A Nuvem rosa (2021)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
DCP / HD, cor, 105 min

Direção: Iuli Gerbase.
Companhia produtora: Prana Filmes

Primeira exibição: Sundance, UT (US), Sundance Film Festival [28 jan-3 fev]-World Cinema Dramatic Competition, 29 jan 2021, sex, 20h
Primeira exibição RS: Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 26 ago 2021, qui, 14h30

 

Pelo menos desde Pânico nas ruas (Elia Kazan, 1950), o cinema pensa sobre epidemias que já ocorreram e imagina contágios globais que nunca aconteceram, mas que poderiam ter sido. Nesse sentido, Iuli Gerbase parece ter escrito e dirigido um filme premonitório. A pandemia de covid-19, doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2, começou em 2019 e provocou sofrimento, morte e o fechamento de cidades inteiras pelo mundo. Dois anos antes, porém, Iuli já estava preparando seu primeiro longa-metragem, um drama introspectivo sobre um improvável casal que se vê obrigado a um confinamento por tempo indeterminado para escapar de uma nuvem tóxica mortal. O isolamento imposto provoca ansiedade, alienação, depressão e desespero. A nuvem oprime e assombra, sobretudo mulheres livres e libertárias como Giovana (Renata de Lélis) que, no entanto, seguem buscando liberdade a todo custo. Porém, esse objetivo da protagonista só é alcançado após uma longa e turbulenta trajetória ao lado de Yago (Eduardo Mendas), homem que conheceu em uma festa e com quem passou a noite anterior ao aparecimento da nuvem rosa.

Em um convívio forçado, o casal passa por diversas fases de relacionamento até o nascimento do filho dos dois, que surge para amplificar algumas diferenças entre ambos. A metáfora da nuvem tóxica e ameaçadora foi abordada em filmes como O Nevoeiro (Frank Darabont, 2007) e O Último suspiro (Daniel Roby, 2018). Entretanto, se o primeiro é um suspense de monstros beirando o horror e o segundo, uma ficção científica com muita ação, A Nuvem rosa é um sensível drama psicológico que antecipa angústias semelhantes as passadas na pandemia de covid-19. Em sintonia com algo que parecia estar no ar, a cineasta, filha de Carlos Gerbase, criou uma trama familiar que se aproxima de uma catástrofe mundial e da catarse pessoal. Não se tratando de uma história sobre o gás tóxico em si e seu impacto socioeconômico, mas sim sobre os conflitos existenciais que surgem quando a liberdade é retirada subitamente, o longa se mostra um sensível estudo de personagens sobre a condição humana em situação limite.

Realizado com esmero pela equipe dirigida por Iuli (formada pelo TECCINE), que já havia trabalhado com a temática do aprisionamento em sua dissertação de mestrado, A Nuvem rosa é o momento alto de sua filmografia composta até então por sete curtas-metragens, incluindo A Pedra (2019), que já evidenciava neuroses, segredos e crises familiares em tensão crescente. O longa estreou em 2021, no Sundance Festival, um dos mais respeitados do mundo, obtendo boas críticas em jornais estrangeiros e a valiosa marca de 100% de aprovação no portal online Rotten Tomatoes, que faz a média numérica de críticas. No Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em Bagé, obteve os merecidos prêmios de melhor direção e de atriz para Renata de Lélis, que aqui tem sua grande oportunidade no cinema, construindo um personagem denso, com muitas nuances.

Sinopse


Sinopse curta:
Giovana e Yago se conhecem em uma festa, passam a noite juntos e são surpreendidos no dia seguinte por uma misteriosa e mortal nuvem rosa, que obriga todos a ficarem dentro de casa. Enquanto esperam a nuvem passar, os dois têm que se inventar como um casal – à medida em que o tempo passa, Yago vive sua própria utopia, mas Giovana não se conforma com a situação.

