Chama a Bebel (2023)

Brasil (RS-SP)
Longa-metragem | Ficção
cor, 93 min

Direção: Paulo Nascimento.
Companhia produtora: Accorde Filmes; Paris Filmes

Primeira exibição: Chemnitz (DE), 28. Schlingel-Internationales Filmfestival für Kinder und junges Publikum [23-30 set]-Juniorfilm, CineStar Galerie Roter Turm, 26 set 2023, ter, 17h30 (presença dos atores Benite + Zeni)
Primeira exibição RS: Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 11 jan 2024, qui, 17h30

 

Rodado em Porto Alegre, o longa de ação infantojuvenil Chama a Bebel tem como protagonista uma garota cadeirante de 14 anos, que se muda do interior para a cidade grande e precisa enfrentar o ambiente escolar. Em sintonia com as preocupações ambientais que parecem ameaçar a continuidade do ser humano na Terra, Chama a Bebel é o décimo segundo longa-metragem de Paulo Nascimento, também responsável pelo roteiro. A história original foi lançada pelo cineasta na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, em 2023. A principal fonte de inspiração é a ativista sueca Greta Thunberg, várias vezes envolvida em distúrbios por questionar as autoridades governamentais sobre o clima. Em entrevista ao site Coletiva.net, o realizador declarou que as gerações mais novas também serviram como um espelho: "A Bebel é uma menina líder, que acredita em um mundo onde não há um planeta B, e que por isso temos que cuidar daquilo que temos, de maneira simples, com cada um fazendo a sua parte (...). É um filme de aventura e emoção, com todas as características de um filme adolescente, feita para uma geração que pensa diferente. É um projeto de entretenimento, mas que trata de um tema importante e com densidade, algo não tão comum no cinema de gênero. O que mais me atraiu foi a possibilidade de fazer uma obra voltada para o público jovem com essas várias camadas", pontuou.

"Bullying, preconceito, exclusão… esses conflitos ainda são muito comuns, infelizmente, e tenho muita sorte de conseguir contribuir com a arte para mostrar como combater isso, mostrar o que não podemos mais tolerar. Fico bem feliz que através de Bebel a gente possa contar uma história, ainda que na ficção, que mostre esse lado do adolescente que quer mudar isso, que toma atitudes conscientes, que não tolera mais esse tipo de comportamento preconceituoso", complementa a atriz Giulia Benite, que faz a Bebel.

Nascimento adicionou um pouco mais de dramaticidade na trajetória da sua heroína, apresentando-a como uma cadeirante, criada pela mãe e pelo avô no interior. Apesar das limitações, Maria Isabel dos Santos (chamada apenas de Bebel) encara o desafio de vir morar em Porto Alegre, em busca de melhores condições para seguir os seus estudos. Ela é recebida com alguma frieza pelos tios Marieta e Eurico, mas faz amizade com um primo rebelde (Beto) e com um colega de turma (Zico), que a ajudam a lidar melhor com as estudantes patricinhas que a tratam como caipira e deficiente.

Implacável quando o assunto é a preservação ambiental, Bebel passa a se dedicar com afinco a uma importante missão proposta pelo seu novo professor: bolar uma iniciativa sustentável que ajude a melhorar a comunidade local, trazendo mais benefícios do que prejuízos a um já combalido ecossistema. Sua ideia é instalar um sistema biodigestor no colégio, com o objetivo de transformar o lixo orgânico desperdiçado em gás – visando seu reaproveitando na cozinha da instituição. Outra possibilidade é utilizar os recursos restantes como fertilizantes. Trata-se de uma ideia muito mais promissora do que a proposta por suas rivais, que pensam em criar "um curso de moda para embelezar as pessoas".

