Wood & Stock – Sexo, orégano e rock 'n' roll (2006)
Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção | Animação
35 mm, cor, 81 min
Companhia produtora: Otto Desenhos Animados; Snif Snif Filmes
Primeira exibição: Porto Alegre (RS), Unibanco Arteplex Bourbon Shopping Country Sala 1, 5 jan 2006, qui, 11h (cópia zero: para equipe e convidados especiais)
Após levar para o cinema os cowboys gays Rocky e Hudson, de Adão Iturrusgarai, em 1994, Otto Guerra se dedica a outras duas figuras ilustres dos quadrinhos brasileiros: Wood e Stock, os ripongas cinquentões criados no início dos anos 1980 por Angeli. Com as tirinhas da dupla, o cartunista escancara os estilhaços do sonho hippie e dos ideais de paz, amor e contracultura sessentistas justamente na década yuppie que representa o auge da futilidade comercial, do individualismo e da competição capitalista. A trama elaborada por Rodrigo John, Angeli, Otto, Marta Machado, Tomás Creus e Lucia Koch apresenta Wood e Stock festejando a virada para 1972 ao lado de amigos. Trinta anos depois e muitos quilos e cigarrinhos proibidos a mais, os personagens encontram-se às voltas com problemas burgueses como contas a pagar, o despejo de Stock e o descompasso geracional de Wood e Lady Jane com o filho Overall. Em meio aos desafios de um mundo careta, os amigos decidem ressuscitar sua antiga banda de rock 'n' roll para descolar algum dinheiro e reconhecimento.
Irreverente, Wood & Stock – Sexo, orégano e rock 'n' roll é o primeiro longa de animação nacional considerado proibido para menores de 18 anos. Após recursos judiciais, a classificação indicativa fica em 16 anos, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à obra editada pelo cineasta em parceria com John e Machado, produtora executiva deste longa e de Até que a Sbørnia nos separe (2013). A direção de animação é de José Maia, antigo parceiro de Otto responsável pela codireção do curta O Reino azul (1989).
No elenco, Zé Victor Castiel dá voz a Wood, Sepeh de los Santos vive Stock, e Janaina Kremer interpreta Lady Jane. Rita Lee como Rê Bordosa e Tom Zé como Raulzito fazem participações especiais. Outros personagens famosos de Angeli aparecem na história, incluindo Rhalah Rikota, o guru espiritual sedutor de discípulas, Meia Oito, o esquerdista anacrônico, e seu parceiro gay enrustido, Nanico, bem como os Skrotinhos, gêmeos desbocados especialistas em constrangimento. Além da dublagem, Tom Zé e Rita Lee, escolhida melhor atriz coadjuvante no Cine PE 2006, também participam da trilha sonora psicodélica. Ao lado deles, há músicas de Arnaldo Baptista, Novos Baianos, Júpiter Maçã, Mopho e Yanto Laitano. Com canções originais de Matheus Walter e Flávio Santos 'Flu', a trilha é premiada no mesmo festival pernambucano, onde a animação recebe o Grande Prêmio do Júri.
Tão atrevido quanto Rocky & Hudson (1994), média-metragem composto por uma ficção científica sobre a luta do bem contra o mal e um falso road movie marcado por clichês do faroeste, Wood & Stock faz sucesso entre público e crítica. Após a adaptação dos quadrinhos de Angeli, Otto verte Piratas do Tietê, de Laerte Coutinho, para as telonas. O resultado é Cidade dos piratas (2018), uma parceria direta com Laerte, que anuncia publicamente sua transição de gênero em 2010 e declara seu afastamento dos personagens lançados em 1983, vistos pela cartunista como machistas homofóbicos.
| + || - |
Sinopse
Na virada para 1972, na casa de Cosmo, estão os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito, que vivem intensamente o vapor barato total do flower power brasileiro ao explodir dos fogos de ano novo. Trinta anos se passam e os personagens, agora carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista.
Sinopse desenvolvida:
Na virada de ano para 1972, Wood, Stock e Lady Jane comemoram a data com amigos em uma festa de apartamento regada a muito álcool, música e cigarrinhos de maconha. Ao fim da noite, os convidados acabam jogados pelo chão, praticamente inconscientes. Um corte na narrativa leva a trama trinta anos adiante, mostrando Wood e Lady Jane casados e envelhecidos. Eles criam Overall, um adolescente careta. O pai de Stock morre e ele é despejado de casa. Não tendo onde morar, Stock pede abrigo a Wood, que não aceita nem nega. Stock se instala no sofá da família. Os amigos, agora barrigudos, são ainda idealistas, portanto o apoio mútuo é intrínseco, ainda que silencioso.
