Davos, Porto Alegre et autres batailles (2003)

France [França]
Longa-metragem | Não ficção
cor, 91 min

Direção: Vincent Glenn.
Companhia produtora: FilmO; Les Films Grain de Sable; CityZen Télévision

Primeira exibição: Millau  Région Occitanie, anciennes Languedoc-Roussillon et Midi-Pyrénées (FR), Cun du Larzac (route de Saint-Martin), 8 jan 2003, sab, 20h30 (le réalisateur sera présent pour une projection-débat organisée par lassociation L'éolienne)
Primeira exibição RS: desconhecida

 

O documentário Davos, Porto Alegre et autres batailles lança luzes sobre dois fóruns que traduzem visões opostas de mundo. Enquanto o FEM Fórum Econômico Mundial (Forum Économique Mondial), sediado em Davos (Suíça), realizado anualmente desde 1971, reúne chefes de estado, empresários, economistas e indivíduos apontados como "lideranças globais" para discussões que envolvem o futuro da humanidade sob a égide do capitalismo, outro evento passou a chamar a atenção da comunidade internacional a partir de 2001. Trata-se do FSM Fórum Social Mundial, realizado pela primeira vez em Porto Alegre, com uma pauta mais voltada aos eleitores de esquerda, aprofundando discussões e propostas que buscam enxergar a realidade sob um olhar que inclua as pessoas que vivem à margem da sociedade e das inovações geradas pela globalização.

Tanto o Fórum Econômico Mundial quanto o Fórum Social Mundial foram realizados simultaneamente em 2001, entre 25 e 30 de janeiro. Na capital gaúcha, os debates aconteceram no campus central da PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com a presença de autoridades como Tarso Genro (PT-RS, prefeito da cidade entre 2001-2002), Olívio Dutra (PT-RS, governador entre 1999-2002), Martha Suplicy (PT, prefeita de São Paulo entre 2001-2004) e Luiz Inácio Lula da Silva (na ocasião ainda postulante a presidente do Brasil). Estima-se que mais de 20 mil pessoas, de um total de 117 países, tenham comparecido ao encontro, incluindo nomes conhecidos no exterior, como o escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de As Veias abertas da América Latina.

O diretor francês Vincent Glenn procura reforçar as diferenças entre os dois acontecimentos. Enquanto o frio do inverno europeu marca as discussões no topo dos alpes suíços, o forte calor do verão porto-alegrense é percebido na fisionomia dos debatedores sul-americanos. Na Suíça, as palestras são acompanhadas de uma forma distante e pouco emotiva, com a câmera muitas vezes apenas reproduzindo um monitor de televisão. No Brasil, o diretor oferece bem mais conteúdo e tempo de tela, com entrevistas aprofundadas e edição mais ágil. Reportagens de telejornais ajudam a traduzir o clima da época, com material cedido por veículos como a RBS TV – cerca de 1.870 jornalistas estiveram presentes.

O documentário transmite uma mensagem de que existem dois lados com muita dificuldade de se unirem, dadas as diferenças. Enquanto o FSM menciona problemas e dificuldades enfrentadas em função das desigualdades sociais em países pobres, o FEM sustenta as vantagens trazidas por um modelo econômico que produz resultados, nas nações ricas. Essas visões opostas entram em choque num momento de grande tensão do filme, quando uma mesa de discussões reúne representantes de Davos e de Porto Alegre, ao mesmo tempo, numa videoconferência. Os europeus são chamados de "monstros" e "hipócritas" por uma participante, que os acusa de matar pessoas de fome.

Ao passo que o FEM seguiu sendo realizado ininterruptamente, todos os anos, em Davos, o FSM teve uma série de novas formatos itinerantes. Permaneceu sendo realizado em Porto Alegre nas temporadas de 2002, 2003, 2005, 2012, 2014 e 2016 (com variações de nome ou como evento preparatório para o principal), mas também passou por outros locais como Índia (2004), Mali e Venezuela (2006), Quênia (2007), Belém/PA (2009), Senegal (2011), Tunísia (2013, 2015), Canadá (2017), Salvador/BA (2018), Rio de Janeiro/RJ (2019), México (2022) – sendo realizado virtualmente durante a pandemia de covid-19.

