referências à vida dos quadrinistas, aos quadrinhos e ao cinema, sendo ideal aos iniciados na arte de Laerte e de Otto, podendo, entretanto, soar enigmática para o público distante desse universo. De forma geral, a transição em seus diversos aspectos pode ser encarada como temática principal do filme, pois a história tensiona o trânsito entre identidades de gênero; entre democracia e autoritarismo; a criatividade e sua ausência; o fluxo entre ficção e realidade; o refluxo do amor ao ódio, bem como o limiar entre a vida e a morte. 

No elenco de vozes destacam-se Matheus Nachtergaele como Ivan, Marco Ricca no papel de Azevedo, Marcos Contreras, vivendo Capitão, e Luis Ramos, como Poeta. Além deles, Otto interpreta a si mesmo, assim como Laerte e a produtora do filme, Marta Machado, sempre em crise com o diretor. Com direção de animação de Josemi Bezerra e de José Maia, antigo parceiro de Otto também responsável pela animação de Wood & Stock – Sexo, orégano e rock 'n' roll (2006) e pela codireção do curta O Reino Azul (1989), Cidade dos piratas tem montagem de Marco Arruda, animador de Nave mãe (2004), Até que a Sbørnia nos separe (2013) e da narrativa seriada Rocky & Hudson – Os cowboys gays (2020). Arruda assina a codireção com Otto Guerra. 

Integram a variada trilha sonora músicas como "Aluga-se", de Raul Seixas, "Beatle George" e "Mademoiselle Marchand", de Júpiter Maçã, "Balão trágico", com Premeditando o Breque, "Xyrlei", com Gaby Amarantos, além de canções originais assinadas por Matheus Walter e Tiago Abrahão. O longa estreia no 46º Festival de Cinema de Gramado, em 2018, onde recebe menção honrosa. Obtém o prêmio Coral de Largometraje Animación no 41º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana, vence o prêmio Buñuel en el laberinto de las tortugas na VII Edición de los Premios Platino Xcaret del Cine Iberoamericano de Salvador Simó, na Espanha, e é escolhido o melhor longa-metragem gaúcho de 2019 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

Sinopse


Um diretor de cinema se vê diante de uma situação complexa no meio da produção de seu longa: o autor da história passa a negar os Piratas do Tietê, personagens principais da trama já quase pronta. Em uma tentativa desesperada de salvar sua produtora e terminar o filme, ele decide contar seu drama, criando um labirinto caótico entre a ficção e a vida real.

Sinopse desenvolvida:
Em 1546, às margens do Rio Tietê, invasores portugueses são abatidos por indígenas, mas um líder europeu compra sua liberdade com uma moeda de ouro. Um corte temporal leva à capital paulista contemporânea, onde uma grande estátua em praça pública celebra a supremacia branca sobre os povos originários. Em uma sala de aula, uma professora de História ensina aos alunos uma versão dominante e enganosa sobre o passado brasileiro, tendo sua cabeça cortada pelo Capitão. 

A trama é interrompida por Laerte em live action, que demonstra sua aversão aos ultrapassados personagens de Piratas do Tietê. A técnica de animação volta a dinamizar a trama, dessa vez com Otto admitindo ter em mãos um problema a princípio insolúvel: como fazer um filme sobre os piratas se a própria criadora dos protagonistas renega sua criação? E o que é preciso para se fazer um longa? Sonhar a trama? Piratear outra produção? Em busca de resposta, Otto, o personagem, cai em uma espiral descendente caótica e irrefreável misturando piratas insanos, um poeta incansável, labirintos, minotauro, políticos autoritários, sua equipe de animação insatisfeita com a bagunça generalizada e o drama da descoberta de seu câncer. 

