A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial (2003)

Brasil (RJ)
Longa-metragem | Não ficção
cor, 70 min

Direção: Daniela Broitman, Fernando Salis.
Companhia produtora: VideoForum

Documentários longos sobre o FSM:
[FSM 2001] Porto Alegre Social Forum – Un altro mondo è possibile (Roberto Torelli, 2001)
[FSM 2001] Davos, Porto Alegre et autres batailles (Vincent Glenn, 2003)
[FSM 2001] A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial (Daniela Broitman, Fernando Salis, 2003)
[FSM 2005] Meu Brasil (Daniela Broitman, 2007)

Ficha técnica


IDENTIDADES
Luiz Inácio Lula da Silva (presidente do Brasil), Noam Chomsky, César Maia (prefeito do Rio de Janeiro), Sebastião Salgado (fotógrafo), Benedita da Silva (ministra da Ação e Promoção Social), Fernando Solanas (cineasta), Hugo Chávez (presidente da Venezuela).

DIREÇÃO
Direção: Daniela Broitman, Fernando Salis.

ROTEIRO
Roteiro:

PRODUÇÃO
Produção: Daniela Broitman, Fernando Salis.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia:

SOM

MÚSICA
Músicas:

FINALIZAÇÃO
Montagem:

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: VideoForum (Rio de Janeiro).
Apoio: Fundação Ford; Fundação Salidago; Fundação José Bonifácio.

AGRADECIMENTOS

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, durante o I FSM Fórum Social Mundial, 25 a 30 de janeiro de 2001.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração:
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
Contato:

OBSERVAÇÕES
Filme não visionado.
As três primeiras edições do FSM Fórum Social Mundial acontecem em Porto Alegre: 25 a 30 de janeiro de 2001, 31 jan-5 fev 2002, 23-28 jan 2003.
Em 16-21 jan 2004 acontece em Mumbai (IN). Volta a ocorrer em Porto Alegre em 2005, 2012, 2014, 2016, 2017.

Grafias alternativas: Forum Social Mundial

BIBLIOGRAFIA
CESAR, Janaína. A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial é lançado no Brasil. 11 nov 2003.

Exibições


• New York City, NY (US), Carnegie Council on Ethics and International Affairs, maio 2003 (pré-estreia)

• Rio de Janeiro (RJ), CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, 3 nov 2003, seg

• São Paulo (SP), CCBB Centro Cultural Banco do Brasil (R. Álvares Penteado, 112, Centro), 12 nov 2003, qua, 18h30, 20h

Arquivos especiais


CESAR, Janaína. A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial é lançado no Brasil. 11 nov 2003.
O documentário A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial, produzido e dirigido por Daniela Broitman e Fernando Salis, chega ao Brasil depois de uma pré-estreia bem sucedida em Nova York. Seu lançamento será no dia 3 de novembro no CCBB Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro e 12 de novembro no CCBB de São Paulo.
A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial narra a trajetória de um grupo de vinte e três líderes comunitários de favelas do Rio de Janeiro que se organiza para ir a Porto Alegre participar do III Fórum Social Mundial. Eles querem ter voz. Querem que seu trabalho ganhe visibilidade. Sob a perspectiva deste grupo, o documentário mostra o maior evento organizado pela sociedade civil para a discussão de questões sociais e os desafios que elas apresentam não apenas à cidade do Rio de Janeiro, mas à atual agenda política internacional.
Os líderes comunitários fazem parte do Congesco (Conselho de Gestores Comunitários), movimento que conta com cerca de 60 membros de diversas favelas da cidade do Rio de Janeiro, como as da Mangueira, Jardim América, Jacarezinho, Costa Barros e a recém-formada Terra Encantada. Seu objetivo é desenvolver atividades sociais de forma cooperativa para a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades.
O documentário apresenta também o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o linguista Noam Chomsky, o prefeito do Rio de Janeiro César Maia, o fotógrafo Sebastião Salgado, a Ministra da Ação e Promoção Social Benedita da Silva, o cineasta Fernando Solanas, o presidente da Venezuela Hugo Chávez, entre outros intelectuais, políticos e ativistas sociais.
Para a produção de A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial, os diretores contaram com apoio da Fundação Ford, Fundação Salidago e Fundação José Bonifácio. Sua pré-estreia foi em maio no Carnegie Council on Ethics and International Affairs, com apoio do Bildner Center, e na Escola de Assuntos Públicos e Internacionais da Columbia University, ambos em Nova York. Depois das apresentações, os diretores foram convidados a participar de debates com a audiência sobre a produção do filme e temas sociais, incluindo o Fórum Social Mundial.
Todas as sessões realizadas em NY lotaram e foram muito bem recebidas pela audiência, o que chamou a atenção da imprensa. Entre outros programas, Broitman e Salis foram entrevistados pelo jornalista Lucas Mendes no Manhattan connection (GNT), produzido em Nova York, que dedicou um bloco inteiro para A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial e seus diretores.
O documentário de 70 minutos, feito em vídeo digital, conquistou também o Consulado Geral do Brasil em Nova York e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) – um dos principais organizadores do Fórum Social Mundial.
A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial é o primeiro documentário do Projeto VideoForum. A idéia do projeto é fazer do próprio processo de produção de vídeo um fórum em si mesmo, através da promoção de encontros e debates sobre justiça social, difundindo e ampliando o alcance das discussões do Fórum Social Mundial para além dos encontros anuais em uma única localidade. Através da difusão audiovisual, o projeto pretende promover parcerias entre os diversos setores da sociedade e contribuir para a inclusão e visibilidade de comunidades de baixa renda, freqüentemente excluídas pela mídia, no debate político internacional.
A idéia é exibir A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial em canais de televisão educativos e a cabo, universidades, ONGs, centros culturais, comunidades de baixa renda, conferências e festivais de filme e vídeo. Em julho, o filme fez parte da Conferência de Sociologia Visual 2003 na Southampton University (Inglaterra). Dia 10 de dezembro será exibido no Anthology Film Archives em Nova York, como parte do Diaspora Film Festival. Ainda em dezembro, os diretores participarão de eventos na Califórnia: Centro Cultural La Peña, em Berkeley, Stanford University e San Francisco State University.

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/288/a-voz-da-ponta-a-favela-vai-ao-forum-social-mundial. Acesso em: 12 de abril de 2024.