Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo (2022)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
DCP, cor, 119 min

Direção: Laís Chaffe.
Companhia produtora: Atena Produções

Primeira exibição: João Pessoa (PB), V Encontro Nacional do Mulherio das Letras [25-27 nov], Centro Cultural José Lins do Rego Cine Banguê, 26 nov 2022, sab, 17h30
Primeira exibição RS: Porto Alegre (RS), CineBancários, 26 out 2023, qui, 15h

 

Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, em Santos (SP), onde morou até os 18 anos. Em 1965 entrou para a Congregação de Nossa Senhora — Cônegas de Santo Agostinho. Integrou a direção nacional da Juventude Estudantil Católica e, após o golpe de 1964, abrigou na sua casa militantes que lutavam contra o regime militar. Ainda na década de 1960, começou a trabalhar com educação popular, primeiro na periferia de São Paulo e, a partir de 1972, no Nordeste. Viveu no meio rural de Pernambuco e da Paraíba e, desde 1988, mora em João Pessoa. Percorreu vários países, em todos os continentes, fazendo formação de educadores populares e de lideranças de movimentos sociais.

Ela estreou na literatura em 2001, com o livro de contos Vasto mundo. Ganhou o Prêmio Jabuti em 2009, na categoria literatura infantil, com No risco do caracol; em 2013, na categoria juvenil, com Ouro dentro da cabeça; e em 2015, nas categorias romance e livro do ano de ficção, com Quarenta dias. Com o romance Outros cantos, levou o Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2017), o Prêmio São Paulo de Literatura e foi finalista do Jabuti 2017. Graduada em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy e em Pedagogia pela PUC SP, Maria Valéria é mestre em Sociologia (Universidade Federal da Paraíba) e uma das primeiras organizadoras do movimento Mulherio das Letras, que teve sua primeira edição em 2017, na capital paraibana.

Em Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo, o depoimento de Leôncio de Rezende Neto é gravado na praia do Boqueirão, em Santos. Atrás dele está a belíssima estátua em bronze do poeta Vicente de Carvalho, autoria do escultor Caetano Fracarolli, inaugurada em 21 jul 1946. Vicente de Carvalho é irmão da bisavó de Leôncio e Maria Valéria. Outro monumento é a herma de Maria José Aranha de Rezende (1911-1999), irmã de Leôncio (pai), colocada em jardim da praia, entre as avenidas Washington Luiz e Conselheiro Nébias,  com a placa: "Homenagem à poetisa das rosas, Maria José Aranha de Rezende, que eternamente perfumará Santos com seus versos. Santos, 13 de novembro de 1999. Beto Mansur, prefeito municipal". O monumento está situado, junto com o da jornalista Lydia Federici, nas proximidades da estátua que homenageia Vicente de Carvalho.

Antes, Laís Chaffe dirigiu o documentário de média-metragem Canto de cicatriz (2005) e os curtas Um minuto de silêncio (1994), Identidade (2002) e a série de curtas Cidade Poema (2009); é roteirista e produtora executiva do curta Colapso (2004). Publicou os livros Na praça (Editora Casa Verde, 2022; poemas infantis), com dedos e lábios roxos (Class; Bestiário, 2019; haicais), Segue anexa minha sombra (Class; Bestiário, 2018; poemas; prêmios Livro do Ano de Poesia da Associação Gaúcha de Escritores e melhor livro de poemas da Academia Literária do Rio Grande do Sul), Carne e trigo (Castelinho Edições, 2012; poemas), Medusa (Casa Verde, 2011; poemas infantis), Minicontos e muito menos (Casa Verde, 2009; contos), Não é difícil compreender os ETs (AGE, 2002; contos), além do e-book Meias de náilon (Bestiário, 2017; conto). Idealizou e está à frente do projeto de estímulo à leitura Cidade Poema e da editora Casa Verde. Participou de diversas antologias. Entre 2012 e 2014, diretora do IEL Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul.

