Despedida (2021)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
DCP, cor, 90 min

Direção: Luciana Mazeto, Vinícius Lopes.
Companhia produtora: Pátio Vazio

Primeira exibição: São Paulo (SP), 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo [21 out-3 nov]-Mostra Brasil, Espaço Itaú de Cinema Augusta (R. Augusta, 1.475, Consolação) Sala 3, 30 out 2021, sab, 19h50
Primeira exibição RS: Gramado (RS), 50º Festival de Cinema de Gramado [12-20 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 18 ago 2022, qui, 14h

 

A utilização de elementos fantásticos para refletir sobre problemas familiares e sociais volta a ser utilizada pelos diretores Luciana Mazeto e Vinícius Lopes em Despedida, seu segundo longa-metragem. Após mostrarem duas filhas em conflito com o pai no enigmático Irmã (2020), a dupla de cineastas centra as suas atenções em Ana, uma garota de 11 anos que acaba de perder a avó Alma. Ao lado da mãe, Inês, ela vem acompanhar o velório da parente, durante um feriadão de carnaval, numa cidade do interior do Rio Grande do Sul. Essa viagem coloca a jovem em contato com familiares distantes que não lhe conferem o melhor tratamento, como a Tia Agnes (uma idosa de expressão fechada e atitudes duras, que lembra uma bruxa má) ou os primos Lucas e Pedro (chamados de par de corvos, sempre prontos a tumultuar o ambiente). Ana faz amizade apenas com a vizinha Madalena, uma menina negra da mesma idade, que mora nas redondezas.

Se o ambiente ao seu redor não é dos mais convidativos, Ana se surpreende ainda mais quando começa a explorar o interior de uma floresta próxima – local para o qual teria se dirigido o fantasma de sua avó, durante uma noite. Esse espaço é visto como um mundo mágico, no qual convivem personagens diferentes como um cachorro falante e bravo, uma criatura sem rosto, ninfas aquáticas, bonecas de pano inteligentes, seres do não-dito e um grande vilão conhecido como Rei do Medo. Esses indivíduos guardam uma conexão indissociável com a família de Ana, na medida em que a sua mãe (Inês) já havia empreendido uma jornada semelhante a esse reino encantando, no seu tempo de juventude. O problema é que essa interação entre o real e o extraordinário foi interrompida de forma abrupta, gerando traumas não apenas nos seres vivos, mas em toda a comunidade alternativa. É por isso que os seres fantásticos clamam pela volta de uma figura conhecida como "senhora da floresta", a única capaz de pacificar as tensões. Para que isso aconteça, no entanto, Ana precisará ajudar a curar cicatrizes existentes entre seus entes queridos, unindo universos distintos.

Como bem observou a jornalista Lou Cardoso, do site CineLooou, em crítica assinada para o jornal Correio do Povo, o filme tem no elenco majoritariamente feminino uma de suas forças, tocando em questões contemporâneas "como a união entre as mulheres para resolver conflitos, assim como a representatividade de colocá-las em diversas posições, inclusive de antagonista". Cardoso destacou ainda a importância de Ana na trama, visto que "é lindo como a sua personagem se preocupa em consertar o passado traumático de sua mãe, trazendo a importância complexa existente sobre recomeços após lidar com mágoas sufocadas". A mesma linha de raciocínio foi citada pelo codiretor Vinícius Lopes, em entrevista para o Grupo RBS:

– Enquanto Irmã tinha seu foco no acerto de contas e na impossibilidade de reconciliação, Despedida explora a "descoberta do outro" e a possibilidade de reconciliação, a chance de fazer as pazes com o passado e curar as feridas. É um filme bastante otimista nesse sentido, que aposta no poder da imaginação e no efeito transformador das ações de uma jovem menina sobre todo o universo ao redor dela.

O projeto começou a se desenvolver em 2014, inicialmente no formato de curta-metragem. A ideia dos realizadores era explorar as próprias memórias vividas na infância, trabalhando com uma história que tratasse do processo de amadurecimento sob a ótica da fantasia. O roteiro foi sendo aprimorado com o passar do tempo, participando de iniciativas como Plataforma:Lab, Brasil CineMundi e laboratório Prodav 04 do FSA Fundo Setorial do Audiovisual. O suporte financeiro para alavancar o trabalho veio a partir do edital SAV/MINC/FSA 02/2015, que incentivava a criação de obras para o público jovem ou infantojuvenil. As gravações ocorreram em sítios e pousadas da cidade de Pelotas, além de um estúdio do TECNOPUC TECNA (Centro de Produção Audiovisual), em Viamão, durante o começo de 2019.

