Semana da Pátria de 1942 (1943)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
16 mm, cor

Direção: Edgar G. Eifler.
Companhia produtora: Liga de Defesa Nacional

Primeira exibição: Porto Alegre (RS), mar 1943 (especial para autoridades e imprensa)

 

Filme desaparecido.
Diante do sucesso do filme anterior, o médico e cineasta amador Edgar G. Eifler registra a Semana da Pátria de 1942, mais uma vez tendo Porto Alegre como palco dos acontecimentos. As poucas informações existentes sobre a produção permitem que se imagine um esboço do roteiro. As gravações acompanharam lances como a grande maratona do Fogo simbólico através do Estado, as demonstrações de educação física no Parque Farroupilha, o concurso de robustez infantil, a cooperação da Cruz Vermelha Brasileira, a Exposição Rio-grandense de Gado leiteiro e outras  solenidades promovidas pela Secretaria da Agricultura, as manobras militares no Estádio Ramiro Souto, as diversas competições no Grêmio Náutico União e no Vasco da Gama e a inauguração do Pavilhão Daltro Filho da Santa Casa de Misericórdia. Para fechar os trabalhos, a grande parada militar de 7 de setembro, que inclui o desfile da Juventude Brasileira, diversas festividades desportivas, o solene Te Deum do encerramento e, finalmente, uma apoteose ao presidente da República Getúlio Vargas e às Américas Unidas.

Sinopse


"A grande maratona do Fogo simbólico através do Estado. As demonstrações de educação física no Parque Farroupilha. O concurso de robustez infantil. A cooperação da Cruz Vermelha Brasileira. A Exposição Rio-grandense de Gado Leiteiro e outras solenidades promovidas pela Secretaria da Agricultura. As manobras militares no Estádio Ramiro Souto. Diversas competições no Grêmio Náutico União e no Vasco da Gama. Inauguração do Pavilhão Daltro Filho da Santa Casa de Misericórdia. A grande parada militar do dia 7 de setembro. O desfile da Juventude Brasileira. Diversas festividades desportivas. O solene Te Deum do encerramento e finalmente, uma apoteose do sr. presidente da República [Getúlio Vargas] e às Américas Unidas".

Ficha técnica


DIREÇÃO
Direção: Edgar G. Eifler.

FOTOGRAFIA
Operação de câmera: Edgar G. Eifler.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Liga de Defesa Nacional.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre.
Período: setembro de 1942.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração:
Metragem:
Número de rolos:
Som:
Imagem: Technicolor
Proporção de tela:
Formato de captação: 16 mm
Formato de exibição: 16 mm

OBSERVAÇÕES
No programa, outros filmes de Eifler, patrocinados pelo Departamento de Propaganda da Liga de Defesa Nacional, realizados no Rio de Janeiro, foram exibidos: Natureza prodigiosa; Cidade maravilhosa.

BIBLIOGRAFIA
O., A. [OBINO, Aldo]. Cine-amador Eifler. Correio do Povo, Porto Alegre, mar 1943, cópia de recorte de jornal, cedida por Antonio Jesus Pfeil para esta pesquisa.

Exibições


• Porto Alegre (RS), mar 1943 (especial para autoridades e imprensa)

• Porto Alegre (RS), Theatro S. Pedro,
15-21 mar 1943, seg-dom
22-28 mar 1943, seg-dom
29, 30 mar 1943, seg, ter

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Semana da Pátria de 1942. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/154/semana-da-patria-de-1942. Acesso em: 24 de abril de 2024.