Em outro apartamento, em uma manhã como tantas outras, Rê Bordosa acorda de ressaca sem saber onde está e com quem dormiu. Trancada na residência, nua e sem álcool para tomar seu café da manhã, ela decide fugir pela janela. Se equilibrando nas alturas da fachada do prédio, Rê Bordosa invade o banheiro do vizinho que é, casualmente, Wood. Wood e Stock estão fumando orégano no local. Wood desmaia assombrado pela presença da amiga. Surpreso, Stock questiona se ela não havia morrido. Entre baforadas, Rê Bordosa desconversa e o convida para um drinque em um bar. Lady Jane vê a cena pela fechadura da porta e, chocada, parte para um retiro espiritual no templo de Rhalah Rikota.
Os dias passam, a casa de Wood fica imunda sem os cuidados da esposa e a erva de supermercado acaba. Wood e Stock estão entediados. Reclamam que o mundo não é mais o mesmo, pois não há rebeldia nem rock 'n' roll. Em um bar, Raulzito surge para Wood em um copo de cerveja, inspirando-o a remontar sua antiga banda de rock para tocar em um festival. Para o protagonista, é a chance gravar um disco, fazer sucesso, ganhar dinheiro e partir em uma egotrip. Cansada da sbórnia, Rê Bordosa consulta um psiquiatra, analisa sua existência errática e decide ter uma vida normal.
Wood e Stock procuram os antigos parceiros de banda. Descobrem com o baterista Rampal que o vocalista Cosmo está morto. Eles chamam Sunshine, um porquinho riponga, para assumir o vocal e pedem que Nanico e Meia Oito produzam sua banda, Chiqueiro Elétrico. O show é um desastre. Wood não tem mais dinheiro, a energia do apartamento é cortada, o local está mais sujo do que nunca e Lady Jane avisa que está voltando.
Stock encontra Rê Bordosa comprando legumes no mercado e a convida para jantar. Ela aceita, trocando os alimentos por garrafas de bebida alcoólica. Na casa de Wood, os três acabam na cama. Lady Jane chega zen de seu retiro, encontra a casa revirada e os três pelados no quarto, mas não se importa com nada. O convívio entre todos fica ainda mais louco, fazendo Overall fugir da família.
Wood descobre que Stock transou com Lady Jane e fica chateado. Mesmo assim, fazem um show inesperadamente bom na TV com Lady no vocal. O público vai à loucura e o som contagia as pessoas fora do estúdio. A cidade fica mais feliz, colorida e musical. Entre grafismos psicodélicos, Wood e Lady Jane reaparecem jovens no apartamento do início da trama, recobrando a consciência após o torpor festivo. Wood diz que estava viajando, dando a entender que toda a história foi fruto de sua imaginação psicotrópica. Lady diz a ele que está grávida.
| + || - |
Ficha técnica
ELENCO
Vozes:
Zé Victor Castiel (Wood),
Sepeh de los Santos (Stock),
Rita Lee (Rê Bordosa),
Janaina Kremer (Lady Jane),
Tom Zé (Raulzito),
Felipe Mônaco (Rhalah Rikota / Rampal), Leonardo Machado (MeiaOito / Funcionário empregos), Michele Frantz (Sunshine), Otto Guerra (Dr. Kosseritz), Heinz Limaverde (Nanico), Júlio Andrade (Overall), Geórgia Reck (Purpurina / Repórter), Cléo de Páris (Astróloga), John's (Juvenal), Getúlio da Boca (Zóio), Antonio Carlos Falcão (Preto Véio / Skrotinho), Cláudia Meneghetti (Secretária Dr. Kosseritz), Marta Machado (Atendente do Festival / Repórter), Cristiano Scherer (Fiel de Rhalah / Cara do banheiro), Fred Messias (Repórter), Bibiana Graeff (Apresentadora de auditório), Rodrigo Rheinheimer (Gemidos gerais), Matheus Walter (Elton John Cover), King Jim (Narração corrida de cavalo).
DIREÇÃO
Direção: Otto Guerra.
Assistência de direção: Rodrigo John, Marta Machado.
Direção de dublagem: Otto Guerra, Marta Machado, Cristiano Scherer, Rodrigo John, Felipe Mônaco.
ROTEIRO
Baseado na obra original de Angeli.
Roteiro: Rodrigo John.
Colaboração no roteiro: Angeli, Otto Guerra, Marta Machado, Tomás Creus, Lucia Koch.
PRODUÇÃO
Produção executiva: Marta Machado.
Produção: Marta Machado, Otto Guerra.
Assistência de produção: Marlei Machado, Virginia Simone, Matheus Walter, Aline Guerra, Giancarlo Zardo, Márcia Deretti, Lucimar Espinosa.
Captação de apoios: Muna Bjeije.
