Até que a música pare (2023)
Brasil (RS) – Itália
Longa-metragem | Ficção
DCP 2k, cor, 97 min
Companhia produtora: Okna Produções; Solaria Film; Locall; Crisol Filmes
Primeira exibição: Rio de Janeiro (RJ), 25º Festival do Rio [5-15 out]-Première Brasil: Competição Longa-Metragem Ficção, Estação NET Gávea (Gávea) Sala 5, 13 out 2023, sex, 19h15
Primeira exibição RS: Gramado (RS), 52º Festival de Cinema de Gramado [9-17 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 12 ago 2024, seg, 14h

Filmado na serra gaúcha e falado em talian (língua brasileira reconhecida oficialmente em 2014 e formada a partir do contato do português com os idiomas dos imigrantes do Norte da Itália chegados ao sul do Brasil no final do século XIX), Até que a música pare é o terceiro longa-metragem de ficção da elogiada e premiada cineasta porto-alegrense Cristiane Oliveira. Rodado nas cidades de Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Bassano e Veranópolis.
Na trama protagonizada por integrantes do grupo teatral Miseri Coloni de Caxias do Sul, depois que o último filho sai de casa após a morte do irmão mais velho em um acidente, a matriarca Chiara (Cibele Tedesco, Kikito de melhor atriz entre os longas gaúchos no Festival de Gramado) resolve acompanhar o marido Alfredo (Hugo Lorensatti) a bordo do Del Rey Belina em suas viagens como vendedor pelas bodegas (botecos) da região. Nessas andanças de estradas de chão entre parreirais, os baralhos dos típicos jogos de carta dos "gringos" e uma pequena tartaruga batizada de Filomena colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois.
Diretora de Mulher do pai (exibido no Festival de Berlim 2017 e prêmio FIPRESCI no Festival do Uruguay), ambientado na fronteira, e A Primeira morte de Joana (2021, prêmio do júri da crítica em Gramado), com cenários no litoral gaúcho, Cristiane conta que o título Até que a música pare a acompanhou desde o início do roteiro e que isso a ajuda no processo de escrita. A ideia era contrapor a sentença católica 'até que a morte os separe': "O que acontece quando a música para de tocar entre um casal?".
O enredo é inspirado em um fato real ocorrido com parentes descendentes de italianos de uma amiga da realizadora, quando descobriram que o avô comerciante vendia um dos seus produtos, os baralhos de cartas, sem nota fiscal. "Como a família é um pilar muito importante dessa cultura, achei que devia manter a história nessa comunidade da serra, pois era algo chave na narrativa", conta. Segundo Cristiane, o roteiro veio da vontade de investigar como falsos discursos moralistas e totalitarismos são germinados no ambiente doméstico: "Os escândalos éticos da política nacional fazem pensar sobre corrupções cotidianas. Qual é o limite da nossa tolerância? Se, na democracia, o tamanho do crime importa; no amor, importa? O que pode abalar o amor de uma vida inteira?". A cineasta conclui: "Esse projeto foi um mergulho nas narrativas que criamos para tentar manter o diálogo e o amor".
Viabilizado pela Okna Produções, o filme é uma coprodução internacional contemplada em um edital de desenvolvimento lançado pela ANCINE em parceria com o Ministério da Cultura italiano. Dessa forma, a obra conta com um ator (Nicolas Vaporidis), um produtor (Emanuele Nespeca), uma compositora (Ginevra Nervi) e profissionais de som do país europeu. Retratando paisagens naturais e o patrimônio histórico da serra, as filmagens foram favorecidas pela atuação da Film Commission de Antônio Prado, onde ficou a base de produção, concentrando 90% das locações, conforme a produtora Aletéia Selonk, que ressalta a tradição da Okna de construir uma relação com a comunidade, se familiarizando à região, conhecendo as pessoas e a rotina. "O trabalho desse que é um município de pequeno porte é exemplar. Pessoas que usam estruturas organizadas dentro do poder público (nesse caso, prefeitura) estarem de braços abertos para nos receber causa um impacto diferenciado para quem é da produção audiovisual".
A montagem é de Tula Anagnostopoulos (que trabalha com a diretora desde o primeiro curta, Messalina, de 2004) e durou três meses de trocas com Cristiane a distância. Tula relata que ficou encantada com Até que a música pare desde que leu o roteiro e faz questão de frisar, brincando, as qualidades da tartaruga como atriz do longa.
Este é um dos títulos da carreira da realizadora que abre mais espaço para o humor, como destaca Giordano Gio, cineasta e historiador da arte que conduziu o debate do longa no Festival de Gramado. O doutorando em Artes Visuais na UFRGS ainda apontou as cores mais saturadas dos ambientes, dos figurinos e dos objetos e a atuação de verve italiana, potencializada pela experiência em teatro e comédia do elenco, como diferenciais desta obra. A direção de arte assinada por Adriana Borba também foi premiada com Kikito na Mostra Gaúcha.
Nas últimas horas de Câncer, na virada para o signo de Leão, no dia 21 de julho de 1979, nascia em Porto Alegre Cristiane Pinto de Oliveira. A menina cresceu na capital dos gaúchos e teve a arte presente em sua vida desde cedo, contando com estímulo em casa para essa área.
Já na 1ª série, uma pedagoga da escola indicou para sua mãe colocá-la num curso de arte. "Não sei bem por que, mas desenhava muito nos cadernos, se ela percebeu que eu saía dos conteúdos da sala e tinha o meu universo interno se manifestando o tempo inteiro", conta Cris, como é chamada carinhosamente pelos colegas.
