Os Pássaros de Massachusetts (2019)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 89 min

Direção: Bruno de Oliveira.
Companhia produtora: RGB Features

Primeira exibição: Gramado (RS), 47º Festival de Cinema de Gramado [16-24 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 19 ago 2019, seg, 13h30

 

Durante três dias de inverno, Fernanda (Fernanda Detoni), Bruno (Bruno de Oliveira) e Sofia (Sofia Nóbrega) se encontram pelas ruas de Porto Alegre. O entrelace ocasional na vida leva os três jovens de 20 e poucos anos a descobrirem mais sobre cada um. Inédito no circuito comercial, o filme teve sua première no Festival de Cinema de Gramado em 2019. A produção é da B25 com distribuição da Elo Company. Com uma narrativa minimalista, marcada por silêncios, texturas e muitos detalhes espalhados ao longo da história, Bruno de Oliveira constrói o universo de seus personagens. "Nos divertimos muito fazendo o filme, dando rolês, rindo", relembra o diretor e ator. "E fizemos sem saber como tudo iria se encaixar para contar a história, que na verdade é um passeio por Porto Alegre e pela vida das três personagens". Gravado em 20 diárias, distribuídas durante quatro meses de 2018 na capital gaúcha, o longa-metragem é uma produção de baixo orçamento feita entre amigos: R$ 1.000,00 de orçamento, sem incentivos, de forma independente.

Para o realizador, a capital dá o tom. "É a cidade em que eu nasci, cresci e seria legal se ela fosse mais representada no audiovisual para que as pessoas daqui ou de outros lugares tivessem uma ideia do que seria uma atmosfera de Porto Alegre", explica o diretor. O roteiro nasceu sem diálogos, que foram construídos ao longo das filmagens com um elenco de não atores. Parte da narrativa também foi construída na montagem, assinada por Leonardo Michelon. O diretor também destaca a trilha sonora original do compositor Felipe Rotta, que embala as idas e vindas dos personagens com batidas eletrônicas, arranjos inspirados na sonoridade japonesa e o uso de banjo.

Uma caminhada solitária ou acompanhada pelo parque, a simples ida a uma lancheria, conversas triviais, o cotidiano e a construção natural das relações estão entre as imagens que o diretor captura em detalhes. Na trama, Sofia acaba de passar em um mestrado nos Estados Unidos. Ela faz amizade com Fernanda que trabalha como costureira. Juntas elas conhecem o fotógrafo Bruno em uma festa. O cineasta cita o cinema de Robert Bresson, Eric Rohmer e Hong Sang-soo como algumas das influências de Os Pássaros de Massachusetts. Bruno de Oliveira é ator (Eles vieram de outro espaço, L. Michelon, 2019), produtor, diretor e roteirista, tendo estudado Economia na UFRGS e Cinema e Audiovisual na UFPel.

Sinopse


Sofia, Fernanda e Bruno são três jovens solitários que moram em Porto Alegre. Sofia vai fazer doutorado nos Estados Unidos. Fernanda veio do interior e mora com sua gata. Bruno tira fotografias das casas das pessoas. Nenhum deles se conhece, mas uma festa eletrônica de apartamento e um turista francês perdido irão entrelaçar seus caminhos.

Ficha técnica


ELENCO
Sofia Nóbrega (Sofia), Fernanda Detoni (Fernanda), Bruno de Oliveira (Bruno),
Michel Legrand (Michel), Leonardo Michelon (Cleber), Bruno Fonini (Cara do laptop), Vicente Detoni (DJ), Vitor A. Piagetti (Cara do kart).
Figuração: Arthur Pilla, Rodrigo Bittencourt, André Arieta, Eduardo Gindri, Elena Sassi, Jonas Costa, Rafael Madalozzo.

DIREÇÃO
Direção: Bruno de Oliveira.

ROTEIRO
Roteiro: Bruno de Oliveira, Leonardo Michelon.

PRODUÇÃO
Produção: Bruno de Oliveira, Deise Hauenstein.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Bruno de Oliveira, Deise Hauenstein.

SOM
Som: Arthur Pilla, Rodrigo Bittencourt.

MÚSICA
Trilha sonora original: Felipe Rotta.