A situação se complica quando Bebel identifica mais problemas a serem resolvidos. Ao investigar o desaparecimento de cachorros nas redondezas, a garota descobre que existe um plano para sequestrar os animais e utilizá-los como cobaias, em testes de cosméticos e perfumes. Não é preciso ir muito longe: em 2013, no interior de São Paulo, ativistas se infiltraram de fato em um laboratório clandestino, a fim de libertar cães mantidos como prisioneiros para experimentos. Em 2023, o Brasil proibiu o uso do expediente. Já a ideia do biodigestor aconteceu de verdade, sendo adotada pela Escola Alfredo Scherer, em Venâncio Aires. Na ocasião, estima-se que quase duas toneladas de lixo conseguiram ser reutilizadas, evitando o simples descarte em aterros sanitários.

São 70 profissionais envolvidos. No elenco, destaca-se a revelação Giulia Benite, que havia ido muito bem ao interpretar a personagem Mônica (de Mauricio de Sousa) no cinema. O papel do avô coube ao veterano José Rubens Chachá, bastante acionado em filmes gaúchos. Outro destaque é Marcos Breda, que interpreta um empresário malandro e inescrupuloso. Há um outro personagem cadeirante além da protagonista: o professor da turma (Rafael Muller). A Accorde Filmes, responsável pelo longa, conta com os serviços de um consultor permanente em acessibilidade (Felipe Mianes), que colaborou com o roteiro e com as questões relacionadas à inclusão. Com distribuição da Paris Filmes, Chama a Bebel tem apoio de dinheiro público para a sua execução, através de mecanismos como o Fundo de Apoio à Cultura – Pró-Cultura RS, além de repasses da ANCINE Agência Nacional do Cinema.

Sinopse


Bebel é uma garota cadeirante que mora com a mãe e o avô nas margens de uma rodovia no interior gaúcho. Ela precisa se mudar para uma cidade maior, a fim de continuar estudando. A jovem enfrenta uma série de adversidades no novo mundo, a começar pela tia, que não suporta a sua presença. Com o passar do tempo, Bebel se torna uma líder estudantil, o que acaba incomodando um inimigo poderoso – um empresário magnata cujo negócio não tem nada de sustentável. Paralelo a isso, Bebel luta contra o excesso de lixo produzido na escola e inventa um biodigestor para transformar o lixo orgânico em energia.

Cartelas finais: // Em 2013, no interior de São Paulo, ativistas libertaram cães que eram usados para testes em laboratório. Em muitos casos, os cães eram sacrificados antes de completarem um ano de vida. / Em março de 2023, o Brasil finalmente proíbe o uso de animais em testes de cosméticos e perfumes. / Em 2022, a Escola Alfredo Scherer, em Venâncio Aires, no interior do Rio Grande do Sul, passou a transformar sobras de lixo orgânico em gás e fertilizantes. Foram instalados biodigestores que impediram que quase duas toneladas de lixo fossem para aterros sanitários. / Que se descubra uma Bebel em cada cidade, em cada escola, em cada vontade de mudar o mundo. Não temos planeta B. //

Ficha técnica


ELENCO
Estrelando:
Giulia Benite (Bebel),
Pedro Motta (Guga),
Sofia Cordeiro (Rox),
Antônio Zeni (Beto),
Gustavo Coelho (Zico).
Atores convidados: José Rubens Chachá (Seu Juca), Flávia Garrafa (Marieta), Larissa Maciel (Mariana).
Evandro Soldatelli (Eurico), Marcos Breda (Dr. Jorge),
Belle Rezzadori (Marcinha), Laura Souza (Aluna 01), Luisa Sayuri (Gabi).
Apresentando: Rafa Muller (Prof. Denis), Flor Gil (Aninha).
Margarida Peixoto (Diretora da escola), Arthur Seidel (Paulinho), Guilherme Scalcon (Repórter), Ari Gustsack (Diretor 01), Leal (Diretor 02), Luka Rocha (Aluno 02), Guilherme Ferrêra (Colega Eurico).
Figuração: Amanda Cassou, Beatriz Cassou, Alice Cunha, Isabela Cunha, Giovana Cunha, Nina Ferla, Isabela Levy, Luize Visintin, Bomfim da Luz, Bibiana Demore, Marina Doval, Rafaela Paim, Mariana Moraes, Lucas Fraga, Eduardo Justo, Ana Carolina Reis, João Macari, Agatha Valenthyne, Miguel Brambilla, Sofia Brambilla, João Marcelo, Mariah Dalla Rosa, Alice Caetano, Ally, Anna Lisboa, Arthur Albuquerque, Bruno Bastos, Bruno Figueira, Débora Mãe Bibi, Di Trindade, Fernando Bellini Sandri, Gabriel Ryff, Gabriela Stockler, Gerson, Guga Lamar, Guilherme Varani, Hallana Dias, Karine, Lauren Claro, Leko, Lorenzo Capponi, Lucas, Luisa Holsback, Marcelo Petz, Márcia Doval, Maria Luiza, Mariana Czamanski, Marina Chiomento, Pedro Freitas, Polyana Melo, Rose Mazuco, Ruby Gomes, Ryff, Tatiana Cunha, Tatiana Souza, Victor Guimarães, Vitória Blume.