Sinopse


Notas:
Quarenta dias, de Valéria Rezende, romance com ação em Porto Alegre.
Fala quatro ou cinco línguas e se defende em mais três
Irmãos: cinco mulheres e um homem: Maria Valéria nasceu em 1942, Vitória em 44, Verônica em 48, Leôncio em 50, Valentina em 52, Viviana em 56.
Vasto mundo, primeiro de ficção.
Super-8 em Guarabira, filmes educativos
Ninho de haicais, pela editora gaúcha Casa Verde, tem as primeiras sessões de autógrafos na Feira do Livro de Caxias do Sul, em 30 de setembro de 2018; em Porto Alegre, 3 de outubro, quarta-feira, a partir das 18h30, no Terezas Café (R. Giordano Bruno, 318, Rio Branco); em João Pessoa, a partir das 19h de 12 de outubro, sexta-feira, na Budega Arte Café (R. Arthur Américo Cantalice, 197, Bancários); em Guarujá, novembro de 2018, no Teatro Procópio Ferreira, durante o Mulherio das Letras. Ela tem duas jabutis: Lygia e Clarice.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Maria Valéria Rezende.
Ordem de identificação:
Antônio Alberto Pereira 'Toninho' (professor universitário),
Luiza Maria Veronese,
Cláudia Castro de Castro (assistente administrativa do HPS),
Gabriela Silva, Tiago Germano, Jeferson Tenório, Ligia Savio, Cinara Ferreira, Roberto Schmitt-Prym (conversa em Porto Alegre, out 2018),
Ana Maria Gonçalves,
Maria Valentina Vasconcelos Rezende (irmã),
Leôncio de Rezende Neto (irmão),
Paula Valéria Andrade (escritora), Solane Carvalho (poeta), Lindevania Martins (escritora), Neli Germano (escritora), Giovana Damaceno (escritora), Dalila Teles Veras (escritora).
Participação:
Artistas Parque Farroupilha: Bruna Sant'Ana Pavan, Gabriel Goularte Ribas, Jair Gonçalves Prates Júnior, Maria Annita Brusque da Silva, Rafael Pavão.
Colagem adesivos no café Terezas: Cristiano Fagundes Priebe.
Atores especialmente convidados: Mina (a gata do Toninho), Zion (o cão do Parque Farroupilha), Lygia e Clarice (as jabutizas da Maria Valéria).
Autógrafos em Porto Alegre, 3 out 2018Não creditados: Alexandre Brito, Sidnei Schneider. Creditados em agradecimentos: José Eduardo Degrazia, Maurem Kayna, Maria Alice Bragança.
Arquivo: Margarida Maria Alves (1933-1983), Helder Camara, Gilberto Mendes (1922-2016).

DIREÇÃO
Direção: Laís Chaffe.
Assistência de direção: Luiza Antonioni.

ROTEIRO
Roteiro: Laís Chaffe.
Pesquisa: Carlos Scomazzon, Laís Chaffe, Luiza Antonioni, Maria Valéria Rezende, Tatiane Nunes Xavier.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Laís Chaffe.
Produção: Luiza Antonioni.
Assistência de produção: Carlos Scomazzon, Neli Germano, Valeska Asfora.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Kairo Lenz, Pedro Clezar.
Operação de câmera (Porto Alegre): Kairo Lenz, Leonardo Peixoto, Pedro Clezar, Freddy Paz.
Operação de câmera (João Pessoa): Bruno dos Anjos, Tiago Demaman.
Operação de câmera (Santos e Guarujá): Leonardo Rodrigues.
Operação de drone: Raoni Ceccim.

ARTE
Animação: Tadao Miaqui.

SOM
Som direto (Porto Alegre): Leonardo Peixoto, Heinoê Ferreira.
Som direto (João Pessoa): Ramiro Simch.
Som direto (Santos e Guarujá): Lilian Jolie.