"Tive sempre mulheres muito próximas de mim que criavam com as mãos, seja na costura ou nas artes visuais. Uma tia era professora de artes". A garota frequentou o Centro de Desenvolvimento da Expressão da UFRGS e fez um curso de desenho no computador: "Era um espaço maravilhoso ali na Avenida Ipiranga, no qual as crianças podiam fazer de tudo, costura, pintura, desenho, teatro, construção em madeira. Era incrível". Além disso, na 5ª série, teve a sorte de ser sorteada no Colégio de Aplicação, também da universidade federal.
Do alto do apartamento em que morou até os 18 anos, Cristiane observava pela janela o movimento dos estudantes do Colégio Estadual Padre Rambo, que iam para a parada de ônibus em frente, na Avenida Bento Gonçalves. Ela recorda de um hábito da adolescência, de pensar em histórias ficcionais a partir de situações reais. "Gostava de ficar observando o movimento dos alunos depois da aula ou durante o recreio. Acompanhava aquelas pessoas nas suas brigas, amizades, namoros, e ia criando na minha cabeça o que se passava entre elas".
No entanto, não teve coragem de escolher a graduação em Artes Visuais, com receio de não conseguir se manter financeiramente, e foi para a Publicidade. A curiosidade irônica deste período é não ter passado na primeira prova justamente pela parte relacionada a escrever. "Uma aluna que adorava literatura, que sempre ia bem no colégio. E isso ocorre quando a pessoa desvia do tema ou da estrutura que se espera para uma redação de vestibular. Foi muito impactante isso para mim, porque peguei aquele tema que sugeriram e viajei na história. Mas fiquei, assim, com uma nota super boa, no geral, mas zerei a redação. Então, esse divagar pela escrita me deu essa rasteira ali".
Cristiane conseguiu entrar na Faculdade de Comunicação na PUCRS no meio daquele ano. "Com a obrigação de trabalhar junto, sempre para ajudar meus pais a me manterem". Como estudante, se interessou por fotografia e fez um curso de still em 35 mm no Foto-cine Clube Gaúcho. "Percebi essa vontade de compor num quadro que eu pudesse guardar para mim".
Em 1998, aos 18 anos, viajou de ônibus para Salvador com o objetivo de fotografar. Com o material, montou um portfólio e conseguiu estágio na Zeppelin Filmes. "Depois fui contratada na produtora e lá tive a oportunidade de ficar experimentando em diversas áreas, como assistente em set, na pós-produção, e ali eu tive a vontade de animar uma foto minha. Comecei a entrar por essa área de assistente de montagem, finalização e fazendo algumas coisas pequenas assim. Assim, consegui depois um estágio em uma produtora de animação".
Estagiando, mais tarde, em uma produtora de animação, Cris Oliveira atendeu um telefonema de Gilson Vargas. Um engano pela coincidência com o apelido Cris é o que, depois, levaria a estudante a ser coordenadora na Clube Silêncio, produtora que ele estava montando com Fabiano de Souza, Gustavo Spolidoro e Milton do Prado. Ela fez um curso de roteiro com o realizador, que deu origem ao curta Messalina. "Ele gostou e quis produzir, conseguiu levantar recursos pelo Fumproarte. E foi esse soco no estômago, sair de trás do computador para dirigir uma equipe em 35 mm". O lançamento foi há exatos 20 anos, com uma enxurrada de prêmios. "Nesse sentido, Messalina foi o divisor de águas para mim, de perceber como fazer cinema e que eu poderia fazer, muito graças à equipe que o Gilson montou", avalia a diretora.
O primeiro longa foi lançado em 2016, igualmente exitoso no cenário audiovisual: "Mulher do pai chamou mais atenção para o meu nome. Estar no Festival de Berlin foi muito importante, foi minha entrada nesse círculo de laboratórios internacionais que faz com que a gente comece a se conectar com produtores e distribuidores de diversos lugares do mundo". Para a crítica de cinema Ivonete Pinto, professora dos cursos de Cinema da UFPel, este foi o grande marco da carreira da cineasta: "Sem dúvida. É a velha história: curtas são promessas ainda. Com Mulher do pai, ela desenvolveu questões no tempo que só um longa propicia".
"Considero Mulher do pai um dos principais filmes brasileiros dos anos 2010, repleto de grandes momentos do mais puro cinema", afirma Gustavo Galvão, cineasta brasiliense radicado em São Paulo e companheiro da diretora.
"No campo da análise fílmica, os filmes da Cristiane apresentam-se já como obra consistente ao fazerem uma leitura da mulher na sociedade atual, mas indo além. Ela traz preocupações envolvendo a morte, ou melhor, sobre os efeitos da morte de alguém. Sempre investindo em uma narrativa que privilegia a sutileza, os pequenos gestos, os acontecimentos triviais da vida". Para Ivonete, estas recorrências colocam o cinema da porto-alegrense em um patamar atemporal. A pesquisadora ainda opina: "Uma característica de estilo, que repercute na linguagem, é como ela trabalha o tempo. Elemento incontornável do cinema contemporâneo, é conduzido com firmeza pela Cristiane. Os enredos dos três longas vão se desenvolvendo lentamente, ao ponto de, com mais de 30 minutos, o espectador perguntar do que mesmo o filme quer falar. Mas esse tempo leva ao que interessa de um jeito que narrativa e enredo ganham um corpo orgânico, palpável".
Produtora do título, Aletéia Selonk considera a realizadora inspiradora: "Ela articula como ninguém suas vivências, referências e criatividade para dar vida a um universo ficcional muito próprio e, ao mesmo tempo, com significados universais para se conectarem comigo e com as audiências. Nossa parceria é profícua, pois fomos evoluindo entendendo o enlace intrínseco entre criação e gestão, entre mercado nacional e internacional".