Documentários longos sobre o FSM:
[FSM 2001] Porto Alegre Social Forum – Un altro mondo è possibile (Roberto Torelli, 2001)
[FSM 2001] Davos, Porto Alegre et autres batailles (Vincent Glenn, 2003)
[FSM 2001] A Voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial (Daniela Broitman, Fernando Salis, 2003)
[FSM 2005] Meu Brasil (Daniela Broitman, 2007)

Sinopse


Montagem de um palco. Trabalhadores atuam para deixar pronta toda a estrutura necessária para abrigar os debates do Fórum Social Mundial, no campus central da PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Um dos organizadores fala ao microfone, explicando como vai funcionar a tradução simultânea das conversas, nos idiomas português, espanhol, inglês e francês. A atriz Celina Alcântara executa uma performance. Ao final dela, compartilha vários sonhos: quer ver uma mulher negra como presidente do Brasil. Ou assumindo a presidência dos Estados Unidos. Ou ainda uma mulher índia no comando do Peru.

Autoridades circulam pelos corredores da universidade. Entre elas, o então candidato presidencial Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua fala, Lula diz querer evitar "a crença de que nascemos pobres e morreremos pobres". Sugere lutar a cada hora, a cada dia, para que se tenha uma vida melhor. Membros de um pequeno grupo entoam um cântico: "Brasil urgente, Lula presidente". Um repórter pergunta se o Fórum não traz muitos pensamentos retrógrados, Lula diz que "retrógrado é quem acumula bilhões, enquanto morrem crianças no terceiro mundo".

Participantes do evento de Porto Alegre manifestam os seus desejos. Propõem um novo modelo econômico, que contenha os índices de desemprego. Reclamam que tudo está sendo privatizado: água, energia, transportes, telecomunicações. Sugerem uma dinâmica que seja harmônica com a natureza. Um membro da Via Campesina revela satisfação por ter ganho a posse de um território no interior do Rio Grande do Sul. Orgulha-se de ter levado a família para morar. Diz ter enfrentado fome, frio e chuva, ao lado da mulher e das crianças. Quer que os filhos estudem, tenham mais oportunidades. Em um assentamento do MST Movimento Sem-Terra, um homem reclama que 500 mil hectares estão na mão de uma só pessoa, enquanto outros não possuem nada.

Martha Suplicy, então prefeita de São Paulo, discursa e elogia as gestões petistas no Rio Grande do Sul. Diz que estavam equivocados aqueles que se contrapunham aos ideais de esquerda. Afirma que a capital paulista é uma cidade rica, mas falida. Teria uma dívida duas vezes maior do que o seu orçamento, estando engessada. Parte do problema seria o tamanho, em função da existência de 28 distritos (bairros), com excesso populacional. Martha culpa seus antecessores, que não teriam feito investimentos adequados em saúde e educação. Elogia o orçamento participativo, que propõe que a população decida as prioridades de um governo. Fala bem da internet, mas diz que não se pode prescindir do contato direto com o povo.

Em Davos, um forte esquema de segurança protege o Fórum Econômico Mundial. A preocupação se justifica em função da ocorrência de violentos protestos, em outros encontros de países ricos (como G-7). Os palestrantes falam em "diálogo" e "inclusão", e sugerem medidas para ajudar as nações em desenvolvimento. As ideias envolvem fundos que ajudem a cobrir custos com educação ou vacinas. Uma videoconferência entre Davos e Porto Alegre, no entanto, não produz bons resultados, e termina com troca de acusações e desentendimentos. No encerramento do evento suíço, o então secretário geral da ONU Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, cita que muitas pessoas recebem salários baixos ao redor do mundo, na faixa de dois dólares por dia. Diante disso, muitos não teriam nem telefone nem internet. Faz uma reflexão: "Se não conseguirmos fazer a globalização funcionar para todos, de nada adiantará". Na conclusão do encontro gaúcho, o escritor Eduardo Galeano provoca risos e aplausos dos presentes, ao fazer piadas e comentários mais incisivos.

