D'Ale para sempre (2021)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
cor, 101 min

Direção: desconhecido.
Companhia produtora: Sport Club Internacional

Primeira exibição: YouTube, 10 jan 2021, dom (lançamento)

 

No final de 2020, o argentino Andrés Nicolás d'Alessandro anunciou que não renovaria o vínculo vigente com o S. C. Internacional. Após o fim de seu contrato iniciado em 2008, foi anunciado pelo Nacional, do Uruguay. Com 39 anos, D'Alessandro fez mais de 500 jogos com a camisa do Inter, 95 gols e 113 assistências. Foi campeão da Libertadores, da Sul-Americana, da Recopa, além de uma série de conquistas do Gauchão, Copa Suruga e Recopa Gaúcha.
Para registrar os 12 anos de dedicação o clube produz um documentário contando a história de D'Alessandro. D'Ale para sempre está disponível no canal do clube no YouTube e também veiculado pelas demais redes sociais coloradas. Imagens de bastidores, depoimentos e entrevistas inéditas. A data de lançamento faz alusão a camisa que D'Ale usou durante tantos anos no clube.
O filme não tem créditos de direção, mas quatro roteiristas: Eduardo Schemes, Gabriel Cardoso, Leonardo Iparraguirre, Rafael Antoniutti; seis produtores (os quatro mais Natalia Mauro e Ricardo Duarte) e ainda edição e finalização para Schemes.

Sinopse


23 nov 2020 – CT Parque Gigante. / Chegada de D'Alessandro em Porto Alegre. / Chegada de D'Alessandro ao Beira-Rio. / Treino. / Em casa, mostrando camisetas da coleção pessoal. / Arquivo pessoal: Jogando na infância [gravado em 17.11.1990]. / Grenal pela Copa Sulamericana de 2008. / Jogo contra Boca Juniors pela Copa Sulamericana de 2008 em Buenos Aires, Argentina. / Hotel de concentração em Porto Alegre. / Jogo contra Boca Juniors pela Copa Sulamericana de 2008 em Porto Alegre. / Semifinal contra Chivas Guadalajara pela Copa Sulamericana de 2008 em Porto Alegre. / Estádio José Pinheiro Borda 'Beira-Rio', da concentração antes do jogo e da partida final contra Estudiantes pela Copa Sulamericana de 2008 [em 3 dez 2008]. / Comemoração do título da Copa Sulamericana de 2008. / D'Alessandro comemorando com a torcida seu primeiro título pelo Internacional. / Chegada do Internacional ao Beira-Rio para clássico Grenal em 2008. / Partida do Grenal em 2008. / Trechos com vários grenais. / Comemoração de título gaúcho de 2008. / Embarque para jogo da Libertadores de 2010. // Partidas do Internacional na Libertadores de 2010. / Comemoração do título da Libertadores de 2010 no Beira-Rio. / D'Alessandro mostrando troféus conquistados. / Discurso do jogador Bolivar. / Torcida organizada cantando canto para D'Alessandro. / Rotina de D'Alessandro antes dos treinos. / Partida de reinauguração do Beira-Rio, no qual D'Alessandro faz o primeiro gol do “novo” estádio. / Entrevista coletiva na qual é anunciada a saída de D'Alessandro do clube. / Último jogo de D'Alessandro pelo Internacional antes do empréstimo para o River Plate; o jogo marca também o último título pelo clube, o Campeonato Gaúcho de 2016. / Retorno ao Inter em 20 dez 2016. / Discursos do D'Alessandro antes dos jogos do Inter no vestiário. / Jogos após o retorno. / Últimos treinos pelo clube. / Homenagens para D'Alessandro. / Discurso de D'Alessandro durante almoço do time antes do último jogo pelo clube. / Torcedores homenageando D'Alessandro antes do jogo. / Chegada do time para o jogo. / Concentração antes do jogo. / Última partida de D'Alessandro pelo clube. / Pós jogo, despedida de companheiros e discurso no campo com participação da família. / Discurso final de D'Alessandro no vestiário.

// O Internacional foi campeão invicto da Copa Sul-Americana. / O Inter é o time brasileiro com mais conquistas internacionais nesta década. //

Ficha técnica


IDENTIDADES
D'Alessandro,
Oliveira (encarregado de almoxarifado).
Não creditados:
Daniel Carvalho (ex-jogador, atuou no Inter de 2000 a 2003),
Rubén Paz (ex-jogador, atuou no Inter de 1982 a 1986),
Bolivar (ex-jogador, atuou no Inter de 2003 a 2006 e 2009 a 2012),
Índio (ex-jogador, atuou no Inter de 2005 a 2014),
Taison (ex-jogador, atuou no Inter de 2007 a 2010),
Nilmar (ex-jogador, atuou no Inter de 2002 a 2004, 2007 a 2009 e 2014 a 2015),
Rodrigo Dourado (atua no Inter desde 2012),
Edenílson (atua no Inter desde 2018),
Guerrero (atua no Inter desde 2018).

DIREÇÃO
Direção: não creditado.
Entrevista: Gabriel Cardoso, Leonardo Iparraguirre.

ROTEIRO
Roteiro: Eduardo Schemes, Gabriel Cardoso, Leonardo Iparraguirre, Rafael Antoniutti.

PRODUÇÃO
Produção: Eduardo Schemes, Gabriel Cardoso, Leonardo Iparraguirre, Natalia Mauro, Rafael Antoniutti, Ricardo Duarte.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Mauriti Teixeira.

ARTE
Arte: Matheus Vargas.

SOM
Som: Mauriti Teixeira.

MÚSICA
Músicas:

ARQUIVO
Imagens: Acervo Sport Club Internacional; Anderson Tiago Barbosa; Arquivo pessoal do D'Alessandro; Eduardo Schemes; Marcio Toson; Mauriti Teixeira; Ricardo Duarte;
TV Globo; SporTV; RBS TV; TVCOM; Band; Final Sports.

FINALIZAÇÃO
Edição e finalização: Eduardo Schemes.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Sport Club Internacional (Porto Alegre).

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:41:19 (YouTube)
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: Livre.
Contato:

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais: // Continuará //

Grafias alternativas:

BIBLIOGRAFIA
Inter lança documentário contando história de D'Alessandro no clube. Uol, Porto Alegre, 10 jan 2021. [www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/01/10/inter-lanca-documentario-contando-historia-de-dalessandro-no-clube.htm]

Exibições


• YouTube, disponível desde 10 jan 2021, dom (lançamento)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
D'Ale para sempre. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1302/d-039-ale-para-sempre. Acesso em: 24 de abril de 2024.