Legalidade (2019)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
HD, cor, 123 min

Direção: Zeca Brito.
Companhia produtora: Prana Filmes

Primeira exibição: Chicago, IL (US), 35th Chicago Latino Film Festival [28 mar-11 abr]-Feature Films, AMC River East 21 Theatres – Theatre 4, 10 abr 2019, qua, 20h30
Primeira exibição RS: Gramado (RS), 47º Festival de Cinema de Gramado [16-24 ago]-Sessão Especial, Palácio dos Festivais, 18 ago 2019, dom, 20h30

 

Legalidade é um resgate histórico de um dos momentos mais tensos da história do Brasil, no século XX. Em agosto de 1961, após a renúncia do presidente Jânio Quadros (1917-1992), setores da sociedade civil e membros das forças armadas tentaram impedir a posse do vice-presidente, João Goulart (1919-1976) – acusado de querer colocar o país na rota do comunismo. Durante a renúncia, Goulart estava em viagem pela China comunista, num momento em que as duas principais potências mundiais – Estados Unidos e União Soviética – disputavam corações e mentes, no contexto da Guerra Fria (1945-1991). Atento aos acontecimentos, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola (1922-2004) articula um movimento de obediência e fidelidade à Constituição, conhecido como Campanha da Legalidade, a fim de fazer o vice assumir o cargo a que tinha direito.

Além do respeito ao texto constitucional, haviam mais componentes envolvidos na discussão: Brizola e Goulart pertenciam ao mesmo campo político (o trabalhismo), e tinham algum grau de parentesco: Brizola era casado com Neusa, irmã de João Goulart. A crise se estendeu durante duas semanas, de 25 de agosto até 7 de setembro, e é lembrada por episódios marcantes, como a formação da Rede da Legalidade: um pool de rádios que noticiava os fatos em cadeia nacional, sob liderança da Rádio Guaíba de Porto Alegre – outras emissoras tiveram o sinal cortado. O Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, chegou a estar parcialmente sitiado, e foi protegido por barricadas – por receio de eventual invasão do exército. Especulações a respeito de um bombardeio aéreo também existiram, com origem na Base Área de Canoas. A Brigada Militar se posicionou ao lado do governador, que forneceu armas antigas para a população civil, temendo o pior.

O roteiro de Legalidade, assinado por Zeca Brito e Leo Garcia, acrescenta mais camadas de complexidade, que se somam ao drama principal. Há um triângulo amoroso envolvendo personagens fictícios, composto pela repórter Cecília Ruiz e pelos irmãos Luís Carlos e Tonho. Cecília trabalha como correspondente do jornal norte-americano The Washington Post no Brasil, mas parece ter uma agenda oculta de interesses. Ela se envolve com indivíduos que podem lhe fornecer aquilo que precisa: Luís Carlos é um antropólogo com atuação em guerrilhas, homem de confiança de Brizola. E Tonho é um jornalista que conhece os interiores do Piratini.

Há uma terceira linha narrativa, que se passa no tempo presente. Nela, Blanca, uma mulher órfã, procura por informações de seus pais – diretamente envolvidos com os episódios de 1961. Embora inventados, esses núcleos simbolizam histórias reais que aconteceram com pessoas verdadeiras.

Ao longo do processo de produção, a equipe da Prana Filmes conversou com diversas personalidades que testemunharam as ações, como Carlos Araújo, Flávio Tavares, Alceu Collares e Carlos Bastos, a fim de alinhar a reconstituição de época com os elementos ficcionais. O filho de João Goulart, o advogado Christopher Goulart, declarou que o filme conteria alguns equívocos do ponto de vista histórico, naturais dentro do processo de uma adaptação cinematográfica. Sua principal reclamação foi o fato de Legalidade não se aprofundar na viagem de retorno de Jango ao Brasil. Nela, foram decididos os detalhes que puseram fim ao impasse naquele momento, com a adoção do regime parlamentarista no país, a fim de evitar uma guerra civil. Esse gesto, porém, não foi suficiente para evitar a instalação da ditadura de 1964.

Em entrevista durante o Festival de Gramado, o diretor Zeca Britto sintetizou o trabalho da seguinte forma: "Esse é um momento histórico do Rio Grande do Sul que é bem pouco conhecido fora do Brasil e pouco ensinado nas escolas mesmo aqui. Recuperá-lo é uma obrigação". Desenvolvido desde 2011, o projeto havia sido sugerido por Sapiran Brito, o pai de Zeca, que também é ator e político ligado ao PDT Partido Democrático Trabalhista. Ex-candidato à prefeitura de Bagé, Sapiran foi amigo de Brizola, e aceitou fazer uma pequena participação no final do filme, interpretando o ex-governador em idade avançada. A crítica se dividiu quanto ao resultado final. No Papo de Cinema, Marcelo Müller elogiou a fotografia de Bruno Polidoro, mas enxergou certo didatismo e problemas de foco na narrativa. No Plano Crítico, Rodrigo Pereira identificou alguns clichês, ainda que tenha gostado da atenção aos detalhes e as locações em ambientes históricos.

Além de Porto Alegre, o longa teve filmagens em quatro municípios: São Miguel das Missões, Torres, Cambará do Sul e Garibaldi. Nas cerimônias de premiação, o longa destacou-se por seus fatores técnicos, recebendo troféus de fotografia, direção de arte e figurino em solenidades como o Festival Guarnicê de Cinema e o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. Foi escolhido ainda o melhor longa para os jurados do Moody Crab Film Festival e do Brazilian Film Festival. Zeca Brito recebeu três prêmios de melhor direção, e foi homenageado em Chicago, que sedia o maior festival de cinema brasileiro do centro-oeste dos Estados Unidos. O longa foi comercializado com diversas plataformas: Telecine Play, Google Play, Itunes.

Legalidade é o grande momento da carreira de Leonardo Machado (1976-2018), um ator de bastante repertório, que faleceu precocemente, aos 42 anos de idade, vítima de câncer no fígado. Machado compôs o elenco de mais de 30 longas-metragens gaúchos, além de também atuar em novelas (Viver a vida), criar séries (Verona) e desempenhar outras funções – como produtor. A atriz Cleo alterou o seu nome artístico após as filmagens (antes, assinava como Cleo Pires). Fernando Alves Pinto, outro destaque do elenco, é um rosto conhecido do cinema nacional e presença familiar no cinema gaúcho em curtas e em Anahy de la Misiones (S. Silva. 1997) ou Mudança (F. de Souza, 2020). Paulo César Pereio, que teve participação na composição do "Hino da Legalidade", faz uma pequena ponta como um experiente radialista. O ex-governador gaúcho também foi tema do documentário BrizolaTempos de luta (T. Ruas; R. B. Ferrari, 2007).

