Doc rock alvoradense – Década de 80/90 (2021)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
cor, 130 min

Direção: Carlinhos Weiss.
Companhia produtora: JCA Produções

Primeira exibição: Facebook, 23 dez 2021, qui, 21h

 

Em meados de fevereiro de 2021, Carlinhos Weiss deu início as filmagens de Doc rock alvoradense – Década de 80/90. O projeto é financiado através da Lei Aldir Blanc e da Prefeitura de Alvorada e visa fazer um resgate da cena roqueira que a cidade teve nas duas últimas décadas do século XX. "Esse foi um período efervescente da cultura local e do rock gaúcho. Nesse período foram diversos os músicos que vieram na cidade para se apresentar ou prestar serviços. A relação com o rock do Bomfim era muito forte", explica o alvoradense Carlos Weiss. Além disso, o músico da V8 acredita que fazer esse resgate histórico de um período onde não havia internet é de suma importância para as gerações futuras.

"Povo que não tem memória não sabe o que acontece na cidade. Muitos inclusive acham que a cultura na cidade começou com a Feira do Livro, no início dos anos 2000. Só que a cultura já existia muito antes disso". Foi nesse período que empresas da cidade iniciaram seus trabalhos ou, pelo menos, seu planejamento, como a sua produtora Audio Laser que existe desde 1989. A ideia de produzir esse documentário era antiga. "Nos dois primeiros dias de gravação a gente já se lembrou de histórias incríveis e estou podendo reencontrar amigos daquela época", continua Weiss. Ele se refere aos entrevistados Ray Abreu (Rapeyzze), Eder Baptista (4HP), Rudi Freitas (Watts por Segundo e Gatos do Porto) e Roberto Camparra (Pedra Angular, 4HP, Rapeyzze e Hits Cover). "Esse projeto é um divisor de águas. Nós estamos resgatando a história cultural da cidade e isso abrirá caminhos para novos projetos. Inclusive nós queremos falar, em um outro projeto, sobre a música da cidade a partir dos anos 2000". [informações recolhidas da internet]