MÚSICA
Músicas:
• "Prelúdio nº 4" (Gilberto Mendes) por Antonio Eduardo Santos // Gentilmente cedida por Eliane Mendes e Antonio Eduardo Santos
• "Sonatina (Mozartiana)" (Gilberto Mendes) por José Eduardo Martins // Gentilmente cedida por Eliane Mendes e José Eduardo Martins
• "Apresentação” (Leandro Maia) // Gentilmente cedida pelo compositor
• "Béradêro" (Chico César) // Miramar Edições Musicais Ltda.. Fonograma gentilmente cedido por Chico César
• "Palavreio" (Leandro Maia) // Gentilmente cedida pelo compositor
• "No meio do caminho" (Leandro Maia) // Gentilmente cedida pelo compositor
• "Entre o certo e o errado" (Mestre Fuba) por Mestre Fuba e Grazi Vilanueva. Arranjo e gravação: Igo Wendell // Fonograma gentilmente cedido por Mestre Fuba
• "À primeira vista" (Chico César) // Miramar Edições Musicais Ltda.. Fonograma gentilmente cedido por Chico César
• "Deus me proteja" (Chico César) por Chico César e Dominguinhos (acordeon, voz) // Deck Produções Artísticas Ltda.. Fonograma gentilmente cedido por Chico César [créditos finais]

ARQUIVO
Filmes e vídeos:
Uma Questão de terra (Manfredo Caldas, 1988). // Trechos gentilmente cedidos por Elizabeth Santos Caldas.
Revoada dos guarás – Delta do Parnaíba (2012). // Imagens gentilmente cedidas pelo canal do YouTube moraisbrito, da MB Turismo.
D. Helder Camara – O santo rebelde (Erika Bauer, 2004). // Trecho gentilmente cedido por Andréa Glória e Erika Bauer.
Vicente de Carvalho 1866-1924: Palavras ao mar – Fragmentos (Humberto Mauro, 1945, INCE Instituto Nacional de Cinema Educativo). // Trechos gentilmente cedidos pelo CTAv-SNAv Centro Técnico Audiovisual da Secretaria Nacional do Audiovisual do Ministério do Turismo.
[Santos] (Alfredo Vasques, produção: S. O. Martins, 1951-1952). // Trechos gentilmente cedidos pelo canal do YouTube Memória Santista: um filme raro dos anos 1950.
Moteto em ré menor (Beba Coca-Cola) (Otavio Juliano e Luciana Ferraz). Música: Gilberto Mendes, a partir de poema de Décio Pignatari, interpretada pelo Coral Paulistano. Regência: Maíra Ferreira. // Vídeo gentilmente cedido pelo Theatro Municipal de São Paulo e por Sustenidos – Organização Social de Cultura. Composição gentilmente cedida por Diniz Pignatari e Eliane Mendes.
Marcha das Margaridas. // Imagens gentilmente cedidas pela TV Senado.
Vídeo com Gilberto Mendes ao microfone. // Gentilmente cedido por Gil Nuno Vaz.

