Harmonia (2000)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
16 mm, cor, 89 min

Direção: Jaime Lerner.
Companhia produtora: Infoco Cinema e Vídeo

Primeira exibição: Porto Alegre (RS), Sala P. F. Gastal, 27 jun 2000, ter (lançamento)

 

Localizado na Avenida José Loureiro da Silva, no bairro Praia de Belas, o Harmonia é o nome de um tradicional parque de Porto Alegre. Inaugurado em 1981, passou a ser conhecido como Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em homenagem ao fundador do Grupo RBS, falecido em 1986. O local é conhecido por reunir diversos traços da cultura gaúcha, como um galpão crioulo e churrasqueiras ao ar livre. Durante algum tempo, o Harmonia foi o epicentro de uma disputa entre dois grandes movimentos de cultura popular do Rio Grande do Sul: os tradicionalistas e os carnavalescos. O filme investiga a fundo o conflito, desencadeado pelo projeto de construção de um sambódromo na região, revelando as raízes dos dois movimentos. A essência desse antagonismo parece ter origem na história da formação do Estado, sempre dividido entre tradição e modernidade. Rodado em 1996, Harmonia foi lançado quatro anos depois.

Sinopse


Harmonia é o nome de um parque da região central de Porto Alegre e foi palco de disputa entre dois grandes movimentos de cultura popular do Rio Grande do Sul: os tradicionalistas e os carnavalescos. O filme investiga a fundo o conflito, desencadeado pelo projeto de construção de sambódromo no parque, revelando as raízes dos dois movimentos, sua relação com o poder e a essência do antagonismo que tem origem na história da formação do Estado.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Ordem de identificação: Adão Alves de Oliveira 'Lelé' (primeiro Rei Momo negro de Porto Alegre), Renato Borghetti (músico e gaiteiro), Ruben Oliven (antropólogo, especialista em Tradicionalismo), Barbosa Lessa (fundador do Tradicionalismo em 1947), Paixão Côrtes (fundador do Movimento Tradicionalista em 1947), Alfredo Raimundo 'Macalé' (Rei Momo dos anos 50, dirigente nos anos 60 e 70), Maria Regina (sem teto que mora no Parque Harmonia), Sérvulo de Lima Abreu (peão dos Aporreados do 30), Gustavo Adolfo Giró (radialista e carnavalesco da Bambas da Orgia), Antonio Augusto Fagundes (tradicionalista, apresentador de programa de TV), Bagre Fagundes (tradionalista, foi diretor de carnaval da Epatur em 1986), Iara Deodoro (coordenadora do Grupo Afro-Sul), Nelsão (xerife do Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia), Tarso Genro (prefeito de Porto Alegre que quis construir a Pista de Eventos), Leandro Maia (radialista que cobre o carnaval), Roberto Correa Barros 'Betinho' (presidente da Imperadores do Samba), Silvio Lunardi Martini 'Miudinho' (Rei Momo de Porto Alegre durante 20 anos), Nilton Mendonça (carnavalesco da tribo Os Tapuias), Valdir Souza Ribeiro (presidente da tribo Os Comanches), José Almiro Alves (patrão do CTG Mata Nativa), Caroline (primeira prenda do RS 1996/97), Jair Krischke (Movimento de Justiça e Direitos Humanos), Tau Golin (historiador e Jornalista), Moacyr Flores (historiador, especialista na Revolução Farroupilha), Simala Ferreira (primeira prenda do CTG Mata Nativa), Mário Maestri (historiador, especialista na história do negro no RS), Eusébio Assunção (historiador), Max Lopes (carnavalesco da Vila Isabel), Luis Clóvis Hernandes (patrão do 35 CTG), Lupicínio Rodrigues Filho (carnavalesco, embaixador da Vila Isabel no RS), Estellon Bomberg (antropólogo), Ervino Schumacher (coordenador do Grupo de Danças Alemãs), Cafú (compositor do samba enredo da Vila Isabel), Neri Caveira (mestre da bateria da Imperadores do Samba), Artur Zanela (vereador, patrono da Estado Maior da Restinga), Ilma Cavalheiro de Freitas (costureira da Bambas da Orgia), Álvaro Machado (carnavalesco da Bambas da Orgia), Denise da Conceição (passista da Imperadores do Samba), Paulo Odone, Valdir fraga, Maria Augusta Feldmann (políticos no debate).
Locução: Hugo Coelho, Lila Vieira.

DIREÇÃO
Direção: Jaime Lerner.
Assistência de direção: Simone Teixeira de Oliveira.
Segunda assistência de direção: Angelisa Stein.