O diretor-personagem ergue uma narrativa não linear, implodindo o espaço-tempo de cenas, sequências, tramas e discursos. Uma sucessão de acontecimentos anárquicos tem início, seguindo assim até o encerramento. Em meio à confusão, Otto-animado define a história em tela como uma narrativa de vanguarda que não pára em pé. Marta, a produtora, busca entender se essa animação maluca é obra do roteirista ou do cineasta, mas desiste aliviada por estar deixando para trás esta nau à deriva. O Poeta torna-se refém do Capitão, sendo obrigado a escrever a biografia de seu sequestrador. 

A liberdade identitária de Laerte inspira muitos personagens, se refletindo em corpos diversos com a maior desenvoltura. Ivan, o cidadão de meia idade casado, se traveste de mulher deixando aflorar uma face secreta de sua sexualidade. Descoberto como cross dresser pela compreensiva esposa, ele reencontra seu amor por ela em uma labiríntica trama de desejos e paixões. Azevedo, o político raivoso que guarda seu ódio em pequenos botijões explosivos e que vaga pela cidade em um carrinho de bebê, instaura uma guerra contra uma suposta ditadura gay enquanto tem sonhos eróticos com um touro viril. Autoritário, acaba por destruir a cidade e a população. Em meio ao caos e a segundos de um final estranho e confuso, Otto se questiona: afinal, o que é preciso para se encerrar um filme? O Poeta responde: duas coisas! Um caminho em direção ao horizonte e a palavra "fim".

Ficha técnica


ELENCO
Vozes:
Matheus Nachtergaele (Ivan),
Marco Ricca (Azevedo),
Marcos Contreras (Capitão),
Luis Ramos (Poeta),
Antonio Carlos Falcão (Tobruk(a) / Piratas), Marcia Caspary (GI), Otto Guerra (Otto Guerra), Laerte Coutinho (Laerte Coutinho), Marta Machado (Marta Machado), Gabriel Ditelles (Muriel / Caçador), Sepeh de los Santos (Briseu / Policial / General), Marco Arruda (Minotauro), José Maia (Assistente Azevedo), Alexandre Missel (Piratas).
Vozes adicionais: Zé Adão Barbosa, Clara Corleone, Alemão Vitor Hugo, Gabriel Barbosa Sena, Gilberto Verardi, Rita Zart, Erica Maradona, Carlos Cunha Filho, Silvana Diniz Beduschi, Janaina Kremer, João França, Juliana Costa, Marcos Kligman, Marisa Rotenberg.

IDENTIDADES
Laerte Coutinho.
Arquivo: Antonio Abujamra, Laerte Coutinho, Marília Gabriela, Jean-Claude Bernardet, Rafucko.

DIREÇÃO
Direção: Otto Guerra.
Codireção: Marco Arruda.
Assistência de direção: Erica Maradona, Pedro Harres, Moisés Westphalen, Ingrid Pilar.

ROTEIRO
Livremente inspirado na vida e obra de Laerte Coutinho.
Roteiro: Rodrigo John, Laerte Coutinho, Otto Guerra, Tomás Creus, Gilmar Rodrigues.
Consultoria de roteiro / Script doctors: Di Moretti, Juliana Rojas (Filmes do Caixote), Gilmar Rodrigues, Moisés Westphalen.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Elisa Rocha, Marta Machado.
Produção: Elisa Rocha, Marta Machado, Sara Soares, Otto Guerra, Erica Maradona, Juliana Costa, Juliane Fossatti (J. Fossatti Produções), Snif Snif Ltda., Alecrim Produções Culturais e Cinematográficas, Filmes do Caixote Ltda., Zero Cinema de Animação Ltda..
Assistência de produção: Ana Adams (Alecrim Produções), Erica Maradona, Fabiano Pandolfi, Fernanda Severo (Severo e Bermudez), Flávia Felipe, José Maia, Josemi Bezerra, Juliana Costa, Juliane Fossatti (J. Fossatti Produções), Juliana Rojas (Filmes do Caixote), Kyoko Yamashita (Zero Cinema de Animação), Larissa Lewandoski, Marco Arruda, Pedro Marcelino (Confor Escola de Desenho), Raíssa Kellermann, Sara Soares, Sharlene Barcellos, Tiago Guerra.
Estagiárias de produção: Ana Girardello, Joana Alencastro, Larissa Lewandoski.
Secretaria de produção: Sara Soares, Nádia Maria Ribeiro dos Santos.