Sinopse desenvolvida:
Após se conhecerem em uma festa e passarem a noite juntos, Giovana e Yago acordam com a informação das autoridades de que uma nuvem rosa tóxica surgiu no mundo todo causando a morte instantânea das pessoas. Sob ordens de ficarem em casa a qualquer custo, Giovana e Yago se vêem obrigados a uma convivência forçada apesar de pouco se conhecerem. A sensação de algo inusitado, comum aos primeiros dias, vai se tornando apreensão com o passar do tempo. As semanas tornam-se meses e os meses, anos. Durante este período, os protagonistas passam pelas mais diversas situações, de jantares agradáveis e românticos ao profundo tédio, de conversas amigáveis a discussões mais acaloradas sobre como cada um encara o confinamento. Apaziguado com a situação, Yago reage com condescendência e até mesmo alienação. Pare ele, tudo parece estar bem. Instalado no confortável apartamento de Giovana, com serviço de entrega de comida por um sistema especial desenvolvido pelo governo, Yago apenas espera a nuvem passar enquanto deseja constituir família. A libertária Giovana, pelo contrário, sente-se enclausurada, oprimida pelo isolamento, tolhida pela falta de opções, apavorada com as notícias da TV e preocupada com sua irmã, que se encontra no apartamento de uma amiga com o pai dela e com outras adolescentes. Giovana engravida de Yago. A gestação é difícil e o parto se apresenta um imenso desafio. Saudável, o menino vive uma infância entre quatro paredes. Yago parece viver no paraíso, mas Giovana entra em uma espiral de sentimentos negativos ampliada pelo futuro incerto de seu filho. O casal passa a brigar, pois a preocupação e a insatisfação dela com a situação das coisas e do mundo entram em choque constante com a indulgência e conformismo dele. O sofrimento psíquico de Giovana só faz crescer, provocando o afastamento de Yago. Separados, cada um deles passa a habitar um pedaço do apartamento. A guarda da criança passa a ser compartilhada. Nesse contexto de intenso sofrimento e de grande mudança para todos, Giovana tomará a decisão mais importante de sua vida: desprender-se de todas as amarras e seguir em busca de libertação.

Cartela inicial:
// Este filme foi escrito em 2017 e filmado em 2019. Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência. //

Ficha técnica


ELENCO
Renata de Lélis (Giovana),
Eduardo Mendas (Yago),
Girley Paes (Rui), Helena Becker (Júlia), Kaya Rodrigues (Sara), Lívia Perrone (Paulina), Arthur da Costa Florenzano (Lino bebê), Gabriel Eringer (Lino 4 anos), Antônio Ramos (Lino 9 anos).
Ordem de entrada: Maria Galant (Menina com cachorro), Laura Hickmann (Repórter), Greice Gulart (Carla Maria Freire), Juh Vargas (Débora), Laura Flores (Bruna), Martina Zirbes Dalla Corte (Gabi), Henrique Gonçalves (Diego), Marcello Crawshaw (Coach), Marley Danckwardt (Mãe da Giovana), Júlio Conte (Pai da Giovana), Isadora Pillar (Youtuber), Denis Gosch (Vizinho suicida), Fernanda Carvalho Leite (Ginecologista), Lauro Fagundes (Vizinho), Gabi Thomé (Manu).
Vozes: Patricia Barbieri (voz do anúncio), Rafael Tombini (voz Pai da Débora), Nina Ferraz (voz de Menina), Kiko Ferraz (Radialista), Bernardo Zortea (Narrador audiobook), Luciana Tomasi (Narradora infinitas pessoas).
Figuração: Armando Arno Schorr, Bernardino Fendt, Carmem Maciel dos Santos, Ceila Adriany, Daniel Petry, Daniel Varallo Gomes, David Molon Gonçalves, Dirce Berenice De Souza Schorr, Eveline Finger da Costa, Felipe Evangelista Rocha, Fernanda Beatriz Fiuza Silveira, Fernanda Fávero, Gina O'Donnell, Isabel Adriéli Deon Nogueira, Julia Flores, Lucas da Rocha, Luiza Perufo, Mateus Menna Barreto Duarte, Milton do Prado, Paula Silveira da Silva, Tamires Sauren Mora, Thaís do Amaral Basso, Thiago Wodarski, Vanessa Cristina Fiuza Silveira, Vinicius da Silva Seeger, Vinicius Gomes Ribeiro Lima.

DIREÇÃO
Direção: Iuli Gerbase.
Primeira assistência de direção: Daniela Strack.
Segunda assistência de direção e continuidade: Erê Carvalho Zimmer.
Estagiária de direção: Julia Flores.