A montadora Tula Anagnostopoulos conheceu Cris no curto período em que trabalharam na Zeppelin Filmes. "Ela é uma trabalhadora nata, uma workaholic, não tem final de semana, feriado. O grande prazer é trabalhar. Aprendo muito com ela. A cada filme, percebo o quanto a Cristiane desenvolve a linguagem dela. Tem uma visão de horizonte muito mais expandido, acho que é por isso que as coisas funcionam com ela. É talento, amor ao cinema, compreensão do outro, muito tato em lidar com os outros seres humanos, uma sensibilidade ímpar", finaliza a colega de longa data, desde Messalina.
Companheiro de vida e de obra de Cristiane, o cineasta Gustavo Galvão narra que a dobradinha começou em 2008, ainda nos curtas e já são dez filmes juntos até aqui: "É um verdadeiro privilégio construir essa trajetória com a Cris e ainda mais poder seguir criando com ela. Temos um entendimento mútuo fantástico, graças ao diálogo sempre muito rico. Uma simples viagem de pesquisa com ela me ensina uma enormidade, sobre cinema, as pessoas e a vida". Além de colaborar no roteiro de A Primeira morte de Joana, filmado no litoral gaúcho, e ser corroteirista de Até que a música pare, ambientado na serra, Galvão esteve na produção dos três longas da diretora, observando de perto seu jeito de trabalhar. Ele concorda que duas grandes qualidades dela são a capacidade de escrever histórias tocantes e a delicadeza na direção de atores. "Mas ainda me surpreendo com o dom que a Cris tem de esculpir a vida com o olhar, antes mesmo de começar um projeto. Ela tem atenção para os mínimos detalhes. Percebo isso o tempo todo, no trabalho e no dia a dia".
| + || - |
Sinopse
Cartelas iniciais: // Parte dos diálogos deste filme são em talian, língua brasileira reconhecida oficialmente em 2014 e formada do contato do português com idiomas dos imigrantes do norte da Itália que chegaram ao Brasil no século 19. / As falas em talian estão legendadas entre parênteses. //
Depois que Vancarlo, o último filho sai de casa, Chiara, matriarca de uma família descendente de italianos, decide acompanhar o marido Alfredo em suas viagens como vendedor pelos botecos da serra gaúcha. Uma tartaruga e cartas de baralho colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois.
| + || - |
Ficha técnica
ELENCO
Cibele Tedesco (Chiara),
Hugo Lorensatti (Alfredo).
Participação especial: Nicolas Vaporidis (Luca), Elisa Volpatto (Gabi).
Ordem de entrada: Jonas Piccoli (Vancarlo), André Santa Lúcia (Amigo), Rita Pastore Ravanello (Vizinha), Edu Seggabi (Marco), Teti Tedesco (Nini), Tamara Zanotto Padilha (Bea), Rosmari Zen (Marieta), Salete Cecconello Carossi (Artesã), Cleri Pelizza (Albertina), Magali Quadros (Sirlei), Ivete Appio Tosetto (Dona da bodega), Cristian Peretti (Atendente), Valderes Antônio Formigheri (Genésio), Remilio Forlin (Senhor do moinho), Alexandre Lazzari (Ajudante do bar), Marcelo Silveira (Dono do bar), Lucas Nunes (Gerente), Guilherme Rachel (Policial), Luiza Helena Dias (Menina).
Vozes: Patrícia Selonk (Repórter), Emílio Speck (Deputado).
Figuração: Agostinho Michelon, Alberto Tondello, Alberto Visentim, Alcibiades Susin, Alcides Dezanetti, Alfeu Cavazzola, Avelino Roman, Carlos Roberto de Oliveira Lima, Danilo Ferri, Davi Menegat Nascimento, Delvino Martello, Etelvino Zampieri, Fabio Vergani, Graziela Cavazzola Folchini, Gustavo Furlan Martello, Gustavo Galvão, Heitor Muterle, Idanir Carlos Maschio, Isabela Contin Lodi, João Paulo Bressan, José Amadeu Barison, José João Sartori, José Luis Pieta, Laurindo Pedro Martello, Luis Bassani, Luiz Antonio Tomazoni, Maurílio Martello, Mauro Francisco Gonçalves de Souza, Mauro Pasquali, Melzi Michelotto, Moacir Campara Fantin, Odacir Luiz Tochetto, Paulo Viapiana, Pedro dos Santos, Pedro Visentin, Rafael Renosto, Renata Rezende, Roberto Scalco, Ronaldo de Jesus Oliveira, Roni Gomes de Brito, Salete Cecconello Carossi, Susy Menegat, Thaís D'Avila, Valdir Sotoriva, Valerio Farinea, Vanderlei Franceschini, Vane Antônia Venturin Contin, Vitalino Domingos Renosto, Zenor Alexo Bortolotto.
DIREÇÃO
Direção: Cristiane Oliveira.
Assistência de direção: Renata Rezende.
Continuidade: Joana Bernardes.
Especialista em talian no set: Maria Inês Bernardi Chilanti.
ROTEIRO
Roteiro: Cristiane Oliveira.
Corroteiro: Gustavo Galvão.
Colaboração: Marina Volpatto.
Consultoria de roteiro: Gyula Gazdag / Berlinale Talents Script Station; Martin Daniel / Eave on Demand; Alejandro de la Fuente / When East Meets West.
Diálogos talian: Hugo Lorensatti, Juvenal Dal Castel, Loremi Loregian-Penkal.
Com a participação de todo o elenco.
Consultoria de talian: Juvenal Dal Castel, Loremi Loregian-Penkal.
Traduções italiano: Alessio Aluffi, Chiara Morani, Elisa Koff Dametto.
Traduções inglês: Mirella Maines.
Consultoria budismo: mestra Miaou You, Mestre Hui Li, Leo Grego, Marcella Arnulf, Marina Lima.