ROTEIRO
Roteiro: Jaime Lerner.
Pesquisa: Jaime Lerner, Leticia Corrêa.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Cícero Aragon.
Produção executiva adicional: Jaime Lerner.
Direção de produção: Angelisa Stein
Direção de produção adicional: Kika Sousa, Carlos Alexandre Rocha 'Xandi'.
Produção: Leticia Corrêa.
Secretaria de produção: Juliana Nardini, Leticia Rodrigues.
Motoristas: Carlos Gilberto Resende, Marco Aurélio Leite, Elbio Teixeira, Edio? Teixeira, Guto, Juruna, Batata.

Captação de recursos: Maria Benites Moreno, Carlos Raimundo.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Jaime Lerner.
Assistência de câmera: Newland Silva, Francisco Alemão Ribeiro, João Batista Hirtz, Giomara Piacentini.
Direção de fotografia adicional: Newland Silva.
Operação de câmera de segunda unidade e depoimentos: Jacques Cheuiche (carnaval Rio de Janeiro), Francisco Alemão Ribeiro (depoimentos).

Eletricista: Carlos Lima Chaves.
Eletricistas: Anaurides Rodrigues, Daniel da Silva Durães (Rio de Janeiro).

SOM
Som direto: Fábio Pedó, Renato Calaça, Mario José Silveira de Carvalho, Luis Carlos Pedregosa.
Microfonista: Jefferson.

MÚSICA
Música original e arranjos: Daniel Sá.
Músicos: Daniel Sá (violão e guitarra), Pedrinho Figueiredo (flauta), Leandro Rodrigues (acordeon), Davi Sá (bateria).
Gravação da música e mixagem: Hilton Vaccari, Pedrinho Figueiredo, Daniel Sá.
Programação MIDI e efeitos adicionais: Daniel Sá.
Masterização da música: Pedrinho Figueiredo.

Músicas incidentais:
• "Hino Rio-Grandense" (música: Joaquim José Mendanha, letra: Francisco Pinto da Fontoura) por Serginho Moah (voz) e orquestra de câmara: Michel Dorfman (piano), Kiko Freitas (bateria), Ronaldo Saggiorato (baixo), Pedrinho Figueiredo (flauta), arranjo e orquestração: Daniel Sá
• "Sambanerão" (Renato Borghetti) por Renato Borghetti (gaita ponto), regência e arregimentação: Neri Caveira
• Sambas enredos e músicas gauchescas captadas durante as filmagens do carnaval e semana farroupilha de 1996.

FINALIZAÇÃO
Montagem: Renato Neiva Moreira.
Organização para montagem: Clóvis Kemmerich (copião), Maria ?? (copião e sinc), Gustavo Fernández (primeiro corte), Milton do Prado (corte final).
Assistência de montagem: Maurício Borges de Medeiros.
Estagiários de montagem: Maurício S. de Menezes Oliveira, Stefan Ligocki.

Produção de finalização: Lisiane Cohen (Porto Alegre), Christian Spesato, Márcio Basto Oliveira (Rio de Janeiro).
Créditos: José Maia.

Edição de som e mixagem: Dimi Kireeff, Juvenal Dias.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Película: Kodak; Fuji.
Laboratório de imagem: Curt e Alex (São Paulo).
Montagem na moviola do IECINE Instituto Estadual de Cinema do RS (Porto Alegre).
Estúdio de gravação da música e mixagem: Da Capo Estúdio (Porto Alegre).
Estúdio de masterização da música: Primeira Impressão.
Estúdios de mixagem: Magno Sound (New York City, NY, US); Grooveria Electro Acústica (São Paulo).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Infoco Cinema e Video (Porto Alegre).
Financiamento (BR/RS): FUMPROARTE Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural / Secretaria Municipal da Cultura / Prefeitura de Porto Alegre. Concurso 1995/2, categoria cinema. Proponente: Cícero Aragon dos Santos.
Captação de recursos: através da LIC-RS Lei de Incentivo à Cultura Lei nº 10.846/96 / SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul.
Patrocínio: AGCO do Brasil; Pincéis Atlas; Primafer; San Remo.
Apoio cultural: Restaurante Birra & Pasta; Via Brasil; Kodak do Brasil.
Apoio técnico: IECINE Instituto Estatual de Cinema do RS; APTC-ABD-RS; Funarte; Poss Produções; Quanta; Zeppelin Filmes; Clip Finish House.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Garibaldi Hotel, RBS Video, Goethe-Institut Porto Alegre, Uli Kaup, Mira Sete Filmes, dr. Ivan Dias de Mello, Cristiano Scherer.
Agradecimentos: SOGIPA Sociedade de Ginástica Porto Alegre, Polícia Rodoviária Federal, UFRGS, Garden Comércio de Máquinas Ltda., Museu Júlio de Castilhos, Museu Municipal de Porto Alegre, arquiteto Carlos Comas, jornalista Carlos Wagner, Cúria Metropolitana, Direção Geral do Tribunal de Justiça Federal, 9º BPM Batalhão de Polícia Militar, Galpão Crioulo Churrascaria e Comidas Campeiras, Egert, Mano Brum (estagiário na Vila Isabel vindo de Porto Alegre), Pepe (artista plástico argentino), Sérgio De Tangir (carnavalesco da Praiana), Turco (vice-presidente de carnaval da Imperadores do Samba), Adaírton Guedes (compositor do samba da União da Tinga), sem teto que moram no Parque Harmonia, Moacir Gomes (diretor de Os Tropeiros da Tradição), Loma (cantora nativista), Cleonilson (Aporreados do 30), Reneu Barros (chapeleiro), R2 Comunicação, Jaldson Pias Borges, Lucas Amberg e todas as pessoas que aparecem no filme.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre; Encruzilhada do Sul; Caçapava do Sul;
Brasil / RJ, no Rio de Janeiro.
Período: 1996.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 89 min
Metragem:
Número de rolos:
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação: 16 mm
Formato de exibição: 16 mm

