V Congresso Eucarístico Nacional (1948)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
35 mm, pb, c.85 min

Direção: Italo Majeroni Leopoldis.
Companhia produtora: Leopoldis-Som Produtora Cinematográfica Brasileira

Primeira exibição: Porto Alegre (RS), Vera Cruz, 29 nov 1948, seg (para imprensa e membros da diretoria do Clube de Cinema de Porto Alegre)

 

Cf. créditos iniciais salvaguardados, o título completo (em três cartelas) sugere que seria: // V Congresso Eucarístico Nacional // e 3ª Semana Nacional de Ação Católica // realizados em outubro de 1948 na cidade de Porto Alegre – Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) //. Os créditos seguintes trazem estas informações: // Sob o pontificado de Sua Santidade o Papa Pio XII // Legado papal: o eminentíssimo senhor cardeal Dom Jaime de Barros Camara // Organização da Arquidiocese de Porto Alegre da qual é titular o exmo. e revmo. senhor arcebispo D. Vicente Scherer // Filme documentário oficial editado pela 'Comissão Central' composta dos revdmos. senhores cônegos Luiz Vitor Sartori, Germano Wagner, Cláudio Colling e padre Otto Skrzypczak //
Durante créditos iniciais quando aparece a cartela da Comissão Central, ao fundo, descendo escada aparecem os quatro organizadores, entre eles Cláudio Colling, que será arcebispo de Porto Alegre entre 1981 e 1991.
Identificados dois fragmentos no Arquivo Leopoldis-Som referentes à 1ª e 8ª partes. Ironicamente, os materiais preservados correspondem, segundo o Roteiro de locução, exatamente ao início e final deste filme. Dos cerca de 85 minutos originais, os fragmentos somam c.5 minutos.
Os fragmentos da 8ª parte referentes ao final do V Congresso, à última cerimônia, no Parque Farroupilha (Redenção), em 31 de outubro de 1948, domingo, a partir das 19h, com a chegada de procissão e bênçãos finais: Vistas gerais da chegada da procissão no Parque. Altar visto de longe. Multidão (do alto da cruz). Planos da chegada da procissão. Grande Plano Geral de multidão do alto da cruz. Plano da chegada da procissão. Vista geral, do alto da cruz. Vista do altar. Procissão chegando. Peregrinação paulista. Chegada procissão (vários planos). Geral do alto da cruz com parque lotado. Outros aspectos tirados de baixo. Geral do alto da cruz com parque cheio. Carro triunfal que chega. Pálio subindo o altar. Te Deum. Bispos ajoelhados. D. Scherer, cardeal e bispos. Benção com o ostensório. Bispos ajoelhados e bandeiras. D. Vicente falando. [Cardeal falando.] Plano noturno do altar.

Sinopse


Epígrafe: // "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente." João, 6.51 //

"O preâmbulo do filme é dado com a visualização de Porto Alegre em perspectivas. (...) ressalta a fisionomia da metrópole, com suas artérias e seus arranha-céus. Logo vem o entrelaçamento dos navios que aportam à cidade. São os peregrinos da frota da fé. Depois são as aeronaves. O movimento ferroviário. As belonaves. A concentração do clero nacional, tendo à frente a Hierarquia. As representações do episcopado sul-americano. A chegada do Cardeal Legado. (...) A nova Catedral e os primeiros ofícios religiosos. Retiro do clero em São Leopoldo. Os retirantes vistos pelo ar, perambulando em orações e meditações pelos jardins. (...) Os flagrantes da Semana Nacional de Estudos de Ação Social são vivazes. A procissão náutica (...). Primeiro é a Praça dos Navegantes, feericamente iluminada. (...) Depois é o cortejo náutico. Os fogos de artifícios. O ritmo das naves. A profusão dos holofotes dos navios de guerra. As sirenas e o espoucar dos foguetes. O clímax é dado à meia-noite, passada no interior da Igreja das Dores. (...) A abertura oficial do Congresso com a Missa Solene. As visões de conjunto e a análise dos detalhes do parque da Redenção. A revoada dos pombos-correios, com as mensagens da boa nova do Congresso inaugurado. Aspectos das reuniões no Theatro São Pedro. Os serões noturnos no Parque Farroupilha. Os oradores. A concentração do povo às dezenas de milhares cada noite. A colaboração das massas corais e da Banda Municipal. As figuras representativas". (OBINO, Aldo. O filme sobre o V Congresso Eucarístico Nacional. Correio do Povo, Porto Alegre, 1º dez 1948)