Músicas:
• "A Balada do cipreste" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Michel" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Sofia" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Sofia na livraria" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "O Sonho de Sofia" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Batuque no parque" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Bad trip no Bom Fim" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Bom dia, Fernanda" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Fernanda" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Bruno" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Gamer 16" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Os Pássaros" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "O Abraço" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta
• "Massachusetts" (Felipe Rotta) por Felipe Rotta

FINALIZAÇÃO
Montagem: Leonardo Michelon.

Finalização (não creditado): Jonas Costa.

Desenho de som: Leonardo Michelon, Felipe Rotta.
Mixagem: Ricardo Costa, Felipe Rotta.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora (não creditada): RGB Features (Porto Alegre).
Apoio (não creditados): Enquadra Digital; KF Studios (Porto Alegre).

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Ian de Mello, Rejane Martins, Barbarella Bakery, Atelier das Massas, Enquadra Digital, Guga's Lancheria, Beco dos Livros.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, em lugares como o bairro Bom Fim e arredores: Parque da Redenção; ruas Fernandes Vieira e Henrique Dias; Restaurante e Lancheria Guga's; o Centro: orla do Guaíba; Atelier das Massas; Beco dos Livros; o bairro Tristeza; Aeroporto Internacional Salgado Filho; Shopping João Pessoa.
Período: 20 diárias, distribuídas entre maio e agosto de 2018.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:29:11 [sendo que termina em 1:28:00 e segue tela preta e música até 1:29:11]
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
Assessoria de imprensa: Isidoro B. Guggiana: 55 51 999 234 383 / isidoro.guggiana@gmail.com.
Trailer 1 (vimeo, desde 2 ago 2019). Duração: 01:41; informa companhia produtora: B25.
Trailer 2 (YouTube, desde 4 fev 2021). Duração: 01:46; informa companhia produtora: RGB Features.
Setembro/2021 – press release
Pasta de imagens para download (300DPI): PASTA DE IMAGENS | Trailer: youtu.be/aTt5KXyaGn4.
Redes sociais: Facebook; Instagram.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Distribuição: Elo Company (São Paulo).
Contato:

OBSERVAÇÕES
Complementação aos créditos: Página da distribuidora Elo Company (elocompany.com) que inclui finalização, companhia produtora, apoio.
Michel Legrand está creditado apenas como Michel; homônimo do famoso músico francês (1932-2019).
Cópia disponibilizada indica nos créditos finais que foi "finalizado em janeiro de 2021"; provavelmente trata-se de uma nova versão, já que é conhecida sua primeira exibição em 2019 (com 86 min, cf. catálogo do Festival de Gramado).
Não há crédito de companhia produtora na cópia disponibilizada; nos dois trailers, em vimeo e depois no YouTube, a companhia produtora é B25 e depois RGB Features; como no filme seguinte de Bruno de Oliveira, Ten-love (2020), a produtora creditada é esta última, também adotada no Portal.

Na trilha da tela: Os Pássaros de Massachusetts. FM Cultura 107.7, Porto Alegre, 18 set 2021, sab, 18h-19h. Produção e apresentação: Jaqueline Chala. Participação: Bruno de Oliveira, Felipe Rotta.

Grafias alternativas: Michel
Grafias alternativas (funções): Narrativa [= Roteiro] | Tracklist

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Gramado (RS), 47º Festival de Cinema de Gramado [16-24 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 19 ago 2019, seg, 13h30

• Porto Alegre (RS), Mostra Brasil contemporâneo, Cinemateca Capitólio, 15, 20 nov 2019, sex, 19h30 (bate-papo com diretor), qua, 18h

• Amazon Prime, disponível

Arquivos especiais


"Tudo aquilo que parece aleatório ou casual em Os Pássaros de Massachusetts na realidade revela um domínio rigoroso e notável da narrativa cinematográfica por parte do diretor Bruno de Oliveira. Os fatos da trama se sucedem de maneira fluida, beirando o espontâneo, mas o que dá realmente essa impressão de leveza é a encenação precisa engendrada pelo cineasta (...) Num contexto geral, uma das mais curiosas revelações do cinema gaúcho dos últimos anos". (André Kleinert. Anti-dicas de cinema).

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Os Pássaros de Massachusetts. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1235/os-passaros-de-massachusetts. Acesso em: 03 de março de 2024.