Sinopse


Depoimentos dos principais envolvidos na cena roqueira de Alvorada nas décadas de 1980 e 1990. Usam camisetas com motivos musicais: Tequila Baby, Beatles, Koisas DK [leia-se Coisas De Cá]. Fotografias. Cartelas indicam as seguintes bandas, nesta ordem: 4HP (1987), Pedra Angular (1987), Alcaloide (1987), Blecaute (1987), Gatos do Porto (1988), Whats por Segundo (1989) / Dispersivos (1987), Facção (1987), Dupa Szasrana (1987), Hagar e Os Horríveis (1987), Koisas DK (1989), Kaos (1989) / Eszfinge de Cristhal (1990), Rapeyzze (1990), Flanger (1990), Hits Cover (1995), Isoax (1991), Teacher (1993) / Vindos do Nada (1991), Y1 (1993), Da Bomb (1996), The Black Beetles (1992), V8 (1995), Ar15 (1987), Ask Nalhas (1987), Ciclo da Lua (1990), Os Bostas (1986), Câmaras Mortuárias (1988), Os Contras (1988) / Pluriblues Jazzy (1994), Grupo de Risco (1993), Os Slistaks (1995), Escória Suburbana (1996), Os Contras (1987).
Folheto: / Show de rock Os Replicantes. Sociedade União (Alvorada). Dia: 13/07/86 às 21h. Promoção: R3 Produções. /
O primeiro bloco é dedicado ao festival Rock no Parque, que acontece em 15 de fevereiro de 1987, domingo, a partir das 14h, na Parada 48. Notícia do jornal Zero Hora: "Festival de rock em Alvorada – Nada menos que 21 bandas de rock atacam amanhã a partir das 14h em Alvorada, precisamente no Parque Central, que fica em frente à prefeitura da cidade. Para quem mora em Porto Alegre, é pegar um ônibus e descer na Parada 48 que vai direto no lugar. A promoção do Conselho Municipal de Cultura de Alvorada deverá reunir muita gente, pois entre as atrações estão algumas das melhores bandas gaúchas, a começar por Julio Rey e Expresso Oriente. O cardápio total inclui: Pupilas Dilatadas, Guerrilheiro Anti-Nuclear, Sodoma, Atraque, Kadhafi [outro nome para Os Replicantes], Justa Causa, AL-40, 3D, Cobaias, Sidartha, Reduto, UTI, Gazômetro, Os Exterminadores, Spartacus, Hagar e Os Horríveis [a única de Alvorada], Neblina, Nosferatus, Vil Metal e Gress".
Todos concordam que este foi o marco fundador da efervescência roqueira. A RBS TV faz uma reportagem [mas estas imagens, se existem, não estão no documentário]. Eram fãs de Pupilas Dilatadas. Diversas bandas surgem a partir daí, desencadeando festas como esta, resgatada de um folheto: / Festa jovem – Show de rock com as bandas: Clandestinos (Porto Alegre), Dupa Szasrana (Alvorada), Dispersivos (Alvorada) e um grande show com Raul Seixas e Bob Dylan – ao vivo. 22 de maio, sexta-feira, 23h /.
Outro bloco é para falar de mais um festival marcante, realizado para comemorar os 25 anos da cidade: Alvorada 1965-1990 – 25 anos – Programa Jubileu de Prata, em 1990. A história do pedal é lembrada por Edilson Lima que é chamado na última hora para substituir Clovis Rech: ele não tinha pedal, que foi emprestado por outro guitarrista. As bandas se ajudavam umas às outras. Carlinhos Weiss pede para Flávio Gonçalves gravar em vídeo: trecho de arquivo da apresentação da banda V8 em 1990.
Outro bloco é sobre histórias de bares e pubs. Aparecem listados: Butikin, Toscana I e II, Africans Bar, Manicômio, Palhoça, Alternativo, Woodstock Bar, Bat Bat.
Arquivo: Bandas no palco do bar Toscana, do Jair: 4HP + Isoax + Koisas DK.
Woodstock Bar, de Rudinei Baptista e Larry, no andar de cima, onde depois é uma loja Gaston.
Alguns folhetos: / Woodstock Bar – Festa Eletrika Ótika – Ipanema FM, 14 agosto sábado. Seleção musical: Katia Suman. Show c/ banda Teacher // A hora do rush. Rádio Felusp FM 107.1. Seleção musical: Mauro Borba. 17 abril /
Na última parte, Carlinhos Weiss conta do surgimento da sua produtora Audio Laser e do CD Movimento rock Zona Norte, financiado pelo FUMPROARTE. Notícia da Zero Hora: "Rock da zona norte ganha CD – Coletânea reúne 12 bandas, que farão dois shows no Refinaria. Dezenas de garotos e uma ideia única: a música. Doze bandas e um mesmo produto na mão: um CD. Várias cabeças e um movimento: a cena roqueira da zona norte de Porto Alegre. No mesmo bairro e no mesmo local, essa garotada fará, hoje e na próxima quinta, apresentações para mostrar no palco o que há na coletânea que está lançando. Produzido por Carlos Weiss, o CD Movimento rock Zona Norte não vive só de rock. A turma ressalta que o reggae e a música pop estão presentes. Também garante que cada grupo mostrou na obra sua concepção musical [...], também colaborou, cantando na mesma faixa. É Fuguetti Luz, considerado pelo movimento como precursor do rock gaúcho. Metade da turma vai estar fazendo show hoje à noite [18 set, qui], no Refinaria (Avenida do Forte, 201), às 21h. As bandas Ofset, Kara Dura, Pietra, Breno Ronchetti e os Alterados, O Holandês Voador e Hela, estarão mostrando um pouco do mix de estilos reunidos no CD, que pode ser consumido por um preço médio de R$18, e que foi parcialmente financiado pelo FUMPROARTE, mas também contou com um as Folhetoque aos bolsos dos integrantes das bandas". O segundo dia, 25 de setembro, teve: V8, Stone Walker, Rapeyzze, Melhor Que Nada, Da Bomb, Sétimo Selo.
Arquivo: show Ecovox, banda temática. / Carlinhos Weiss e sua viola rock em releituras de clássicos sertanejos, no Alvorada em Fest, na Praça.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Ordem de identificação:
Carlinhos Weiss (produtor e músico, bandas: Pedra Angular, Eszfinge de Cristhal, V8),
Ricardo Bolonha (produtor de eventos),
Paulinho Pereira (proprietário Butikin),
Paulo Smolinski (músico, bandas: Dupa Szasrana, Hagar e Os Horríveis),
Eder Baptista (músico, bandas: 4HP, Rapeyzze, Hits Cover),
Rudi Freitas 'Chandom' (músico, bandas: Gatos do Porto, Whats por Segundo),
João Brother (músico, bandas: Gatos do Porto, Blecaute, Rapeyzze),
Alvaro Lima (músico, bandas: Dispersivos, Eszfinge de Cristhal, V8),
Roberto Camparra (músico, bandas: Pedra Angular, 4HP, Rapeyzze, Hits Cover),
Marcelo Machado (músico, bandas: Kaos, Homicídio Cultural),
Renato Cardoso (músico, bandas: Dupa Szasrana, Hagar e Os Horríveis, Homicídio Cultural),
Sor Vander (músico, bandas: Pluriblues Jazzy, Hits Cover / proprietário Manicômio Bar),
Claudio Cabral 'Rambo' (músico, banda: Koisas DK),
Ray Abreu (músico, bandas: Blecaute, Rapeyzze),
Rudinei Baptista (músico, banda: 4HP / proprietário Woodstock Bar),
Wanderlei Schardosim (músico, banda: Koisas DK),
Clovis Rech (músico, banda: Koisas DK),
Edilson Lima (músico, bandas: Koisas DK, Isoax),
Elias Machado (músico, banda: Koisas DK),
Fernando Bohrer (produtor e músico, banda: Rapeyzze),
Edmilson Borracha (músico, banda: The Black Beetles),
Edu Coelho (músico, bandas: Pluriblues Jazzy, Hits Cover).
Não identificada: Dani (cantora, banda: Koisas DK).