ROTEIRO
Roteiro: Iuli Gerbase.
Consultoria de roteiro: Paula Markovitch.
Tradução das legendas em inglês: Ana Beatriz Fiori.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Patricia Barbieri.
Assistência de produção executiva: Tainara Fraga.
Direção de produção: Gina O'Donnell.
Assistência de produção: Victória Swirsky.
Secretaria de base: Carmem Maciel dos Santos.
Produção de elenco secundário: Lucas da Rocha.

Produção de set: Marco Birnfeld.
Motoristas: Alexandre Pinho, Allovans Transportes, Cássio Bulgari, Francisco Carlos da Silva, Guilherme Wolff, Juan Carlos da Silva, Libratur Vip Service, Roberto Luiz Diogo, Ronaldo Oliveira, Sergio Leonardo de Abreu Merino, PCV Transportes Eireli.

Controle financeiro: Maristela Ribeiro.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Bruno Polidoro.
Primeira assistência de câmera: Marcelo Ostrovski Bevilacqua.
Segunda assistência de câmera: Caio Rodrigues.
Colorista pré-produção: Lígia Tiemi Sumi.
Logger: Lucas Heitor.

Eletricista chefe: Anderson Dias.
Maquinista: Leandro Rosa.
Assistência de elétrica e de maquinaria: José Crespo.
Maquinista de apoio: Caco Figueiredo.

Fotografia de cena: Lê Zluhan, Elizabeth Thiel, Carlos Gerbase.

ARTE
Direção de arte: Bernardo Zortea.
Produção de arte: Cláudia Ritta.
Primeira assistência de arte: Bernardino Fendt.
Cenotécnica: Felipe Ventura.

Figurino: Mariane Collovini.

Caracterização: Baby Marques.
Assistência de caracterização: Michelle Nunes.
Maquiagem (cenas extras): Juliane Senna.

SOM
Som direto e microfonistas: Augusto Stern, Fernando Efron.

MÚSICA
Trilha sonora original: Caio Amon.

Músicas originais:
• "La Vita (Life is just life)" (música, letra: Caio Amon) por Rowena Jameson
• "Nimbus" (música: Caio Amon)

Músicas licenciadas:
• "Tecno pop base and guitar 2." (original track: Frankum & Frankumjay) Synths: Ableton Llve, Silenth1, Kontakt // from Freesound
• "Loop boss puppet master 01" (Little Robot Sound Factory) // from Freesound
• "Melody loop mix 128 Bpm" (JP Music 82) // from Freesound
• "Happy frog" por Mativve // from Freesound
• "Old MacDonald" [instrumental] por The Green Orbs // from YouTube
• "News report music" (Ehohnke) // from Freesound
• "Berceuse à Cologne" (Rap 2h) // from Freesound

ARQUIVO
Obras cedidas:
Ballistic Overkill, desenvolvido por Aquiris Game Studio (Porto Alegre).
Vídeo Yoga.
Kruger Park Elephants walking in slow motion – Africa Animal Planet, Kruger National Park Videos.
Montreal Cityscape, by Life-of-Vids, from Pixabay.
Westminster Boats, by cgalkovski, from Pixabay.
E não sobrou nenhum (Then there were none), de Agatha Christie.
Filme: A Cidade (Liliana Sulzbach, Tempo Porto Alegre, 2012).
Fotografias do livro de viagem – Ney Mário Amaral.
Imagens do arquivo RBS TV: Animação: Histórias curtas [09/14 – 03/08]: O Retorno de Saturno (Lisandro Santos, 2009).

FINALIZAÇÃO
Montagem: Vicente Moreno.
Assistência de montagem: Pedro Valadão.

EQUIPE Post Frontier
Supervisão de pós-produção de imagem: Daniel Dode, Gustavo Zuchowski.
Assistência de pós-produção: Arthur Bovo.
Efeitos visuais adicionais: Daniel Dode.
Coloristas: Daniel Dode, Gustavo Zuchowski.
Geração e aferição de DCP e deliverables: Gustavo Zuchowski.

Legendagem em inglês: Leonardo Michelon, Alexander Desmouceaux.
Design gráfico site Psico Web: Sara Hackbart.
Criação e edição de efeitos de telas: Alexander Desmouceaux.

EQUIPE DOT
Supervisão de pós-produção: José Francisco Neto, ABC.
Supervisão de efeitos visuais: Claire Cuinier.
Computação gráfica: Leonardo Scherer.