Citações:
Pinturas:
Maria Valéria Rezende de braços abertos. Gentilmente cedida pela autora, Maria Teresa Fonseca de Rezende.
Guernica, de Pablo Picasso. Fonte: bienal.org.br
Fotografias:
Santos nos anos 1950: navios, cidade, porto, cinemas de calçada; Cacilda Becker, Cleyde Yáconis e Bete Mendes, Gilberto Mendes, Festival de Teatro Amador, Pagu. Acervo da FAMS Fundação Arquivo e Memória de Santos. Apoio: FAMS Fundação Arquivo e Memória de Santos.
Acervos: Maria Valéria Rezende; Maria Valentina Rezende; Sociedade Ars Viva; Plínio Marcos.
Blog Memória Santista.
Maria Valéria Rezende com cigarro. Gentilmente cedida pelo autor, Roberto Menezes.
Frei Betto com Fidel Castro. Gentilmente cedidas por Frei Betto.
Francisco Matarazzo Sobrinho e Juscelino Kubitschek visitam a obra Guernica, de Pablo Picasso, na segunda Bienal de São Paulo. Autor não identificado. Fonte: bienal.org.br.
Mulherio das Letras reunido, olhando para cima, em plongée, reproduzida na revista Cláudia. Gentilmente cedida pelo autor, Adriano Franco.
Guilherme de Almeida (anos 1930). Domínio público, autor desconhecido. Fonte: Wikipedia.
Vicente de Carvalho de chapéu. Autor desconhecido. Fonte: novomilenio.inf.br/ Poliantéia Santista/História de Santos.
Vicente de Carvalho. Autor desconhecido. Fonte: santosturismo.wordpress.com
Eliseu Resende. Autor desconhecido. Fonte: www.novomilenio.inf.br
Porta presídio Tiradentes (1971). Joel Dipiéri P. Barreto. Domínio público. Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Ala de presos políticos do Presídio Tiradentes (1971). Joel Dipiéri P. Barreto. Domínio público. Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Estudantes presos no Presídio Tiradentes (1968). Acervo Iconographia.
Greve de fome no Presídio Tiradentes (1972). Domínio público. Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Reportagens: Acervo da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil; Acervo da Sociedade Ars Viva; Diário Oficial de Santos; Le Monde; O Tempo; revista Cláudia; Revista Cult; site El País; Suplemento Pernambuco (maio 2017).
Capas de livros: livros de Maria Valéria Rezende; Batismo de sangue – Guerrilha e morte de Carlos Marighella, de Frei Betto, Rocco.

FINALIZAÇÃO
Montagem: Raoni Ceccim.
Montagem primeiro corte: Milton do Prado, Mauris Hansen, Raoni Ceccim.
Assistência de montagem: Luiza Antonioni, Stéfany Trick.

Finalização: Jonas Costa, Raoni Ceccim.
Colorista: Jonas Costa.

Geração e aferição de DCP: Daniel Dode, Gustavo Zuchowski.

Desenho de som: Kiko Ferraz, Chrístian Vaisz.
Edição de som: Ricardo Costa, Chrístian Vaisz.
Mixagem: Ricardo Costa.
Coordenação de estúdio de som: Lísia Faccin.

ACESSIBILIDADE
AD Audiodescrição + LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (não creditada): Letícia Schwartz.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Versões e legendagem: Quimera.
Deliverables: Post Frontier (Porto Alegre).
Estúdio de pós-produção de som: KF Studios (Porto Alegre).

