Mulheres (in)visíveis – A opressão e a luta das mulheres do campo de São Lourenço do Sul – RS (2021)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
cor, 92 min

Direção: Gabriela Schmalfuss Borges, Pedro Henrique Farina Soares.
Companhia produtora: Vozes em Movimento

Primeira exibição: YouTube, disponível desde 14 fev 2021, dom

 

Documentário selecionado pela Prefeitura de São Lourenço do Sul no edital de projetos da Lei Aldir Blanc, nº 14.017, em dezembro de 2020.
Situação das lourencianas do interior do município compreendendo as suas lutas e os desafios que têm em função do gênero, além de outros específicos, como de raça e de classe. Ao todo, foram 17 entrevistadas. São problematizadas questões como a alta carga de trabalho, a falta de autonomia financeira, as diversas formas de violência e as imposições de uma cultura tradicional no desenvolvimento das meninas e mulheres do campo.

Sinopse


Epígrafe: // Me levanto sobre o sacrifício de um milhão de mulheres que vieram antes. E penso o que é que eu faço para tornar essa montanha mais alta para que as mulheres que vierem depois de mim possam ver além. / Legado Rupi Kaur. //
// Claudieli Medina, morta no Boqueirão. Taiane Bauer Macedo, morta na zona urbana //

Ficha técnica


IDENTIDADES
Ordem de identificação: Ilma Schmalfuss (dona de casa), Sirlei Krüger (agricultora familiar), Adriana Ferreira (licenciada em Educação do Campo), Catarine Thiel (jornalista e fotógrafa), Fernanda Wendler (agricultora), Emilly Furtado (estudante), Léia Sell (mestranda em Educação e Agricultura), Guerda Klumb (enfermeira), Djeniffer Coradini (trabalhadora do SUS), Neiva Schmalfuss (professora aposentada), Antônia Soares (bancária aposentada), Renata Hellwig (advogada pública), Pricilla Soares (jornalista e pesquisadora sobre gênero), Amanda Motta (professora universitária), Marta Iepsen (professora), Isabela Freitas (estudante de Agroecologia), Soeli Presser (professora e voluntária, atuou na criação de associações de produtores e produtoras rurais nas localidades de São João da Reserva e Boa Vista nos anos 70, 80 e 90).

DIREÇÃO
Direção: Gabriela Schmalfuss Borges, Pedro Henrique Farina Soares.

PRODUÇÃO
Produção: Gabriela Schmalfuss Borges, Pedro Henrique Farina Soares.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: não creditado.

SOM
Som: não creditado.

MÚSICA
Trilha sonora:
• "Outlaw's farewell (Part I)" por Reed Mathis

FINALIZAÇÃO
Edição: Gabriela Schmalfuss Borges, Pedro Henrique Farina Soares.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Vozes em Movimento (São Lourenço do Sul).
Financiamento (BR/RS): Recursos da Lei Aldir Blanc Lei nº 14.017/2020 / Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal – Brasil – Pátria amada, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto / Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul. Proponente: Gabriela Schmalfuss Borges.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Obrigada: Adriana Ferreira, Amanda Motta, Antônia Soares, Catarine Thiel, Djeniffer Coradini, Emilly Furtado, Fernanda Wendler, Guerda Klumb, Ilma Schmalfuss, Isabela Freitas, Léia Sell, Marta Iepsen, Neiva Schmalfuss, Pricilla Soares, Renata Hellwig, Sirlei Krüger, Soeli Presser.

FILMAGENS
Brasil / RS, em São Lourenço do Sul, em 2020.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:31:40 (YouTube)
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
Acompanhe nosso trabalho:
facebook.com/coletivovozesemmovimento
instagram.com/vozesemmovimento

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato:

OBSERVAÇÕES
Complementação aos créditos: Página do YouTube onde o filme está publicado.

Grafias alternativas:

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• YouTube, disponível desde 14 fev 2021, dom

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Mulheres (in)visíveis – A opressão e a luta das mulheres do campo de São Lourenço do Sul – RS. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2023. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1308/mulheres-in-visiveis-a-opressao-e-a-luta-das-mulheres-do-campo-de-sao-lourenco-do-sul-rs. Acesso em: 11 de dezembro de 2023.