Sinopse


Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renuncia ao posto de presidente do Brasil. Pego de surpresa, o vice João Goulart precisa antecipar a sua viagem de volta da China, a fim de assumir o cargo. Mas sua suposta simpatia pelo Partido Comunista é motivo de debates nas forças armadas, que cogitam impedir a posse do novo comandante-em-chefe. No Rio Grande do Sul, o governador Leonel Brizola inicia intensas articulações políticas para assegurar o cumprimento da Constituição, lidando com adversários poderosos que não estão dispostos a aceitar Jango. Paralelamente à crise, Cecília Ruiz, uma jornalista com dupla cidadania (metade brasileira-metade norte-americana) circula pelos interiores do Palácio Piratini, em busca de informações privilegiadas. Ela é alvo do interesse afetivo de dois irmãos: o repórter Tonho e o antropólogo Luiz Carlos. Ao mesmo tempo, em 2004, outra mulher (Blanca) busca pistas do seu passado, e descobre conexões que vão conduzi-la diretamente à cadeia da Legalidade.

Ficha técnica


ELENCO
Cleo (Cecília),
Leonardo Machado, in memoriam (Brizola 1961),
Fernando Alves Pinto (Luís Carlos),
José Henrique Ligabue (Tonho),
Participação especial: Leticia Sabatella (Blanca).
Sapiran Brito (Brizola 2004),
Carla Cassapo (Dóris), Paulo César Pereio (Radialista),
Ignacio León (Che Guevara), Juliana Wolkmer (Neusa Brizola),
Fábio Rangel (Jango), Roberto Salerno de Oliveira (Coronel Machado Lopes), Luis Franke (Major Neme), Adriano Basegio (Hamilton Chaves), Alexandre Accorssi (Péricles), Áurea Baptista (Rosa Garramón), Eduardo Mendas (Chico), Erik Matthew (Robert), Evandro Soldatelli (Coronel Campos), Jairo Klein (Jânio Quadros), João França (Passageiro trem), Luiza Ollé (Lara), Marcos Contreras (Pereio), Néstor Monasterio (Presidente do Uruguai), Renato Teixeira (Capitão),
Bernardo Pimentel, Bruno Bazzo, Bruno Krieger, Danny Gris, Diego Farias, Filipe Pigatto, Fredericco Restori, Frederico Vittola, Gabriel Borsatto, Iluska Cuozzo, João de Lima, Julio Estevan, Kellen Linhares, Manuela Arruda, Martina Lopes, Matheus Walter, Maurício Peralta, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, Renato Del Campão, Rico Assoni, Tom Peres.
Dublês Cleo: Cris Eifler, Natália Vargas Xis.
Figuração adulta: Adão Morais, Adriano Araújo, Adriano Silva, Aguinaldo Sanhudo, Airton Lazaretti, Alan Richard Kalinski, Alan Rodrigo da Silva, Alessandro da Silva, Alex Bianquin, Alexandre de Souza, Alexandre Moreira, Alexsander Meirelles, Alexsander Suman, Aline Cardoso, Aline Peixoto Costa, Aline Scheidegger, Aline Strassburger, Álisson Siebeneichler, Allan Michael Klaus, Allo Engel dos Santos, Altair do Rosário, Ana Paola, Ana Paula Thume, Ana Victória Schwengber, Analu Bastos, Ânderson Pereira, André Portella, André Rotband, Andrea de Moraes, Andrea Machry, Andreo Demar dos Santos, Andressa Kuba, Andrew Bastos, Andriele Cavalheiro, Anestor da Silva, Angela Calixto, Angélica Machado, Angelo Martins e Silva, Ângelo Patrício Gomes, Aníceto Gonzalez, Anna Sgarbi, Anne Caroline da Silva, Antonio Carlos Lucas, Antonio Roberto de Domenico, Armando Flores, Artur de Oliveira, Bárbara Franzen, Bárbara Raphaelli, Bárbara Silva, Benjamin Buzza Ló, Bernardo Podgaietsky, Betina Printes, Brent Behncke, Brenda Fernández, Bruna Centeno, Bruna Hartmann, Bruno do Rosário, Bruno Glasenapp, Bruno Luiz de Pizzol, Bruno Mros, Caio Schroer, Caio Sehn, Calvin Furtado, Camila Costa, Camila Machado, Camilo Dal Más, Carlos Augusto Teixeira, Carlos Duro, Carlos Eduardo Barroso, Carlos Eduardo Meneses, Carlos Frederico Schroer, Carlos Roberto da Silva, Carlos Valdeci Andrade, Carmen Lucia Abreu, Carmen Teresinha Biaggio, Carolina d'Ávila, Carolina de Mattos, Caroline Alexandre, Caroline da Fontoura, Caroline de Mattos, Caroline Felipetto, Caroline Genro, Caroline Mace, Caroline Schmitz, Cássio Bernardes, Cássio Renck, Cátia Rolandi, Ceila Adriany de Oliveira, Celina Vecchi de Oliveira, Celso Vieira, Chaiana Butzke, Cipriana Almeida, Claudete Lacerda, Cláudia Rejane da Silva, Cláudio Carneiro, Cláudio Filipe Ribeiro, Claudio Luza, Cleber Renato de Lima, Cleci de Lurdes Souza, Cleidiane Melo, Cleverson Reis, Cleverton Borges, Conceição Silva, Constantino de Azevedo, Cristhian Montanha, Cristian Antônio Schultz, Cristiane Cabral, Cristiane Paulos, Cristiane Tasca, Cristiano Alves, Cristiano Garcia, Cristina da Rosa, Dagnimara Lopes, Daiane Giacomelli, Daisy Fornari, Daltro D'Arisbo, Danége Boeira, Daniel Benitez, Daniel Rocha, Daniel Sidon Belle, Daniela Lopes, Dantas Meine, David Nascimento, Débora Carneiro, Débora Moretti, Dener Snovarski, Deolinda Maria Salmoria, Diego Baziani, Diego Freitas, Dioudmar Santiago, Douglas Eringex, Douglas De Antoni, Douglas dos Reis, Douglas Souza, Eduarda de Mello, Eduardo Berthier, Eduardo Figueiró, Eduardo Fronckowiak, Eduardo Segata, Eliane Maria Wechter, Elisiane dos Santos, Elison Couto, Eliton Avila, Elton Manganelli, Elvis Corci, Emilly Koutzmann, Eni Veiga, Ericks Pinto, Estefânia Britto, Eudaisi Guindani, Eulália dos Santos, Everson Ferreira, Éverton Pereira, Fabiana Cerra, Fabiana Massing, Fábio Galvão Cesar, Fabrício Erthal, Felipe Borges, Felipe Leite, Felipe Martins, Felipe Mello, Felipe Nunes, Fernanda Bocoli, Fernando da Silva, Fernando Dal Castiel, Francielle Daltrozo, Francielle dos Santos, Francisco Caselari, Gabriel Abreu, Gabriela Bueno, Gabriela da Silva, Gabriela de Barros, Gabriela Good, Graciela Caputti, Gean Ribas, Gelso Pauletti, Gessi Siqueira, Gian Ribas, Gianluca Carboni, Gilberto Nunes, Gilseda Marilene Machado, Giordano Dexheimer Gil, Giovana Daniele Flores, Giuliano Dornelles, Giuliano Zanette, Glauber da Rosa, Glaucia Leiffy, Glaucio da Silva, Gloria Andrades, Graciela Caputti, Grasieli Erthal, Graziela Venzon, Gregóri Gelatti, Gregório Tubino, Guilherme Grecco, Guilherme Müller, Guilherme Rodrigues, Guilherme Suman, Guilherme Zanella, Hector Zurita, Helena Scherer, Henrique Dalbão, Idaiane Hegele, Ieda Belebone, Igor Azi, Igor Costa, Igor de Almeida, Ingrid Flores, Iolanda Nunes, Iracema