The Happiest man in the world – Ronald1nh0 (2022)

United States [Estados Unidos]
Longa-metragem | Não ficção
cor, 106 min

Direção: Andrew Douglas, Stuart Douglas.
Companhia produtora: Goldman Pictures; LAMF Los Angeles Media Fund; FIFA+

Primeira exibição: fifa.com, 12 abr 2022, ter

 

O documentário biográfico e esportivo O Homem mais feliz do mundo – Ronald1nh0 (na tradução em português) acompanha alguns dos melhores momentos da carreira do ex-jogador de futebol, nascido em Porto Alegre, em 21 de março de 1980. Ronaldo de Assis Moreira transformou-se no atleta mais conhecido do Rio Grande do Sul, tendo sido duas vezes eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA Federação Internacional de Futebol, em 2004 e 2005. Foi também o mais vitorioso, graças aos títulos de campeão espanhol, italiano, europeu, sul-americano, da Copa do Mundo, Copa América e Copa das Confederações (os três últimos pela Seleção Brasileira). Criado nas categorias de base do Grêmio, onde foi campeão gaúcho, também defendeu as cores do Paris Saint-Germain (França, 2001-2003), Futbol Club Barcelona (Espanha, 2003-2008), AC Milan (Itália, 2008-2010), Clube de Regatas do Flamengo (Rio de Janeiro, 2011-2012), Clube Atlético Mineiro (Belo Horizonte, 2012-2014), Querétaro Fútbol Club (Querétaro, México, 2014-2015) e Fluminense Football Club (Rio de Janeiro, 2015). Apelidado de Bruxo, pelas magias que fazia em campo, disputou um total de 782 partidas, anotando 299 gols.

Dirigido pelos irmãos Stuart e Andrew Douglas – que assinam The Douglas Brothers, o filme oscila entre duas propostas: exalta as glórias obtidas por Ronaldinho Gaúcho dentro de campo, mas também destaca alguns dos problemas enfrentados por ele na vida pessoal. Dentro da primeira abordagem, vale-se de extenso material de arquivo (jogos, reportagens de TV) e entrevistas (com dirigentes, companheiros de equipe, familiares) para documentar o seu apogeu, vivido entre as temporadas 2003-2004 a 2007-2008, quando atuou no Barcelona. O documentário é estruturado a partir destas cinco temporadas e sustenta a tese de que Ronaldinho mudou a história do clube catalão, que vivia uma fase de poucas conquistas até a sua milionária contratação. Há uma clara identificação entre o protagonista e a cidade, motivada pelo estilo de vida da região da Catalunha, tão festeira e agitada quanto o próprio biografado. No longo prazo, porém, essa simbiose não se mostra tão benéfica.

Um dos principais méritos é seu roteiro não linear, que promove várias junções entre a juventude humilde de Ronaldinho e seus anos de fama. Filmagens feitas em Porto Alegre colheram depoimentos de parentes como a mãe Miguelina, a irmã Deisi e o irmão e empresário Assis. Nessas conversas, destacam-se os relatos sobre a morte prematura do pai de Ronaldinho, João. Ao mesmo tempo, no entanto, o filme não consegue se aprofundar em episódios importantes, como a traumática saída do astro do Grêmio, em 2001 (narrada com viés mais favorável ao atleta). Também não é abordada a negociação fracassada para seu eventual retorno ao clube gaúcho, em 2011 – fato que gerou as cenas de protestos exaltados da torcida, evidenciadas em faixas ofensivas à sua família. Nesse ponto, o filme mistura ocorrências separadas por dez anos e ouve apenas o lado da família Assis Moreira, sem o contraponto de dirigentes gremistas (há apenas uma fala, de arquivo, do ex-presidente José Alberto Guerreiro).

Essa relação mais íntima com o clã Assis Moreira permite que se conheçam personagens como João Mendes – o filho de Ronaldinho com Janaina Mendes (ex-bailarina do programa Domingão do Faustão, da TV Globo). Outro bom momento está reservado para o final: a saída do Barcelona, que oferece um choque de versões entre os envolvidos. Enquanto o novo treinador Pep Guardiola declara que não acredita mais em eventual recuperação de Ronaldinho (e por isso o dispensa), o mesmo dá a entender que está indo embora porque quer. Nesse sentido, cabe registrar o bom poder de comunicação do ex-jogador, que se mostra muito à vontade diante das câmeras e faz comentários espirituosos acerca das ocorrências de sua vida. Embora sempre tente demonstrar alegria e felicidade, tal qual no tempo em que jogava, percebe-se certa tristeza no semblante do protagonista ao fim da jornada – algo que o título da obra parece querer transmitir, de forma irônica. A obra não acompanha a carreira de Ronaldinho pós-Barcelona nem detalha acontecimentos recentes mais turbulentos, como sua prisão no Paraguay, em 2018.