Finalizado em Porto Alegre em julho de 2022.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Atena Produções (Porto Alegre).
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura-Governo da Paraíba; Café Cartum Produções (Curitiba); Moenda Arte e Cultura; KF Studios (Porto Alegre); Post Frontier (Porto Alegre); Filmes de Junho Produtora (Santa Maria); Preto Filmes; RAOS.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Anselmo Gangilher Silva, Luiz Alberto Cassol, Lau Siqueira, Tiago Demaman, Valeska Asfora.
Agradecimentos: A Budega, CEDOHC Centro de Documentação Helder Câmara, Centro de Estudos Pagu / Universidade Santa Cecília, CTAv-SNAv Centro Técnico Audiovisual da Secretaria Nacional do Audiovisual-Ministério do Turismo, Colégio Stella Maris / Rede Alix, CONFOTO Confederação Brasileira de Fotografia, Cor Filmes, Cubo Filmes, De Olho nos Ruralistas (site), DAER Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul, Editora Escaleras, Editora Penalux, EQUIP Escola de Formação Quilombo dos Palmares, Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual / Porto Alegre Film Commission, Espaço Cultural José Lins do Rego, Estação Rodoviária de Porto Alegre, FAMS Fundação Arquivo e Memória de Santos, Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, Iconographia, Impacto Signs, Interface Filmes, Marco Zero Livros, MB Turismo, Memória Santista (blog), Memorial da Democracia / Instituto Lula, Memorial das Ligas Camponesas, Museu de Pesca de Santos, Rádio Tabajara da Paraíba, Secretaria Municipal de Saúde / Prefeitura de Porto Alegre, Sociedade Ars Viva, Teatro Procópio Ferreira, Terezas Café, Theatro Municipal de São Paulo, TV Senado – Acervo e Distribuição, Universidade Federal da Paraíba.
Adeildo Vieira, Adeli Sell, Adriana Silva Santiago, Adriane Garcia Pereira, Adriano Franco, Adroaldo Bauer Spíndola Corrêa, Alana Agra do Ó, Alceu Castilho, Alessandra Fernandes Alves da Costa, Alexandre Augusto Roxo Félix, Alexandre Petry, Alfredo Barros, Alice Ruiz, Amaury Araújo, Ana Amélia Nunes, Ana Beatriz Almendra Vasconcelos, Ana Carmen Albuquerque Pimentel, Ana Carolina de Augustinis, Ana Maria Lucena Adams, Ana Paula Cecato, Ana Valéria FInk, Anajara Carbonell Closs, Anderson Rodrigues, André Cananéa, Andréa Glória, André Netto Machado Leal, Antônio Alberto Pereira, Antonio Alonso Junior, Antonio Eduardo Santos, Antonio Schimeneck, Beth Baldi, Bibiana Barrios Simionatto, Candice de Azevedo, Carlos Mendes, Carlos Naconecy, Cátia Castilhos Simon, Chris Herrman, Cidinha da Silva, Cláudia Castro de Castro, Claudia Vieria da Rocha, Claudio Fagundes, Cleber Molina, Clovis Artur, Daiana Bastos, Dalila Teles Veras, Daniel Dode, Débora Gil Pantaleão, Dina Faria, Diniz Pignatari, Divanize Carbonieri, Edson Pipoca, Eduardo Augusto Sena, Eduardo Chaffe, Eliane Gighonetto Mendes, Elisângela Souza, Elizabeth Santos Caldas, Elói de Amaral, Erika Bauer, Everton Behenck, Fernanda Diniz de Castro, Flavio de Souza, Gil Nuno Vaz, Giovana Damaceno, Giovana Pelagio Melo, Gilson de Freitas Francisco, Grazi Vilanueva, Guilherme Patrício, Gustavo Spolidoro, Guto Leite, Helena Terra, Henriette Effenberger, Hique Gomez, Hygia Margareth Souza, Igo Wendell, Inês Lempek, Isabel Corrêa Vieira, Isabela Pulfer, Jaynna Oliveira e Silva, Joana Santos, João Gabriel da Silva Ferreira, João Pocos, João Victor Chaffe Scomazzon, João Vinícius Chaffe Scomazzon, José Barbosa, José Beltrame Cusco, José Eduardo Degrazia, José Eduardo Gandra da Silva Martins, Jozélia Teixeira de Vasconcelos, Juliana Reis, Karime Moussalli Antigo, Larissa da Paz, Laurita Caldas, Leandro Maia, Leda Rita Cintra Castellan, Leôncio de Rezende Neto, Letícia Möller, Liane Lisboa Chaffe de Abreu Pinheiro, Liliane Oraggio, Lilliam Tavares, Linaldo Guedes, Líria Porto, Lorena Maria e Silva Monnerat, Lota Moncada, Lourenço Farias Molla, Luci Collin, Lúcia Teixeira, Luciana Coronel, Luciana Háuber, Luciana Marinho Albrecht, Luiza Maria Veronese, Maíra Ferreira, Marcelo Pereira da Silva, Marcelo Pretto, Maria Alice Bragança, Maria Amélia de Amaral, Maria Del Mar Cebey, Maria Helena Píntegro Monteiro, Maria Lúcia Azevedo Espinar, Maria Teresa Camargo Regina Moreira, Maria Teresa Fonseca de Rezende, Maria Valentina Rezende, Marília Carneiro Arnaud, Marília Kubota, Marina Ramos Dermmam, Maristela Garcia, Marivone Ferreira de Jesus, Marta Sanchís Clemente, Maurem Kayna, Mauro Paz, Mayra Guanaes, Mestre Fuba, Moama Lorena de Lacerda Marques, Nádia Conceição Andrade Silva Moura, Neli Germano, Nic Cardeal, Orlando Bona Filho, Otavio Juliano, Pablo Moreno, Patricia Scheld, Pena Cabreira, Rafael Senra, Raissa Scheeren, Rejane Pivetta de Oliveira, Ricardo 'Kiko' Barros, Roberto Menezes, Rosa Lúcia Grassi Scomazzon, Rosaly Senra, Rosana Chrispim, Rosângela Vieira Rocha, Rosiane da Fonseca, Rudá K. de Andrade, Sady Jacques, Sandra Santos, Sérgio Willians, Silvana A. P. Londres, Terezinha Almeida Melo Pereira, Tiago Germano, Tonho França, Tony Valente, Vanda Caldas, Vanessa Conte, Vanuzia Brito, Vera Spolidoro, Vladimir Sacchetta, Weverton Rodrigues, Wilma Limeira de Castro, Wilson Gorj, Yara Maria Camillo.