EQUIPE KF Studios
Desenho de som: Kiko Ferraz, Chrístian Vaisz.
Edição de diálogos: Ricardo Costa.
Edição de som ambiente e efeitos sonoros: Chrístian Vaisz, Ricardo Costa.
Foley: Felipe Burger Marques.
Decupagem e gravação de foley: Renato Galimberti.
Edição de foley: Renato Galimberti, Ricardo Costa, Chrístian Vaisz.
Mixagem: Ricardo Costa.
Coordenação de estúdio de som: Lísia Faccin.

EQUIPE TECNOPUC TECNA
Gerência: Aletéia Selonk.
Coordenação de operações: Michele Mastalir.
Assistência administrativo: Ana Paula Barreto.
Técnico de operações do estúdio: Bruno Pavan.
Técnicos de operações: Bruno Pavan, Rodrigo Viegas.
Auxiliar de operações: Deivid Ramos.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Câmera e acessórios: Marcelo Leite / Batoke Filmes (Porto Alegre).
Equipamentos e acessórios: Marx Franzen, Henrique Schaefer, Carlos Gerbase, Rafael Klein / R Câmera.
Câmera e acessórios (cenas extras): Jean Pierre Kruze, Marcelo Ostrovski Bevilacqua.
Direção Locall Porto Alegre: Wilton Soares Martins.
Carregadores: 3F Carrier (Porto Alegre).

Alimentação: Alimenset Eventos (Porto Alegre).

Efeitos visuais: DOT.
Estúdio de pós-produção de imagem: Post Frontier (Porto Alegre).
Estúdio de som: KF Studios (Porto Alegre).
Estúdio de mixagem: TECNOPUC TECNA (Viamão).

Acessibilidade: ETC Filmes (São Paulo).
Tradução e legendagem em espanhol: ETC Filmes (São Paulo).

Assessoria jurídica: Goulart & Chalupka Advogados (Porto Alegre).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Prana Filmes (Porto Alegre).
Financiamento (BR/RS): Edital SEDAC nº 17/2016: Concurso de Produção Audiovisual – Produção de longa-metragem. Pró-cultura RS Lei nº 13.490/2010 FAC Fundo de Apoio à Cultura. Realização: SEDAC Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio da Diretoria da Economia da Cultura e do IECINE Instituto Estadual de Cinema do RS / Governo do Rio Grande do Sul, em parceria com FSA Fundo Setorial do Audiovisual. Proponente: Invideo Produções Cinematográficas Ltda.. Valor: R$ 220.000,00.
Financiamento (BR): Chamada Pública ANCINE/FSA nº 01/2015 – Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Invideo Produções Cinematográficas Ltda.. Valor: R$ 330.000,00.
Apoio cultural: Aquiris Game Studio (Porto Alegre); Araçá Ateliê; Bernardo Zortea; Comercial Arena; Frenzy Saloon; Cristian Dallé; Gustavo Werner; Noemi Alexandreti Zortea; Noeli Luci Azeredo Porto; RTF Comércio de Infoprodutos e Cursos Digitais Ltda.; Tania Swirsky.
Hotel Laghetto Viverone Moinhos: Equipe: Queli Boch, Amanda Fattori, Laura Galli, Sidnei Rodrigues, Cristiano Martins; Locall [de Cinema e Televisão]; DOT.
Parceria: Ponto Cego; TECNOPUC TECNA (Viamão).
Apoio institucional: Porto Alegre Film Commission.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos da direção: Augusto Mallmann, Livi Gerbase, Iami Gerbase, Alice Pitrez Gressler, Alessandro Engroff, Amanda Castilho, Ana Musa, Ana Saki, André Landini, Bradley Dutton, Bruno Deki, Cacá Joanello, Denise Marchi, Júlia Dantas, Leo Garcia, Letícia Zluhan, Mariana Corbellini, Marília Garske, Matheus Piccoli, Morgana Kretzmann, Paulo Scott, Tiago Rezende, Zeca Brito.
Agradecimentos: Acalmia, Ademir Flores, Adilar Sitta, Alberto Luiz Menegoto, Alcionir Antunes, Aletéia Selonk, Alexandre Lopes / Claraluz, Alice Urbim, Aquiris Game Studio (Porto Alegre), Bianca Leal, Brigada Militar, Bruno Florenzano de Carvalho, Café do Mercado, Carlos Gerbase, Cartunaria Desenhos, Cássio Henrique Boca, Condomínio Vista Alegre, Daiane Lacerda, Daniel Petry, Daniela Israel, Daniela Zirbes de Souza, Débora Regina F. de Souza, Denise Sassen, Douglas Rene Barra, EPTC Empresa Pública de Transporte e Circulação, Eveline Finger da Costa, Fabiana da Silva Aguiar, Fabíola Oliveira, Felipe Dal Molin, Felipe Swirsky, Fritz e Frida, FUNDACINE Fundação Cinema RS, Graziella Ferst, Guto Bozzetti, Henrique Silveira Eringer, Iriane Collovini, Isadora Oliveira Silveira, Israel Mendes, Ivanir Luiz Sitta, Ivete Terezinha Wrubleski Correa, Jânio Ayres, Jaqueline Fey, Jessica Luz, Joana Braga, Jonas Augusto Comoretto, Josiele Folletto Bianchin, Liliana Sulzbach, Lisandro Santos, Luciana Thomé, Luciana Tomasi, Luciane Vargas, Manancial – Espaço de Resistência Artística, Marcelo Adriano da Silva, Marcelo Turíbio, Mauri Dalla Corte, Mauricio dos Santos Gomes, Mercado Rizzi, M. Hermesfarmacia, Michael Rodrigues de Almeida, Michele Mastalir, Milton do Prado, Mondo Cane, Natália Henkin, Okna Produções, PH3 Solutions, RBS TV, Roberto Aguiar Ramos, Rodrigo Jessé Silva Machado, RTF Comércio de Infoprodutos e Cursos Digitais Ltda., Samara Silva, Sandro Castro, SIAV, Sonia Mara da Silva Barbosa, Tiago Melo, Tranças África, Wagner Ribeiro, Wilmar Collovini, Wilton Soares Martins, @usecurumim.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:44:42 (Telecine)
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela: 2.35
Formato de captação:
Formato de exibição: 2k DCI Scope – 2048x858
Frame rate: 23.97 fps
Legendas (DVD institucional): Español, english.
Acessibilidade disponível: AD Audiodescrição + LIBRAS Língua Brasileira de Sinais + LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos.