Documentação e despesas contábeis: BFX Assessoria Contábil, Luiz Felipe Oliveira Garcia, Oliveira Garcia & Montenegro Adv. Associados, Paulo Scott, Tríplice Auditoria.
Contabilidade de produção: Maria Correa Machado, Tríplice Auditoria, BFX Assessoria Contábil, JC Avila Gonzales.

Serviços gerais e masterchef: Nádia Maria Ribeiro dos Santos

ARTE
Direção de arte: Pilar Prado, Otto Guerra, André Rodrigo Maeda Porto, Officce Internet Inteligente.
Assistência de arte: Andréa Martau, André Porto, Anttonio Pereira, Lais Tissiani, Marco Arruda, Marina Moraes, Melissa Webster, Office Internet Inteligente, Pilar Prado, Ruben Castillo, Wagner Araújo.
Storyboard: Marco Arruda, Josemi Bezerra, Pilar Prado, José Maia, Lais Tissiani.
Layouts de pré-produção: Enrico Paim.
Layoutista de personagem: Pilar Prado, Erica Maradona, Otto Guerra.
Layoutista de cena: Pilar Prado, Josemi Bezerra, Marco Arruda, Andréa Martau, Erica Maradona.
Layoutista de cenário: Pilar Prado, Andréa Martau, Lais Tissiani, Erica Maradona, Josemi Bezerra, Marco Arruda, Ruben Castillo.
Cenários: Andréa Martau, Lais Tissiani.

Supervisão de arte final: Pilar Prado, Marco Arruda, Erica Maradona.
Estagiária de arte final: Lívia Koeche.
Colorização: Giovanna Maia (Porongo Produções), Ana Girardello, Andréa Martau, Antônio Ganzer, Gabriel Marcon, Joana Alencastro, Luiz Pellizzari, Márcia Deretti (Mmarte Produções), Mia Azevedo Aragão (Cabrafulo Produção Cultural), Raíssa Kellermann, Carla Magalhães, Ingrid Pilar, Ruben Castillo, Vinicius Machado.
Composição de imagem: Marco Arruda, Ruben Castillo.
Editores: Marco Arruda, Daiane Marcon (Filmes do Deserto), Giovanna Maia (Porongo Produções), Josemi Bezerra, Rodrigo John (Osso Produções), Zah Produção Cinematográfica e Serviços, Guilherme Klein.

ANIMAÇÃO
Direção de animação: José Maia, Josemi Bezerra, Atoon Filmes.
Animação: Josemi Bezerra, José Maia, Hermes de Lima, Guilherme Klein, Vinicius Machado, Marco Arruda (Otto Desenhos Animados), Fabiano Pandolfi, Carlos Souza, Gabriel Mandelli (Atoon Filmes e Projetos), Fabrício Rodrigues de Castro, Márcia Deretti, Márcio Júnior (Mmarte Produções), Pedro Marcelino, Desirree Biskup, Lucas Moraes (Confor Escola de Desenho), Felipe Grosso, Odirlei Seixas, Micaele Freitas, Leilane Krebs, Estela Kazmierczak (Cabong Estúdios), André Dias, Diego José Lima e Silva, Natália de Souza Brondani, Leonardo Siqueira Filmes Ltda..
Assistência de animação: André dos Santos de Fraga, Antônio Ganzer, Atoon Filmes e Projetos Ltda, Conform Escola de Desenho, Diego Vianna, Diego José Lima e Silva, Gabriel Marcon, Guilherme Klein, Hermes de Lima, Josemi Bezerra, Kyoko Yamashita (Zero Cinema de Animação), Luiz Pellizzari, Matheus Serpa Machado, Melissa Webster, Natália Brondani, Pedro Harres, Todias Fuhr, Vagner Santos dos Santos, Vinicius Machado
Edição de animação: Marco Arruda, Josemi Bezerra, Vinicius Machado.
Modelagem e animação 3D: Marco Arruda, Tobias Fuhr.