Cartelas:
// Le Forum Économique Mondial de Davos (Suisse) existe depuis 1971. Soutenu par plus de 1000 entreprises transnationales, / il réunit chaque année des hommes d'affaires, des hommes d'État, des hauts fonctionnaires internationaux, et plus largement tous ceux qu'à Davos on appelle les "global leaders". / Aus mois de janvier 2001, à Porto Alegre (Brésil), exactement aux mêmes dates que la trente et unième édition du Forum de Davos, s'est tenu le premier Forum Social Mondial. / Les temps d'un film, nous avons relié un certain nombre de points de vues et de situations en cherchant à saisir quelques unes des causes d'un tel face-à-face. / Bridging the divides "Jeter des ponts entre les différences" / intitulé de l'édition 2001 du Forum Économique de Davos / Le réseau Via Campesina relie les syndicats paysans de plus de 70 pays. Parmi eux, au Brésil, le Mouvement des Paysans Sans Terre (MST) / Archives du gouvernement du Rio Grande do Sul (1999): Après une décision de Justice favorable aux sans terre, la familie Henrique s'apprête alors à partir vers un terrain légalement attribué. //
Placa: Assentamento Sepé Tiaraju / MST, 24.11.1999.
Música: "A terra guarda a raiz / da planta que gera o pão / da madeira que dá o cabo / da enxada e o violão".
// Extraits du journal de 20 heures RBS TV (groupe Globo). / Apliqué à Porto Alegre dès 1988 le Budget Participatif permet aux habitants de décider directement d'une partie des investissements publics de la ville, au niveau de chaque quartier, en fonction des priorités locales. / Sa mise en place est désormais à l'ordre du jour de beaucoup d'autres municipalités brésiliennes, y compris la gigantesque São Paulo. / En 1999, les footballeurs Raí et Leonardo créent la Fondation Gol de Letra en vue de proposer des activités extra-scolaires aux enfants d'un quartier populaire de São Paulo [Vila Albertina, zona norte] //
Roda de capoeira.
// Le patron, c'est un écolo. //

Ficha técnica


IDENTIDADES
Ordem de identificação (em Porto Alegre quando não mencionado):
Celina Alcântara (atriz; em português).
Davos: Marilyn C. Nelson (directrice générale, Carlson Companies, US; em inglês), Charles Holliday (directeur général, Dupont, US; em inglês).
Candido Grzybowski (membre du comité organisateur du Forum Social Mondial de Porto Alegre; em francês), Luiz Inácio Lula da Silva (président du Parti des Travailleurs; em português), Rafaël Alegria (coordination des syndicats paysans Via Campesina, Honduras; em espanhol), Magda Zanoni (Association Holos, environnement et développement; em francês), Henrique (agricultor; em português).
Porto Alegre e São Paulo: Marta Suplicy (prefeita de São Paulo PT-SP 2001-2004; entrée en fonction quelques semaines avant l'ouverture du Forum de Porto Alegre; em português).
São Paulo: Z'África Brasil (musiciens).
Daniel Mermet (journaliste, FR; em francês).
Porto Alegre e São Paulo: Raí (jogador de futebol).
Aruna Roy (Mouvement des travailleurs et des agriculteurs, Índia; em inglês), Ricardo Petrella (ancien directeur du programme Fast, mission financée par la Commission européenne pour étudier les conséquences des évolutions scientifiques et technologiques sur l'économie et le social; em francês), Vandana Shiva (Fondation de recherche sur les sciences, la technologie et l'écologie, Índia; em inglês), Eduardo Galeano (écrivain, UY; em espanhol), John Sweenie, syndicaliste, ALFCIO, US; em inglês), Aminata Traoré (écrivain, ancienne ministre de la Culture du Mali; em francês), Silvio Marzareli (coordination des petites exploitations agricoles du Mercosur, UY; em francês).
Extraits d'un dialogue par satellite entre des participants aux forums de Davos et de Porto Alegre. Émission réalisée et produite par l'Agence de Presse Audiovisuelle Article Z: Carlos Chen (Guatemala; em espanhol), Marielyne Felix (Haiti; em francês), Molly Dhlamini (South Africa; em inglês), Stanley Fischer (acting managing diretor, IMF), George Soros (président du Soros Fund Management, US; em inglês), Mark Malloch Brown (directeur du PNUD, Programme des Nations Unies pour le développpement, US; em inglês), Hebe de Bonafini (présidente des mères de la Place de Mai, AR; em espanhol).
Renato Saraiva Ferreira (coordinateur du programme Pro Guaíba por l'environnement et l'assainissement des eaux de l'état du Rio Grande Sul; em português), René Passet (économiste, FR; em francês), Bernard Maris (economiste, était de retour d'une visite à Curitiba – état brésilien du Paraná –, où le groupe Renault a fait construire une usine pour remplacer celle qu'il a fermée à Vilvoord en Belgique; em francês).
Davos: Kofi Annan (secrétaire général de l'ONU; em inglês).
Olivier Forel (député suisse, à l'accordéon).
Não creditados: Marcos Barreto, (jornalista que pergunta para Lula), Olívio Dutra (governador PT-RS 1999-2002), Tarso Genro (prefeito de Porto Alegre PT-RS 2001-2002), (operador de câmera da RBS), Ricardo Stricher (fotógrafo).
Arquivo: Claudia Nocchi (apresentadora RBS Notícias; não creditada), Helena Martinho (repórter RBS Notícias), (voz repórter TV Globo; não identificado).