O Homem mais feliz do mundo – Ronald1nh0 foi disponibilizado no FIFA+, o serviço de streaming da entidade que regula o futebol mundial. É um documentário produzido pela LAMF Los Angeles Media Fund, uma empresa norte-americana de entretenimento especializada na produção e financiamento de longas metragens, programas de televisão, esportes e eventos ao vivo. O grupo é responsável por outros documentários esportivos como a série Legacy – A verdadeira história dos Lakers (Legacy – The true story of the LA Lakers, 2022), que aborda a trajetória do time de basquete Los Angeles Lakers, um dos mais vitoriosos da NBA. Entre os filmes de ficção financiados, encontram-se títulos como Crimes obscuros (True crimes, Alexandros Avranas, 2016), Nunca diga seu nome (The Bye bye man, Stacy Title, 2017), Shirley (Josephine Decker, 2020).

Outro audiovisual sobre o futebolista é o média-metragem Ronaldinho R10 – O sorriso do talento (André Plihal, 2005, 57 min), produzido pela ESPN Brasil, canal de televisão por assinatura que acompanhou a maior parte da carreira do atleta, já que exibia seus jogos pelos campeonatos Espanhol e Italiano. Opções como Contra o vento (2013, 83 min) ou R49 – O meteoro atleticano (2014, 72 min) se aprofundam na sua passagem pelo Clube Atlético Mineiro, que lhe rendeu os últimos troféus da carreira. Estes dois documentários foram dirigidos por Diego Lisboa e produzidos por Movimento Filmes numa realização de Assis Moreira Group e do CAM.

Ele também fez vários comerciais de TV e peças publicitárias, virando personagem de Mauricio de Sousa em histórias em quadrinhos – depois de Pelezinho e antes de Neymar Jr.. Conforme material no YouTube, foram lançados 103 gibis semanais: três números pela Editora Globo, Ronaldinho Gaúcho & Turma da Mônica (maio 2006, n.1; jun 2006, n.2; jul 2006, n.3) e cem números pela Panini Comics, Ronaldinho Gaúcho – Turma da Mônica (jan 2007, n.1 a abr 2015, n.100). A revistinha teve suas histórias adaptadas para o seriado em desenho animado [A Turma do] Ronaldinho Gaúcho (Mauricio de Sousa Produções; GIG Italia Entertainment, 2011, 52 episódios, c.12 min cada). Em sua filmografia, além de clipes e curtas, constam participações especiais interpretando a si mesmo, como na telenovela Avenida Brasil (2012, TV Globo) ou no filme Kickboxer – A Retaliação (Kickboxer: Retaliation, Dimitri Logothetis, 2018, US), ao lado de Jean-Claude Van Damme.

Sinopse


Sinopse curta:
Trajetória de Ronaldinho Gaúcho a partir das cinco temporadas (2003-2004 a 2007-2008) no Futbol Club Barcelona. Depoimentos do atleta em sua casa no Rio de Janeiro; familiares em Porto Alegre; colegas e jornalistas em Barcelona e Londres. Materiais de arquivo. 

Sinopse desenvolvida:
Em um dia nublado, numa praia deserta, Ronaldinho Gaúcho aparece pensativo. Ele caminha pela areia e compartilha (voz over) suas definições acerca daquilo que seria saudade: lembrar algo que já se teve, com um gosto de quero mais. Um lugar que você não vai há muito tempo, mas quer voltar. Uma pessoa que já não faz parte da sua vida. Imagens de arquivo com as melhores fases da carreira do atleta: a conquista da Copa do Mundo de 2002 pela Seleção Brasileira, em torneio disputado na Coreia do Sul e no Japão. O feito foi alcançado por um grupo de atletas que aparece sempre alegre e sorridente na preparação para os jogos.

Barcelona, Espanha, 2003. O Futbol Club Barcelona termina o campeonato nacional sendo alvo de protestos da torcida. Joan Laporta, o novo presidente do clube, assume o cargo com a promessa de alterar a má fase. Após disputa com o Manchester United, da Inglaterra, o dirigente consegue contratar Ronaldinho Gaúcho, então vinculado ao PSG (Paris Saint-Germain), da França. Até mesmo políticos da Catalunha pediram a chegada de Ronaldinho, como forma de aumentar a autoestima da região, historicamente em conflito com o resto do país. Uma grande festa é preparada no estádio Camp Nou, para celebrar o acordo.