MÚSICA
Trilha e música original: Matheus Walter, Tiago Abrahão.
Direção musical: Matheus Walter, Rita Zart.
Produção musical: Gogó Conteúdo Sonoro (Porto Alegre).
Instrumentista convidado: Luis Henrique New (piano).
Músicos para gravação: Lucas Kinoshita, Humberto Martins Rosa, Gogó Conteúdo Sonoro.
Produção musical de copyrigth: Juliana Costa, Paola Oliveira.

Músicas:
• "Aluga-se" (Raul Seixas) por Raul Seixas (voz) // © Editora: Warner Chappell Edições Musicais Ltda.. Fonograma cedido por Sony Music Entertaiment Brasil Ltda.
• "Beatle George" (Júpiter Maçã) por Júpiter Maçã // Fonograma cedido por Estúdio Dreher Ltda.
• "Mademoiselle Marchand" (Júpiter Maçã) por Júpiter Maçã // Fonograma cedido por Estúdio Dreher Ltda.
• "Balão trágico" (Mario Manga, Dione Moreno) por Premeditando o Breque // © Edições Musicais Tapajós Ltda.. Fonograma cedido por Sony Music Entertaiment Brasil Ltda.
• "Xyrlei" (Zé Cafofinho, Marcelo Machado, Hugo Gila, Chiquinho, Felipe Machado) por Gaby Amarantos (voz) // Fonograma cedido por Kappamakki. Agradecimento: Álvaro Gazé, João Valongueiro
• "Piratas latinos" (Matheus Walter) por Matheus Walter, Tiago Abrahão
• "Índios" (Tiago Abrahão, Matheus Water) por Tiago Abrahão, Matheus Water
• "Captura índios" (Matheus Walter) por Matheus Walter
• "O Guarani" (música: Antonio Carlos Gomes) por Tiago Abrahão
• "Noturno em si bemol menor, op.9, nº 1 (Modulação)" (música: Frédéric Chopin) por Luis Henrique New (piano)
• "Score Piratas" (Tiago Abrahão) por Tiago Abrahão
• "Funk do Azevedo" (Matheus Walter, Tiago Abrahão) por Matheus Walter, Tiago Abrahão
• "Tema Otto cotidiano" (Matheus Walter, Tiago Abrahão) por Matheus Walter, Tiago Abrahão
• "Vinheta jogral" (Matheus Walter) por Matheus Walter
• "Misteriosa do Ivan" (Matheus Walter, Tiago Abrahão) por Matheus Walter, Tiago Abrahão
• "Psicose do Otto" (Matheus Walter, Tiago Abrahão) por Matheus Walter, Tiago Abrahão
• "Paranoia do Azevedo" (Matheus Walter, Tiago Abrahão) por Matheus Walter, Tiago Abrahão
• "Batucada arrancar" (Matheus Walter) por Tiago Abrahão
• "Noturno em si bemol menor, op.9, nº 1" (música: Frédéric Chopin) por Luis Henrique New (piano)

ARQUIVO
Programas de TV: De frente com Gabi + Gabi quase proibida, veiculados em 12 de fevereiro de 2012 e 15 de outubro de 2013 // © TVSBT Canal 4 de São Paulo S.A.. Imagens gentilmente cedidas por Marília Gabriela
Programa: Talk show do Rafucko, veiculado em 6 de novembro de 2014 // Canal do YouTube "Rafucko". Imagens gentilmente cedidas por Rafael Puetter Mattos
Filme: Garota enxuta (J. B. Tanko, 1959) // © Celina Richers Produções Cinematográficas
Programa de TV: Provocações, veiculado em 1º de março de 2011 // © TV Cultura Fundação Padre Anchieta Centro Paulista de Rádio e TV Educativas. Imagens gentilmente cedidas por Alexandre Abujamra e André Abujamra
Programa: Saladanet – Maura Roth entrevista Laerte, veiculado em 19 de maio de 2014 // Canal do YouTube Saladanet Maura Roth. Imagens cedidas por Maura Roth
Clipe: Filarmônica de Pasárgada: Fiu fiu (2014) // © Produtora Cuca da Onça. Agradecimento especial: Daniel Mascarenhas e Thiago Ricarte
Programa de TV: Transando com Laerte: Episódio Jean-Claude Bernardet, veiculado em 6 de fevereiro de 2017 // © Canal Brasil (Canal Brazil S.A.). Imagens gentilmente cedidas por Jean-Claude Bernardet
Programa de TV: All girl band. The Spike Jones Show. Episode ASR#1 // © Goldberg & O"Reily Enterprises Inc.. Agradecimentos a Spike Jones Jr