Os recursos técnicos foram mesclados, com a utilização de efeitos especiais práticos combinados com efeitos digitais. O objetivo foi fugir de uma construção digital massiva, valorizando escolhas como animação 2D feita a mão, stop motion, fantoches e construção de cenários físicos – o que exigiu longa pesquisa e integração da equipe de arte, fotografia e pós-produção na composição de um mundo crível e orgânico. Despedida teve uma exitosa carreira no circuito de festivais, passando por espaços nobres como Gramado, Curitiba (Olhar de Cinema) e São Paulo (Mostra Internacional), além de fazer parte do Macabro Film Festival (mostra de horror da Cidade do México), onde Mazeto e Lopes foram premiados pela direção, na categoria de longas ibero-americanos. Contemplado com dois Kikitos em Gramado 2022: melhor atriz (Anaís Grala Wegner) e direção de arte (Gabriela Burck), é depois eleito o melhor longa nacional do Fantaspoa Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre de 2023.

Algumas das referências utilizadas pelos realizadores são os filmes Alice no país das maravilhas (Alice in wonderland, Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske, 1951, US), Alice (Neco z Alenky, Jan Svankmajer, 1998, UK-DE-CH-CZ), Labirinto – A magia do tempo (Labyrinth, Jim Henson, 1986, US-UK), Valerie e a semana das maravilhas (Valerie a týden divu, Jaromil Jires, 1970, CZ) e A Cara que mereces (Miguel Gomes, 2004, PT). Nascidos em Porto Alegre, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes são sócios-fundadores da produtora Pátio Vazio juntos com Leandro Engelke. Realizaram os curtas documentais Antes do lembrar (2018) e Os Olhos na mata e o gosto na água (2020), além do longa de ficção Irmã. Seus filmes também foram exibidos em festivais como Berlin, Rotterdam, Tiradentes e La Habana. Os três sócios cursaram o TECCINE na PUCRS, assim como outros membros da equipe: Daniela Strack, João Pedro Madureira, Amanda Gatti, Eder Ramos, Kevin Agnes, Bruno Carboni.

Sinopse


Durante o feriado de carnaval, Ana, uma menina de 11 anos, viaja para o interior da região sul do Brasil para o funeral da avó, que não via há anos. À noite, pela janela, ela enxerga o fantasma da avó entrando na floresta perto da casa da família. Quando Ana decide segui-la em meio às árvores, descobre um mundo de fantasia e mistério. Para resolver uma antiga desavença familiar, a garota precisa recuperar o mundo imaginário da mãe, há muito esquecido, abandonado na floresta onde ela enterrou a infância.