A infância humilde da família Assis Moreira em Porto Alegre é relembrada: o pai tinha dois empregos e a mãe precisava lavar roupas para ajudar no sustento do lar. O futebol era a grande alegria de Ronaldinho, que começou a brincar com bola nas andanças até um bar próximo de casa, para avisar o pai que o almoço estava pronto. A mãe, Miguelina, comenta que o garoto foi muito mimado por ser o caçula. A irmã Deisi destaca que o pai foi o responsável por ensinar o filho a jogar futebol, além de levá-lo para ver jogos do Grêmio, clube do coração. Segundo relatos, o principal conselho do pai para Ronaldinho foi jamais deixar de "jogar com alegria". Além do fator esportivo, outros bons momentos familiares eram celebrados aos domingos, com as reuniões para festas e churrascos.

Os depoimentos gravados em Porto Alegre mostram como a família foi afetada pela morte do pai de Ronaldinho, João. Ele teve um mau súbito na piscina de casa. Há espaço para mostrar a ligação da família com o Grêmio Football Porto Alegrense. O irmão de Ronaldinho, Assis, foi o primeiro membro da família a jogar pelo Tricolor – sendo importante na conquista da Copa do Brasil de 1989. Mas Assis foi prejudicado por uma lesão que o deixou oito meses no departamento médico, e acabou indo jogar no exterior. Ronaldinho, por sua vez, destacou-se no futsal até iniciar uma relação de anos com o clube, desde as categorias de base. Estourou nos grenais que decidiram o título gaúcho de 1999, ajudando a derrotar o oponente Sport Club Internacional. Em 2001 Assis sustenta que uma mudança na legislação esportiva colocava Ronaldinho em condições de assinar com outro clube – versão desmentida pela diretoria gremista. Uma briga judicial acontece, mas não impede que Ronaldinho vá jogar na Europa.

Primeira temporada no Barcelona (2003-2004). A estreia do jogador se dá numa madrugada, por causa de um conflito no calendário. "Não tinha como não dar certo: meia-noite era o meu horário", brinca Ronaldinho, famoso por gostar da vida noturna. Mais de 80 mil pessoas assistem o jogo contra o Sevilla. Após sair perdendo, o time catalão empata graças a um belo gol do estreante, num chute de longa distância. Essa primeira temporada, contudo, não é das mais positivas: Ronaldinho se machuca e perde várias partidas. As coisas começam a mudar a partir de uma nova orientação do técnico Frank Rikjaard, que libera o gaúcho das tarefas defensivas e o estimula a se preocupar apenas com o setor ofensivo. Resultado: 18 jogos de invencibilidade e vitória no primeiro clássico contra o rival Real Madrid (1 x 2 na casa do adversário).

Segunda temporada no Barcelona (2004-2005). Novas peças (Eto'o, Deco) chegam para tornar o elenco mais competitivo. Fora de campo, Ronaldinho começa a namorar uma bailarina de um programa de televisão (Janaina Mendes), com quem rapidamente vem a ter um filho (João). Inicia-se uma amizade entre o brasileiro e a revelação argentina Lionel Messi, promovido das categorias de base. Os resultados positivos começam a aparecer: seis anos após seu último triunfo, o Barça é novamente campeão espanhol – com direito a uma goleada de 3 x 0 sobre o Real Madrid. Outro momento de destaque é um bonito gol do gaúcho sobre o Chelsea, da Inglaterra, em Londres – em confronto válido pela Liga dos Campeões da Europa.

Terceira temporada no Barcelona (2005-2006). Ronaldinho Gaúcho vive seu melhor momento, plenamente integrado com o clube e com a cidade. Apresenta um variado repertório de jogadas, que encantam torcedores e cronistas esportivos. É eleito, por dois anos seguidos, o melhor jogador do mundo. Vira um ícone global, reconhecido em todas as partes do mundo, já que se torna embaixador da ONU Organização das Nações Unidas. Ajuda seus companheiros a conquistarem o bicampeonato espanhol, sendo aplaudido até por fãs do Real Madrid, após brilhar em mais um duelo contra os merengues. Conquista o título de campeão europeu, após superar o Arsenal, da Inglaterra, na grande decisão.

Quarta temporada no Barcelona (2006-2007). A temporada europeia se inicia após a Copa do Mundo de 2006, que não foi bem digerida por Ronaldinho Gaúcho – em virtude da eliminação precoce da Seleção Brasileira para a França, nas quartas de final. Seu desempenho já não é mais o mesmo, e o atleta recebe críticas pesadas, inclusive da torcida. O Barcelona parece anestesiado dentro de campo, sendo derrotado de forma contundente pelo Real Madrid. Se Ronaldinho passa a ser uma figura ausente dentro de campo, outro ídolo começa a despontar em seu lugar, ganhando cada vez mais protagonismo: Messi. Surgem discussões sobre a prorrogação (ou não) do contrato de R10, que possui um vínculo muito caro e muito longo. Surge uma proposta para ele deixar a Catalunha, vinda do Milan, da Itália.