Direitos autorais: ADDAF Associação Defensora de Direitos Autorais, Amarantos Eleva Ltda., Carlos Frederico Reinardo Dreher, Celina Richers Produções Cinematográficas, Edições Musicais Tapajós Ltda., Eduardo Carvalho-Serviços Fotográficos e Produção Audiovisual, Francez e Alonso Advogados, Fundação Padre Anchieta TV Educativa, Goldberg & O"Reily Enterprises Inc., João Valongueiro Correia, Laerte Coutinho Produções Artísticas, Maura Beatriz Menezes Bazzarelli Roth, Sony Music Entertaiment Brasil Ltda., TV SBT Canal 4 de São Paulo, Warner Chappell Edições Musicais Ltda..

FINALIZAÇÃO
Montagem: Marco Arruda.

Desenho de som: Marcos Lopes, Tiago Bello, Rita Zart / Gogó Conteúdo Sonoro; Rodrigo Rheinheimer.
Casting e direção de dublagem: Otto Guerra, Rita Zart, Erica Maradona.
Gravação de dublagem: Augusto Stern, Cristiano Scherer, Daniel Sasso, Ivan Lemos, Rodrigo Rheinheimer.
Mixagem de diálogos: Toco Cerqueira.
Foley: Hiozer da Silva, Ivan Lemos.
Edição de som: Matheus Walter.
Assistência de edição de som: Rafael Pinheiro Schaefer.
Mixagem: Tiago Bello.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Suporte técnico: Zehas; All Técnica do BR Com. de Comput.; Luzitana Máquinas; Marcio Duro Santos & Cia; NFO-Com. e Serviços de Inform.; Saulo Biazetto Machado; José Henrique Aquistapace Souto.
Aluguel de equipamento: Josemi Valerão Bezerra.
Gerenciamento: Snif Snif Ltda; Otto Desenhos Animados.
Supervisão de planejamento: Zero Cinema de Animação; Otto Desenhos Animados.
Legendagem: Lilian Moreira de Alcântara, Sharlene Barcelos.
Acessibilidade: CPL – Soluções em acessibilidade (Rio de Janeiro).
DCP: ETC Filmes (São Paulo).

Estúdios de gravação de dublagem: Gogó Conteúdo Sonoro (Porto Alegre); Bunker Sound Design (Porto Alegre); Estúdio JLS (São Paulo); Meios & Mídias (Rio de Janeiro).
Estúdio de edição de som e mixagem: Gogó Conteúdo Sonoro (Porto Alegre).
Estúdio de masterização (check mix): Estúdio JLS (São Paulo).
Efeitos de imagem e som – Banco de efeitos – Direitos de uso: Gogó Conteúdo Sonoro (Porto Alegre).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Otto Desenhos Animados (Porto Alegre).
Financiamento (BR): Chamada Pública MCT/FINEP/FSA PRODECINE 01/2010. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pela FINEP Financiadora de Estudos e Projetos – Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa. Proponente: Otto Desenhos Animados. Valor: R$ 1.000.000,00.
Financiamento (BR): Chamada Pública BRDE/FSA PRODECINE 04/2013. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Otto Desenhos Animados. Valor: R$ 905.830,00.
Financiamento (BR): Chamada Pública BRDE/FSA Comercialização em Cinema 2018. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Otto Desenhos Animados. Valor: R$ 200.000,00.
Patrocínio: BR Petrobras / Governo Federal – Brasil [Este filme foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural].
Investimento: BNDES / MinC Ministério da Cultura / Governo Federal.
Recursos: Banrisul Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.; Banrisul S.A. Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio; Unifertil – O fertilizante da nossa terra (Canoas).