Ficha técnica


ELENCO
Anaís Grala Wegner (Ana),
Patricia Soso (Inês),
Sandra Dani (Agnes),
Ida Celina (Alma),
Marielly da Cruz (Madalena),
Silvia Duarte (Jussara),
Clemente Viscaíno (Sem Rosto)
Frederico Brutschin Machado (Lucas), Kauã Brutschin Machado (Pedro),
Leo Maciel (Médico),
Gabriela Garcia Maia (Ninfa Rosa), Ana Paula Silva dos Reis (Ninfa Verde), Carina Dias (Ninfa Lilás), André Barros (Esquecido), Kiko Xavier (Folião), Gabriela Cunha (Bailarina), Flávio Dornelles (Padre velório), Amanda Gatti (Mulher do velório), Sirley Amaro, in memoriam (Senhora 1 do velório), Sayo Martins (Senhora 2 do velório), Mariana Passos Dutro (Mulher cavalo), Mariah Padoin (Inês Jovem).
Vozes: Kiko Ferraz (Bóris), Kaya Rodrigues (Boneca Azul), Sofia Ferreira (Boneca Lilás), Gabriela Poester (Boneca Vermelha), Ana Paula Schneider (Boneca Rosa e Amarela).
Participação Bloco da Laje: Camila Falcão, Diego Machado, Francisco de los Santos, Julia Ludwig, Juliano Barros, Kaya Rodrigues, Martina Fröhlich.
Participação Tamborada: Ademir Motta, Beatriz Grassi, Cristina Costa, Cristina Gonçalves, Debora Alemand, Estela Polidori, Fernando Delavy, Iane Gonçalves, José Carlos Xavier Junior, Kako Xavier, Maria da Graça Nogueira, Mario Canever, Mario Maia, Miguel Polidori, Renato Grassi, Rogério Gutierrez, Sandra Grassi.
Figuração: Alexandre Meireles, Amanda Gatti, Ana Julia Fortuna, Andrea Terra, Carina Sputink, Cristina Gonçalves, Dagma Colomby, Eder Ramos, Eduardo Bemfica, Fernanda Moura, Fernando Lise, Flávio Dornelles, Francine Santos, Geovane Oliveira, Jean Vidal B. Muhlenberg, Jessica Martins, Johann Ossanes, Kelli Grala Dias, Larissa Silveira, Luccas Pires Soares, Luciane Avila, Lusiara da Silva, Márcio Mariot, Maria da Conceição B. Flores, Mariana Passos Dutra, Marina de Oliveira, Nailê Machado, Paulo Gaiger, Régis Caetano, Régis Caetano Riveiro, Renata Pinhatti, Roberta Vieira, Rosane Dala Riva, Tarcísio Pereira.
Ventriloquistas Seres do Não-Dito: Ana Ogliari, Gabi Lemos, Sayo Martins.
Vozes adicionais de ADR: Kelin Nathália Kuhn Agnes, Roni Carlos Agnes, Rosa Maria Kuhn Agnes.
Cão de cena: Ásia.

DIREÇÃO
Direção: Luciana Mazeto, Vinícius Lopes.
Primeira assistência de direção: Daniela Strack.
Segunda assistência de direção: Erê Carvalho Zimmer.
Preparação de elenco: João Pedro Madureira.
Psicóloga consultora: Alice Stepansky.
Suspensão de atores: Alexandre Accorsi, Fábio Cunha.
Adestradora: Ana Paula Ilha Bittencourt.

ROTEIRO
Roteiro: Luciana Mazeto, Vinícius Lopes.
Consultoria de roteiro: Juliana Rojas / PRODAV 04/2014; Ana Luiza Azevedo, Felipe Bragança / Plataforma:LAB.
Tradução em inglês: Leandro Engelke.
Tradução em espanhol: Gabriela Burck.

PRODUÇÃO
Produção: Pátio Vazio [Leandro Engelke, Luciana Mazeto, Vinícius Lopes], Jaqueline Beltrame.
Produção associada: Eduardo Piotroski.
Produção executiva: Jaqueline Beltrame, UPEX União Nacional de Produtores Executivos, Eduardo Piotroski.
Assistência de base e de produção executiva: Arthur Ferraz.
Direção de produção: Leandro Engelke.
Primeira assistência de produção: Gabriela Montezi.
Segunda assistência de produção: João Fernando Chagas.
Produção de elenco: Laura Leão.
Assistência de produção de elenco: Amanda Gatti.
Produção de locação: Eduardo Piotroski.
Assessoria jurídica: Patrícia Dias Goulart.
Assessoria contábil: Leonardo Melleu.

Alimentação: Alexandre Mattos Meirelles, Fabio André Tessmer Rusch, Liliane Sandrini, Renata Pinhatti, Vitória Freda, Zuleica Almeida da Silva / Unique Gastronomia (Pelotas).
Motoristas: Antônio Meggiato, Carlos Gonçalves, Celso Alfredo Garcia Hermann, Fernando Lise, Geison Machado, Gildo Fernando de Lima Cavalheiro, Gregorio da Silva Silveira, Joel Gonçalves, Marcelo Mailan, Tiago Venzke, Vilson Marques.
Motoristas adicionais: Adilson Borges, Antônio Carlos Machado Félix, Evanir Gonzalez, Luis Nehme, Oclésio Olavo da Rosa (in memoriam), Pedro Sandrin, Rodrigo Lopes Espíndola, Rogério Lopes Espíndola 'Nenê'.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Lívia Pasqual.
Primeira assistência de câmera: Juliano Possebon.
Segunda assistência de câmera: Eloisa Soares.
Logger: Brenda Behncke.