Quinta temporada no Barcelona (2007-2008). Aumenta a pressão sobre Ronaldinho Gaúcho, que é acusado de passar mais tempo na discoteca do que nos gramados. Ele se defende dizendo que sempre foi festeiro – mas antes os títulos apareciam. Membros do próprio Barcelona expõem suas noitadas, que acontecem até nas vésperas de jogos decisivos. Testemunhas dizem que o atleta não poderia viver sem as festas, e que ele estava disposto a aproveitar cada momento delas. Dirigentes do clube espanhol decidem encerrar o vínculo de R10, mas contam com a ajuda do novo técnico Pep Guardiola para comunicar a decisão. O presidente Joan Laporta diz que foi muito triste ter que seguir esse caminho. Messi afirma que gostaria de ter jogado mais tempo com o brasileiro. Um amigo opina que Ronaldinho não gostaria de ter saído do Barcelona. O gaúcho aceita a proposta do Milan, iniciando uma nova fase na carreira – ainda com conquistas, mas sem repetir totalmente o brilho dos tempos de Espanha.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Ronaldinho Gaúcho.
Ordem de identificação:
Joan Laporta (presidente do FC Barcelona; em catalão), Sandro Rosell (vice-presidente do FC Barcelona; em espanhol),
Roberto de Assis Moreira (irmão e empresário),
Santi Nolla (editor do jornal Mundo Deportivo; em espanhol),
Luiz Felipe Scolari (técnico BR Copa do Mundo 2002).
Em Porto Alegre: André de Assis Machado (primo), Hilton Assis (primo), Carmen Julia de Assis Souza (tia), Miguelina Eloi de Assis Moreira (mãe), Deisi de Assis Moreira (irmã).
Frank Rijkaard (técnico do FC Barcelona; em inglês), 
Guillem Balagué (escritor e comunicador; em inglês).
Em Porto Alegre: Nelsinda de Assis Machado (tia), Natalina de Assis (tia), Ronaldo Eli (técnico de futsal), Cleon Espinoza (técnico de futsal), Augusto Bandeira (técnico de futsal).
Martin Lipton (jornalista esportivo; em inglês), Richard Williams (escritor e jornalista; em inglês),
Thiago Motta (jogador FC Barcelona).
Creditado, mas não identificado: Carlos Guimarães.
Alex Bellos (escritor e jornalista; em inglês),
Carles Puyol (jogador de futebol, capitão do FC Barcelona; em espanhol),
Janaina Mendes,
Juanjo Castillo (diretor, dirigente do FC Barcelona; em espanhol),
Lionel Messi (jogador do FC Barcelona; em espanhol),
Cristina Cubero (jornalista esportiva e amiga; em espanhol),
Andreas Dimitriou (amigo e assessor de Ronaldinho; em inglês),
Carlos Parreira (técnico BR Copa do Mundo 1994, 2006).
No Rio de Janeiro: João Mendes (filho de Ronaldinho e Janaina Mendes).
Arquivo: Ronaldo Nazário, Luis Fernandez (técnico do PSG, em coletiva de imprensa), João (pai de Ronaldinho), Joaquín Caparrós (técnico do Sevilla FC), Garrincha, Pelé, Maradona, Leonardo, Sócrates, Silvio Berlusconi (primeiro ministro italiano, dono do AC Milan; em italiano), Josep Guardiola (técnico do FC Barcelona; em catalão e espanhol).

DIREÇÃO
Direção: The Douglas Brothers [Andrew Douglas, Stuart Douglas].

ROTEIRO
Roteiro: The Douglas Brothers [Andrew Douglas, Stuart Douglas].
Pesquisa principal: Andrew Downie.
Pesquisa adicional (Barcelona): Guillem Balagué.
Transcrição: Take 1 Transcription; Hollywood Transcriptons; Visual Data Media Services / Lina Lambsdorff.
Español / Català – English: Josep Ferrer, Xavier Sanchez, Maria Argueta.
Português – English: Nauan Barros, Janaina Barros, Douglas Rodrigues. Vieira, Martha Elisa, Bruna Manfredi.
Français – English: André Rodrigues, Emilio Boutros.
Italiano – English: Martina Piazza.

PRODUÇÃO
Produção: Bernie Goldmann, Simon Horsman, Jeffrey Soros.
Produção executiva: Michael Foutras, Andreas Dimitriou, Andrew Blau, Morgan Earnest.
Produção associada: Kanani Datan, Luke Rodgers, Claudia Schulz.
Line producer [Produção local] (London, Barcelona): Richard Martin.
Supervisão de produção (UK): Kwesi Dickson.
Assistência de produção: Iolanda Neto.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Stuart Douglas, Ben Chads.
Operação de câmera adicional: Alex Reid.

EQUIPE Brasil
Line producer [Produção local]: Miriam Casos.
Produção associada: Aline Andrade.
Coordenação de produção: Larissa Costa Evans.
Assistência de direção: Sonny Douglas.

