A Revolução de 3 de outubro (1930)

Brasil (RS)
Longa-metragem silencioso | Não ficção
35 mm, pb, (prólogo e 8 partes)

Direção: Italo Majeroni Leopoldis.
Companhia produtora: Leopoldis Film

Primeira exibição: Porto Alegre (RS), Theatro São Pedro, 27 dez 1930, sab, 19h30

 

Em A Revolução de 3 de outubro, Italo Majeroni Leopoldis registrou a marcha das tropas de Getúlio Vargas (1882-1954) em direção ao centro-sul do país, documentando desde o início a Campanha Liberal até a chegada e a instauração de um novo regime político no Brasil, a partir do Palácio do Catete / Rio de Janeiro. A Revolução de 1930 foi um movimento armado, liderado pelos Estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com um golpe de Estado que depôs o então presidente da república Washington Luiz, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha (1889-1930). Leopoldis (1888-1974) foi responsável por instaurar no Rio Grande do Sul um modelo de produção sistemática de curtas institucionais, cinejornais e séries temáticas, que criou uma produção audiovisual permanente no sul do Brasil durante décadas – ainda que o foco não fosse a produção de longas ficcionais, em um primeiro momento. Outros de seus trabalhos de destaque foram o curta Graf Zeppelin sobre Porto Alegre (1934) e o média O Flagelo da enchente assola Porto Alegre (1941). Cerca de mil títulos compõem o acervo da Leopoldis-Som. A cópia única de A Revolução de 3 de outubro teria se perdido irremediavelmente, cf. folheto da sessão privativa para os sócios do Cineclube Pro Deo dedicada à Leopoldis-Som nos próprios estúdios à R. Gonçalves Dias, em 15 jul 1956, domingo, 10h.

Sinopse


Um prólogo e oito partes.
Salientamos entre os quadros principais: As delirantes manifestações do Rio de Janeiro por ocasião do início da Campanha Liberal em 7 de setembro de 1929, donde discursaram entre o entusiasmo do povo carioca: dr. João Pessoa, general Flores da Cunha, deputado Baptista Luzardo, deputado Plínio Casado, dr. João Neves da Fontoura, dr. João da Matta, deputado Odilon Braga, deputado Candido Pessoa. Os leaders liberais srs. Adolpho Bergamini, Francisco Campos e Simões Lopes. Em nome da mocidade gaúcha: o acadêmico Evaristo Simões de Amaro. Finalizando o prólogo com os grandes chefes: dr. Borges de Medeiros, dr. Getúlio Vargas, dr. Antonio Carlos Ribeiro de Andrada e dr. João Pessoa.
Os imponentes funerais de João Pessoa no Rio de Janeiro. O dia 3 de outubro em Porto Alegre: a heróica e valiosa Guarda Civil. O Quartel General da 3ª Região Militar, logo após a rendição do general Gil de Almeida. Quartel do 7º Batalhão de Caçadores. Quartel da Carta Geral da República. Preparo e marcha de tropas para o front. Formatura do Batalhão João Pessoa. Saída do Estado Maior. O aguerrido Esquadrão de Cavalaria Siqueira de Campos. A Cruz Vermelha de Porto Alegre. Notícia da prisão do presidente deposto Washington Luis. Demonstração do povo porto-alegrense. A viagem do 1º e 3º Batalhão da Brigada Militar e o Grupo de Metralhadoras, de Porto Alegre até o Rio de Janeiro, as manifestações recebidas no Rio Grande e demais detalhes até a chegada ao Rio de Janeiro. Guanabara, a maravilha do mundo. A fortaleza de Copacabana. A chegada do presidente eleito do povo, Getúlio Vargas ao Rio. A posse completa do novo governo Getúlio Vargas, onde figuram todas as mais altas personagens políticas entre as quais: o ministro Oswaldo Aranha, general Flores da Cunha, general Juarez Tavora, dr. Baptista Luzardo. As importantes cenas: O Obelisco!... Forças aquarteladas no Palácio Monroe. As forças gaúchas aquarteladas no Club Fluminense. A posse do dr. Baptista Luzardo a chefe de Polícia. Na Capital Federal: o dr. João Neves da Fontoura e sra.. O ministro Lindolpho Collor. O venerando repúblico dr. Simões Lopes. Dr. João Carlos Machado. O coronel João Alberto. Capitão Ruben Maciel. Cel. Mario da Matta. Dr. Luiz Aranha. O embarque do dr. Maurício Cardoso. Um churrasco oferecido às forças Gaúchas, na Quinta da Boa Vista. A memorável parada de 15 de Novembro no Rio de Janeiro. A chegada do ministro Assis Brasil ao Rio. A grande parada de 19 de Novembro e Juramento à Bandeira em Porto Alegre e inúmeros quadros das mais interessantes atualidades da Revolução. (transcrição integral de folheto de divulgação)

Ficha técnica


IDENTIDADES
João Pessoa, Flores da Cunha (general), Baptista Luzardo (deputado), Plínio Casado (deputado), João Neves da Fontoura e sra., João da Matta, Odilon Braga (deputado), Candido Pessoa (deputado), Adolpho Bergamini, Francisco Campos, Simões Lopes, Evaristo Simões de Amaro (acadêmico), Borges de Medeiros, Getúlio Vargas, Antonio Carlos Ribeiro de Andrada, João Pessoa, Oswaldo Aranha (ministro), Juarez Tavora (general), Lindolpho Collor (ministro), João Carlos Machado, João Alberto (coronel), Ruben Maciel (capitão), Mario da Matta (coronel), Luiz Aranha, Maurício Cardoso, Assis Brasil (ministro).

DIREÇÃO
Direção: Italo Majeroni Leopoldis.

PRODUÇÃO
Produção: Italo Majeroni Leopoldis.

FOTOGRAFIA:
Fotografia: Italo Majeroni Leopoldis.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Leopoldis Film (Porto Alegre).

FILMAGENS
Brasil / RJ, no Rio de Janeiro [capital federal];
Brasil / RS, em Porto Alegre.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: (um prólogo e 8 partes)
Metragem:
Número de rolos:
Som: silencioso
Imagem: pb
Proporção de tela: 1.33
Formato de captação: 35 mm
Formato de exibição: 35 mm

DIVULGAÇÃO
Folheto: Cópia xerografada de folheto de divulgação do lançamento no Theatro São Pedro pertencente a Antonio Jesus Pfeil, cedida para esta pesquisa; segundo ele, o original estaria no Museu Hipólito. / Museu do Trabalho possui um exemplar.

BIBLIOGRAFIA
Filmografia brasileira: quarto fascículo: período de 1926 a 1930. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 1991, p.153.

Noticiário:
Correio do Povo, Porto Alegre, 28 dez 1930.

Exibições


• Porto Alegre (RS), Theatro São Pedro, 27, 28 dez 1930, sab, dom, 19h30

• Porto Alegre (RS), Central, 21 jan 1931, qua

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
A Revolução de 3 de outubro. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/146/a-revolucao-de-3-de-outubro. Acesso em: 12 de abril de 2024.