Participação em fase de pré-produção:
• Prêmio Santander Cultural-Prefeitura de Porto Alegre-APTC-RS – III Concurso de Desenvolvimento de Projetos de Longa-metragem 2004.
• BrLab 1º Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Latino-americanos no Brasil. Realização: Associação do Audiovisual. São Paulo, jul 2011.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Adão Iturrusgarai, Adriana Barbisan, Adriana Deffentti, Adriana Guimarães, Adriana Hiller, Ágata de Barros, Alberto Santos, Alejandro Arandia, Alexandre Feitas, Aline Brustolin, Aline Vitor, Allan Sieber, Amaiti Oliveira, Ana [Luiza] Azevedo, Ana Girardello, André Abujamra, André Macedo, Andre Porto, Anne Rodrigues, Arno Augustin, Atiana Senna, Barbara Guerra, Barbara Nicolaiewsky, Bebê Baumgarten, Bettina Pink, Bia Barcellos, Bia Castro, Bibiana Graeff, Cacau Canar, Caren Gomes, Carlos Panque, Celina Richers, Cesar Struve, Cintia Ferreira, Clara Averbuck, Cláudia Rodrigues, Cris Reque, Cristine Trevisan, Cristine Zancani, Cybelle Mendes, Dandara Novato, Daniel Mascarenhas, Deca Peace, Dedé Ribeiro, Diana Lomba, Diego Olivari, Edison Paganotto, Eduardo Haesbaert, Eduardo Muñoz, Emanuel Rocha Santos, Enrique Alvarez, Escobar Nogueira, Everson Leão, Fabiane Alves, Fabio Zimbres, Família Alencastro, Fátima Rocha Santos 'Fati', Fatimarlei Lunardelli, Federico Olivari, Fernanda Carvalho Leite, Fernanda Ganzer, Fernanda Rodrigues, Fernando Coester, Fernando Graña, Festival Animacine Pernambuco, Fiapo Barth, Flavia Coelho, Flu, Francez e Alonso Advogados, Francine Mendes, Frank Coe, Frank Jorge, Gabriela Brum, Gabriela Messias, Giba Assis Brasil, Gilberto Schwartsmann, Glauco Arbix, Grace Luzzi, Guilherme Lampert, Helana Oliveira, Heloíza Macrini, Hique Gomez, Iara Valerão Bezerra, Itamar Borges, Jacqueline Sanchotene, Jardel Tambani, Jean-Claude Bernardet, Jimi Joe, João de Negri, José Geraldo Couto, Juliana Dalastra, Juliana Rocha, Juliana Rojas, Julio Raimundo, Kellen Zinelli, King Jim, Lancast Mota, Larissa Lewandoski, Lenice Maciel, Leonardo Machado, Liege Graeff, Liliana Magalhães, Lisiane Cohen, Lorena Poema, Luana Bonfrisco, Luci Moraes, Luciano Coutinho, Luiana Bressan, Luiz Alberto Cassol, Luis Fernando Maianery, Luiz Felipe e Clara Neiva, Mabel Almeida, Manoel Rangel, Manuela Nicoletti, Marcelino Freire, Marcelo Toneto, Marcia Deretti, Marcio Paixão, Márcio Paixão Júnior, Maria Abdala, Maria do Rosario, Marília Gabriela, Marquinhos Vargas, Marta Biavaschi, Maura Roth, Mayra Coelho, Melissa Baltazar, Mia Felipe, Michele Frantz, Miriam Juvino, Moisés Mendes, Murilo Salles, Museu Iberê Camargo, Orlando Senna, Patricia Fantinel, Paulo Azevedo, Pupu Puresa, Rafael Kother, Rafael Puetter Mattos 'Rafucko', Raul Pont, Roberto Andrade, Rodrigo Fonseca, Rodrigo Guimarães, Rodrigo Olaio, Roger Lerina, Savio Leite, Sergio Schenkel, Sergio Soares, Seu Sid e Donana, Silvia Dummont, Sofia Guerra, Spike Jones Jr., Suka Amaral, Sulamita Soares Veeck, Tarcisio Vidigal, Tarso Genro, Tetê Martins, Tiago Ghezzi, Thiago Ricarte, Tiago Guerra, Vado Vergara, Valderisa Pereira, Valéria Lamego, Valéria Luna, Vitor Ortiz, Wander Wildner, Wanderlea Coe, Werner Schünemann, Wilson Santarosa, Yully Patzinger.