EQUIPE Porto Alegre
Fixers [Produção local]: Stefania Curti, Antônio Nunes, Renato Winckiewicz.
Fixer assistants [Assistência de produção local]: Nathalia Nunes, Gian Ribas.
Primeira assistência de câmera: Juliano Possebon.
Segunda assistência de câmera: Caio Rodrigues.
Logger: Bruno Carvalho.
Gaffer: Felipe Kuhn.
Primeiro operador de drone: Gustavo Rigon.
Segundo operador de drone: Rodrigo Cardoso.
Som direto e som direto adicional: Fábio Baltar Duarte.
Maquiagem: Johnny Left.
Alimentação: Tatiana Forster.
Assistência de alimentação: Christian Nonnenmacher.
Motoristas – van: Claudio Xarão, Vilson Marques.
Segurança: Adriano Nunes.
Tradução: Ariane Landim.

EQUIPE Rio de Janeiro
Fixer [Produção local]: Trevor Landolt.
Assistência de produção: Jessica Menezes, Melissa Lameiras.
Primeira assistência de câmera: Daniel Soares.
Segunda assistência de câmera: Guilherme Rezende.
Logger: Andre Andrade.
Som direto: Igor Zuvela.
Gaffer: Lucas Stirling.
Operação de drone: Peixe Voador.
Maquiagem: Paulinha Cunha.
Segurança: BSS.
Logística: Reinaldo Rocha.
Som direto adicional: Guilherme Algarve.
Tradução: Ariane Landim.

EQUIPE São Paulo
Fixer [Produção local]: Trevor Landolt.
Assistência de produção: Melissa Lameira.
Primeira assistência de câmera: Guilherme Prado.
Logger: Vinicius Mello.
Som direto: Renato Leitão.
Gaffer: Wildner Gamo.
Logística: Reinaldo Rocha.

EQUIPE London
Gerência de produção: Helen Turner.
Coordenação de produção: Jack Cain.
Primeira assistência de câmera: Barney Coates.
DIT Digital imaging technician: Andrew Trewartha.
Som direto: Quillon Larratt.
Gaffer: Kevin McMorrow.
Maquiagem: Corinne Robinson.
Motorista da produção: Glen Milton.
Runner: Robby Khayer.

EQUIPE España
Line producer [Produção local] (ES): Olga Jabal.
Coordenação de produção: Elisabet Cuesta.
Talent coordinator: Jordi Mollá.
Assistência de produção: Jaume Bosch, Héctor Molina.
Primeira assistência de câmera: Oriol Murcia.
DIT Digital imaging technician: Nico Di Masso, Pablo Del Val Borro.
Motorista – caminhão: Fernando Monsalve.
Gaffer: Javi Vazquez.
Assistência de elétrica: Alex Postius.
Som direto: Diego Casares.
Maquiagem e cabelo: Clara Buxeda.
Entrevistadora: Ariane Landim.
Tradução: Catherine J. Sherry, Maria Pearce.
Tradução simultânea: AIB Agrupación de Intérpretes Barcelona.

MÚSICA
Música original: Jake Bugg.
Supervisão musical: Keith Armstrong.
Edição musical: Poppy Kavanagh.
Música performada por: Jake Bugg.
Percussão (BR): Marcos Santana.
Estúdio de gravação adicicional: Eastcote Studios.
Pagode performance: Grupo Revelação.
Licenciamento das músicas: Iain Cooke, Estera Dabrowska.

Músicas:
• "Perdoa amor" (Ronaldinho Gaúcho, Alex Nunes, Ederson Melão, Fabio Palmito) por Grupo Revelação // Published by SM Publishing (Brazil) Edições Musicais Ltda. & Warner Chappell Edições Musicais Ltda. // Courtesy of Waves Sound Record Editora e Gravadora by arrangement with The Orchard
• "Viajei na ilusão" (Gilson de Souza, Jorge Pereira da Silva) por Grupo Revelação // Published by Universal Music Publishing MGB Ltd. on behalf of Universal Music Publishing Ltda. & Deck Produções Artísticas Ltda. administered by: Warner Chappell Music Ltd.
• "All I need" (Jake Kennedy, Steve Mac) por Jake Bugg // Published  by Soul Kitchen Music Ltd. administered by Kobalt Music Publishing Ltd. & Rokstone Music, Universal Music Publishing Ltd. // C/0 2020 Jake Bugg under exclusive licence to Sony Music Entertainment UK Ltd.. Licensed courtesy of Sony Music Entertainment UK Ltd.