DIREÇÃO
Direção: Paulo Nascimento.
Primeira assistência de direção: Leonardo Peixoto.
Segunda assistência de direção: Ruana Nunes.
Continuidade: Bartholomeu Ceccin.

ROTEIRO
Roteiro: Paulo Nascimento.
Colaboração de roteiro: Ricky Hiraoka.
Consultoria de acessibilidade: Felipe Mianes.

PRODUÇÃO
Produção: Paulo Nascimento.
Produção associada: Giulia Benite.
Consultoria de produção: Ane Siderman.
Produção executiva: Marilaine Castro da Costa, Flavio de Castro Barboza.
Assistência administrativa da produção executiva: Sabrina de Lima.
Direção de produção: Mônica Catalane.
Assistência de produção: Larissa Thiemi, Kátia Samara.
Segunda assistência de produção: Tamara Ribas Camargo, Lucas Theodoro.
Produção de elenco: Diego de Lima.
Assistência de produção de elenco: Kellen Linhares.
Contabilidade: BFX Contabilidade / Luciane Marcon.
Jurídico: Flavio de Castro Barboza.
Enfermeira / Bombeira / Fiscal: Val Vilas Boas.
Higienista: Cristiane Amorim de Albuquerque.

Platô: Celso Martins.
Transporte: Nenê Transportes, Douglas Cardoso, FCA Arocha, Porto Locação de Geradores, Carlos 'Caio' Garcia, Renato Martini Leite, Hugo Guimarães, Romagna Locações de Veículos, Ação Produções, Transporte e Logística.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Renato Falcão.
Operação de câmera: Alexandre Berra.
Primeira assistência de câmera: Juliano Falcão, Pablo Rosa, Luan Guerra Garcia.
Segunda assistência de câmera: Gersão.
Foquista: Pablo Rosa.
Operação de drone: Malcoln Roberts.
Operação de video assist: Fabiano Farias Lins de Oliveira.
Logger: Mathias Muhlrad.

Gaffer: Marcos Alexandre da Silva.
Assistência de elétrica: Luis Chaves.
Maquinista: Diego Amorim Teixeira.

Fotografia de cena: Edson Filho.

ARTE
Direção de arte: Eduardo Antunes.
Direção de arte assistente: Cristobal Alvarez
Assistência de arte: Giulia Palermo.
Produção de arte: Mariana Catalane.
Produção de objetos: Thais Pedroso.
Organização de set para arte: Michael Bandeira, Maycon Rocha.
Assistência de cenografia: Jamerson Porto.
Designer gráfico: Diego Antunes.
Criação da marca: Alice Nascimento, Laura Salvaterra.

Figurino: Carol Scortegagna
Assistência de figurino: Juci W., Márcia Gorski.

Caracterização: Val Oliveira.
Assistência de caracterização: Andréia da Silva.
Assistência de caracterização da figuração: Gabrielle Ávila de Oliveira.

SOM
Som direto: Marcelo Armani.
Primeiro microfonista: Diego Bertini.