Consultoria filosofia: Daniel Kras Silveira, professor dr. Fernando Sidnei Fantinel.
Consultoria médica: Bruno Reichmann.
PRODUÇÃO
Produção: Aletéia Selonk, Emanuele Nespeca, Cristiane Oliveira.
Produção associada: Gustavo Galvão, Nicolas Vaporidis.
Consultoria de produção e distribuição: Fernanda Del Nido, Gabor Greiner / Eave on Demand.
Produção executiva: Graziella Ferst, Gina O'Donnell.
Assistência de produção executiva: Marlise Aude, Nora Carús.
Secretaria de produção: Maitê Medeiros.
Secretaria de base: Léo Scott.
Direção de produção: Pamella Moreira.
Assistência de produção: Nicole Quines.
Segunda assistência de produção: Manuela Fetter Nicoletti.
Auxiliar de produção local: Gabriel Cavazzola.
Produção de base: Ana Luísa Moura.
Técnicos de enfermagem: Camila Lautert, Daniel Silva dos Reis, Milton Daniel de Freitas dos Santos.
Alimentação: Rose Muterle, Alan Torresan, Ivanete Golin, Leni Cervelin, Marisa Torresan, Nilva Schiochet.
Limpeza: Ilza Maria Rodrigues Pereira.
Transporte: Anderson Dias / Transciners, EGC Transportes, Libratur Vip Service, Nando Turismo, Vicente de Paulo Souza Rosa.
Motoristas: Aldair Parisotto Carnizella, Anderson Dias, Carlos Roberto Oliveira Lima, Everson Dotto Nunes, Everson Fernando da Silva dos Santos, Henrique Bianchi Oliveira, Mauro Francisco Gonçalves de Souza, Roberto Luis Diogo, Ronaldo de Jesus Oliveira, Roni Gomes Brito.
Segurança: Silvino Mussatto.
Assessoria jurídica: Patrícia Dias Goulart / Goulart & Chalupka Advogados (Porto Alegre).
Assessoria financeiro: Felipe Faccioni / Faccioni Contabilidade (Porto Alegre).
Assistência financeiro: Aline Grandi, Carolina Medeiros, Jeferson Konzen.
Estagiária administrativo financeiro: Elizandra Ribeiro.
PRODUÇÃO Itália
Supervisão de produção: Felice V. Bagnato.
Secretaria de produção: Chiara De Angelis.
Consultoria de roteiro e edição: Vanessa Pellegrino.
Consultoria de projeto: Le Talee srl, Magda Film.
Escritório jurídico: Italian Boureau of Consultancy.
Contador: Rag. Antonio Venturi / Studio Venturi
Controle financeiro: Rag. Riccardo Angino (Prato).
Base de produção: Simone Poleschi, Chiara Morani.
FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Julia Zakia.
Primeira assistência de câmera: Cássio Machado Henrique, Karen Eggers.
Segunda assistência de câmera: Lucas Heitor.
Operação de video assist e logger: Larissa Radke.
Eletricista chefe: Guilherme Kroeff.
Assistência de elétrica: Anderson Dias.
Maquinista chefe: Padre Lívio.
Assistência de maquinaria: José Crespo, Mateus Crespo.
Fotografia de cena e making of: Gustavo Galvão.
ARTE
Direção de arte e figurino: Adriana Nascimento Borba.
Produção de arte: Pauliana Becker.
Assistência de arte e figurino: Pêdroso.
Maquiagem e cabelo: Nancy Marignac.
SOM
Som direto: Augusto Stern, Fernando Efron.
Microfonista: Cleverton Borges.
MÚSICA
Música original: Ginevra Nervi.
Músicas:
• "La Gigia l'è malada" (canto tradicional talian) por Amicci de La Cantoria // Domínio público
• "Em cor dourada" (Juvenal Dal Castel) por Renato Osório, Jonathan Spinelli, Martinez Galimberti // Gentilmente cedida pelo autor
• "Sambaço" (Juvenal Dal Castel) por Jonathan Spinelli, Luiz Correa // Gentilmente cedida pelo autor
• "Sulfonia em tchê" (Juvenal Dal Castel) por Renato Osório, Flavio Alves, Felipe Taborda // Gentilmente cedida pelo autor
• "O Presente do velho" (Juvenal Dal Castel) por Juvenal Dal Castel, Jonathan Spinelli // Gentilmente cedida pelo autor
• "Chegada no mate" (Juvenal Dal Castel) por Juvenal Dal Castel, Renato Osório, Flávio Alves e Felipe Taborda // Gentilmente cedida pelo autor
• "La Colombina" (canto tradicional talian) por Grupo San Paolo // Domínio público
FINALIZAÇÃO
Montagem: Tula Anagnostopoulos.
Assistência de montagem: Joana Bernardes.
Estagiária de montagem: Gabriela Stein.
Créditos: Daniel Prestifilippo.
Desenho de som: Gianfranco Tortora, Massimo Filippini.
Foley: Massimo Filippini.
Assistência de foley:Elena Paula Lup.
Edição de diálogos: Gianfranco Tortora.
Mixagem: Massimo Filippini.
EQUIPE Cinecolor Digital
Direção geral: David Trejo.
Gerência operacional: Cláudio Avino.
Colorista: Rogério Moraes.
Coordenação de pós-produção: Luís Totem.
Assistência de coordenação: Mariana Barbosa.
Edição online: César Tuma.
Masterização: Carllos Alves.
Controle de qualidade: Rebeca Dias de Campos.
Engenharia: Anderson Cordeiro, Nelson Ribeiro (in memoriam).
VFX: César Tuma.
ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Fernando Polla, Natália Polla, Júlia do Canto Pereira Heerdt.