ARQUIVO
Produção de arquivo (Europa): Andy Beckett.
Produção de arquivo (BR): Antonio Venancio.
Arquivo adicional: Paul Bell.
Arquivos: +1-1 Filmes; AC Milan S.P.A.; Acervo Augusto Bandeira; Acervo Janaina Mendes; Agência EFE; Agência RBS; AP Archive; Atresmedia Corporación; BBC Sport; Carlos Magno Guimarães; Cedoc RBS TV; Celtic FC; Conmebol; Correio do Povo; EA Guingamp; EA Sports; El País; ESPN Brasil; FC Nantes; FFF Federation Française de Football; Felixmanzimusic / Pond5; FIFA; Futbol Club Barcelona; Gazeta Press; Getty Images; Institut National de Audiovisuel; ITV Sport; JWP & Alea; Kinolibrary; Lemyr Martins / Abril Comunicações; M6; Marca; Mauricio de Sousa Produções; Mediapro; Mediaset; Mirrorpix; Movistar Plus+; Newssource Globo; OMTV; PA Images; Paris Saint-Germain Football; Pepsico; Pere Punti / Mundo Deportivo; Pitch International; Pond5; Prisa; Rádio e Televisão Bandeirantes; Reuters; RTVE; Screenocean; Shutterstock; Sky Sports; Splash Images; Sport; TF1; TV SBT – Canal 4 de São Paulo S.A.; TV3; TVE RS Departamento de Radiodifusão e Audiovisual da SECOM RS; UEFA; UNTV; Videoplugger.
Filme: Garrincha – Alegria do povo (Joaquim Pedro de Andrade, 1963, BR / Produções Cinematográficas L. C. Barreto).
Programa de TV: Domingão do Faustão (TV Globo, BR).
Série de animação: A Turma do Ronaldinho Gaúcho (Mauricio de Sousa Produções).
Vídeos domésticos: família de Ronaldinho.
Jogos (ordem de inserção):
• 17ª Copa do Mundo 2002 [Coreia do Sul + Japão, 31 maio-30 jun]: Grupo C: Brasil 4 x 0 China (Jeju World Cup Stadium, Seogwipo, Coreia do Sul, 8 jun 2002, sab; gols: Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Nazário)
• 17ª Copa do Mundo 2002: Quartas de final: Inglaterra 1 x 2 Brasil (Shizuoka Stadium Ecopa, Shizuoka, JP, 21 jun 2002, sex; gols: Owen/I, Rivaldo/B, Ronaldinho Gaúcho/B)
• 17ª Copa do Mundo 2002: Final: Alemanha 0 x 2 Brasil (International Stadium, Yokohama, JP, 30 jun 2002, dom; gols: Ronaldo Nazário/B duas vezes)
• Campeonato Espanhol 2002-2003: 14ª rodada: Barcelona 0 x 3 Sevilla (Camp Nou, Barcelona, 15 dez 2002, dom; gols: Casquero/S, Toedtli/S duas vezes)
• Lances de jogos da passagem pelo PSG (Paris Saint-Germain) 2001-2003
• Campeonato Espanhol 2003-2004: 2ª rodada: Barcelona 1 x 1 Sevilla (Camp Nou, Barcelona, 3 set 2003, qua; gols: Ronaldinho Gaúcho/B, José Antonio Reyes/S)
• Campeonato Espanhol 2003-2004: 15ª rodada: Barcelona 1 x 2 Real Madrid (Camp Nou, Barcelona, 6 dez 2003, sab; gols: Roberto Carlos/R, Ronaldo Nazário/R, Kluivert/B)
Vídeo doméstico: Futsal: PROCERGS x Caixeral
• Vídeo doméstico: Futsal: Pré-Mirim Estadual 1990: Final: PROCERGS 4 x 3 Sesi
• Campeonato Espanhol 2003-2004: 34ª rodada: Real Madrid 1 x 2 Barcelona (Estadio Santiago Bernabéu, Madrid, 25 abr 2004, dom; gols: Solari/R, Kluivert/B, Xavi/B)
• Grenal 341 / Campeonato Gaúcho 1999: 3º jogo da Final: Grêmio 1 x 0 Internacional (Estádio Olímpico Monumental, Porto Alegre, 20 jun 1999, dom; gol: Ronaldinho Gaúcho/G)
• 39ª Copa América 1999: Fase de Grupos: Brasil 7 x 0 Venezuela (Estadio Teniente Coronel Antonio Oddone Sarubbi, atual Estadio Antonio Aranda, Ciudad del Este, PY, 30 jun 1999, qua; gols: Ronaldo Nazário, Emerson, Amoroso, Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho, Amoroso, Rivaldo)
• Campeonato Espanhol 2004-2005: 12ª rodada: Barcelona 3 x 0 Real Madrid (Camp Nou, Barcelona, 20 nov 2004, sab; gols: Eto'o/B, Van Bronckhorst/B, Ronaldinho Gaúcho/B)
• 50ª Liga dos Campeões da UEFA 2004-2005: Oitavas de final: Chelsea 4 x 2 Barcelona (Stamford Bridge, Londres, 8 mar 2005, ter; gols: Gudjohnsen/C, Lampard/C, Duff/C, Terry/C, Ronaldinho Gaúcho/B duas vezes)
• Campeonato Espanhol 2004-2005: 34ª rodada: Barcelona 2 x 0 Albacete (Camp Nou, Barcelona, 1º maio 2005, dom; gols: Eto'o/B, Messi/B)
• Campeonato Espanhol 2004-2005: 35ª rodada: Valência 0 x 2 Barcelona (Estadio de Mestalla, Valencia, ES, 7 maio 2005, sab; gols: Ronaldinho Gaúcho/B, Eto'o/B)
• Campeonato Espanhol 2005-2006: 12ª rodada: Real Madrid 0 x 3 Barcelona (Estadio Santiago Bernabéu, Madrid, 19 nov 2005, sab; gols: Eto'o/B, Ronaldinho Gaúcho/B duas vezes)
• 51ª Liga dos Campeões da UEFA 2005-2006: Final: Barcelona 2 x 1 Arsenal (Stade de France, Paris, FR, 17 maio 2006, qua; gols: Campbell/A, Eto'o/B, Belletti/B)
• 18ª Copa do Mundo 2006 [Alemanha, 9 jun-9 jul]: Grupo F: Brasil 1 x 0 Croácia (Olympiastadion, Berlin, DE, 13 jun 2006, ter; gol: Kaká/B)
• 18ª Copa do Mundo 2006: Grupo F: Japão 1 x 4 Brasil (Signal Iduna Park / Westfalenstadion, Dortmund, DE, 22 jun 2006, qui; gols: Tamada/J, Ronaldo Nazário/B, Juninho/B, Gilberto/B, Ronaldo Nazário/B)
• 18ª Copa do Mundo 2006: Oitavas de final: Brasil 3 x 0 Gana (Signal Iduna Park / Westfalenstadion, Dortmund, DE, 27 jun 2006, ter; gols: Ronaldo Nazário/B, Adriano/B, Zé Roberto/B)
• 18ª Copa do Mundo 2006: Quartas de final: Brasil 0 x 1 França (Commerzbank Arena, nome entre 2005-2010, atual Deutsche Bank Park, conhecido como Waldstadion, Frankfurt, DE, 1º jul 2006, sab; gol: Thierry Henry/F)
• Campeonato Espanhol 2006-2007: 7ª rodada: Real Madrid 2 x 0 Barcelona (Estadio Santiago Bernabéu, Madrid, 22 out 2006, dom; gols: Raul/R, Van Nistelrooy/R)
• Campeonato Espanhol 2006-2007: 26ª rodada: Barcelona 3 x 3 Real Madrid (Camp Nou, Barcelona, 10 mar 2007, sab; gols: Messi/B três vezes, Van Nistelrooy/R duas vezes, Sergio Ramos/R)
• Lances de jogos da passagem pelo Milan (2008-2011): Campeão italiano em 2010
• Lances de jogos da passagem pelo Flamengo (2011-2012)
• Lances de jogos da passagem pelo Atlético Mineiro (2012-2014): Campeão da Taça Libertadores da América em 2013
• Lances da recepção da torcida do Barcelona, no jogo Barcelona x Milan: 25 ago 2010.

