A Flor da Gigóia (2024)

Brasil (RS-RJ)
Longa-metragem | Ficção
cor, 103 min

Direção: Ivo Schergl Jr..
Companhia produtora: Abaton Filmes; Cavídeo Produções; Multiphocus Arte & Comunicação; Funil Produções e Locações

Primeira exibição: São Borja (RS), projeto Cambiando Saberes do PPGCIC Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa, Estúdio de TV da Universidade Federal do Pampa (Campus São Borja), 19 jun 2024, qua, 16h (bate-papo com diretor + atores)

 

Primeira produção guaibense de um longa-metragem, A Flor da Gigóia é filmado no Rio de Janeiro, com equipe carioca. Além do diretor, alguns gaúchos nos créditos: Eme Mealho, Duca Duarte, Nei Lisboa. É o primeiro longa-metragem de Ivo Schergl Jr., um multifacetado profissional gaúcho que já havia acumulado uma série de créditos como ator, diretor de fotografia e assistente de direção. Seu nome está nos créditos de diversos trabalhos da Alvoroço Filmes. Formado no TECCINE-PUCRS, ele tem pós-graduação em Marketing pelo SENAC São Paulo. E circulou o país trabalhando em diferentes emissoras de televisão, sendo mais requisitado pelo SBT de Porto Alegre, onde desenvolveu conteúdos especiais. Ainda passou por companhias locais como Zeppelin Filmes, TGD e Oxigênio, até abrir a sua própria empresa em 2003: a Abaton Filmes. Secretário de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba (mar 2021-abr 2024). Após criar o roteiro e assumir a direção de A Flor da Gigóia, Schergl Jr. também lançou um livro homônimo que amplia o universo retratado, inclusive agregando narrativas adicionais que não foram incluídas na versão fílmica.

Motivado por percepções do cotidiano, o realizador criou um thriller psicológico que mistura drama e suspense, agregado muitas referências cinematográficas e metalinguagem. A trama é encabeçada por Marceline Caltrano, na faixa dos 35 anos, que aparenta ter a vida perfeita. É casada, tem uma filha pequena e está em grande ascensão profissional, produzindo um programa telejornalístico. O paraíso começa a ruir quando ela descobre que a sua garotinha está com leucemia. A seguir, seu matrimônio é abalado pelas investidas de Fernando, um colega de trabalho que faz de tudo para seduzí-la. O contexto desencadeia gatilhos emocionais e transtornos mentais, que remetem a um grande trauma: o suicídio do pai, nunca superado. A mãe, considerada culpada pelo fato, tenta se reaproximar.
A cinefilia está presente em toda a narrativa, através da inclusão de cartazes de filmes famosos e de livros importantes para a área, em vários ambientes. O nome da jornalista é uma homenagem à entrevistadora Marceline, do filme Crônica de um verão / Chronique d'un été (Paris 1960) (Jean Rouch, Edgar Morin, 1961, FR). Enquanto todos os conflitos se desenvolvem, a protagonista está envolvida com a elaboração de um documentário que questiona como anda a vida dos moradores da Ilha da Gigóia. O trabalho gera discussões sobre qual o melhor método de filmagem a ser adotado: o cinema direto ou o cinema verdade (de Rouch e Morin). Para completar, enquanto sonha com o pai falecido, a filha adulta volta ao passado e se vê em uma sala de exibição vazia, lembrando das obras de Ingmar Bergman (1918-2007) que assistia junto com ele.

Em depoimento para o canal de YouTube FestCine Itaúna, Ivo Schergl Jr. observou que o projeto levou cerca de dez anos para ser concluído. O orçamento inicial (de 4 milhões e 900 mil) jamais foi alcançado, ficando próximos da casa de 100 mil reais. As gravações aconteceram na verdadeira Ilha da Gigóia, localizada nas proximidades da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A gigóia é uma planta aquática flutuante que auxilia na despoluição de águas e na recuperação de espécies. Há um simbolismo grande em sua existência, já que ela filtra muita poluição a fim de gerar uma nova vida, a principal mensagem da narrativa. Em outras regiões brasileiras, essa planta é conhecida por outros nomes, como aguapé. Schergl Jr descobriu a região em 1999, quando morava no Rio: ele fazia parte do elenco de apoio de Malhação, da TV Globo. Vários membros do elenco são moradores na área, como os intérpretes Marcela Peringer e Antonio Pedro (1940-2023), num de seus últimos papéis.

Sinopse


Desde criança, Marceline Caltrano é apaixonada pelo filme Crônica de um verão (1961). Essa era uma paixão compartilhada por ela e seu pai. Desde cedo, ela quis saber o que era a felicidade. Esta é uma pergunta que a acompanhou durante toda a vida. Hoje mãe de uma família, esposa e jornalista, Marceline ainda não encontrou a resposta para a pergunta feita por Jean Rouch e Edgar Morin. E precisa conciliar trabalho, problemas de vida e uma nova paixão.