DIVULGAÇÃO
Cartaz: 57 x 40. Desenho: Juska.
Postal: Desenho: Juska
Adesivo.
Pressbook: 3p. digitadas + xerox de reportagens e críticas; por Pauta Assessoria e Produção, Porto Alegre, jul 2000
www.harmoniaofilme.hpg.com.br/index.htm

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais: // Copyright – Infoco Cinema e Video Ltda. & Jaime Lerner. Porto Alegre, março de 2000 //
Montagem em 1999
Mixagem e finalização em 2000

FAGUNDES registra: "(...) estreou (...) perante numeroso público, no qual se notavam claramente, de um lado, os tradicionalistas e, de outro lado, os carnavalescos. (...) Algumas inverdades registradas – como a alegada traição de Davi Canabarro aos lanceiros negros – não são culpa do filme, mas dos supostos historiadores entrevistados".

Grafias alternativas: J. B. João Batista Hirtz Almeida | Letícia Pereira Correa (pesquisa) e Letícia Corrêa (produção) | Nico Fagundes [= Antonio Augusto Fagundes] | Pedro Figueiredo e Pedrinho Figueiredo | Moacir Flores | Tao Golin | Luís Carlos Barbosa Lessa | Rachel Pimenta de Sousa 'Kika' | Lila Rodrigues Vieira | Carlos L. Chaves 'Carlinhos' | Francisco 'Alemão' Ribeiro | Stephan L. Ligocki | Carlos Pedregosa 'Bozó' | Ronaldo Sagiorato | Anaurides A. Rodrigues 'Áureo' | Instituto Goethe | Da Capo (cf. créditos) | Bagre Fagundes [= Euclides Fagundes Filho].
Grafias alternativas (funções): Técnicos de som direto | Captação
Nomes completos: Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia | Sociedade Beneficente Recreativa Imperadores do Samba.

BIBLIOGRAFIA
Roteiro com Jaime Lerner.

Noticiário:
M. R. C.. Documentário provoca debate cultural, jun 2000.
O Rio Grande do Sul em desarmonia. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 27 jun 2000, Panorama, p.1 (com foto).
BECKER, Tuio. Tradicionalistas versus carnavalescos: documentário Harmonia estreia na P. F. Gastal. Zero Hora, Porto Alegre, 27 jun 2000, Segundo Caderno, p.5 (com foto).
BECKER, Tuio. Conflito em terra de paz – O documentário Harmonia esmiuça questões controvertidas. Zero Hora, Porto Alegre, 30 jun 2000, Segundo Caderno, p.6 (com foto)
FAGUNDES, Antonio Augusto. A maior fogueira de São João. Zero Hora, Porto Alegre, 1º jul 2000, Segundo Caderno, p.4.
LUNARDELLI, Fatimarlei. Harmonia, mas nem tanto.... Aplauso, Porto Alegre, [fev] 2001, p.35, n.25.

Exibições


• Porto Alegre (RS), Sala P. F. Gastal, 27 jun 2000, ter (lançamento)

• Gramado (RS), 28º Festival de Gramado – Cinema Latino e Brasileiro [31 jul-5 ago]-Sessão Especial, Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen (R. Leopoldo Rosenfeld, 818)-Teatro Elisabeth Rosenfeld, 5 ago 2000, sab, 11h

• Porto Alegre (RS), 1º Prêmio APTC de Cinema Gaúcho [5-10 dez], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 6, 8, 10 dez 2000, qua, sex, dom, 21h30

• Porto Alegre (RS), Maratona do cinema gaúcho – APTC 20 anos [1º-14 ago], Cine Santander Cultural, 11 ago 2005, qui, 19h (+ Becos)

• Porto Alegre (RS), Mostra Especial Porto Alegre em quadro [25 nov-2 dez], Cine Santander Cultural, 28, 29 nov, 1º dez 2006, ter, 19h, qua, 17h, sex, 17h

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Harmonia. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/250/harmonia. Acesso em: 22 de maio de 2024.