FINALIZAÇÃO
Edição: Andrew Cross.
Assistência de edição: Nauan Barros.
Edição adicional: Nik Hindson.
Consultaria de edição: Sam Rice-Edwards.

Supervisão de pós-produção: Lucy Glyn.
Design de créditos: Vince Frost.
Pós-produção: Raised by Wolves.
Colorista: Vic Parker.
VFX: Jon Hollis.

EQUIPE The Assembly Rooms
Assembly editors: Ruth Hegarty, Nick Allix, Joan Gill Amorim.
Assistência de edição: Jake Kennedy, André Rodrigues, Eugene Risdon, Anna Hyde.
Copy editing: Lukas Agelastos.
Produção editorial: Daniel Breheny, Katie Truelove.

EQUIPE Grand Central Recording Studios
Re-recording mixer and sound designer: Gary Turnbull.
Assistência de desenho de som: Tom Pugh.
Assistência de áudio: Tom Keats.
Senior audio producers: Ciara Wakley, Iain Moore.

EQUIPE Los Angeles Media Fund
Coordenação LAMF: Yousif Nasr.
Production legal services: Mlaw APC by Jose L. Martinez, Jr..
Clearance counsel: Chris Perez at Donaldson Callif Perez, LLP.
Insurance provided by: Demille Halliburton at Epic Insurance Brokers.
Production accountants: Alyse Perlstein, Max Bustamante.
Contabilidade (UK): Rajiv Patel.
Legal services (UK): Fraser Bloom at Bloom Media.
Audit services (UK): Aashish Gudka at Malde & Co..