Eletricista e maquinista chefe: Daniel D..
Eletricista e maquinista: Dudu Careca.
Gerador: Cristiane dos Santos Pedroso ME, Leandro Mercanti.

Fotografia de cena: Kelli Grala Dias.

ARTE
Direção de arte: Gabriela Burck.
Produção de arte: Eder Ramos, Gabriela Burck.
Cenografia: Eder Ramos.
Assistência de cenografia: Jessica Porciuncula.
Produção de objetos: Ana Ogliari.
Contrarregragem: Tiago Alves.
Cenotécnica estúdio: Rodrigo Shalako.
Assistência de cenotécnica estúdio: Paulo Ricardo Pereira.

Confecção marionetes: Rudinei Morales.
Confecção de máscaras: Martina Nickel.
Confecção livro de Histórias lembradas: Pablito Aguiar.

Figurino: Gabriela Güez.
Assistência de figurino: Marina Becker Mocellin.
Costureira: Helena Cardoso Jacobs.

Maquiagem e cabelo: Kaká Lima.
Assistência de maquiagem: Júlia Mattozo.
Segunda assistência de maquiagem: Juliane dos Anjos.

SOM
Som direto: Kevin Agnes.
Microfonista: Gabriel Portela.
Som direto adicional: Lauro Maia.
Microfonista adicional: Humberto Schumacher.

ANIMAÇÃO 2D Osso Filmes
Direção e produção: Rodrigo John.
Direção de arte: Guilherme Petreca.
Arte dos cenários: Pedro Minho.
Cenários adicionais: Rodrigo John.
Animação: Hermes de Lima.
Arte final: Raíssa Kellermann.

MÚSICA
Trilha sonora original: Caio Amon.

Músicas originais:
• "Floresta de segredos" (música: Caio Amon)
• "Caixinha de música" (música: Caio Amon)
• "O Cão Bóris" (música: Caio Amon)
• "Inês criança" (música: Caio Amon)
• "Corrida das meninas" (música: Caio Amon)
• "Os Não-Ditos" (música: Caio Amon)
• "O Sem Rosto" (música: Caio Amon)
• "Casa das bonecas" (música: Caio Amon)
• "Fuga do túnel" (música: Caio Amon)
• "Temos um plano" (música: Caio Amon)
• "Rainha da floresta" (música: Caio Amon)
• "Despedida" (música: Caio Amon)
• "Tia Agnes" (música: Caio Amon)
• "Sonho dentro do sonho" (música: Caio Amon)
• "Desenhos nas nuvens" (música: Caio Amon)
• "Histórias do porão" (música: Caio Amon)
• "Guerra dos pássaros" (música: Caio Amon)
• "Valsa dos vilões" (música: Caio Amon)
• "Minha avó" (música: Caio Amon)
• "Levante dos esquecidos" (música: Caio Amon)
• "Era uma vez" (música: Caio Amon)
• "Búzios" (música: Caio Amon)
• "Juramento" (música: Caio Amon)
• "Samba da história universal" (música, letra: Caio Amon)
• "Cem anos" (música: Caio Amon, letra: Luciana Mazeto, Vinícius Lopes)

Trilha sonora licenciada:
• "Deixa brincar" (Diego Machado, Daniel Pinto Hauber, Leonardo Soares Barbosa, Juliano Ramos Barros) por Bloco da Laje // Fonograma: Marquise 51
• "Suspense Classical Loop" (música: Serge Quadrado)

FINALIZAÇÃO
Montagem: Luciana Mazeto.
Montagem adicional: Bruno Carboni, edt..
Assistência de montagem: Joana Bernardes, edt., Jonatas Rubert, edt..

Supervisão de pós-produção: Rafael Duarte.
Coordenação de pós-produção: Eduardo Piotroski.

3D, composing, colorista: Rafael Duarte.
Artista digital: Taísa Ennes.

Design créditos (não creditado): Jonatas Rubert.
Legendagem: Luciana Mazeto.

DCP e finalização: Jonatas Rubert, edt..

