Tempo sul (2001)

Brasil (RJ)
Longa-metragem | Não ficção
video digital, cor, 69 min

Direção: Cezar Migliorin.
Companhia produtora:

Primeira exibição

 

Cezar Migliorin é professor do Departamento de Cinema e Vìdeo e membro do Programa de Pós-graduação em Comunicação na UFF Universidade Federal Fluminense (Niterói). Coordenador de Inventar com a diferença: cinema, educação e direitos humanos, projeto de formação audiovisual difundido pelos 27 estados brasileiros, envolvendo instituições também na Bolívia, Chile, Uruguay e Argentina. Doutor pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela University of Roehampton, na Inglaterra. Desenvolve pesquisas sobre questões estéticas e políticas ligadas ao cinema brasileiro e sobre as relações do cinema com a educação. Organizador de Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje (2010), autor do livro de ficção A Menina (2014), ambos pela Editora Azougue, do livro Cartas sem resposta (2015), pela Editora Autêntica e de Cinema de brincar (2019, com Isaac Pipano), pela Relicário Edições. Com Pipano também codirigiu o documentário longo Educação (2017).

Sinopse


Na fronteira do Brasil com o Uruguay, o diretor vai encontrar a cidade onde seu pai nasceu, dando início a um poético road movie no interior do Rio Grande do Sul. Na sua volta à capital, Porto Alegre, um encontro perturbador com sua avó desestrutura todo o filme e toda a história até ali contada.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Cezar Migliorin.

DIREÇÃO
Direção: Cezar Migliorin.

ROTEIRO
Roteiro:

PRODUÇÃO

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Geraldo Pereira

SOM
Som: Ana Carneiro

MÚSICA

ARQUIVO

FINALIZAÇÃO
Montagem: Daniel Garcia.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: (Rio de Janeiro).

AGRADECIMENTOS

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração:
Som:
Imagem:
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato: Cezar Migliorin

OBSERVAÇÕES
Filme não visionado.
Migliorin encaminhou para o Portal uma fita MiniDV, onde está escrito "Tempo sul. 52 min". No entanto, após a passagem para DVD, o conteúdo revelou tratar-se de trecho sem som de outro filme, o documentário Janela da alma. Fica a dúvida se Tempo sul é mesmo um longa-metragem.

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Rio de Janeiro (RJ), 8ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, Espaço Museu da República (R. do Catete, 153), 27 nov 2001, ter, 16h

• Belo Horizonte (MG), Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro), 10 ??? 200?, 17h

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Tempo sul . In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/263/tempo-sul. Acesso em: 22 de fevereiro de 2024.