DIREÇÃO
Direção: Carlinhos Weiss.

ROTEIRO
Pesquisa e roteiro: Carlinhos Weiss.

PRODUÇÃO
Produção (não creditado): Carlinhos Weiss.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Saul Jones.

SOM
Som direto (não creditado): Saul Jones.

MÚSICA
Música tema:
• "Rock alvoradense" (Carlinhos Weiss, Mário Hunter) por Felipe Drago (bateria; rec. 1999), Carlos Dallastra (baixo; rec. 1999), Eder Baptista (guitarra; rec. 2021), Marcelo Oliveira (guitarra; rec. 2021), Carlinhos Weiss (voz, guitarra; rec. 2021)

ARQUIVO
Fotografias das bandas, festivais, bares.
Vídeos, trechos, entre outros, sem créditos:
Alvorada 1965-1990 – 25 anos – Programa Jubileu de Prata, em 1990. Apresentação da banda V8. Operação de câmera: Flávio Gonçalves;
Bandas 4HP + Isoax + Koisas DK no palco do bar Toscana;
show Ecovox;
Alvorada em Fest. Carlinhos Weiss e sua viola rock em releituras de clássicos sertanejos.

FINALIZAÇÃO
Edição: Elfo Vegas.

Design gráfico: Calvox.
Finalização: Saul Jones.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Produção executiva: JCA Produções (Alvorada).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: JCA Produções (Alvorada).
Financiamento (BR/RS): Recursos da Lei Aldir Blanc Lei nº 14.017/2020 / Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal – Brasil – Pátria amada, por meio da SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul – Novas façanhas na cultura; e SMCD / Prefeitura de Alvorada.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: À galera das bandas e produtores pelos depoimentos e cedência das fotos e vídeos.

Dedicatória: In memory: Luis Fernando Bobo (Hagar e Os Horríveis), Valter Bola (Koisas DK), Mário Hunter (Pedra Angular, Eszfinge de Cristhal, V8).

FILMAGENS
Brasil / RS, em Alvorada.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 2:09:38 (facebook)
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato:

OBSERVAÇÕES
Grafias alternativas:
Grafias alternativas (funções): Captação de imagens | Edição de vídeo

DISCOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
Documentário Rock alvoradense – Anos 80/90 inicia suas filmagens – Projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc e visa resgatar a história do município. A Semana, Alvorada, 5 mar 2021.

Exibições


• Facebook, 23 dez 2021, qui, 21h [www.facebook.com/101906858613169/videos/946275556259599]

• Alvorada (RS), Garage 80's (R. Casemiro de Abreu, 80), 18 fev 2022, sex, 21h (comemoração dos 35 anos do Rock no Parque e apresentação do documentário; show com Julio Reny e Fabio Ly)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Doc rock alvoradense – Década de 80/90. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1373/doc-rock-alvoradense-decada-de-80-90. Acesso em: 24 de abril de 2024.