Bandarra, Iran da Costa, Isabel Fonseca, Isabella Baccis, Isadora Conceição, Isadora Dias, Ismael Guterrez, Iury da Luz, Ivan Brito, Ivan Ramos, Jacqueline Santos, Jairo Kuba, James de Souza, Janaina Barbosa, Janaina Santana, Jaqueline Grabowski, Jean Cassio de Vargas, Jean dos Santos, Jefferson Martins, Jennifer Becker, Jerônimo Rodrigues, Jéssica Carvalho, Joanny Camargo, João Batista de Assunção, João Felipe de Bittencourt, João Gabriel Gonçalves, João Ignácio, João Ramos, Joaquim Serapião, Joceli Oliveira, Joe Nicolay, Joana Helena Caspar, Jonatha Faccini, Jonathan Peixoto, Jonathas Rosário, Joratens de Oliveira, Jordana Gutierrez, Jordana Teixeira, José da Silva, José Ignácio Neto, Josiele Barcellos, Josué Silva, Joyce Adriele Brazil, Julia Manganelli, Juliana Gonçalves, Juliana Sixel, Julianes de Lima, Juliano Cunha, Julio Alberto Vivian, Julio Cesar Cascaes, Júlio Moro, Jurema Terezinha Moreira, Kamila Vignol, Kélliana Braghini, Kelvin Castello Branco, Krisellen Rangel, Lademir Silveira, Ladi Gross de Oliveira, Laionel Mattos da Silva, Larissa Altenetter dos Santos, Larissa Steyer, Laura Marçal, Laura Maschmann, Laura Saraiva, Leandro da Silva, Leila Kathia Conceição, Leilani dos Santos, Lenice Rodrigues, Leonardo da Silva, Leonardo de Almeida, Leonardo Grazziani, Leonardo Malta, Leonardo Ritter, Leonardo Torres, Leonardo Vieira, Letícia dos Santos, Letícia Schimit, Liana Bett, Liane Oliveira, Lile Sanfelice, Luana Souza, Lucas Assumpção, Lucas Bertandi, Lucas Conceição, Lucas da Silva, Lucas Matheus dos Santos, Lucas Moraes, Lucas Sampaio, Lucca do Amaral, Lucelia Beatriz de Melo, Lucian de Freitas, Luciana Becker, Luciana Lorenzet, Luciane Góis, Luis Alexandre Ramos, Luis Antonio Dias Junior, Luis Eduardo da Rosa, Luis Fernando Xavier, Luis Fernando Zago, Luis Giomar de Mello, Luis Henrique da Silva, Luísa Costa, Luiz Carlos Lucas, Luiz Ottavio Arrieta, Maico Machado, Maicon dos Santos, Maquelen Morais, Marcela Sant'Anna, Marcele Tedy, Marcelo Bonifacio, Marcelo Costa, Marcelo da Costa, Marcelo Dias, Marcelo Restori, Marcia Adams, Marcia Sigal, Marcio Freitas, Marcio Henrique Vianna, Márcio Machado, Marcio Roberto dos Santos, Marco Torelly, Marcos Becker, Marcos Miranda, Marcos Paulo da Silva, Marcos Torelly, Maria Alice Kauer, Maria Augusta Galbinski, Maria da Graça Fortes, Maria do Carmo Correa, Maria Eduarda Pacheco, Maria Luisa dos Santos, Maria Olinda Silva, Maria Solange Conceição, Mariana Bemfica, Mariana Bento, Mariana Catalane, Mariana Leoti, Maribel Pohlmann, Marília de Oliveira Dias, Marina Corrêa, Marina Pizatto, Mariza Siga, Matheus Aquino, Matheus Athaide, Matheus Atz, Matheus de Camargo, Matheus Gomes, Matheus de Morais, Maurício de Araújo, Mauricio de Freitas, Mauricio Silva, Meline Cunda, Michael Fernandes, Michael Pereira, Michel Quevedo, Michele Lopes, Michele Ramos, Miguel Angelo Pinto Jr., Milena de Menezes, Mirieli dos Santos, Moacir Bueno, Mônica de Freitas, Mônica Worm, Morgana Alves, Murilo Fontoura, Nara da Silva, Nathaly da Silva, Neil Collins, Neir Alves, Nereu Maidana, Neusa Maria Duarte, Nicanor Oliveira, Nicolas Felipe Kraemer, Nicole Anselmo Quines, Nilson Afonso Fritzen, Nina Rose Guarnieri, Odenir Schwartz, Otávio Lucas, Pablo Coelho, Pâmela Monica, Paola Freitas, Paola Sartori, Paraguassú Ribeiro, Patricia Helena Rihl, Patricia Hulsbus, Paula da Rocha, Paula Dalpupo, Paulo José Barreto, Paulo Mühl, Paulo Ricardo da Silva, Paulo Roberto Arruda, Paulo Roberto da Silva, Paulo Sérgio Pires, Pedro Antonio Martins, Pedro Bueno, Pedro Guindani, Pedro Henrique Bertoldi, Pedro Rafael dos Santos, Pietro Cardoso, Priscila Linhares, Rafael Gustavo Lucas, Rafael Meng, Raimundo Ortega, Ramirez de Arruda, Raquel Conzati, Raquel Teixeira, Regina Carneiro, Reinaldo da Conceição, Renan Borges, Renata Bandarra, Renata Neira, Rian Goettert, Ricardo Bandarra, Rita de Cacia Machado, Roberta da Silva, Roberto von Baranow, Robson Guerra, Rodolfo Ruscheinsky, Rodrigo Bandarra, Rodrigo Corrêa, Rodrigo Dartora, Rodrigo Henkork, Rodrigo Jankoski, Rodrigo Marques, Rodrigo Paradeda Corrêa, Rodrigo Tavares, Roger Duarte, Rosangela de Souza, Rosângela Oliveira, Rose Camargo, Roselia dos Santos, Rubem Michel, Rusy Scliar, Samuel Fraga, Sandro de Oliveira, Sandy Padilha, Saulo da Silva, Sérgio dos Reis, Severson Vieira, Sibele Humbert, Silvana Santos, Silvia Cristina Figueiredo, Simone da Silva, Simone Rashe, Simone Rodrigues, Sirlei Erthal, Susiane Inês Correa, Tainara Correa, Tais Gandilio, Taís Palhares, Taís Tietz, Talles Roberto Machado, Tânia Giacomelli, Tânia Mara da Silva, Tassia Machado, Tatiana Xavier, Tatiana Xavier, Tatiane Giovanella, Taylor Pereira, Teobaldo Roberto Hennig, Teresa Batista, Terrence Lacerda, Thaécio Alves, Thaina Emanuele Grazioli, Thaise da Silva, Thiago Bandarra, Thiago da Silva, Thiago Zimermann, Tiago Ribeiro, Tiago Sant'Ana, Tiano Caduri, Tranquilo Scapin, Tyrell Spencer, Valdir Teixeira, Valdoir Barbosa, Valéria Marafiga, Vanessa da Silva, Vanessa Nunes, Vera Leal, Vera Regina Silva, Verenice Hengen, Verônica Rodrigues, Victor Bueno, Victória Araújo, Victória Figueiredo, Vinícius Lara, Vinicius Paiva, Vithória Dill, Vitor Neves, Vitória Borges, Vitória Brzuska, Vitória Pereira, Viviana Silveira, Volmir Bairos, Wagner Ceretto, Wagner Lima, Wagner Silveira, Waina Barreto, Waleska Vasconcellos, Wanderley Fioravante, Wendel Pinheiro, Weslei Carneiro, William Cardoso, William da Silva, William Trindade, Winicius Morais.
Figuração infantil: Andriele Canquerini, Arthur Santos, Bruno Oliveira, Bruno Pohlmann, Cailaine Ramos, Danilo Franco, Edison Ferreira, Edson Cartilho, Emanoelli Rebelatto, Emily Correa, Fernando Paim, Gabriela Zabiela, Ghilbert Ramos, João Vitor da Silva, Julia Eduarda Avila, Juliana Timóteo, Kanandra Nunes, Kevin Almeida, Laura Bandarra, Lívia Schwarzbold, Luana Morais, Lucas Machado, Lucas Ortegas, Luiz Ramos, Matheus Paiano, Meilin dos Santos, Nadieli Ferreira, Pâmela Dalpupo, Roberta Lorenzet, Rodrigo Campos, Stéfani Luise Conzati, Thiago Cruz, Vitória Tiburski, Weleson da Silva.