Dedicatória: Dedicado a Betsy.

DIVULGAÇÃO
Cartaz: Ilustração: Pilar Prado, Marco Pilar.
Criação de material de divulgação: Pilar Prado.
Impressão de material de divulgação: RZ Plotagem e Graficações Ltda..
Assessoria de imprensa: Juliana Costa, Di Moretti / Palavras ao Vento Produções.
Site: Fred Messias, Gabriella Tachini / Pomo Estúdio (Porto Alegre).

Trailer. Duração: 01:59 (YouTube). Criação, roteiro, montagem, desenho de som: Guilherme M. Pires / Storytrailer / www.storytrailer.com.br.
TV spot. Duração: 00:30 (YouTube). Criação: Storytrailer / www.storytrailer.com.br.
Web spot 01. Duração: 00:48 (YouTube). Criação: Storytrailer / www.storytrailer.com.br.
Web spot 02. Duração: 01:00 (YouTube). Criação: Storytrailer / www.storytrailer.com.br.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 16 anos.
Distribuição: Lança Filmes (Porto Alegre).
Contato: Otto Desenhos Animados.

PREMIAÇÃO
• 46º Festival de Cinema de Gramado 2018: menção honrosa.
• 41 Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano 2019: Premio Coral de Largometraje, Animación.
• VII Edición de los Premios Platino Xcaret del Cine Iberoamericano [resultados anunciados online em 29 jun 2020]: indicação: mejor película de animación ao lado de Elcano y Magallanes, la primera vuelta al mundo (Ángel Alonso, 2019, ES), Klaus (Sergio Pablos, Carlos Martínez López, 2019, ES) e do vencedor Buñuel en el laberinto de las tortugas (Salvador Simó, 2018, ES).
• Ojo Loco 7e Festival de Cinéma Ibérique et Latino Américain de Grenoble: prix du jury étudiant.
• 13º Prêmio ACCIRS Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul 2019: melhor longa-metragem gaúcho.
• 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro [cerimônia online: São Paulo, Theatro Municipal, 11 out 2020]: indicação: melhor longa-metragem animação.
• 25º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro [aos melhores de 2019] / Papo de Cinema: melhor animação.

OBSERVAÇÕES
// Otto Desenhos Animados orgulhosamente apresenta // e Piratas do Tietê apresentam // (cf. créditos iniciais).
// Porto Alegre, 2018 // (última informação dos créditos finais).

Títulos alternativos: Ciudad de los piratas | A Cidade dos piratas 
Quanto ao título: Cf. as cópias finais, está grafado sem artigo, mas o material de divulgação como cartaz e trailer consta com artigo. Em troca de mails com a produtora Otto Desenhos Animados em 1º jul 2020 foi informado que a opção com o artigo "foi uma escolha de distribuição".
Grafias alternativas: Carlos Cunha | Alexandre Missel Knorre | Juliana Fossati | Larissa Lewandoski e Larissa Lewandowisky | Gabriela Tachini | King Jim [= Ricardo Cordeiro] | Gogó Produção de Filmes Ltda. | Lucas Jumkinoshita Machado | Desirée Biskup | Antonio Pereira | Pomo Estúdio Criativo | Luiz Pelizzari Monty (colorização) e Monty Pelizzari (assistência de animação) | Marcos Sigales 'Sheila' | Sepé de los Santos
Grafias alternativas (funções): Edição de áudio | Auxiliar de serviços gerais
Estúdio JLS, nome fantasia de JLS Facilidades Sonoras
Em estúdios de gravação de dublagem aparecem: Bunker Sound Design + Stern & Efron Studios Ltda. (provavelmente referem-se ao mesmo estúdio).

