Prepúcio (2011)
Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 86 min
Companhia produtora: Laralto Produções
Primeira exibição: Porto Alegre (RS), jul 2011
Prepúcio é o primeiro longa-metragem da Laralto Produções, uma pequena empresa porto-alegrense que começou a trabalhar com audiovisual em 2007. Sem visar fins lucrativos, os responsáveis passaram a se reunir com regularidade a partir de então, a fim de gerar produções de cunho mais artesanal ou alternativo, que dialogassem com a própria história da família. No passado, o dentista e cineasta amador Bruno Hochheim (1914-1992) havia sido um dos pioneiros da cena cinematográfica local.
Na década de 1950, Hochheim vinculou-se ao Foto-cine Clube Gaúcho (espécie de embrião das faculdades de cinema do Rio Grande do Sul) e abriu a própria produtora – a Rodelu, acrônimo de seus filhos Roaldo, Delmar e Lúcia – a fim de filmar e exibir os próprios trabalhos. Ele acabaria tornando-se um dos mais prolíficos diretores do período, acumulando mais de 30 créditos, nos gêneros de dramas, comédias e documentários, como Noite de terror (1960) – apontado como o mais antigo filme de horror do estado. Na época, essas ficções eram rodadas na casa da família (Rua Zamenhoff, no bairro São João), com a participação de vizinhos e parentes, durante os finais de semana.
O legado de Bruno foi abraçado e levado adiante por seu neto, Thomas Hochheim, formado em cinema pela PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Utilizando a alcunha artística de Thomas Laralto, ele liderou uma equipe muito ativa, que concluiu entre 2007 e 2024 mais de 50 filmes independentes, abrangendo dois longas, sete médias e 41 curtas-metragens (em 2007 Thomas dirigiu 18 curtas!). O nome da empresa atual, Laralto, é uma tradução do próprio sobrenome da família, já que Hochheim equivale a "Alto lar", em português. A adaptação serviu para criar uma marca mais sonora, de fácil compreensão para o público. Os conteúdos seguiram as lições deixadas pelo avô, unindo espírito colaborativo e experimental.
Embora pouco conhecida fora do círculo social dos Hochheim, esta produção chegou a ser exibida em espaços públicos como a Sede Campestre da AJURIS Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul. E resultou na criação do Laralto Awards, cerimônia regular de premiação organizada por eles, que contempla distinções aos melhores desempenhos da equipe, abrangendo categorias como ator, atriz, roteiro, montagem, direção etc.. A existência de iniciativas como essa representa mais uma das tantas histórias do cinema gaúcho, e serve de inspiração para as futuras gerações de realizadores, amadores ou profissionais.
Prepúcio é um drama de cunho religioso, que acompanha a saga de Nicolas Santiago. Solteiro, sem filhos e com dificuldades de relacionamento interpessoal, ele é um homem solitário na faixa dos 30 anos, que não sabe qual rumo seguir na vida. A religião aparece como uma grande tábua salvadora, e faz com que ele passe a frequentar cultos em busca de uma maior iluminação espiritual. Levando cada vez mais a sério o assunto, Nicolas chega a se ausentar do convívio com a sociedade, indo morar no meio da natureza. A jornada do protagonista inclui diálogos com um misterioso personagem, que se define como "Enviado de Deus". Esse indivíduo afirma que Nicolas foi escolhido para cumprir uma importante missão na Terra, capaz de fazê-lo atrair multidões. A partir de certo momento, Nicolas passa a ouvir uma voz divina, que seria a do próprio Criador. Há só um detalhe: para comprovar sua adesão à fé, o herói precisará cortar um pedaço de sua própria pele (o prepúcio), num importante ritual de sacrifício. A cena foi feita com um pedaço de carne da cena do churrasco no dia anterior.
Além de aproveitar as múltiplas externas em locais públicos, como as paróquias Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora das Graças (em Porto Alegre), a trama fez uso de muitos ambientes internos frequentados pela própria família, numa marca registrada de toda a produção da Laralto. Durante as filmagens, Thomas sofreu um acidente: queimou a própria mão na água fervente de uma pia. No mês de seu lançamento, uma versão em preto-e-branco da história foi montada – mas pouco circulou. O segundo longa-metragem da empresa só seria lançado dez anos depois: A Destruição que vivemos (T. Laralto, 2021), também abordando o tema do fanatismo religioso.
| + || - |
Sinopse
Nicolas está perdido e encontra na fé religiosa o escape para suas dúvidas, culminando numa aliança marcada na pele.
| + || - |
Ficha técnica
ELENCO
Thomas Laralto (Nicolas Santiago),
Teca Heim (Dona Gema),
Deca Heim (Dr. Guilherme),
Maviel Junqueira (Pastor / Taxista),
Drebes Ziran (Dr. César / Enviado de Deus),
Larico Jones (Padre),
Paulo de los Angels (Samir).
Participação especial: Chica Thomé (Fiel), Roban Bueno (Fiel), Pati Heim (Fiel), Leo Heim (Fiel), Lau Heim (Fiel).
Atores convidados: Baba Fagundes (Renato), Cello Veríssimo (Convidado do churrasco).
DIREÇÃO
Direção: Drebes Ziran, Thomas Laralto.
ROTEIRO
Roteiro: Drebes Ziran.
PRODUÇÃO
Produção: Deca Heim.
FOTOGRAFIA
Iluminação: Leo Heim.
Assistência de iluminação: Lau Heim.
SOM
Som: não creditado.
MÚSICA
Músicas:
• "Sinfonia número 8. 4º movimento" (Anton Bruckner)
Músicas (no churrasco, não creditadas):
• "My kind of lady" (Rick Davies, Roger Hodgson) por Supertramp, vocals by Rick Davies
• "Keep your head up" (Andy Grammer) por Andy Grammer
• "What Else is there?" por Röyksopp
FINALIZAÇÃO
Edição: Drebes Ziran, Thomas Laralto.
EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Laralto Produções (Porto Alegre).
FILMAGENS
Brasil / RS, em
Porto Alegre, em lugares como: Igreja Nossa Senhora da Assunção, Igreja Nossa Senhora das Graças, bairros Ipanema, Tristeza e Assunção, ruas Gávea, Cabral, Cavalhada, Jardim Isabel e Conselheiro Xavier da Costa;
Cambará do Sul, no Hotel Fazenda.
ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:25:40
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:
DIVULGAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato:
OBSERVAÇÕES
Créditos finais: // Laralto Produções. Junho-julho 2011. //
Os nomes dos personagens não estão creditados; foram fornecidos por Laralto Produções, assim como outros dados e acesso à cópia do filme.
Grafias alternativas:
BIBLIOGRAFIA
| + || - |
Exibições
• Porto Alegre (RS), jul 2011