Desenho de som: Kevin Agnes.
Edição de som e mixagem: Kevin Agnes.

EQUIPE KF Studios
Gravação de ADR: Kiko Ferraz, Chrístian Vaisz.
Foley: Felipe Burger Marques.
Gravação de foley: Renato Galimberti.
Edição de foley: Richard Thomaz.
Pré-mixagem de foley: Richard Thomaz, Chrístian Vaisz.
Check mix: Ricardo Costa.
Técnico de operações check mix: Bruno Pavan.

EQUIPE TECNOPUC TECNA
Gerência: Aletéia Selonk.
Coordenação de operações: Michele Mastalir.
Assistência administrativo: Ana Paula Barreto.
Técnico de operações: Bruno Pavan, Rodrigo Viegas.
Auxiliar de operações: Deivid Ramos.

ACESSIBILIDADE
Roteiro de AD Audiodescrição: Mimi Aragón.
Consultoria: Manoel Negraes.
Gravação, montagem e mixagem: Bruno Klein.

Tradução e interpretação em LIBRAS Língua Brasileira de Sinais: Celina Xavier Neta.

LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos: Kemi Oshiro.
Revisão: Bruna Branco, Eva Mothci.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Equipamento de câmera: Arri Alexa Mini / Batoke Filmes (Porto Alegre).
Equipamento luz e maquinaria: Locall (Porto Alegre).
Seguros: GBI Consultoria e Corretagem de Seguros (São Paulo).
Hospedagem: Hotel Manta (Pelotas).
Seguranças: Ogum Service (Pelotas) / Indiara Itanajara dos Santos Pereira, Jorge dos Santos Pereira.
Bombeiros: CBMRS 3° Batalhão de Bombeiro Militar, Companhia Especial de Bombeiro Militar, sr. Everton de Souza Dias tenente coronel QOEM comandante do 3° BBM, sr. Gerson Luiz da Silva Rodrigues major QOEM comandante do CEBM.
Bombeiros de set: sargento Maurício Matoso Ferraz, soldado Caroline Ferreira Lopes, soldado Thales Iohan Ferrari, soldado Ana Paula Santos de Oliveira Batista.

Efeitos digitais: Machina Filmes (Porto Alegre).
Animação 2D – criação: Osso Filmes (Porto Alegre).
Estúdio de som: KF Studios (Porto Alegre).
Estúdio de check mix: TECNOPUC TECNA (Viamão).

Acessibilidade: OVNI Acessibilidade Universal (Porto Alegre).
Gravação, montagem e finalização de acessibilidade: Forno FX (Porto Alegre).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Pátio Vazio (Porto Alegre).
Financiamento (BR): Chamada Pública BRDE/FSA PRODAV 04/2014. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Pátio Vazio Produções Cinematográficas, Artísticas e Culturais Ltda.. Valor: R$ 70.000,00.
Financiamento (BR): Edital SAV/MINC/FSA nº 02/2016. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Pátio Vazio Produções Cinematográficas, Artísticas e Culturais Ltda.. Valor: R$ 1.250.000,00.
Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal – Brasil – Pátria amada.
Parceria local (Pelotas): Cursos de Cinema e de Animação UFPel Universidade Federal de Pelotas.
Apoio: Locall (Porto Alegre); TECNOPUC TECNA (Viamão); Machina Filmes (Porto Alegre); KF Studios (Porto Alegre).
Apoio cultural: Cinemateca Capitólio (Porto Alegre); Goethe-Institut Porto Alegre; Hotel Manta (Pelotas).