Voz AD Audiodescrição: Camila de Jesus Kehl.
Intérprete LIBRAS Língua Brasileira de Sinais: Nathalia Holleben Lesnik.
Direção de dublagem e audiodescrição em italiano: Fabrizio Apolloni.
EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Equipamento câmera: Batoke Filmes (Porto Alegre).
Equipamento luz e maquinaria: Locall.
Gerador: Claro Iluminação (Porto Alegre).
Rádios: HM Comunicações (Porto Alegre).
Seguros (BR): GBI Consultoria e Corretagem de Seguros (São Paulo).
Seguros (IT): Studio M (Roma) di Massimo Forges.
Legendas em italiano: Reel one s.r.l..
Estúdio de finalização (IT): Red Post Production (Roma).
Estúdio de som (IT): Sud Sound Studios.
MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Okna Produções (Porto Alegre); Solaria Film (sede legale: Prato; sede operativa: Roma; Genova).
Coprodução: Locall; Crisol Filmes (Porto Alegre).
Financiamento (BR): Chamada Pública PRODECINE 02/2016. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pelo BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Proponente: Okna Produções Culturais Ltda.. Valor: R$ 1.000.000,00.
Financiamento (IT): MiC Ministero della Cultura-Direzione Generale Cinema e Audiovisivo. Obra produzida com apoio do fundo do Ministério da Cultura da Itália para filmes realizados em regime de coprodução internacional.
Apoio ao desenvolvimento: When East Meets West; EAVE On Demand; Berlinale Talents.
Apoio: Cinecolor Digital (São Paulo); Batoke Filmes (Porto Alegre); Prefeitura de Antônio Prado – Quem cultiva, partilha.
Apoio: Secretaria de Obras do Município de Antônio Prado (RS); Secretaria do Turismo do Município de Antônio Prado (RS); Juvenal Dal Castel; Loremi Loregian-Penkal; UNICENTRO Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR); CONTALIAN Comitê Nacional Gestor da Língua Talian.
Esta obra foi apoiada pelo Fundo De Volta aos Sets gerido pelo Show Me The Fund.
Brazilian Content; Cinema do Brasil; Projeto Paradiso.
Obra desenvolvida com apoio do Programa de Cooperação entre a ANCINE Agência Nacional do Cinema, do Brasil, e o MiC Ministério da Cultura da Itália.
Participação em fase de pré-produção:
• Vencedor do edital para Desenvolvimento de Projetos com potencial de coprodução Brasil-Itália (ANCINE-MiBACT) 2016.
• EAVE On Demand 2020.
• Berlinale Talents Script Station do Festival de Berlin 2021.
AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Cecilia Mussato Teles da Silva e família, Daniel Tonacci, Elisa Volpatto, Graciosa Grison Martini (in memoriam), Heloisa Passos, José Edílio Martini (in memoriam), Lucas Volpatto, Marina Volpatto, Miseri Coloni, Neri Volpatto, Patrícia Schenkel, Paula Cosenza, Sirlei Ana Martini Volpatto, Undine Filter.
Agradecimentos locações: Armazém do Prado, Bar Appio, Bar do Michi, Bar dos Italianos, Capela São Jorge Linha Cândida, Cia das Motos, Fruteira Anderle, Henrique Lovatel e família, Jorge Moacir Schiochet e família, Leandro Magnabosco e família, Moinho Francescatto, Salão da Gruta, Vicente Contin e família, Vinícola Zanella.
Agradecimentos de produção (BR):
Ibama RS / CETAS Centro de Triagem de Animais Silvestres de Porto Alegre, Polícia Rodoviária Federal (Veranópolis), Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Reserva Romanetto,
Alan Franco Torresan, Alberto Pontel, Alcindo Pagnoncelli, Álvaro André Casagrande, Ana Clara Lovatel Tochetto, Ana Luisa Fagundes, Angela de Moraes, Angelina Anziliero Contin, Arthur Zanella, Bar do Polaco, Belony de Rossi, Buddhist Film Foundation, Catarina Maria Friso Francescatto, Catiela Contin, Cecilia Mussato, Claudia Pereira da Costa, Daniella Ferst, Darci Antonio Lovison, Diego Carmago Dias, Dinara Castilhos, Emerson Skrabe, Fabio Vergani, Firléia Guadagnin Rad, Fernando Schneider Arsego, Gaetano Kazuo Maida, Henrique Lovatel, Hermes Fochesato, Idanir Carlos Maschio, Ilza Maria Rodrigues Pereira, Ivanor Donazzolo, Ivete Appio Tosetto, Juarez Schiochet, Juli Verza, Juliana Vilella, Kleiton Pena, Laurita Maria Bet Miglioranza, Leandro Magnabosco, Luana Késia Rosa, Marcela Miglioranza, Marcia Fetter Nicoletti, Marcia Marsilio, Marcos Roberto Miglioranza, Maria Luiza Rech Ravanell, Marieli Ferreira Golin / Museu de Antônio Prado, Michel Picinini, Milton Bortolotto, Nátali Leorato Zen, Pedro Luiz Anghinoni, Rafael Lodi, Rafael Renosto, Renan Zanotto Barboza, Roberto Miglioranza, Rodrigo Nicolleti, Rosângela Muterle, Silvino Mussatto, Suzy Menegat, Tânia Horn Nicoletti, Valdir de Rossi, Valmor Francescatto, Vicente Contin, Vinicius Mussatto, Yasmim Arsego, Zé Luis Valim.
Agradecimentos de produção (IT): Mario Mazzarotto, Paoletti Maria Teresa, Solaria Venga, Leonardo Nespeca, Luca Martinez, Giulio Nespeca.