DIVULGAÇÃO
Design gráfico: Leo Lage.

PREMIAÇÃO
• FFFB Female Filmmakers Festival Berlin 2021: best feature film [melhor longa].
• 12º Festival Internacional de Cinema da Fronteira 2021: melhor direção + atriz (Lélis).
• 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro [cerimônia: Rio de Janeiro, Cidade das Artes Bibi Ferreira, 10 ago 2022]: indicação: primeira direção de longa-metragem.
• 27º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro [aos melhores de 2021] / Papo de Cinema: indicações: roteiro original + fotografia + efeitos visuais.
• Prêmio ACCIRS Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul 2021: melhor longa gaúcho.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 16 anos.
CPB: B21-001139-00000.
Distribuição (BR): O2 / O2 Play (São Paulo).
Equipe O2 Play: Paulo Morelli, Igor Kupstas, Margot Brandão, Jair Silva, Claudia Silva, Raphael Chiarella, Raihana Araujo, Luiza Bronze, Sueli Tanaca.
Distribuição: MPM Premium / +33954372198 / sales@mpmpremium.com / www.mpmfilm.com/world-sales.
If...
DVD institucional: Prana Filmes. Autoração: 19 mar 2021.
DVD institucional disponível no IECINE.
Contato: Prana Filmes.

OBSERVAÇÕES
Títulos alternativos: The Pink cloud
Grafias alternativas: Girley Brasil Paes | Cássio Bulgari Fontes | Alexandre da Clara Luz | Leandro da Rosa | Michi Nunes | Juan Carlos Coffi da Silva | Matheus Picolli | Goulart & Chalupka – Sociedade de Advogados | Caroline Joanello | Lucas Heitor B. S. | Eduardo Mendonça | Wilton Martins | TECNA | Batoke Filmes Locadora de Equipamentos de Câmera [Batoke Locação de Equipamentos de Câmeras Ltda., razão social do nome fantasia Batoke Filmes] | Guss Mallmann
Grafias alternativas (funções): Artista de foley | Controller | Catering | Técnicos de som direto | Chefe de elétrica | Fotos making of e still |

BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
BRANDÃO, Myrna Silveira. Diretora fala de A Nuvem rosa, que concorre em Sundance. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 5 jan 2021.
BARRETO, João Paulo. Entrevista – Iuli Gerbase fala sobre A Nuvem rosa, filme selecionado para Sundance. Scream & Yell, São Paulo, 29 jan 2021.
MANSQUE, William. A Nuvem rosa antes da pandemia – Filmado em 2019, longa gaúcho que estreia hoje no Festival de Sundance guarda coincidências com a crise do coronavírus. Zero Hora, 29 jan 2021, Segundo Caderno, p.1.
CAMPOS, Vitória. Conheça A Nuvem rosa, filme brasileiro aclamado no Festival de Sundance 2021. Rolling Stone, São Paulo, 7 fev 2021.
JUNIOR, Cunha. Entrevista com Iuli Gerbase. Metrópolis, São Paulo, 20 fev 2021.
FANTINEL, Danilo. A Nuvem rosa. Cinematron, Porto Alegre, 22 ago 2021.
NATUSCH, Igor. Uma prisão em cor de rosa. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 24 ago 2021, p.23, ano 89, n.65.

Exibições


• Sundance, UT (US), Sundance Film Festival [28 jan-3 fev]-World Cinema Dramatic Competition, 29, 31 jan 2021, sex, 20h, dom, 12h

• (RU), 1º abr 2021, qui

• Chicago, IL (US), CLFF 37th Chicago Latino Film Festival [8-18 abr; online], 9-18 abr 2021, sex, 12h a dom, 23h45, stream online em IL, Wisconsin, Michigan, Iowa

Lançamento comercial: 26 ago 2021, qui, em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro [apenas uma semana em cartaz]

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 26-29, 31 ago, 1º set 2021, qui-dom, ter, qua, 14h30, 18h30

• Porto Alegre (RS), Cine Farol Santander, 26-29, 31 ago, 1º set 2021, qui-dom, ter, qua, 15h, 17h30 (28 ago, sab, 17h30, debate com diretora)

• Porto Alegre (RS), Espaço Itaú de Cinema Bourbon Shopping Country Sala 8, 26 ago-1º set 2021, qui-qua, 19h20

• Porto Alegre (RS), GNC Moinhos Shopping Sala 1, 26 ago-1º set 2021, qui-qua, 21h45

• São Paulo (SP), Espaço Itaú de Cinema Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação) Sala 7, 26 ago-1º set 2021, qui-qua, 17h30

• Rio de Janeiro (RJ), 26 ago-1º set 2021, qui-qua

• Telecine, 2 set 2021, qui

• Berlin (DE), FFFB Female Filmmakers Festival Berlin [6-10 out]-Closing Film, Soho House, 10 out 2021, dom, 18h

• Sitges (ES), Sitges 54 Festival Internacional de Cinema Fantàstic de Catalunya [7-17 out]-A Woman in Fan,
Tramuntana, 12 out 2021, ter, 10h45
Cinema Prado, 13 out 2021, qua, 20h45

• Trieste (IT), Trieste Science + Fiction Festival [27 out-3 nov]-Neon Selezione ufficiale, 2021

• Bagé (RS), 12º Festival Internacional de Cinema da Fronteira [17-19 dez]-Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens, Centro Histórico Vila de Santa Thereza-Teatro Santo Antônio (Av. Visconde Ribeiro de Magalhães), 18 dez 2021, sab, 18h

• Porto Alegre (RS), Mostra Vero de Cinema: Porto Alegre como cenário [24-27, 29, 30 mar], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 30 mar 2022, qua, 19h (abrindo a segunda temporada do ciclo O que é o cinema gaúcho?, presença da diretora)

• Porto Alegre (RS), Sessão de Cinema Inclusivo, Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 3 set 2022, sab, 14h (acessibilidade: AD + LIBRAS + LSE)

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Capitólio, 29 nov 2022, ter, 19h

• Porto Alegre (RS), Ciclo CineCiess 2023, Sala Redenção, 8 nov 2023, qua, 16h (bate-papo com diretora, online + atriz Renata de Lélis)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
A Nuvem rosa. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2023. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1305/a-nuvem-rosa. Acesso em: 29 de novembro de 2023.