MÚSICA
Trilha sonora original: Silvio Marques.
Trilha sonora original adicional: Walther Neto.
Produção musical: Silvio Marques.
Músicos: Walther Neto (piano, sintetizadores e orquestração Synts), Carlos Perasoli, Ricardo Michaellis (guitarras), Clécio Araújo (bateria), Mario Lima (baixo).

Músicas:
• "Trevo-Tu" (Ana Clara Caetano, Tiago Iorczeski) por Flor Gil // Editoras: Sony Music, Universal Music
• "Chama a Bebel" (música: Silvio Marques, letra: Paulo Nascimento) por Sofia Cordeiro
• "Ventilador" (Guga Lamar, Pedro Freitas) por Guga Lamar e Pedro Freitas

FINALIZAÇÃO
Montagem: Marcio Papel.
Assistência de montagem: Leonardo Cappelatti.

Videografismo e design: Aline Bastos D'Ávila.

Edição de som e mixagem: Walther Neto.

EQUIPE WN Produções
Coordenação de pós-produção: Renata Generoso.
Colorista: Ancelmo Castro.
Engenheiro de áudio: Mário Souza Lima.
Assistência de estúdio: Renan Gonçalves.

ACESSIBILIDADE
Roteiro de audiodescrição: Marilaine Castro da Costa.
Consultoria de roteiro: Felipe Mianes, Mylena Rodrigues.
Narração: Rodolfo Novaes.
Edição e mixagem: Leonardo Cappelatti.

LIBRAS Língua Brasileira de Sinais: Para Todos Acessibilidade (Porto Alegre).
Equipe de intérpretes: Ângela Russo, Luiz Daniel Rodrigues Dinarte.

LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos: Deise Medina.
Consultoria: Jean Michel.

EQUIPE Paris Filmes
Direção geral: Marcio Fraccaroli.
Direção administrativo financeiro: Veronica Stumpf.
Direção de programação e marketing: Jorge Assumpção.
Marketing: Vitória Durazzo, Leonardo Marques, Giovana Giardini, Camila Bulhões, Luisa Sterenberg, Matheus Massari.
Digital: Bárbara Miranda, Jéssica Andrade, Marianna Alvarez.
Comunicação: Jéssica Quinalha.
Criação: Felipe Padija.
Programação: Guilherme Vitali, Gabriel Rodrigues, Camilla Fogolin.
Financeiro: Malu Guedes, Emanuelle Batista de Araujo, Fabiana Daniele Pereira, Paula Alves de Moraes, Luciane Padilha Neander, José Ayrton Reis Souza, Devanir Leonardo Passos.
Contabilidade e controladoria: Simone da Silva, Daniele de Lima, Victoria Di Naddeo, Caroline Andrade, Camila Basque.
Servicing: Marina Herrador, Gustavo Miranda.
Administrativo: Gustavo Menezes, Viviane Marul, Monica Cristina Pontello, Diego Bellini.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Segurança: Primeiro Plano em Vigilância e Segurança.
Alimentação: Chef Avila Gourmet.
Agência de figuração: Catalane Casting.
Agência de viagens: Promotional Travel (Rio de Janeiro).
Correção de cor: Ali & Paper.
Pós-produção de áudio e color: WN Produções (São Paulo).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Accorde Filmes (Porto Alegre); Paris Filmes (São Paulo).
Financiamento (BR): Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
Lei Paulo Gustavo / Ministério da Cultura / Governo Federal – Brasil – União e reconstrução.
Financiamento (BR/RS): Pró-cultura RS Lei nº 13.490/2010 / SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul. Recursos do Fundo de Apoio à Cultura
Financiamento (BR/SP): Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas / São Paulo Governo do Estado – São Paulo são todos.
Apoio: Marc Films (São Paulo); Locall; IECINE Instituto Estadual de Cinema do RS; Porto Alegre Film Commission.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Escola Técnica Estadual Ernesto Dornelles, Lavanderia Golfinho, Alme Calçados, Enzo Milano, Feevale, José Francisco Aguiar Werle, Swan Hotel Porto Alegre, Francesca Breccia.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, em lugares como: Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles (R. Duque de Caxias).