DIREÇÃO
Direção: Zeca Brito.
Primeira assistência de direção: Carolina Silvestrin.
Segunda assistência de direção: Audrey Pereira.
Continuidade: Daniela Bermudez.
Assistência de direção na pré-produção: Denise Marchi.
Preparação de elenco: Carla Cassapo.
Consultoria iconográfica: Paula Ramos.

ROTEIRO
Roteiro: Leo Garcia, Zeca Brito.
Consultoria de roteiro: Anna Carolina Francisco, Carlos Gerbase, Hilton Lacerda.
Pesquisa: Tainara Fraga.
Tradução de idiomas para legendas: Erik Soderberg, Fabien Olivier, Andréa Verônica, Ana Carolina Azevedo.

PRODUÇÃO
Produção e produção executiva: Luciana Tomasi.
Assistência de produção executiva: Patricia Barbieri.
Direção de produção: Glauco Urbim.
Coordenação de produção: Luísa Adegas.
Assistência de produção: Jéssica Ocaña.
Assistência de produção de base: Clarissa Cé.
Secretaria de base: Daniela Monteiro.
Produção de elenco: Simone Buttelli.
Assistência de produção de elenco: Gabriel Rocha.
Produção de figuração: Maria Elisa Dantas.
Assistência de produção de figuração: Gabriel Bonilha, Fernanda Bierhals.
Produção de locação: Glauco Urbim, Pedro Gusmão.

Produção de set: Marcelo Baieski Tchaca, Thiago Luiz Machado.
Assistência de produção de set: Tiago Padilha, Marcos Rohrig.
Platô: Marcos Rohrig.
Alimentação: Adriana Mercanti, Liliane Dias da Rosa / Alimenset Eventos (Porto Alegre).
Motoristas: Alexandre Souza, Cássio Bulgari, Cristiano Conceição, Juan Carlos da Silva, Laís Tavares, Levistone Manara, Hugo Guimarães, Márcio Carneiro, Mauro Rebello, Paulo Calzia, Regis Gavião, Rudimar Soares, Toni Manara.
Segurança: Adriano Cassapietra.

Controle financeiro: Maristela Ribeiro.
Assessoria jurídica: Fernando Yazbek, Stéfano Falcão.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Bruno Polidoro.
Operação de câmera e steadicam: Junior Loiola.
Primeira assistência de câmera: Arno Schuh.
Segunda assistência de câmera: Lígia Tiemi Sumi.
Primeira assistência de câmera de segunda unidade: Juliano Dutra.
Segunda assistência de câmera de segunda unidade: Juliano Possebon.
Operação de video assist: Erê Carvalho Zimmer.
Logger: Bruno Carvalho.

Eletricista chefe: Mauricio Leite.
Assistência de elétrica: Felipe Kuhn, Guilherme Menegotto, Alexandre Cardoso da Silva, Beto Ramos.
Maquinistas: André Campanhol, Leandro Rosa.
Assistência de maquinaria: Jefferson Oliveira, Anderson Dias.
Geradorista: Alexandre Cardoso da Silva.

Fotografia de cena e making of: Joba Migliorin.

ARTE
Direção de arte: Adriana Nascimento Borba.
Assistência de arte: Carolina Pereira, Virginia Simone, Gabriel Pereira.
Segunda assistência de arte: Acauã Brondani.
Produção de arte: Victória Swirsky.
Assistência de produção de arte: Aline Simmi.
Direção de arte – preparação: Gilka Vargas, Iara Noemi.
Assistência de arte – pré-produção: Bianca Chiaradia.
Contrarregragem: Tiago Kraemer.

Design gráfico arte: Bernardo Marocco.
Fotografia cartazes de cena: Gaspar Delgado.

Figurino: Marcia Nascimento.
Assistência de figurino: Claudia Velasco.
Segunda assistência de figurino: Mariane Collovini.
Camareiras: Camila Daronch, Jacqueline Aquino, Camila Kunsler.