FILMAGENS
Brasil /
PB, em João Pessoa, em lugares como a casa de Maria Valéria, A Budega (R. Arthur Américo Cantalice, 197, Bancários) em 12 out 2018 (lançamento Ninho de haicais);
RS, em Porto Alegre, em lugares como: Viaduto Octavio Rocha, Estação Rodoviária Central, Parque Farroupilha aka Redenção, Terezas Café (R. Giordano Bruno, 318, Rio Branco) em 3 out 2018 (lançamento Ninho de haicais);
SP, em Santos, em lugares como: Colégio Stella Maris, praia do Boqueirão junto à estátua de Vicente de Carvalho; Guarujá, em lugares como: Teatro Municipal Procópio Ferreira (Av. D. Pedro I, 350, Enseada) durante II Encontro Nacional do Mulherio das Letras, 2-4 nov 2018.
Período: entre outubro e novembro de 2018.
Imagens adicionais: Porto Alegre, fevereiro de 2022.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:58:47
Som: 5.1
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação: 4k / finalização: 2k
Formato de exibição: DCP
Acessibilidade disponível: AD Audiodescrição + LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos.

DIVULGAÇÃO
Cartaz: Desenho: Tadao Miaqui. Arte final: Niruana Satie.
Divulgação e fotos bastidores: Carlos Scomazzon, Luiza Antonioni, Neli Germano.
Trailer: Montagem: Fabricio Cantanhede. Duração: 02:28.
www.mariavaleriarezende.com
https://maria-valeria-rezende.lojaintegrada.com.br

PREMIAÇÃO


DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 12 anos.
Contato: 51 991 217 707 (cel / whats pessoal) /
doc.jadeutudocerto@gmail.com

OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // Todos os esforços foram feitos para localizar os detentores dos direitos das imagens. Em caso de omissão, providenciaremos os ajustes possíveis. //
// © Laís Chaffe. //
Em troca de mails (nov 2023), L. Chaffe contibuiu com diversas informações para a ficha técnica. Ela informa que  o desenho de Tadao Miaqui para o cartaz, parte de uma das animações que ele fez para o filme. Miaqui / Cartum reside em Curitiba. E que escritores e escritoras que estiveram na sessão de autógrafos (3 out 2018) foram creditados nos agradecimentos.

Grafias alternativas: Pedro Henrique Clezar | Milton do Prado Franco | KF Studios – Além do som
Grafias alternativas (funções): Colorização