Agradecimentos de pesquisa: Adílio Guadagnin, Airton de Almeida, Alexandro Castilhos dos Passos, Argeu Rigo, Arthur Toazza, César Pressi, Cleomar Zocholini, Dâmaris Gianni, Denise Holleben, Everson Marca, Gabriele Toazza, Ivo Gasperin, Jorge Mariani e família, José Eroci Castilhos dos Passos, Juares Copeli, Juliane Gotardo, Julinéia Fochesatto / Art'Manhas Cia Teatral, Leandro Adamatti, Manuela Guerra / Cia Teatral Acto, Marilene De Luca, Marilene Pagnoncelli Toazza, Marina Martins, Melina Casagrande, Natalina e Francisco Vaccaro, Nelci Roque Toazza, Patrícia A. Meneguzzi, Priscila Weber, Rojane Andriguetti, Roseli Brusamarello Gonzatto, Secretaria de Turismo Nova Prata, Sérgio de Luca, Ulisses Mantovani, Vivian de Luca Tonietto, Zica Stockmans / Tem Gente Teatrando.
Agradecimentos de arte: Ilza Maria Rodrigues Pereira, K Chique Utilidades Domésticas, Leni Tavares, Marli Zembruski, Myrian Borba, Silvino Mussatto, Toque Alimentos, Vitamar Lima.
Agradecimentos de som: Eduardo Christofoli, Fábio Baltar Duarte, Lici Tomkiw, Sérgio Guidoux.
Agradecimentos de direção: Ademir Bacca, Alana Asevedo, Ana Johann, Celio Dutra, Estúdio Éder Bergozza, Hugo Gerdel, Idê Lacreta, João De Marco, Marilda De Marco, Michele Frantz, Miriam Biderman, Raúl Locatelli, Roberto e Neiva Arroque, Ricardo Reis, Vanessa Pellegrino.
FILMAGENS
Brasil / RS, em Antônio Prado; Veranópolis; Nova Bassano; Nova Roma do Sul.
Período: 2022.
ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:36:34
Som: 5.1
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.85
Formato de captação: digital
Formato de exibição: DCP 2k
Idioma: Português, talian, italiano com legendas em português.
Acessibilidade disponível: LIBRAS + AD.
DIVULGAÇÃO
Identidade visual: Maps Design (Roma) di Paolo Sperandeo.
Assessoria de imprensa: Sinny Assessoria e Comunicação (São Paulo).
www.crisolfilmes.com
PREMIAÇÃO
• 42. Bergamo Film Meeting – International Film Festival 2024: miglior regia [melhor direção].
• 52º Festival de Cinema de Gramado 2024: 4º Prêmio SEDAC/IECINE da Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho: melhor atriz (Tedesco) [R$ 5.000,00] + direção de arte [R$ 5.000,00].
• BIS 4ª Bienal do Cinema Sonoro 2024: melhores efeitos sonoros.
• Agenda Brasil 2024: melhor filme de ficção.
• 18º Prêmio ACCIRS Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul 2024: melhor longa-metragem gaúcho.
DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 10 anos.
Agente de vendas: Patra Spanou Film (Düsseldorf, DE).
Distribuição: Pandora Filmes (São Paulo).
Contato: Okna Produções.
OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // Este filme é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência. / Nenhum animal foi maltratado ou ferido durante a realização deste filme. //
// © 2023 Okna Produções – Solaria Film. / Todos os direitos reservados. //
Títulos alternativos: Until the music is over | Fino alla fine della musica | Hasta que la música pare
Grafias alternativas: Lucas Heitor B. S. | Padre Maquinista | Fábio Baltar | Patrícia Goulart | Faccioni Assessoria Contábil | Sinny Assessoria de Imprensa | Fernando Ricardo Polla | Cássio Henrique | Mateus O'Donnell
Grafias alternativas (funções): Catering | Controller | Still | Técnico de som
BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
ZATT, Carol. Gerações e paisagens gaúchas pelo olhar de Cristiane Oliveira. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 4-6 out 2024, ano 92, n.94, Viver, p.1, 4, 5, ano 29, n.1. [texto gentilmente cedido e adaptado para o verbete]
[https://www.jornaldocomercio.com/especiais/reportagem-cultural/2024/10/1173804-cineasta-gaucha-cristiane-oliveira-estreia-terceiro-longa-da-carreira.html | https://vivopatrimonio.wordpress.com/2024/10/08/quando-a-realidade-se-descortina-ate-que-a-musica-pare/]
| + || - |
Exibições
• Rio de Janeiro (RJ), 25º Festival do Rio [5-15 out]-Première Brasil: Competição Longa-metragem Ficção,
Estação NET Gávea (Gávea) Sala 5, 13 out 2023, sex, 19h15
Estação NET Gávea (Gávea) Sala 4, 13 out 2023, sex, 19h15
Cine Odeon CCLSR (Centro), 14 out 2023, sab, 13h30
• São Paulo (SP), 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo [19 out-1º nov]-Mostra Brasil,
Cinemateca Brasileira Sala Grande Otelo, 22 out 2023, dom, 17h
Espaço Itaú de Cinema Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação) Sala 2, 27 out 2023, sex, 20h05