DIREÇÃO
Direção: Vincent Glenn.
Assistência de direção: Christel Chapin.

ROTEIRO
Roteiro: Vincent Glenn, Christopher Yggdre.
Traduções: Claude Whipple, Christophe Ingrand, Ivanil Antonio, Noémie Bastos, Mari Correa, Alberto & Lucille Contesse, Felipe Vincenot, Astrid Volkmann.
Le texte intégral de Eduardo Galeano, "Invitation au vol", dit par Celina Alcântara lors de l'ouverture du Forum Social, a été publié dans la revue Caros Amigos.

PRODUÇÃO
Coprodução: Katya Laraison / FilmO; Jean-Michel Carré / Les Films Grain de Sable; Linda Ortholan / Cityzen Télévision.
Assistência de produção: Thierry Déricault.

FOTOGRAFIA
Operação de câmera: Barmak Akram, Rodrigo Bueno, Vincent Glenn, Eric Guéret, Philippe Larue.

SOM
Som: Régis Leroux.

MÚSICA
Músicas:
• "Tô ligeiro" por Z'África Brasil (São Paulo)
• Jean-Baptiste Kleber (maître de capoeira, RS)
• Pierre Fruchard
• André Minvielle
• La Trappe & les estrangers
• Não creditada: "Terra e raiz"

ARQUIVO
RBS Notícias (RBS TV).

FINALIZAÇÃO
Montagem: Annick Hurst.
Tratamento sonoro e mixagem: Pierre Boscheron.
Animação e letreiros: Patrick Hepner.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: FilmO (Paris, FR); Les Films Grain de Sable (Paris, FR); CityZen Télévision (atual CityZen TV, Hérouville-Saint-Clair, FR).
Avec la participation de: L'Humanité [jornal: https://L'Humanité]; CNC Centre National de la Cinématographie; Politis [www.politis.fr].