Participação em fase de pré-produção:
• 2º Plataforma:LAB, Porto Alegre, 17-19 nov 2016.
• Brasil CineMundi 7º Encontro Internacional de Coprodução / 7th International Coproduction Meeting / Mostra CineBH 11th International Film Festival, Belo Horizonte, 22-27 ago 2017.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Adélia Maria Medeiros Pires, Aletéia Selonk, Casa de Cinema de Porto Alegre, Javier Enrique Mendez Valdes, José Henrique Medeiros Pires, Kiko Ferraz, Lanza Xavier / UFPel, Michael Kerr / UFPel, Neiva Maria Priebi Carrilho, Nora Goulart, Sandro Castro, Wilton Soares Martins.
Agradecimentos teste de audiência: Crianças: Ana Motta de Souza, Catarina Pasqualotto Prestes, Elis de Baumont Kremer, Gabriela Messias, Guilherme Flores, Henrique Schaffer, Júlia Soares de Oliveira, Laura Barroso da Silva Fredrich, Lucas Lomba, Lucas Madruga, Luiz Eduardo da Cruz, Luma Cruz da Silva, Natasha Silva Ramos Peres, Pedro Diniz, Vitória Ramos dos Santos, Vittória Pacheco da Cruz. Adultos: Adriano Fredrich, Angélica de Baumont, Bibiana Bolson, Bruno Koch, Caroline Gil Fontes Scheffer, Daniela Diniz, Dionne Madruga, Frederico Messias, Gabriela Kremer Motta, Joana d'Arc Soares, Márcio Leandro de Oliveira, Paulo Ricardo da Cruz, Vanusa Barroso da Silva.
Agradecimentos: Adair Gass, Adelar Mazeto, Alex Hoff, Ana Maria Crispim, Besouro Filmes, Camila Vergara, Concessionária Panambra, Concessionária Satte Alam, Cris Reque, Cristina Rosa Burck, Daniela Mazzilli, Edvilson Almeida, Elisandra Jeske, Engenho de SP, Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, Facundo Gomez, Felipe Bragança, Felipe Diniz, Fernanda Padoin, Gabriela Tachini, Gilda Dias, Gustavo Spolidoro, Gustavo Telles, Isabel Waquil, Joana Piotroski, Juarez, Julia Leite, Karine Emerich, Klaxon Cultura Audiovisual, Lady Barroso da Silva, Lauro Engelke, Leilane Fontes Beltrame, Leimi Suzana, Liana Galant, Letícia Hubner Mazeto, Lígia Silveira Rosa, Lori Alvina Hubner, Luciano de Freitas, Luís Paulo Gonçalves, Luiz Carlos Fonseca, Manuela Falcão, Maria Galant, Marina Ludemann, Marisa Regina da Silva, Matheus Piccoli, Maximiano Beltrame, Mônica Kanitz / Sala Eduardo Hirtz / CCMQ Casa de Cultura Mario Quintana, Nanni Rios, Ótica Íris, Ótica Osório, Óticas Carol, Pro Wind – Escola Náutica (Laranjal, Pelotas), Rafael Faustini, Rafael Sampaio, Renata Ramos, Renato Oliveira Ramos, Rodolfo Magalhães, Ronaldo Vidal, Rubens Koshimizu, Secretaria do Desenvolvimento Rural de Pelotas, Silvana da Silva, Taís Fontes Pinto, Teatro UFPel, Wilma Elizabeth Guez.
E a todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste filme.

FILMAGENS
Brasil / RS, em
Pelotas, nos seguintes lugares: Sítio Casa Grande; Sítio Panamar; Pousada do Monte; Estrada Ponte Cordeiro de Faria;
Viamão, no TECNOPUC TECNA – Estúdio A.
Período: entre fevereiro e março de 2019.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:30:22
Som: 5.1
Imagem: cor
Proporção de tela: 2.35
Formato de captação:
Formato de exibição: DCP
Acessibilidade disponível: AD Audiodescrição + LIBRAS Língua Brasileira de Sinais + LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos.

PREMIAÇÃO
• 50º Festival de Cinema de Gramado 2022: 2º Prêmio SEDAC/IECINE da Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho: melhor atriz (Wegner) + direção de arte + menção honrosa a Clemente Viscaíno, por Despedida, pela presença destacada no filme e por sua importância na história do cinema gaúcho.
• FICBC 12º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú 2022: Competição Nacional: melhor fotografia + arte.
• Fantaspoa XIX Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2023: Mostra Competitiva Nacional: melhor filme.
• Macabro 22º Festival Internacional de Cine de Horror de la Ciudad de México 2023: Largometraje Iberoamericano de Horror: mejor dirección.

DIVULGAÇÃO
Ilustração: Martina Nickel.
Design gráfico: Leo Lage.
Trailer: https://vimeo.com/patiovazio/despedida-trailer
Assessoria de imprensa: Bruna Paulin.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: Livre.
Distribuição: Elo Company (São Paulo).
Contato: Pátio Vazio.

OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // Brasil, 2021 //

Grafias alternativas: Fábio Restori da Cunha | Patrícia Goulart | Vilson Marques 'Betão'| Juliano Possebon Ferreira | Osso Produções [Osso Produções Ltda., razão social do nome fantasia Osso Filmes] | Batoke Locação de Equipamentos Ltda. [Batoke Locação de Equipamentos de Câmeras Ltda., razão social do nome fantasia Batoke Filmes] | KF Studios – Além do som | Casa de Cinema de Porto de Alegre | TECNA Centro de Produção Audiovisual | Elo Company – Produção e Distribuição Audiovisual | Maria Galant Melgarejo
Grafias alternativas (funções): Catering | Chefe de elétrica e maquinaria | Fotógrafa de set | Operador de boom | Operador de boom adicional | Artista de foley | correção de cor

BIBLIOGRAFIA

Noticiário:
CARDOSO, Lou. Despedida: a fantasia capaz de curar o passado. Correio do Povo, Porto Alegre, 1º nov 2021.
[https://cinelooou.com/2021/11/01/despedida-a-fantasia-capaz-de-curar-o-passado/]
LERINA, Roger. Ana enfrenta o luto e o mistério em Despedida. Matinal, Porto Alegre, 2 dez 2021.
[https://www.matinaljornalismo.com.br/rogerlerina/cinema/ana-enfrenta-o-luto-e-o-misterio-em-despedida/?swcfpc=1]
MÜLLER, Marcelo. Papo de Cinema, abr 2023.
[https://www.papodecinema.com.br/filmes/despedida/]
MANSQUE, William. Premiado em Gramado e no Fantaspoa, filme gaúcho Despedida entra em cartaz nesta quinta-feira. GZH, Porto Alegre, 2 ago 2023.
[https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/cinema/noticia/2023/08/premiado-em-gramado-e-no-fantaspoa-filme-gaucho-despedida-entra-em-cartaz-nesta-quinta-feira-clku4zubm00ct0154s85bkgfi.html]
LERINA, Roger. Despedida viaja atrás de infância quase esquecida. Matinal, Porto Alegre, 3 ago 2023.
[https://www.matinaljornalismo.com.br/rogerlerina/cinema/despedida-viaja-atras-de-infancia-quase-esquecida/]

Exibições


• São Paulo (SP), 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo [21 out-3 nov]-Mostra Brasil,
Espaço Itaú de Cinema Augusta (R. Augusta, 1.475, Consolação) Sala 3, 30 out 2021, sab, 19h50
Espaço Itaú de Cinema Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação),
Sala 4, 31 out 2021, dom, 16h15
Sala 5, 2 nov 2021, ter, 13h30

• Curitiba (PR), Olhar de Cinema 11º Festival Internacional de Curitiba [1º-9 jun]-Pequenos olhares,
Cine Passeio Sala Luz, 5 jun 2022, dom, 10h30
Museu Oscar Niemeyer, 5 jun 2022, dom, 17h
Teatro da Vila, 5 jun 202, dom, 17h
Online, 7 jun 2022, ter

• Gramado (RS), 50º Festival de Cinema de Gramado [12-20 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 18 ago 2022, qui, 14h

• Balneário Camboriú (SC), FICBC 12º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú [1º-12 nov]-Competição Nacional, Sala Cinefilia, 2 nov 2022, qua, 20h30

• Porto Alegre (RS), Fantaspoa XIX Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre [13-30 abr]-Mostra Competitiva Nacional, Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 22 abr 2023, sab, 19h30 (comentada com direção + equipe)

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Capitólio,
3, 4, 6, 8, 9 ago 2023, qui, sex, 19h30, dom, 17h, ter, qua, 19h30
10-13, 15, 16 ago 2023, qui-dom, ter, qua, 17h15

• Ciudad de México (MX), Macabro 22º Festival Internacional de Cine de Horror de la Ciudad de México [15-27 ago]-Selección de Largometraje Iberoamericano de Horror,
Cinematógrafo del Chopo, 18 ago 2023, sex, 18h
Casa del Cine, 26 ago 2023, sab, 18h

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Despedida. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1363/despedida. Acesso em: 18 de maio de 2024.