• Santa Barbara, CA (US), SBIFF 39th Santa Barbara International Film Festival [7-17 fev], Metro 4 Sala 3, fev 2024
• Bergamo (IT), BFM 42. Bergamo Film Meeting International Film Festival [9-17 mar]-Mostra Concorso; presença da diretora + atores Tedesco e Lorensatti + G. Galvão
Auditorium (Piazza della Libertà), 14 mar 2024, qui, 20h
Sala dell'Orologio (Piazza della Libertà), 15 mar 2024, sex, 22h30
Lançamento comercial IT: anunciado para 28 mar 2024, mas após premiação no Festival Internacional de Bergamo, teve sessões adiantadas em diversas cidades
• Roma (IT), Cinema Farnese, mar 2024
• Roma (IT), Cinema delle Province, mar 2024
• Prato (IT), Cinema Terminale, mar 2024
• Grottaferrata (IT), Fellini Cinema, mar 2024
• Avellino (IT), Cinema Partenio, mar 2024
• Napoli (IT), Cinema Vittoria, mar 2024
• Montevideo (UY), 42º Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay [20-31 mar]-Panorama de largometrajes internacionales,
Life 21, 28 mar 2024, qui, 19h
Sala B, 29 mar 2024, sex, 19h
• Austin, CO (US), 26. Cine Las Americas International Film Festival [15-19 maio]-Official selection, maio 2024
• Windhoek (Namíbia), 10. Ibero American Film Festival [22, 29 maio, 5, 12, 19 jun], Ster Kinekor Maerua Mall, 5 jun 2024, qua, 18h [convidado para representar o Brasil; serão exibidos cinco filmes, de Cuba, Espanha, Venezuela e Portugal, um por semana, com o apoio de Namibia Film Commission]
• Santiago del Estero (AR), 7º Santiago del Estero Film Fest [17-22 jun]-Competencia Largometrajes Ficción, Auditorio, 22 jun 2024, sab, 11h
• Gramado (RS), 52º Festival de Cinema de Gramado [9-17 ago]-Mostra Competitiva Longa-metragem Gaúcho, Palácio dos Festivais, 12 ago 2024, seg, 14h
• Caxias do Sul (RS), Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), 25 ago 2024, dom (reinauguração da sala; presença da equipe e elenco)
• Porto Alegre (RS), Espaço de Cinema Bourbon Shopping Country, 29 ago 2024, qui (pré-estreia)
• Porto Alegre (RS), Mostra SEDAC/IECINE de Longas Gaúchos do 52º Festival de Cinema de Gramado [29-31 ago-1º, 3 set], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 30 ago 2024, sex, 19h30 (comentada com diretora; mediação: M. Kanitz)
• Garibaldi (RS), ECoA Espaço Coletivo das Artes (R. Buarque de Macedo, 3.384, Centro), 15 set 2024, dom, 18h
• Goiânia (GO), BIS 4ª Bienal do Cinema Sonoro [23-29 set], Cine Ritz (R. 8, 501, St. Central),
Mostra Nacional Competitiva de Longas-metragens, 28 set 2024, sab, 20h30
Mostra Acessibilidade com legendas descritivas, 29 set 2024, dom, 21h
• São Paulo (SP), Reag Belas artes (R. da Consolação, 2.423), 1º out 2024, ter (pré-estreia, presença da diretora Cristiane Oliveira + atriz Elisa Volpatto + corroteirista e produtor associado Gustavo Galvão + colorista Rogério Moraes + consultor Daniel Kras)
Lançamento comercial BR: 3 out 2024, qui
• Porto Alegre (RS), GNC Cinemas Shopping Praia de Belas Sala 4, 3-9 out 2024, qui-qua, 13h30, 19h55
• Porto Alegre (RS), Cinesystem Bourbon Shopping Country,
3-9 out 2024, qui-qua, 16h30
10-14, 16 out 2024, qui-seg, qua, 14h
• Porto Alegre (RS), CineBancários,
3-6, 8, 9 out 2024, qui-dom, ter, qua, 19h
10-13, 15, 16 out 2024, qui-dom, ter, qua, 17h
• Porto Alegre (RS), Cineflix Shopping Total Sala 3,
3-9 out 2024, qui-qua, 19h10, 21h20
10-16 out 2024, qui, 15h, sex, 19h10, sab-qua, 15h
• São Leopoldo (RS), Cinesystem Bourbon Shopping (Av. Primeiro de Março, 821, Centro) Sala 1, 3-9 out 2024, qui-qua, 18h
• Caxias do Sul (RS), GNC Caxias do Sul, 3-9 out 2024, qui-qua, 19h20, 21h20
• Caxias do Sul (RS), Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo),
3-6 out 2024, qui-dom, 17h
10-13 out 2024, qui-dom, 15h
• Pelotas (RS), Cineflix Shopping Pelotas,
3-9 out 2024, qui-qua, 16h50, 19h10
11 out 2024, sex, 19h15
17-23 out 2024, qui-qua, 21h30
• Rio Grande (RS), Cineflix Partage Shopping, 3-9 out 2024, qui-qua, 15h10, 18h
• Nova Prata (RS), Movie Arte Nova Prata,
3, 8 out 2024, qui, 18h15, ter, 21h
12, 16 out 2024, sex, qua, 18h30
• Balneário Camboriú (SC), GNC Balneário Camoriú, 3-9 out 2024, qui-qua, 13h30, 15h30
• Joinville (SC), GNC Garten, 3-9 out 2024, qui-qua, 17h15, 21h30
• Florianópolis (SC), Cinesystem Villa Romana Shopping, 3-9 out 2024, qui-qua, 19h
• Criciúma (SC), GNC Nações, 3-9 out 2024, qui-qua, 19h15, 21h20
• Blumenau (SC), GNC Neumarkt Blumenau,
3-9 out 2024, qui-qua, 17h15, 21h55
10-16 out 2024, qui-qua, 13h