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Porto Alegre: Blue Bucket Films & Content; Matilha Filmes.
Rio de Janeiro, São Paulo: Mercúrio Produções.
UK: Nice Shirt Films.
ES: 24/7.
Produção executiva 24/7: Ivo Van Volenhoven, Gordon Mackinnon.
Managing partner: Gloria Ochoa López.
Office manager (Barcelona): Judith Gómez.
Equipamento de câmera: Movietech.
Offline edit facility: The Assembly Rooms.
Estúdio de desenho de som e mixagem: Grand Central Recording Studios.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Goldman Pictures (US).
Apresentação: LAMF Los Angeles Media Fund (US).
FIFA+

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Andrea Wallack, Lenore Douglas, Jenny Douglas, Melisa Wallack, Steve Haisman, Movietech, Theo Delaney, Paul Loban, Alisa Tager, Antonella Carminatti, Robbie Earle, Robbie Elliott, Matteo Masucci, Anna Prada, Nicolas Levene, Jesper Schertiger, Robin Shelley, Daniel Poneman, Michal Doven, Richard Ziegler, Tamim Mourad, Mark Ankner, Michael Mann, Evan Rosenfeld, Kevin Iwashina, Alex Walton, Will Maxfield, Ariel Richter, Liesl Copland, Archie McAlister, FC Barcelona and Barça Studios, Juanjo Castillo, Paco Latorre, Victor Oliver, Josep Maria Meseguer, Tim Vickery, Marcelo de Assis Machado, Carlos Gavião, Celso Roth, Thiago Manske, Sérgio Vazques, Paulo César Nascimento 'Tinga', Sérgio Queiroz, Valdimar Garcia, Rodrigo Alvim, José Guerreiro, Alexi Stival 'Cuca', Juca Kfouri, Antônio Carlos 'Nico', Mário Godoy, Junior Maroso, Juliano Britto, Gustavo Damaceno Fernandes, Mundo Deportivo, Hotel Sofia Barcelona, Nobu Hotel, the people and children of the Tavares Bastos Community, família Assis Moreira, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Romildo Bolzan Júnior, Marco Bobsin, Arena do Grêmio, Paulo Rossi, Sabrina Silveira, Vanessa Cordeiro, Beto Carvalho, Bar Latão Tricolor, Ademar Bittencourt, Escola de Futebol do Grêmio – Parque Cristal, Onélvio de Oliveira Paes, M. Daniel Otto Hubner, Carolina Ferrari, Teresópolis Tênis Clube, Marco Brandão, Bar Rancho Verde, Clóvis Rebello, Escola de Futsal Teresópolis, técnicos Eduardo e Thiago, Praia de Belas Prime Offices, Safety Eventos, Nine Feet Drones, Rádio Pachola, Campo de Futebol Ser Assis.

Dedicatória: In loving memory of Miguelina Eloi de Assis Moreira 1949-2021.

FILMAGENS
Brasil / RS, no Rio de Janeiro; Porto Alegre; São Paulo;
Reino de España, em Barcelona;
United Kingdom, em London.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:46:21
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:
Idioma: Português, español, català, english, italiano, com legendas disponíveis em: árabe, Deutsch, english, español, français, indonésio, italiano, japonês, coreano, português, chinês.

DIVULGAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato:

OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // © 2022 LAMF Ronaldinho LLC. All rigths reserved. //

Títulos alternativos: Ronald1nh0 | O Homem mais feliz do mundo | Der glücklichste Mann der Welt | El Hombre más feliz del mundo | L'Homme le plus heureux du monde | L'Uomo più felice del mondo
Grafias alternativas: Ronaldo de Assis Moreira (nome completo) ou Ronnie (ES) | Deise de Assis Moreira (identificação) e Deisi de Assis Moreira (finais) | TVE-RGS | Fábio Duarte | Vilson 'Betão' Marques | Tiago Motta
Grafias alternativas (funções): Créditos em inglês: Lead researcher | Line producer | Fixer [cf. internet "A film fixer is the term given to someone who arranges interviews, location permits, transport, hotels and location scouting. Film fixers can also be referred to as 'Local Fixers' who are responsible for arranging everything required for effective filming from accommodation to permits, food and more".] | Production manager = gerente de produção | Talent coordinator: produtor de elenco. | Best boy: assistente eletricista (na verdade, é o primeiro assistente; o chefe dos eletricistas é o gaffer; best boy é o primeiro assistente, e os demais são eletricians). | Music clearences | Title design

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• fifa.com, 12 abr 2022, ter

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
The Happiest man in the world – Ronald1nh0. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1585/the-happiest-man-in-the-world-ronald1nh0. Acesso em: 22 de fevereiro de 2024.