AGRADECIMENTOS
Mille merci à: Andrea Sedlakova, Philippe Eynaud, Eric Lebel, Jean O, Charles Polidori, Ludovic Brahim, François de Bernard, Denis Gravouil, Philippe Petter, Etienne Bonhomme, Laurence Petit-Jouvet, Cédric Leboeuf, Xavier-Marie Bonnot, Christian Pfohl & Lardux Films, Ivanil Antonio, Elsa Guichaoua, Etienne Grandou, Christine Ragoucy, Jérôme Harlay, Roger-Daniel Blatter, Fati Derder, Gonzalo Arijon, Laurence Jourdan, Patrice Barrat & Article Z, Esther Russell, Nathan Miler, MC Smadj, Yovan Gilles & Les périphériques vous parlent, Christiane Jaquet Berger, Luis Fabre, Hakim & Lila Hakkal, Anne-Christine Habbard, Binta Sarr, Denise Chahestian, Jean-Marc Dessilhes, Lionel Larqué & la Fédération Léo Lagrange, Jean-Patrick Lebel & Périfilms, Raí de Oliveira & La Fondation Gol de Letra, Mickaël Esprin, Astrid Volkmann, Jacques & Marie-Paule Barthélémy, Wallyd Weslati, Antonio Martins, Armand Mattelart, Dens Sieffert, Carlos Tiburcio, Ben Cramer, Danielle Gaynor, Jocelyne Lemaire-Darnaud, Monica Texeira, Helena Martinho, Saulo de La Rue & la RBS, Alain Montesse, Philippe Merlant, Sheri Herndan – Evan Henshaw-Platt & Indymedia, Oded Grajew, Francisco Whitaker, Patrick Lavaud, Eric Guéret & Mangui Films.
Avec l'aimable autorisation du World Economic Forum pour l'utilisation des extraits de son édition 2001 à Davos.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, durante o I FSM, 25 a 30 de janeiro de 2001, em lugares como: Prédio 40 da PUCRS; bar da PUCRS (entrevista com Mermet); ruas; Centro Histórico: Fonte da Talavera, Cais do Porto;
Brasil / RS, no Assentamento Sepé Tiaraju;
Suíça [Confœderatio Helvetica], em Davos;
Brasil / SP, em São Paulo, em lugares como: Prefeitura do Município de São Paulo (entrevista com M. Suplicy); na Fundação Gol de Letra, na Vila Albertina, zona norte.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:31:12
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.85
Formato de captação:
Formato de exibição:
Idioma: Português, français, english, español.
Legendas (DVD): français, english.

DIVULGAÇÃO
DVD: Concepção gráfica: Justine Fournier. Fotografias: Tendance > Floue: Mat Jacob, Philippe Lopparelli.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
DVD: Distribuição: Les Films du Safran (Paris, FR). Autoração: 14 mar 2005. Extras. Não inclui encarte.
Contato: Capuseen: bureaux: 145 rue de Belleville, Paris, 75019 / Tél: 06 72 30 03 14 / contact@capuseen.com

EXTRAS DVD
• Interview com Vincent Glenn. Entretien: Gérard Poitou-Weber. Son: Gilles Bellon. Image & montage: Karine Pierre. © Doriane Films [Paris, FR], 2005. Duração: 10:57.
• Depoimento de Vincent Glenn sobre 'Eduardo Galeano à Chicago'. Duração: 2:11

OBSERVAÇÕES
DVD comprado em Paris, dez 2022, para o Portal do Cinema Gaúcho.
Complementação aos créditos: contracapa do DVD.
Créditos finais: // © FilmO – Les Films Grain de Sable – Cityzen Télévision – 2002 //
As três primeiras edições do FSM Fórum Social Mundial acontecem em Porto Alegre: 25 a 30 de janeiro de 2001, 31 jan-5 fev 2002, 23-28 jan 2003.
Em 16-21 jan 2004 acontece em Mumbai (IN). Volta a ocorrer em Porto Alegre em 2005, 2012, 2014, 2016, 2017.

Grafias alternativas: Créditos em francês, tais como: Animation et titrages. | Lula da Silva | Marta Supplicy | Raï e Raï de Olivera | Zafrica Brasil | Helena Martinha | Forum Social Mundial | Astrid Volkman

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Millau  Région Occitanie, anciennes Languedoc-Roussillon et Midi-Pyrénées (FR), Cun du Larzac (route de Saint-Martin), 8 jan 2003, sab, 20h30 (le réalisateur sera présent pour une projection-débat organisée par l'association L'éolienne)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Davos, Porto Alegre et autres batailles. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/290/davos-porto-alegre-et-autres-batailles. Acesso em: 24 de abril de 2024.