• Curitiba (PR), Cine Passeio, 3-6, 8, 9 out 2024, qui-dom, ter, qua, 15h20
• Curitiba (PR), Cinesystem Ventura Shopping, 3-9 out 2024, qui-sab, 17h, dom, 15h30, seg-qua, 17h
• Londrina (PR), Cineflix Aurora Shopping Londrina,
3-9 out 2024, qui-qua, 15h05, 19h35
17-23 out 2024, qui-qua, 20h40
• São Paulo (SP), Reag Belas Artes (R. da Consolação, 2.423),
3-9 out 2024, qui-ter, 16h, 20h50, qua, 16h, 19h30 (debate com diretora + professor Guilherme Bryan + psicóloga Juliana Sato)
10-15 out 2024, qui-ter, 20h50
17-22 out 2024, qui-ter, 20h50
• São Paulo (SP), Espaço de Cinema Augusta,
3-9 out 2024, qui-qua, 17h40, 21h20
10-16 out 2024, qui-qua, 17h30
• São José dos Campos (SP), Cinemark Colinas Shopping,
3-9 out 2024, qui-do, 19h, 21h30, seg, 17h, ter, qua, 19h, 21h30
12-14 out 2024, sab-seg, 13h20
• Cotia (SP), Cineflix The Square (Granja Vianna),
3-9 out 2024, qui-qua, 19h, 21h10
10-16 out 2024, qui-qua, 21h30
• Rio de Janeiro (RJ), Cinemark Dowtown,
3-9 out 2024, qui-seg, 12h, 14h20, 16h40, 19h, 21h20, ter, 14h, 16h20, 18h40, 21h, qua, 12h, 14h20, 16h40, 19h, 21h20
10, 11, 14-16 out 2024, qui, sex, 15h40, seg 13h20, 15h40, ter, qua, 15h40
17-23 out 2024, qui, sex, 14h20, sab-seg, 12h, 14h20, ter, qua, 14h20
• Belo Horizonte (MG), Una Belas Artes,
3-6, 8, 9 out 2024, qui-dom, ter, qua, 18h50
10-13, 15, 16 out 2024, qui-dom, ter, qua, 14h30
• Belo Horizonte (MG), Cinemark Pátio Savassi, 3-9 out 2024, qui, 13h10, 15h45, sex, 14h40, sab-qua, 13h10, 15h45
• Poços de Caldas (MG), IMS Instituto Moreira Salles,
3, 5 out 2024, qui, 19h, sab, 16h
20 out 2024, dom, 18h45
• Salvador (BA), Cine Metha Glauber Rocha, 3-6, 8, 9 out 2024, qui, 13h30, sex-dom, ter, 13h30, 19h30, qua, 13h30
• Salvador (BA), Saladearte Cinema do Museu,
3, 5-7, 9 out 2024, qui, 17h15, sab-seg, qua, 18h15
12-14 out 2024, sab-seg, 15h20
• Cuiabá (MT), Cineflix Shopping 3 Américas,
3-9 out 2024, qui-qua, 17h20, 21h40
10-16 out 2024, qui, 16h50, sex, 19h20, sab-qua, 16h50
• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-
Sala Paulo Amorim, 4-6, 8, 9 out 2024, sex-dom, ter, qua, 17h
Sala Eduardo Hirtz, 10-13, 15 out 2024, qui-dom, ter, 19h30 (dia 15, comentada; com Clube de Cinema de Porto Alegre)
Sala Paulo Amorim, 17-20, 22, 23 out 2024, qui-dom, ter, qua, 15h40
Sala Eduardo Hirtz, 24-27, 29, 30 out 2024, qui-dom, ter, qua, 16h45
• Shkoder [Escodra] (Albânia), 3rd Idromeno Independent Film Festival [5-11 out]-Feature competition, Kinema Republika, 7 out 2024, seg, 20h
• Nova Bassano (RS), Salão Paroquial, 10 out 2024, qui, 19h30
• Vitória (ES), Cine Metrópolis,
10-12, 14-16 out 2024, qui-sab, seg-qua, 20h
17-19, 21-23 out 2024, qui-sab, seg-qua, 16h30
• Aracaju (SE), Cine Vitória, 19, 20 out 2024, sab, 16h15, dom, 14h30
• Veranópolis (RS), Espaço Gira Mundo, 27 out 2024, dom, 18h
• Milano (IT), Agenda Brasil 11. Festival Internazionale di Cinema Brasiliano [30 out-7 nov], Anteo Palazzo del Cinema (Piazza Venticinque Aprile), nov 2024
• Antônio Prado (RS), Espaço Cultura, anexo à Prefeitura, 4 nov 2024, seg, 19h (presença de elenco e equipe)
• Guaíba (RS), 22º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba, Auditório do Instituto Gomes Jardim, 4 nov 2024, seg, 19h30 (presença da diretora)
• Brasília (DF), Cine Brasília, 10 nov 2024, dom, 20h (debate com diretora + G. Galvão)
• Lebanon, Brazilian Film Festival
• Porto Alegre (RS), Especial Parceria: Okna Produções; IPSSCH Instituto de Psicologia, Serviços Sociais e Comunicação Humana-UFRGS, Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 23 nov 2024, sab, 15h (fala de abertura: produtora executiva Graziella Ferst + Clarissa Marceli Trentini, psicóloga e diretora IPSSCH)
• Bento Gonçalves (RS), Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes SECULT, 19 dez 2024, qui, 19h (debate com a atriz Cibele Tedesco)
• São Paulo (SP), Cine Debate, Centro de Pesquisa e Formação do SESC (R. Dr. Plínio Barreto, 285 / 4º andar, Bela Vista), 10 jan 2025, sex, 19h (debate com a diretora Cristiane Oliveira)
• disponível nas plataformas Prime Video, Apple TV+, YouTube, Vivo Play, Claro TV+
• Porto Alegre (RS), Sessão ACCIRS: Prêmio ACCIRS 2024: melhor longa-metragem gaúcho, Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 4 fev 2025, ter, 19h30 (+ Pastrana, Melissa Brogni, Gabriel Motta, Prêmio ACCIRS 2024: melhor curta-metragem gaúcho; bate-papo com equipes e entrega dos certificados)