BIBLIOGRAFIA
REZENDE, Maria Valéria. Vasto mundo. Beca, 2001. [romance]
REZENDE, Maria Valéria. O Voo da guará vermelha. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. [romance]
REZENDE, Maria Valéria. Modo de apanhar pássaros à mão. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. [contos, crônicas]
REZENDE, Maria Valéria; DIAS JÚNIOR, Clóvis (ilustrações). O Arqueólogo do futuro. Planeta Jovem, 2006.
REZENDE, Maria Valéria; GUERRA, Veruschka (ilustrações). O Problema do pato. Planeta Jovem, 2007.
REZENDE, Maria Valéria; MENEZES, Marlette (ilustrações). No risco do caracol. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. [infanto-juvenil]
RUIZ S, Alice; REZENDE, Maria Valéria; Fê [Fernando Luiz] (ilustrações). Conversa de passarinhos – Haikais para crianças de todas as idades. São Paulo: Iluminuras, 2008. (Livros da ilha) [infanto-juvenil]
REZENDE, Maria Valéria. Histórias daqui e d'acolá. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. [infanto-juvenil]
REZENDE, Maria Valéria; MARACAJÁ, Myrna (ilustrações). Hai-quintal – Haicais descobertos no quintal. Belo Horizonte: Autêntica, 2011
REZENDE, Maria Valéria. Jardim de menino poeta. Planeta Jovem, 2012
REZENDE, Maria Valéria; DROSCHI, Diogo (ilustração).Ouro dentro da cabeça. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. [infanto-juvenil]
REZENDE, Maria Valéria; FILHO, Rubem (ilustrações).Vampiros e outros sustos. Belo Horizonte: Editora Dimensão, 2013. [infanto-juvenil]
REZENDE, Maria Valéria. Quarenta dias. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2014. [romance]
REZENDE, Maria Valéria; COSTA, Luyse (ilustrações). Uma Aventura animal. São Paulo: DSOP Editora, 2014. [infanto-juvenil]
REZENDE, Maria Valéria. Outros cantos. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016. [romance]
REZENDE, Maria Valéria. Histórias nada sérias. Escaleras, 2017. [contos]
REZENDE, Maria Valéria. Ninho de haicais. Porto Alegre: Casa Verde, 2018. Projeto gráfico e capa: Roberto Schmitt-Prym. Coordenação editorial: Laís Chaffe. [poesia]
REZENDE, Maria Valéria; MENEZES, Roberto. Conversa de jardim. Editora Moinhos, 2018. [ensaios, ficção]
REZENDE, Maria Valéria. A Face serena. Guaratinguetá, SP: Editora Penalux, 2018. [contos]
REZENDE, Maria Valéria; XAVIER, Gildo (ilustrações). Nas curvas do caminho, um menino diferente.... Belo Horizonte: Caravana Grupo Editorial, 2019. [infanto-juvenil]
RATTON, Vanessa; REZENDE, Maria Valéria; CAMANHO, Alexandre (ilustrações). Encontros à hora morta. Londrina: Florear Livros, 2020. [ficção de suspense]
REZENDE, Maria Valéria. Rio de sonhos. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2021. [novela]

Exibições


• João Pessoa (PB), V Encontro Nacional do Mulherio das Letras [25-27 nov], Centro Cultural José Lins do Rego Cine Banguê, 26 nov 2022, sab, 17h30

• São Luís (MA), 46° Festival Guarnicê de Cinema [9-16 jun]-Mostra Cinema não tem idade, 10-15 jun 2023, sab-qui (online)

• Santos (SP), 9º Festival de Cinema de Santos / Santos Film Fest [20-28 jun]-Mostra Competitiva Nacional, Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), 22 jun 2023, qui, 19h30

• Cuiabá (MT), Cinemato 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá [22-28 out]-Mostra Competitiva de Longa-metragem, Teatro da UFMT, 25 out 2023, qua, 20h

Lançamento comercial: 26 out 2023, qui

• Porto Alegre (RS), CineBancários, 26-29, 31 out, 1º nov 2023, qui-dom, ter, qua, 15h

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Capitólio,
2, 4, 7 nov 2023, qui, sab, 16h45, ter, 17h
9, 11 nov 2023, qui, sab, 14h55

• Claro TV +, Amazon Prime Vídeo, YouTube (Google Play), Itunes, Vivo Play e Microsoft, disponível desde abr 2024

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1649/mesmo-que-tudo-de-errado-ja-deu-tudo-certo. Acesso em: 24 de abril de 2024.