Ficha técnica


IDENTIDADES
[1ª parte] Luiz Vitor Sartori (cônego), Germano Wagner (cônego), Cláudio Colling (cônego), Otto Skrzypczak (padre), Alfredo Vicente Scherer (arcebispo Porto Alegre entre 30 dez 1946 e 1981), Ildo Meneghetti (engenheiro, primeiro mandato prefeito Porto Alegre entre 15 jul 1948 e 1º fev 1951, nomeado), D. Ranulfo da Silva Farias (arcebispo Maceió), D. Mário de Miranda Villasboas (arcebispo Belém do Pará), D. frei Anselmo Pietrulla (bispo prelado Santarém), monsenhor Alberto Gaudêncio Ramos (bispo eleito Manaus), Nicomedes Becom (major, representado governador RS), D. Orlando Chaves (bispo Corumbá), D. José Newton de Almeida Batista (bispo Uruguaiana), D. frei Cândido Penso (bispo prelado Ilha do Bananal), Assis (bispo Petrópolis), Bragança (bispo Petrópolis), D. Francisco de Aquino Correa (arcebispo Cuiabá), D. Fernando Gomes (bispo Penedo),
[2ª parte] D. Jaime de Barros Camara (arcebispo Rio de Janeiro, cardeal legado pelo Papa Pio XII).
Narração: Guilherme Sibemberg.

DIREÇÃO
Direção: Italo Majeroni Leopoldis.

ROTEIRO
Texto descritivo: João de Souza Ribeiro.

PRODUÇÃO
Produção: Italo Majeroni Leopoldis.

FOTOGRAFIA
Fotografia: Fleury Bianchi, Derly J. Martinez.

MÚSICA
Músicas:
[1ª parte] "Andante from Piece Sinfonique" (César Frank)
Coros: dos colégios, institutos, ginásios, seminários, juvenatos, paróquias e da Sé sob a regência do revmo. cônego Leopoldo Hoff.

FINALIZAÇÃO
Técnico de gravação: Italo Majeroni Leopoldis.
Amplificação de som: Erni Peixoto.
Efeitos sonoros: Angelo Tizon.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Gravação de som: Sistema Leopoldis-Som.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Leopoldis-Som Produtora Cinematográfica Brasileira (Porto Alegre).
Financiamento: Arquidiocese de Porto Alegre – Comissão Central.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, no Parque da Redenção.
Período: entre 20 e 31 de outubro de 1948.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: c.85 min
Metragem: 2.285 metros (cf. certificado de censura)
Metragem (aproximativa cf. folhas de descrição): 253,50 (1ª parte) + 294,00 (2ª) + 279,00 (3ª) + 296,00 (4ª) + 290,00 (5ª) + 273,00 (6ª) + 271,00 (7ª) + 264,00 (8ª) = 2.220,50 metros = c.85 min
Número de rolos: 8 rolos (8 partes)
Som:
Imagem: pb
Proporção de tela: 1.33
Formato de captação: 35 mm
Formato de exibição: 35 mm

DISTRIBUIÇÃO
Certificados: Censurado entre 1º e 15 jan 1949.

OBSERVAÇÕES
Narração realizada em novembro de 1948.
Indexado na Cinemateca Brasileira como sendo de 1949 e como curta-metragem, embora conste a metragem indicada acima.
Pesquisa de G. Póvoas no Museu Hipólito em 18 jan 2011: Correio do Povo, Porto Alegre, nov-dez 1948.