Caracterização, maquiagem e cabelo: Nancy Marignac.
Assistência de maquiagem: Val Oliveira, Michelle Nunes.
Maquiagem Cleo: Britney Federline.

SOM
Som direto: Gabriela Bervian.
Microfonistas: Tiago Mayer, Higor Rodrigues.
Estagiária de som: Gisele Moser.

MÚSICA
Direção musical: Rita Zart, Zeca Brito.
Música original: Guilherme Ceron, Tiago Abrahão.
Músicos: Guilherme Ceron (baixo), Pedro Borghetti (bombo legüero, charango), Tiago Abrahão (violão, scores).
Gravação da música: Wagner Lagemann.
Mixagem da música: Tiago Abrahão.

Músicas originais:
• "Tema Blanca 1 a 5" (Tiago Abrahão) por Tiago Abrahão
• "Tema Brizola" (Guilherme Ceron) por Guilherme Ceron, Pedro Borghetti e Tiago Abrahão.
• "Ceci tramando 1 a 8" (Tiago Abrahão) por Tiago Abrahão
• "Fuga" (Guilherme Ceron) por Tiago Abrahão e Pedro Borghetti
• "Luta 1 a 9" (Tiago Abrahão) por Tiago Abrahão e Pedro Borghetti
• "Tema Che" (Guilherme Ceron) por Guilherme Ceron
• "Tema Blanca e Brizola" (Guilherme Ceron) por Guilherme Ceron, Pedro Borghetti, Rita Zart e Tiago Abrahão

Produção musical de copyright: Rita Zart.
Músicas licenciadas:
• "Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro" (Louis Moreau Gottschalk) por Igor Buketoff, Eugene List, Orchester der Wiener Staatsoper // Domínio público / Gravadora: Naxos of America, Inc. / Fonograma gentilmente cedido pela Naxos of America, Inc., licenciado por Delira Música
• "Loucura" (música, letra: Lupicínio Rodrigues) por Lupicínio Rodrigues // Editora: Indus (Peermusic do Brasil Edições Musicais Ltda.) / Gravadora: Warner Music Brasil / Fonograma gentilmente cedido pela Warner Music Brasil Ltda., uma empresa Warner Music Group
• "It's now or never" ["'O Sole mio!"] (música: Eduardo Di Capua, Alfredo Mazzucchi, letra em italiano: Giovanni Capurro; canzone napoletana; letra em inglês e adaptação: Aaron Schroeder, Walter Gold) por Elvis Presley // Editoras originais no mundo, exceto Estados Unidos: Universal Music Publishing Ricordi SRL / Gennarelli Bideri Editori SRL / Fonograma gentilmente cedido por Sony Music Entertainment
• "Hino da Legalidade" (música: Paulo César Pereio, letra: Lara de Lemos) por Daniel Benitz, Pedro Borghetti e Coral Unisinos Anchieta, regência: Francis Padilha
• "Hino da Legalidade" (música: Paulo César Pereio, letra: Lara de Lemos) por Celau Moreyra e Tiago Abrahão
• "Il Guarany. Overture" (Antonio Carlos Gomes) por Royal Philharmonic Orchestra // Domínio público / Gravadora: ℗ &Amp; © Membran Productions, Germany GmbH / Licenciado por Delira Música / Gentilmente cedido por Membran Productions, Germany GmbH
• "Piel canela" (Bobby Capó) por Eydie Gormé y Los Panchos // Editora: Edições Euterpe Ltda. / Gravadora: ℗ 1964 Sony Music Entertainment México, S.A. de C.V. / Fonograma gentilmente cedido por Sony Music
• "Il Guarany. Overture" (Antonio Carlos Gomes) por Bruno Neves, Gian Becker, Pedro Borghetti e Tiago Abrahão // Domínio público
• "Guri" (música: Julio Machado da Silva Filho, letra: João Batista Machado; milonga) por César Passarinho // Fonograma gentilmente cedido pela gravadora ACIT
• "Semeadura" (música: Vitor Ramil, letra: José Fogaça; milonga) por Vitor Ramil com Carlos Moscardini e Santiago Vazquez // Editoras: Warner Chappell Edições Musicais Ltda. (50%), Fogaça / Pandorga (50%) – Pand Orga Ed. Mus. e Prod. Art. Ltda. – Universal Music Publishing MGB Brasil Ltd. / Fonograma gentilmente cedido por Satolep Music [créditos finais]

ARQUIVO
Imagens: Arquivo Leopoldis-Som-Museu do Trabalho-RBS TV; Arquivo Nacional; CEDOC TV Cultura; Acervo Fotográfico do MuseCom Museu da Comunicação Hipólito José da Costa; Imagens Acervo ZH / Banco de Dados CDI Grupo RBS; Memorial do Legislativo / Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Citações:
Pinturas e afrescos do Palácio Piratini: Aldo Locatelli.
Arquitetura: Luís Fernando Corona (Palácio da Justiça), Carlos Maximiliano Fayet (Palácio da Justiça), Giovanni Battista Primoli (São Miguel das Missões), Maurice Gras (Palácio Piratini).

FINALIZAÇÃO
Montagem: Alfredo Barros, edt..
Assistência de montagem: Raoni Ceccim.
Coordenação de montagem: Silvia Baptista.

EQUIPE Post Frontier
Supervisão de pós-produção de imagem: Daniel Dode.
Assistência de pós-produção: Arthur Bovo, Jonas Costa.
Efeitos visuais: Gustavo Zuchowski.
Legendagem: Jonas Costa.
Coloristas: Daniel Dode, Leo Candian, Gustavo Zuchowski.
Geração e aferição de DCP e deliverables: Daniel Dode, Gustavo Zuchowski.

Desenho de som: Marcos Lopes, Tiago Bello.
Foley: Hiozer da Silva, Ivan Lemos.
Edição de sons ambientes: Cristiano Scherer.
Assistência de edição de som: Rafael Pinheiro Schaefer.
Mixagem de diálogos: Toco Cerqueira.
Mixagem: Tiago Bello.

EQUIPE JLS
Gerência geral: José Luiz Sasso, ABC.
Gerência operacional: Daniel Sasso.
Assistência operacional: Bruna Machado.

ACESSIBILIDADE
Roteiro de AD Audiodescrição: Mimi Aragón.
Consultoria de roteiro: Manoel Negraes, Rafael Braz.
Narração: Diana Manenti.
Técnico de som: Bruno Klein / Porta da Toca Estúdio (Porto Alegre).