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:32:53
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:
Acessibilidade disponível: AD Audiodescrição + LIBRAS Língua Brasileira de Sinais + LSE Legendagem para Surdos e Ensurdecidos. [Agora é o momento de sincronizar o aplicativo Movie Reading no seu dispositivo eletrônico.]

DIVULGAÇÃO
Assessoria de imprensa: Pauta Assessoria Comunicação.
Cartaz: Eduardo Vilela Design (Rio de Janeiro).

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Distribuição: Paris Filmes.
Contato:

OBSERVAÇÕES
Nos créditos de figuração, o nome Agatha Valenthyne aparece duas vezes.
Títulos alternativos: Call Bebel | Frag mal Bebel | Llamar a Bebel
Grafias alternativas: Pedro Mota | Bele Rezzadori | Flavio Barboza | Celso Martins 'Celsão' | Markito [= Marcos Alexandre da Silva] | Kunta [= Luis Chaves] | Diego Teixeira | Guilherme Ferreira | Luiz Daniel Dinarte | Leonardo Cappelatti e Leo Cappelatti | Pedro Freitas e Pedro Freitaz | Calors Perasoli | Diego Pinto Antunes
Grafias alternativas: Fotografia still | Color grade | Catering

BIBLIOGRAFIA
NASCIMENTO, Paulo. Chama a Bebel. Porto Alegre: Citadel Grupo Editorial, 2023.

Noticiário:
Cineasta gaúcho Paulo Nascimento roda novo filme em Porto Alegre – Chama a Bebel conta a jornada de uma garota cadeirante de 14 anos, que se muda do interior para a cidade grande. Coletiva.net, Porto Alegre, 26 jan 2003.
[https://coletiva.net/noticias/cineasta-gaucho-paulo-nascimento-roda-novo-filme-em-porto-alegre,424327.jhtml]
Accorde Filmes produz longa-metragem Chama a Bebel – Obra teve estreia em 11 de janeiro e foi distribuída pela Paris Filmes. Coletiva.net, Porto Alegre, 16 jan 2024.
[https://www.coletiva.net/noticias/accorde-filmes-produz-longa-metragem-chama-a-bebel-,437211.jhtml]

Exibições


• Chemnitz (DE), 28. Schlingel-Internationales Filmfestival für Kinder und junges Publikum [23-30 set]-Juniorfilm, CineStar Galerie Roter Turm, 26 set 2023, ter, 17h30 (presença dos atores Benite + Zeni)

• Cabine online: 8, 9 jan 2024, seg, 10h até ter, 23h59
• Coletiva online: 9 jan 2024, ter, 13h, com o diretor Paulo Nascimento e o elenco: Giulia Benite (Bebel), Pedro Motta (Guga), Flavia Garrafa (Marieta), Rafa Muller (Prof. Denis), Sofia Cordeiro (Rox) e Gustavo Coelho (Zico)

• São Paulo (SP), Cinemark Iguatemi São Paulo, 9 jan 2024, ter, 20h (recepção), 20h30 (exibição; pré-estreia; presença do diretor e elenco)

Lançamento comercial: 11 jan 2024, qui

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-
Sala Eduardo Hirtz, 11-14, 16, 17 jan 2024, qui-dom, ter, qua, 17h30 (estreia)
Sala Norberto Lubisco, 18-21, 23, 24 jan 2024, qui-dom, ter, qua, 15h

• Porto Alegre (RS), Espaço de Cinema Bourbon Shopping Country,
11-17 jan 2024, qui-qua
18-24 jan 2024, qui-qua, 15h

• Bonito (MS), Bonito CineSur Festival de Cinema Sul-americano de Bonito [19-27 jul]-Mostra Infantojuvenil, CMU Centro Múltiplo Uso (Av. Paulo VI, 50 – BNH, Vila Recreio, Jardim Andreia) Cine Bonito, 23 jul 2024, ter, 19h

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Chama a Bebel. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2025. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/2193/chama-a-bebel. Acesso em: 22 de janeiro de 2025.