BIBLIOGRAFIA
KLEINERT, André. A Cidade dos piratas (2018) – Arte libertária em tempos obscuros. In: FEIX, Daniel; LUNARDELLI, Fatimarlei; PINTO, Ivonete; KANITZ, Mônica; VALLES, Rafael (org). 50 olhares da crítica sobre o cinema gaúcho. Porto Alegre: ACCIRS Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, Opinião Produtora, Diadorim Editora, JBL Harman, Pró-cultura / Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul, 2022. 226p. il., p.214-218.

Noticiário:
MENDES, Taiani. A Cidade dos piratas para iniciados. Adoro Cinema, Rio de Janeiro, ago 2018.
OSÓRIO, Ticiano. A Cidade dos piratas é o Otto e Meio da animação brasileira. Zero Hora, Porto Alegre, 1º nov 2019.
DAEHN, Ricardo. A Cidade dos piratas imprime perspectivas e valores de Laerte. Correio Braziliense, Brasília, 10 nov 2019.

Exibições


• Gramado (RS), 46º Festival de Cinema de Gramado [17-25 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Brasileiro,
Palácio dos Festivais, 24 ago 2018, sex, 20h30
Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen (R. Leopoldo Rosenfeld, 818)-Teatro Elisabeth Rosenfeld, 25 ago 2018, sab, 9h

• São Paulo (SP), 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo [18-31 out], out 2018

• Porto Alegre (RS), CineEsquemaNovo-Arte Audiovisual Brasileira [22-28 nov]-Mostra Competitiva Brasil, Cinemateca Capitólio, 22 nov 2018, qui, 21h

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Capitólio, 27 out 2019, dom, 19h (pré-estreia)

Lançamento comercial: circuito nacional (30 salas): 31 out 2019, qui

• Porto Alegre (RS), CineBancários,
31 out-1º-3, 5, 6 nov 2019, qui-dom, ter, qua, 17h
7-10, 12, 13 nov 2019, qui-dom, ter, qua, 19h

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-
Sala Paulo Amorim, 31 out, 1º, 3, 5, 6 nov 2019, qui, sex, dom, ter, qua, 19h30
Sala Eduardo Hirtz, 7-10, 12, 13 nov 2019, qui-dom, ter, qua, 15h
Sala Norberto Lubisco,
14-17, 19, 20 nov 2019, qui-dom, ter, qua, 17h20
21-24, 26, 27 nov 2019, qui-dom, ter, qua, 17h45

• La Habana (CU), 41 Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano [5-15 dez]-Concurso Latinoamericano, Infanta Sala 1, 11 dez 2019, qua, 10h

• Grenoble (FR), Ojo Loco 7e Festival de Cinéma Ibérique et Latino Américain [26 mar-7 abr]-Compétition Fiction, Cinéma Juliet Berto, 4 abr 2019, qui, 18h

• Brasília (DF), Expotchê 30 anos [2-11 jun] / Pré-lançamento Mostra Especial Primavera Gaúcha, Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, 4 jun 2023, dom, 17h + 10, 11 jun, sab, 14h, dom, 20h

• Porto Alegre (RS), Mostra Especial Primavera Gaúcha [21 set-13 out], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 12 out 2023, qui, 19h (apresentação: G. Póvoas)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Cidade dos piratas. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1197/cidade-dos-piratas. Acesso em: 17 de junho de 2024.