Ficha técnica


ELENCO
Marcela Peringer (Marceline Caltrano), Gustavo Novaes (Alex Di Primo),
Rafael Queiroz (Fernando Gráas), Charles Paraventi (Afonso Del Ross),
Cibele Larrama (Olga Caltrano), Raymundo de Souza (Dirceu Caltrano),
Daniel Bauerfeldt (Ariranha), Thogun Teixeira (Tumzé),
Manuela Moraes (Cristina Caltrano), Gabriella Honorato (Marceline Criança).
Participação especial: Babu Santana (Antônio Sá e Costa), Milhem Cortaz (Lindomar Santos Dacai).
Participação afetuosa: Antonio Pedro (Pediatra).
Jéssica Juttel (Jamille Sironi), Pietro Benvenutti (Getúlio), Daniela Monteiro (Nice), Anielle Aguiar (Tânia), Jack Berraquero (Júlio), Ju Ferraz (Taína), Patricia Vazquez (Marly), Leonardo Paes Leme (Dr. Juarez), Vinícius Pieri (George), Caetano Araujo (Davi), Mary Carvalho (Julia).
Elenco de apoio: Katia Iunis, Drika Costa, Bibiana Rozembaum, Dai Lagunas, Ju Prado, Glaucia Silveria Gomes, Leandro Melo, Bernardo Mazão, Larissa Landim, João Paulo Rodrigues, Andrei Almeida, Patrick Queiroz, Luiz Henrique Castro, Fellipe Rodrigues.

DIREÇÃO
Direção: Ivo Schergl Jr.
Primeira assistência de direção: Laís Andrade.
Segunda assistência de direção: Fellipe Rodrigues.
Preparação de elenco: Thogun Teixeira.

ROTEIRO
Roteiro: Ivo Schergl Jr.
Script doctor: Antonio Molina.

PRODUÇÃO
Produção: Ivo Schergl Jr.
Produção associada: Marco Eckart, Felipe Bretas, Cavi Borges.
Produção executiva: Ana Resende, Ivo Schergl Jr.
Direção de produção: Fabián Giménez, Ana Resende.
Assistência de produção: Beatriz Garcia, Pietro Benvenutti, Ana Cristina Afonso Resende, Patrick Queiroz, Ariana Malagrida, Laís Andrade.
Produção de elenco: Ariana Malagrida.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Guga Dannemann.
Operação de segunda câmera: Felipe Bretas.
Assistência de fotografia: Mauricio Fidalgo.
Assistência de câmera: Eduardo Kozlowski.
Segunda assistência de câmera: Gabriel Manes.
Assistência de câmera: Julia Drebtchinsky, Thiago Almeida.
Foquista: Roberto Renault.
Estagiários de fotografia: João Frós, Pedro Moraes.

Gaffer: Thiago Henrique.
Assistência de elétrica: Luiz Henrique Castro, Fabián Giménez.
Maquinaria: Raymundo Rocha, Bruno Santos.
Assistência de maquinaria: Pedro Prata, Thiago Almeida.

Equipe de efeito prático de elevação: Rafael Maricá, Tábatha Fernandes, Yvan Tomaz.

Fotografia de cena: Lauro Andrade, Marcelo Spoiler.

ARTE
Direção de arte: Eme Mealho, Clara Garritano.
Assistência de arte: Rodrigo Madow, Matheus Telles, Laís Andrade.
Design gráfico: Fábio Nóbrega, Eme Mealho, Rubens Santos da Cunha.

Figurino: Eme Mealho.

Maquiagem e cabelo: Clara Peluso.
Assistência de maquiagem: Jéssika Miranda, Polly.

SOM
Som direto: Bruno Espírito Santo, Renato Souza da Silva, Ariana Malagrida, João Henrique Nissembaum.
Assistência de som: Luiza Giacomo, Renan Decaro.
Microfonista: Davi Caldeira, Fabián Giménez.

MÚSICA
Música: Bruno Portinho.