Tradução e interpretação em LIBRAS Língua Brasileira de Sinais: Celina Xavier Neta.
LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos: Kemi Oshiro.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Luz e acessórios: Naymar – Infraestrutura Audiovisual (Porto Alegre). Direção: Cleber Kühn. Atendimento: Leandra Andrade.
Câmera: Marc Films (São Paulo); 2.Oito Locadora de Equipamentos Cinematográficos.
Carregadores: 3F Carrier (Porto Alegre).

Estúdio de pós-produção de imagem: Post Frontier (Porto Alegre).
Estúdio de gravação da música: Estúdio Pedra Redonda (Porto Alegre).
Estúdios de dublagem: Bunker Sound Design (Porto Alegre); Gogó Conteúdo Sonoro (Porto Alegre).
Estúdio de edição de som e mixagem: Gogó Conteúdo Sonoro (Porto Alegre).
Estúdio de mixagem: JLS Facilidades Sonoras (São Paulo).

Acessibilidade: OVNI Acessibilidade Universal (Porto Alegre).
Captação, edição e finalização de acessibilidade: Forno FX (Porto Alegre).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Prana Filmes (Porto Alegre).
Financiamento (BR): Chamada Pública BRDE/FSA PRODECINE 04/2013. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Invideo Produções Cinematográficas Ltda.. Valor: R$ 448.510,00.
Financiamento (BR): Chamada Pública BRDE/FSA PRODECINE 01/2014. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Invideo Produções Cinematográficas Ltda.. Valor: R$ 1.500.000,00.
Financiamento (BR): Chamada Pública BRDE/FSA Comercialização em Cinema 2018. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Invideo Produções Cinematográficas Ltda.. Valor: R$ 200.000,00.
Patrocínio: Banrisul Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.; Banrisul S.A. Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio; Badesul Desenvolvimento / Governo do Rio Grande do Sul – Novas façanhas.
Apoio institucional: Porto Alegre Film Commission; IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / Ministério da Cidadania / Governo Federal – Brasil – Pátria amada.
Apoio cultural: Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul; Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; Cantina Famiglia Facin; Companhia Estadual de Silos e Armazéns; DMAE; FEPAGRO Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária; Fundação Ecarta; La Rouge Bistrô; Luiz Carlos Barbosa da Silva; Mantra Gastronomia e Arte; Memorial do Ministério Público; MUSAL Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro; Bar Ocidente; Peppo Cucina; Prefeitura de Porto Alegre; Raw Porto Alegre; Restaurante Supreme; Secretaria da Cultura São Miguel das Missões; Secretaria Estadual da Fazenda RS; Teatro Dante Barone; Urban Farmacy; Brigada Militar; Prefeitura São Miguel das Missões; Hotel Laghetto Viverone Moinhos; Giordani Turismo e Eventos; Garibaldi – A capital do espumante.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Alfaiataria do Pedro, Alexandra Ungaratto, Alfaiataria Uomo / Irineu Zgievski, Alice Urbim, Amanda Costa, Ana Paim, Ana Paula Galvão, Antonio Alves, Atelier Tafetá, Alceu de Deus Collares, Bello Bagno, Brozauto Veículos e Peças Ltda., Café do Mercado, Caio Uniformes Militares, Carlinda Mattos, Carlos Eugênio Fernandes, Carlos Schleicher, Casa de Cinema de Porto Alegre, CRAS Centro de Referência e Apoio Social (Porto Alegre), Cesar Freitas, Christine Gehring, Cinemateca Capitólio Petrobras, Cláudia de Quadros, Cleber Benvegnú, Coral Unisinos, coronel Alexandre Martins, coronel Carvalho, coronel Hartmann, Correio do Povo, CTG Chimangos – Invernada, CTG Pousada da Figueira – Invernadas, CTG Roda de Chimarrão – Invernadas, CTG Vaqueanos da Tradição – Invernadas, Daltro D'Arisbo, Débora Peters, Débora Pozza, Denise Stumvoll, Denver Reginato, Diego Barbosa, Ederson Maestri, Eduardo Vital, Empresa Jornalística Caldas Junior, Escoteiros do Brasil (Porto Alegre), Eva da Rocha, Fabiano Moraes, Fabíola Cristina, Fernanda de Andrade, Fernanda Vaz, Ferreira Indústria Gráfica, Flávia Borba, Flavio Vargas, Gabinete deputada Juliana Brizola, Gaspar Delgado, José Ivo Sartori (governador PMDB-RS 2015-2018), Tarso Genro (governador PT-RS 2011-2014), Guilherme Cassel, Guilherme Pinto, Helena Ocaña, Hotel Praça da Matriz, INCAER, IPHAN RS, Isabel Cristina Pinto, Ivan Rodrigues, Jairo Swirsky, Jonas Palavro, Jorge Luís dos Santos, José Carlos Rodrigues, José Luis Correa, Juliano (maquinista Maria Fumaça), Justa Trama, Laurecir de Oliveira, Liege Nardi, Ligia Walper, Luciana Martins, Luciane Swirsky, Luciano Garcia, Luiz Caio de Miranda, major QOEM Leandri Mauat da Silva, major Najara Santos da Silva, Marco Vasconcelos, Maria Clara Bassin, Maria Helena Sartori, Marta Gleich, Matheus Walter, Melina Barão, Memorial do Ministério Público, Memorial Landell de Moura, Miguel Lewis, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu do Rádio, Myrian Borba, Patrick Miranda, secretário Paulo Salvi, PDT Nacional, PDT Novo Hamburgo, PDT Porto Alegre, Prefeitura de São Miguel das Missões, Puro Trato Nutrição Animal, RBS, Rejane Kreusburg, Renata Ractz, Ricardo da Fonseca, Roberto Salgado, Rochele Zandavali, Rodrigo Englert, Rodrigo Lopes, Romeu Adegas Filho, Rotaract Bom Fim (Porto Alegre), Sandra Pereira, Sandro Monteiro, Secretaria de Turismo de Torres, secretário Victor Hugo, Sidinei Rodrigues, tenente coronel Everton Oltramari, Teresinha Costa, Thiago Duarte, Valdisnei Santos, Veteran Car Club do Brasil, Vera Spolidoro.
Agradecimentos da direção: Ana Silva Chagas, Adriana Brito dos Santos, André da Rocha Ferreira, Ane Siderman, Antônio Moraes, Ariel Kuaray Ortega, Carlos Araújo, Carlos Bastos, Carlos Gerbase, Cid Nader, Claudia Brito, Denize Goulart, Dilma Rousseff, Elvira Nascimento, Fernando Huchiga da Rosa, Flávio Tavares, Giba Assis Brasil, Helena Moraes, Hilton Lacerda, Iuli Gerbase, Jean-Claude Bernardet, João Goulart Neto, Joaquim Pedro de Andrade, Juliana Brizola, Juremir Machado da Silva, Laís Brito, Layla Brizola, Loureni Machado, Luís Carlos Teixeira, Luiz Rosemberg Filho, Maria Amélia Bulhões, Maria Luisa Teixeira da Luz, Mario Porto da Rosa, Patrícia Kerexu Ferreira, Paula Markovitch, Paula Ramos, Paulo César Pereio, Roger Lerina, Sandra Mara Machado, Sapiran Brito, Tabajara Ruas, Terezinha dos Santos, Vera Stringhini, Zé Celso Martinez Corrêa.
Agradecimentos do roteiro: Augusto Canani, Camila Agustini, Clotilde Druck Garcia, Elis Duda Garcia, Frederico Ruas, Gibran Dipp, Mariana Giongo Duda, Pedro Harres, Valter Duro Garcia.