Grafias alternativas: Derly Martinez
Grafias alternativas (funções): Direção geral

BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
Um filme sobre o V Congresso Eucarístico Nacional. Correio do Povo, Porto Alegre, 9 nov 1948, p.8.
Leopoldis tem um grande documentário sobre o Congresso Eucarístico, quase concluído. Correio do Povo, Porto Alegre, 16 nov 1948, p.8.

Crítica:
OBINO, Aldo. O filme sobre o V Congresso Eucarístico Nacional. Correio do Povo, Porto Alegre, 1º dez 1948.

Exibições


• Porto Alegre (RS), Vera Cruz,
29 nov 1948, seg (para imprensa e membros da diretoria do Clube de Cinema de Porto Alegre)
4 dez 1948, sab, 17h (avant-première para autoridades civis, militares e eclesiásticas)
6-12 dez 1948, seg-dom, 15h, 19h30, 21h30

• Porto Alegre (RS), Orfeu, 14, 15 dez 1948, ter, qua
• Porto Alegre (RS), Navegantes, 15, 16 dez 1948, qua, qui
• Porto Alegre (RS), Glória, 18, 19 dez 1948 , sab, dom
• Porto Alegre (RS), Rival, 22, 23 dez 1948, qua, qui
• Porto Alegre (RS), Apolo, 27, 28 dez 1948, seg, ter
• Porto Alegre (RS), Petrópolis, 29, 30 dez 1948, qua, qui

Arquivos especiais


Noticiário

Um filme sobre o V Congresso Eucarístico Nacional. Correio do Povo, Porto Alegre, 9 nov 1948, p.8.
No intuito de levar o maior número possível de católicos brasileiros a grandiosidade das celebrações, que constituíram o V Congresso Eucarístico Nacional, a Comissão Organizadora desse memorável certame de fé mandou confeccionar, pela "Leopoldis Som" de Porto Alegre, um filme oficial, de longa-metragem, no qual estão documentadas, nos seus mínimos detalhes, todas as solenidades do Congresso, bem como da 3ª Semana Nacional de Ação Católica, realizadas em Porto Alegre, de 23 a 31 de outubro último.
Esse importante documentário, que não deve ser confundido com pequenos complementos cinematográficos, constituirá uma sessão completa. O filme estará terminado dentro de breves dias, devendo, logo após, ser exibido em todo o país, atendendo, assim, à grande expectativa que há em nossos meios católicos pelas empolgantes cerimônias, há pouco levadas a afeito na capital do Rio Grande do Sul.

Leopoldis tem um grande documentário sobre o Congresso Eucarístico, quase concluído. Correio do Povo, Porto Alegre, 16 nov 1948, p.8.
Tivemos ontem ensejo de visitar os estúdios da Leopoldis Som, onde se encontra quase concluído o grande documentário sobre o V Congresso Eucarístico Nacional.
Recebendo, de Dom Vicente Scherer, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, a incumbência de rodar a película oficial do memorável certame de fé, que, nos últimos dias de outubro, empolgou o Brasil inteiro, Leopoldis mobilizou o seu moderno parque de filmagem e os seus operadores, realizando uam brilhante documentação do que foi o Congresso. Cinco câmeras tranplantaram para o celulóide os instantes inesquecíveis vividos nestes dias, desde os preparativos iniciais até a soberba procissão de encerramento do grande conclave. O filme, que terá uma excelente sonorização, inclusive parte falada, utilizando-se também um fundo musical adequado, será em nove partes, com quase duas horas de projeção. O seu lançamento será feito em todo o país, constituindo a um tempo, uma reportagem detalhada e perfeita do Congresso Eucarístico e uma demonstração nítida do adiantamento e das possibilidades da indústria rio-grandense de filmagem, construída por esse batalhador que é Leopoldis, hoje senhor de um dos mais perfeitos estúdios do país.

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
V Congresso Eucarístico Nacional. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/155/v-congresso-eucaristico-nacional. Acesso em: 24 de abril de 2024.