Músicas:
• "Telhados de Paris" (música, letra: Nei Lisboa) por Nei Lisboa // Fonograma gentilmente cedido pelo autor [créditos iniciais e finais]
• "Vai flor" (música, letra: Bruno Portinho) por Bruno Portinho // Fonograma gentilmente cedido pelo autor [Obra original inspirada na história de A Flor da Gigóia]
• "O Samba vai voltar" (Alice Van Acker, Cauru Cordeiro, Matheus 'Chico' Brito, Francisca Barreto) por Alice Van Acker, Cauru Cordeiro, Matheus 'Chico' Brito, Francisca Barreto; produção musical: Felipe Câmara // Fonograma gentilmente cedido pelo selo Camarada [créditos finais]
• "Ilha de solidão" (música, letra: Kinkas Caetano) por Ananda Brandão; arranjo: Fábio Cardoso, direção artística: Maica Brandão, Pierre Hamon // Fonograma gentilmente cedido pelos autores [Obra original inspirada na história de A Flor da Gigóia]

ARQUIVO
Citações:
Cartazes:
Roma città aperta (Roberto Rossellini, 1945, IT).
Crônica de um verão / Chronique d'un été (Paris 1960) (Jean Rouch, Edgar Morin, 1961, FR)
Limite (Mario Peixoto, 1931, BR).
Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964, BR).
Hiroshima meu amor (Hiroshima mon amour, Alain Resnais, 1959, FR).
Livros:
Antologia poética, de Manuel Bandeira.
Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro, de Robert Mckee.
História do cinema mundial, org: Fernando Mascarello, 2006.
Referência verbal:
O Sétimo selo (Det Sjunde inseglet, Ingmar Bergman, 1957, SE).

FINALIZAÇÃO
Montagem: Roberto Renault.
Assistência de montagem: Gustavo.

Efeitos visuais (CGI): João Daflon.
Colorista: André Mendes.
Legendagem: Mariana Teixeira.

Desenho de som: Duca Duarte.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Abaton Filmes (Guaíba).
Coprodução: Cavídeo Produções (Rio de Janeiro); Multiphocus Arte & Comunicação (Rio de Janeiro); Funil Produções e Locações (Rio de Janeiro).
Apoio de infraestrutura: Naymovie; CTAv Centro Técnico Audiovisual / SAv Secretaria do Audiovisual / MinC Ministério da Cultura (Rio de Janeiro); Lox Câmera.
Patrocínio: Baldo Erva-mate; Projari.
Apoio empresas: Baldo; Projari; Ótica Lunetterie; Orquídea da Serra Pousada e Spa; Termolar; Colégio Gama e Souza; Lox Câmeras; Termolar; Canon; Faculdade de Cinema Estácio de Sá; NUCINE Núcleo de Cinema Estácio João Uchôa; Aquamar Distribuidora; Casa Nova Residence; Chilli Restaurante; Casa Rio; Geração Q; FlowerHomme; Mr. Press Editora; PUC RJ; Suco Prat's; LZ Estúdios; Granado; Castelo de Itaipava; Downtown; Contágio Filmes; MFernandes.net.br; Fazendinha Rio; JLM Papelaria; Pousada Babel; Casa Nova Residence; Atlântico Sul Hotel.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Ana Afonso Resende, Rogério da Silva Resende, Ivo Schergl, Sandra Regina Schergl, Julio Freire, Cristina Savian, Zito Freitas, Greice Amengual, Marcelo Maranata, Nilva Dal Belo, Vitor da Gama e Souza, Bruna Fachetti, Michel Quevedo.
Agradecimentos especiais: colaboradores do filme pelo Catarse: Lukas Caldas Valentim, Luisa Miranda Bressan, Iracilda Moraes, Eduardo Oliveira, Rodrigo Rosa Nunes, Rê Perez e Pierre, Émerson Secco, Lúcia Helena Alves, Fernando Barreto Vianna Russowsky, Anna Maria Maurício da Rocha Rabello Barbosa, Marcelo Silva Dysiuta, Ivo Antonio Andreatta Menegola, Cristiano R. Santos, Veronica F. Mayer, Leticia Stopassoli, Maria José Rossi de Vasconcellos, Denise Aparecida Lopes, Rogerio da Silva Resende, Jéssica Juttel Truppel, Gisele Paoliello, Fernando Antonio Gouvêa, João Ricardo Duarte da Rosa, Leda da Conceição Juttel, Katia Iunes, Beatriz Garcia, Clínica Viver (Jundiaí, SP), Sabrina Fanti, Isaque Silveira dos Santos, Noemi de Melo, Bibiana Rozenbaum, Taís Pizzato Pinheiro, Evandro Berlesi, Paulo Araujo, Daiane Lagunas, Simone Becker, Diego Devincenzi, Jaqueline Lemos Corrêa, Dioudmar Santiago, Willian Coelho, Carlos Ramon Morales de Andrade, Altair Teixeira Martins, Ivan Silva, Claudio Martins Verissimo, Código Kid Guaíba, Ale Costa Leite, Marcela Marcolim Peringer, Cris Araujo, Lauren Duarte Lautert, Maria Ap Vechiatto Miranda, Paulo Miranda, Devanir Garcia Junior, Katiuschia Seidel da Silva Souza, Maria Victória Sales, Paulo Sérgio do Carmo Siqueira, Irene Terezinha Gabardo, Robson da Silva Resende, Rejane RC, Gizelle Zattera de Barros Ferreira, Rafael de Souza Batista, Igor Ferreira, Ana Paula da Silva, Aline Guilardi, Daniela Andrade Figueiredo Oliveira, Rafael Azambuja Gutierri, Ana Carolina Afonso Resende, Laura Schwarz Ferrari, Anna Victoria Jansen, Bia Bemvenuti, Jonas Silveira, Maria Ondina Bemvenuti, Leandro Berlesi, Débora Barbosa, Joseane de Andrade Ferreira Pinheiro, Sami Paskin, Simone Soares de Andrade, Brenda Prallon, Ariel FN, Denise Franzen, João Ricardo Duarte da Rosa, Antonio Casali Junior, Ana Maria de Andrade Ferreira, Bruno Andreatta Marino, Vini Fernandes, Maria Elisa Pinheiro, Agripina Aparecida Cândido Martins, Telma Regina Vieira Garcia, Devanir Garcia, Marcia Rogeria Malaquias, Vitoria Zanandrea Borgo, Renata Bernardini, Gustavo Serra Peringer, Antonio Ribeiro, Isabella Tupini Silveira, Andréa Carreiro, Alex Serra Peringer, Maria Lucia Marxsen Arieta, Mariana Peringer, Zum Bomjesus, Rodrigo 22, Laura Andrade, Ivo Schergl, Marcio Meira, Carla Maria Monte Vianna de Barros, Pietro Benvenutti, Jose Carlos Malagrida, Paula Calçada, Simone Soares de Andrade, Beatriz Garcia, Wilson José de Lima Kim, Ariana Malagrida, Cássia Cristina Garcia Silva, Juliana Arantes Silva, Fabián Giménez, Ana Carolina Afonso Resende, Nilton Moraes Cerqueira, Tania Alice Caplain Feix, Beatriz Garcia.