Dedicatória: A Leonardo Machado in memoriam.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, em lugares como: Palácio Piratini, Hotel Laghetto Moinhos, Palacinho (Palácio do vice-governador RS), Bar Sgt. Peppers, Jardim do DMAE, Cais do Porto, Prefeitura de Porto Alegre, Memorial do Ministério Público, Arquivo Público do Estado do RS, Boulevard Laçador, Masseratti Administração, Jockey Club, Paróquia N. Sra. das Dores, Sargent Peppers, Palácio da Justiça, Quinta da Estância Grande Sítio Educacional.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 2:02:48
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:
Acessibilidade disponível: AD Audiodescrição + LIBRAS Língua Brasileira de Sinais + LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos.

DIVULGAÇÃO
Artista visual: Leo Lage.
Assessoria de imprensa filmagem e making of: Bruna Paulin.
Assessoria de imprensa: Paula Ferraz, Juliana Mantovani, Zé Martins / Sinny Assessoria e Comunicação (São Paulo).
Marketing digital: Zé Agripino, Babi Sonnewend.
Assessoria de comunicação e eventos: Patrícia Rabello.

PREMIAÇÃO
• 42º Festival Guarnicê de Cinema, São Luís, 2019: melhor direção + ator (Machado) + direção de arte + fotografia.
• 14º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, Floriano, 2019: melhor direção + roteiro + ator (Pinto) + fotografia + arte + figurino.
• Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2022: categoria: Obra cinematográfica.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Distribuição: Boulevard Filmes (São Paulo).
Contato: Prana Filmes.

OBSERVAÇÕES
Nos créditos, em referências bibliográficas, apenas títulos e autores são citados, sem a imprenta.
Em muitas fontes, para "Guri", ao invés de Julio Machado da Silva Filho, consta Julio Machado da Silva Neto, inclusive no LP com as finalistas da XIII Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, em Uruguaiana, 1983. Isso porque Julio Machado da Silva Filho "presenteou / homenageou" a autoria da música ao seu filho (Julio Neto) que à época tinha cerca de 7 anos. A milonga, com letra do irmão João Batista Machado [da Silva] é defendida por César Passarinho com Neto Fagundes (violão) e Renato Borghetti (gaita) e ganha a Calhandra de Ouro nesta edição do festival. Embora oficialmente a música esteja creditada a Julio Machado da Silva Neto perante a lei e aos direitos autorais, para efeito de indexação optamos por Julio Machado da Silva Filho.
Motoristas: Hugo Guimarães está creditado duas vezes; provavelmente Levistone Manara e Toni Manara são a mesma pessoa [foi mantido].
Alguns nomes da figuração infantil aparecem repetidos em figuração adulta (dois com grafias diferentes), a saber: Emanoelli Rebelatto, Gabriela Zabiela, Ghilbert Ramos, Júlia Eduarda Avila, Kevin Almeida, Lívia Schwarzbold, Thiago Cruz. Este nomes foram mantidos apenas em figuração infantil.
Patrícia Kerexu Ferreira aparece creditada em elenco e em figuração adulta. Foi mantida apenas em elenco com a grafia adotada por ela, cf.:
Patrícia conta que o Xamã da aldeia revelou que seu nome verdadeiro seria Pará Yxapi e não Kerexu, como se chamava anteriormente. Ela fala que após a mudança do nome para Pará Yxapi ela parou de sentir alguns desconfortos e se sente melhor. Por isso, nos primeiros filmes que realizou junto com o projeto Vídeo nas Aldeias, o seu nome é Kerexu. Já nos últimos trabalhos de vídeo instalação e filmes que realizou, aparece como Pará Yxapi, que significa "eu vim da morada do Tupã". (WOLF, Ivanirce Gomes. A Produção videográfica dos guarani: entre o político e a arte. Orientação: profa. dra. Aissa Afonso Guimarães. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo-Centro de Artes-Programa de Pós-Graduação em Artes-Curso de Mestrado, 2019, p.71.)
Na maioria das fontes, no entanto, Yxapy aparece com y ao final e não i como está na dissertação (onde também grafou-se Ixapy em nota e na bibliografia...).
Em apoio cultural, Fundação Ecarta também aparece creditada como Ecarta – Fundação Cultural e Assistencial (foi retirada).

Títulos alternativos: Resistance.
Grafias alternativas: Adriana Borba (i) e Adriana Nascimento Borba (f) | Ligia Walper Ruas | Roberto Oliveira | Valéria Oliveira | Michele Nunes | Muka [= Tiago Kraemer] | Marcelo Baiesky | Thiago Machado | Cristiano Lima [= Cristiano Conceição] | Erê Zimmer | Leandro da Rosa | Juremir Machado e Juremir Machado da Silva | Wally Gold | Aaron H. Schroeder | Estúdio JLS | Bunker Studio | Alimenset | José Wellington Loiola | Emanoeli Regina Rebelatto (figuração adulta) e Emanoelli Rebelatto (infantil) | Kevin de Almeida (adulta) e Kevin Almeida (infantil) | Patrícia Kerexu Ferreira | Ariel Ortega | Banrisul | Banrisul Corretora de Valores | Matheus Pantaleão | Virgínia Lima | Cristiane Eifler | Júlio Machado da Silva Filho | Alexandre Cardoso | Gogó | Eduardo Mendonça | Alexandre Accorsi | Sinny Assessoria | Denise Goulart | Brenda Behncke
Grafias alternativas (funções): Catering | Controller | Chefe de elétrica | Fotografia still | Instrumentistas | Trilha sonora original | Técnico de gravação de trilha sonora | Mixagem trilha sonora original | Estúdio de gravação de trilha sonora

BIBLIOGRAFIA
Referências bibliográficas (cf. créditos finais):
FONTOURA, Hélio. 40 anos ao lado de Brizola.
BRIZOLA, João. Minha vida com meu pai, Leonel Brizola.
CASALLI, Jairo Antônio. Memórias de Brizola.
AMARAL, Anselmo F.. Brizola e a Legalidade.
KUHN, Dione. Brizola da Legalidade ao exílio.
ALMEIDA, Mario de; GUIMARAENS, Rafael. Trem de volta: Teatro de Equipe. Porto Alegre: Libretos, 2003.
BANDEIRA, Moniz Brizola e o trabalhismo.
SCLIAR, Moacyr. Mês de cães danados.
FACHEL, Claudio. Fotojornalismo e Legalidade.
GUIMARAENS, Rafael. Pôrto Alegre, agosto de 61. Porto Alegre: Libretos.
GUIMARAENS, Rafael. Unidos pela liberdade.
MARKUN, Paulo; HAMILTON, Duda. 1961: Que as armas não falem.
FELIZARDO, Joaquim. A Legalidade: Último levante gaúcho.
CHEUCHI, Alcy. Nós e a Legalidade.
SILVA, Juremir Machado da. Vozes da Legalidade.
TAVARES, Flávio. 1961 – O golpe derrotado.

