Migração (2003)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Registro
digital, pb, 94 min

Direção: André Severo.
Companhia produtora: Ilha; Arena; Areal

Composto por um filme e uma série de doze fotografias, esta instalação apresenta obras relativas ao período de realização da ação Migração de André Severo. Durante os deslocamentos, o artista produziu também um texto que estabelece uma relação de coexistência com as ações, afetando-as e sendo afetado por elas, sem que uma parte se subordinasse à outra. O texto, acompanhado de um ensaio fotográfico realizado por Paula Krause, foi publicado em Consciência errante, quinto volume da série Documento Areal.

Sinopse


Cartela inicial: // A ação documentada neste filme foi desenvolvida dentro do quadro de atividades do projeto Areal, e consistiu na realização de uma série de viagens por diferentes cidades da região da metade sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Nessas localidades foram escavados, deslocados e intercambiados, aproximadamente 450 Kg de material residual recolhido de terrenos previamente escolhidos.
O marco inicial do trabalho deu-se em um depósito alugado na cidade de Porto Alegre, onde foi realizada uma série de escavações diretamente no chão. Estas escavações produziram doze buracos que permaneceram abertos durante todo o tempo de execução da ação. O material retirado dos buracos foi armazenado em sacos de algodão; e este gesto deu início a um percurso migratório com duração de doze meses.
Periodicamente, em locais específicos do trajeto, foram feitas novas escavações e efetuados os soterramentos do material proveniente do último local visitado – seguindo-se um movimento contínuo de escavar um número similar de buracos, retirar novos materiais, preencher os sacos e transferir seu conteúdo para o próximo sítio do roteiro.
A ação se concluiu com o retorno ao ponto de partida: onde foram enterrados, nos mesmos buracos que originaram a matéria para o primeiro deslocamento, porções de solo provenientes de cada uma das localidades visitadas. //

Tanto o filme quanto a série fotográfica Migração são compostos pelos registros fotográficos e videográficos realizados por Paula Krause durante a execução da ação conduzida por André Severo entre 2002 e 2003.

Ficha técnica


IDENTIDADES
André Severo.

DIREÇÃO
Direção: André Severo.

FOTOGRAFIA
Operação de câmera: Paula Krause.
Operação de câmera adicional: André Severo, Clóvis Martins Costa, Lizângela Torres, Maria Helena Bernardes, Janine Severo, Ivone Schulz.

Registro fotográfico: Paula Krause.
Registro fotográfico complementar: Cláudia Vieira, Maria Helena Bernardes.

FINALIZAÇÃO
Edição: André Severo.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Ilha (Porto Alegre); Arena (Porto Alegre).
Realização: Areal (Porto Alegre).
Patrocínio: Petrobras-Programa Petrobras Artes Visuais, 2001-Ministério da Cultura-Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: PPGAV Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais / IA Instituto de Artes / UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre).

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Alexandre Moreira, Camila Krause Corrêa, Claudia Vieira, Clóvis Martins Costa, Eduarda Severo Saldanha, Grady Gerbracht, José Agnelo Franzen Corrêa, Lizângela Torres, Melissa Schulz.
Agradecimentos especiais: Ivone Schulz, Janine Severo, José Roberto Severo, Luiz Alberto Severo, Marcelo Coutinho, Maria Helena Bernardes, Paula Krause.

Dedicatória: Dedicado a Marcelo Coutinho.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Arroio dos Ratos; Bojuru; Cacequi; Chuí; Mostardas; Porto Alegre; Rio Grande; Sant'Ana do Livramento; Santa Vitória do Palmar; Santo Ângelo; São José do Norte; Tapes; Taquara; Tavares.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:34:11 (YouTube)
Som:
Imagem: pb
Proporção de tela
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
andresevero.com

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato: André Severo.

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais: // © 2003 André Severo //
Este filme faz parte do Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Grafias alternativas:

BIBLIOGRAFIA
SEVERO, André. Consciência errante. São Paulo: Escrituras, 2004. 166p. (Série Documento AREAL, 5) Orelhas, capítulo 5, fotografias: Maria Helena Bernardes. Fotografias: Paula Krause.

Exibições


• YouTube, disponível desde 1º abr 2015

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Migração. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/285/migracao. Acesso em: 18 de abril de 2024.