Dedicatória: Em memória: Fábio Nóbrega, Antonio Pedro [1940-2023].

FILMAGENS
Brasil / RJ, no Rio de Janeiro, em lugares como: Ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca.
Período: dezembro de 2019.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:43:26
Som:
Imagem: cor, trechos em pb
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
Design visual: Kinkas Caetano.
Webdesign: Marcio Fernandes.

PREMIAÇÃO
• 4ª Mostra Humberto Mauro 2024: melhor atriz coadjuvante longa-metragem (Larrama) + ator coadjuvante longa-metragem (Souza).

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato:

OBSERVAÇÕES
Cavídeo Produções, com a razão social Cavideo Produções, Comércio e Locação de Filmes Ltda.

Títulos alternativos: The Water hyacinth flower
Grafias alternativas: Thogun Teixeira (créditos iniciais) e Shogun Teixeira (finais) | Manu Moraes (i) e Manuela Moraes (f) | Antonio Molina Burns (i) e Antonio Molina (f) | André Mendes (i) e AMendes (f) | Emeline Mealho (i, f) e Eme Mealho (f) | Bruno Espirito Santo (i) e Bruno ES (f) | Ana Cibelle Andrade | Cavídeo | Funil Produções | Antonio Pedro Borges
Grafias alternativas (funções): Som direto (i) e Captação de som direto (f) | Fotografia still

BIBLIOGRAFIA
SCHERGL JR., Ivo. A Flor da Gigóia. 2023.

Exibições


• Rio de Janeiro (RJ), Estação NET Rio (R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo), 26 jul 2023, qua, 10h (cabine primeiro corte; bate-papo)

• Guaíba (RS), 21º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba [21 set-11 out]-Cabine, 3 out 2023, ter, 19h

• Porto Alegre (RS), 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, Espaço Jovem Banrisul, 15 nov 2023, qua, 18h (exibição do trailer e cenas, bate-papo sobre a adaptação do roteiro para o livro e autógrafos)

• São Borja (RS), projeto Cambiando Saberes do PPGCIC Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa, Estúdio de TV da Universidade Federal do Pampa (Campus São Borja), 19 jun 2024, qua, 16h (bate-papo com diretor + atores)

• Riacho Doce, zona rural de Caruaru (PE), FestCine Itaúna 5º Festival Internacional de Cinema de Itaúna [23-28 jul]-Mostra Mocó, jul 2024

• Teresópolis (RJ), 4ª Mostra Humberto Mauro – O pai do cinema brasileiro [26 ago-1º set]-Mostra Competitiva, Cine Show Teresópolis, 27 ago 2024, ter, 18h

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
A Flor da Gigóia. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2025. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/2327/a-flor-da-gigoia. Acesso em: 16 de outubro de 2025.