Noticiário (incluindo crítica):
Longa-metragem Legalidade inicia gravações em Porto Alegre. Coletiva.net, 12 maio 2017.
[https://coletiva.net/noticias/longa-metragem-legalidade-inicia-gravacoes-em-porto-alegre,123037.jhtml]
Um papo com Zeca Brito, diretor do filme Legalidade. Culturíssima, 2 jul 2017.
[http://culturissima.com.br/especial/entrevista-um-papo-com-zeca-brito-diretor-do-filme-legalidade/]
MOREIRA, Carlos André. A resistência pelas ondas do rádio. Zero Hora, Porto Alegre, 12 set 2019.
GOULART, Christopher. O filme Legalidade contém equívocos grosseiros. GZH, Porto Alegre, 13 set 2019.
[https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2019/09/christopher-goulart-o-filme-legalidade-contem-equivocos-grosseiros-ck0ij3fvn03o301tg2r1n4fw5.html]
PEREIRA, Rodrigo. Plano Crítico, 16 out 2019.
[https://www.planocritico.com/critica-legalidade/]
MÜLLER, Marcelo. Legalidade. Papo de Cinema, Porto Alegre, sd.
[https://www.papodecinema.com.br/filmes/legalidade/]

| + || - |

Exibições


• Chicago, IL (US), 35th Chicago Latino Film Festival [28 mar-11 abr]-Feature Films, AMC River East 21 Theatres –
Theatre 4, 10 abr 2019, qua, 20h30
Theatre 5, 11 abr 2019, qui, 20h30

• São Luís (MA), 42º Festival Guarnicê de Cinema [14-21 jun]-Mostra Competitiva Nacional, Teatro Alcione Nazaré, 20 jun 2019, qui, 19h

• Gramado (RS), 47º Festival de Cinema de Gramado [16-24 ago]-Sessão Especial, Palácio dos Festivais, 18 ago 2019, dom, 20h30

• Porto Alegre (RS), Theatro São Pedro, 9 set 2019, seg, 20h (pré-estreia)

Lançamento comercial: 12 set 2019, qui

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-
Sala Eduardo Hirtz,
12-15, 17, 18 set 2019, qui-dom, ter, qua, 14h15, 19h (13 set, sex, 19h, debate com diretor)
19-22, 24, 25 set 2019, qui-dom, ter, qua, 16h45
26-29 set, 1º, 2 out 2019, qui-dom, ter, qua, 14h15
3-6, 8, 9 out 2019, qui-dom, ter, qua, 14h15
10-13, 15, 16 out 2019, qui-dom, ter, qua, 14h15
Sala Paulo Amorim,
19-22, 24, 25 set 2019, qui-dom, ter, qua, 19h30
26-29 set, 1º, 2 out 2019, qui-dom, ter, qua, 19h15
3-6, 8, 9 out 2019, qui-dom, ter, qua, 19h15
10-13, 15, 16 out 2019, qui-dom, ter, qua, 19h15
17-20, 22, 23 out 2019, qui-dom, ter, qua, 19h15
24-27, 29, 30 out 2019, qui-dom, ter, qua
31 out, 3, 5, 6 nov 2019, qui, dom, ter, qua, 15h
7-10, 12, 13 nov 2019, qui-dom, ter, qua, 14h45
Sala Eduardo Hirtz,
14-17, 19, 20 nov 2019, qui-dom, ter, qua, 16h45
Sala Paulo Amorim,
21-24, 26, 27 nov, qui-dom, ter, qua, 19h
Sala Norberto Lubisco,
28-30 nov-1º, 3, 4 dez 2019, qui-dom, ter, qua, 19h
5-8, 10, 11 dez 2019, qui-dom, ter, qua, 14h45
[13 semanas consecutivas neste espaço]

• Porto Alegre (RS), Espaço Itaú de Cinema Bourbon Shopping Country
Sala 1, 12-18 set 2019, qui-qua, 14h40
Sala 8, 12-18 set 2019, qui-qua, 21h40

• Porto Alegre (RS), GNC Moinhos Shopping Sala 1, 12-18 set 2019, qui-qua, 13h30, 18h45

• Porto Alegre (RS), Guion Center
Sala 3, 12-18 set 2019, qui-qua, 14h15, 20h20
19-25 set 2019, qui-qua
26 set-2 out 2019, qui-qua
3-9 out 2019, qui-qua
10-16 out 2019, qui-qua, 15h45, 20h
17-23 out 2019, qui-qua, 16h20, 20h45

• Seattle, WA (US), 11th Annual Seattle Latino Film Festival [3-12 out]-Narrative Feature in Competittion, Varsity Theater, 4 out 2019, sex, 19h30

• Floriano (PI), 14º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões [26-30 nov]-Mostra Competitiva Longa-metragem Ficção ou Documentário, Cineteatro Maria Bonita, 26 nov 2019, ter, 20h

• Streaming: a partir de 28 nov 2019, qui: Now; Vivo Play; Oi Play

• Porto Alegre (RS), Especial Três vezes com Fernando Alves Pinto, Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 6 ago 2022, sab, 14h (acessibilidade: AD + LIBRAS + LSE; presença do ator)

• Bagé (RS), Mostra Democracia, cultura e sociedade: O cinema político de Zeca Brito [7-9 mar], Centro Histórico Vila de Santa Thereza-Teatro Santo Antônio (Av. Visconde Ribeiro de Magalhães), 9 mar 2024, sab, 16h

Arquivos especiais


"Hino da Legalidade"
Música: Paulo César Pereio.
Letra: Lara de Lemos.

Avante brasileiros de pé
Unidos pela liberdade
Marchemos todos juntos
Com a bandeira que prega a lealdade

Protesta contra o tirano
Te recusa à traição
Que um povo só é bem grande
Se for livre sua nação

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Legalidade. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1219/legalidade. Acesso em: 21 de dezembro de 2024.