Coordenação administrativo: Alba Lisboa Berutti.
Assessoria jurídica: Andréa Francez, Paulo Scott.
Assessoria contábil: JC Ávila Gonzalez.
Refeições: Lisane Schneiders, Nádia dos Santos.
ARTE
Direção de arte: Angeli, Jack Kaminski, Marco Pilar.
Layouts de cena: Jack Kaminski.
Storyboard: José Maia, Otto Guerra, Rodrigo John.
Pintura dos cenários: Marco Pilar.
Telas Casa nova Overall: Elise Hill.
Calque: Guto Bozzetti, Henrique Hubner, Rogério de Almeida.
Coordenação arte final: Giancarlo Zardo.
Scanning e pintura: Giancarlo Zardo, Marcos Meneghetti, Geórgia Reck, Virginia Simone, Anderson Sudário.
Estagiários de arte final: Tiago Guerra, Rochele Zandavalli, Kellen Zinelli, Giovanna Maia.
ANIMAÇÃO
Direção de animação: José Maia.
Animação: Kyoko Yamashita.
Assistência de animação: José Maia, Fabiano Pandolfi, Salvador Oliva Júnior, Bernardo Thode, Diego Mera, Otto Guerra, Eduardo Medeiros.
Animação adicional: Tadao Miaqui, Fabiano Pandolfi.
Animação 3D: Anderson Sudário.
MÚSICA
Trilha sonora original: Matheus Walter, Flávio Santos 'Flu'.
Mixagem 5.1 das músicas: Fernando Dimenor.
Produção musical de copyright: Paola Oliveira.
Músicas:
• "Woody Woodpecker: Everybody thinks I'm crazy" (Darrell W. Calker) por Arnaldo Baptista // Edição cedida por Lantz Music Corp / Universal Music Publishing. Fonograma cedido por Rotomusic
• "Ferro na boneca" (Moraes Moreira, Galvão) por Novos Baianos // Edição cedida por Fermata do Brasil. Fonograma cedido por Som Livre
• "Eu vou me salvar" (Rita Lee, Élcio Decário) por Rita Lee // Edição cedida por Warner Chappell Edições Musicais. Fonograma cedido por Universal
• "Hulla-hulla" (Rita Lee, Élcio Decário) por Rita Lee // Edição cedida por Warner Chappell Edições Musicais / Fonograma cedido por Universal
• "Querida Superhist x Mr. Frog" (Júpiter Maçã) por Júpiter Maçã // Edição cedida por Universal Music Publishing. Fonograma cedido por Júpiter Maçã
• "Canção para dormir" (Júpiter Maçã, Egisto 2) por Júpiter Maçã // Edição cedida por Universal Music Publishing. Fonograma cedido por Júpiter Maçã
• "Um Lugar do caralho" (Júpiter Maçã) por Marietti Fialho (vocal), Júpiter Maçã // Edição cedida por Universal Music Publishing. Fonograma cedido por Júpiter Maçã
• "The Freaking Alice (Hippie under groove)" (Júpiter Maçã) por Júpiter Maçã // Edição cedida por Universal Music Publishing. Fonograma cedido por Júpiter Maçã
• "A Marchinha psicótica de Dr. Soup" (Júpiter Maçã) por Júpiter Maçã // Edição e fonograma cedidos por Júpiter Maçã
• "Quando você me disse adeus" (João Paulo) por Mopho // Edição e fonograma cedidos por Baratos Afins
• "Um Oh! E um ah!" (Tom Zé) por Tom Zé // Edição cedida por Universal Music Publishing. Fonograma cedido por Warner Chappell
• "Chão de estrelas" (Orestes Barbosa, Silvio Caldas) por Flávio Santos 'Flu' // Edição cedida por ADDAF Associação Defensora de Direitos Autorais / Irmãos Vitale. Fonograma cedido por Flávio Santos 'Flu'
• "Onde está a bazuca?" (Diego Medina) por Medina Brothers Orteskra // Edição e fonograma cedidos por Diego Medina
• "Just can't feed the boys" (Diego Medina) por Medina Brothers Orteskra // Edição e fonograma cedidos por Diego Medina
• "Balada do pato mandarim" (Os Massa) por Os Massa // Edição e fonograma cedidos por Os Massa
• "Invenção a duas vozes nº 13 em lá menor" (música: Johann Sebastian Bach) por Yanto Laitano // Domínio público
• "1 paranormal (Matheus Walter) por Matheus Walter // Edição e fonograma cedidos por Matheus Walter
• "Sujinho" (Matheus Walter) por Matheus Walter // Edição e fonograma cedidos por Matheus Walter
• "Preto Véio da Santana" (Júlio Cascaes) por Júlio Cascaes // Edição e fonograma cedidos por Júlio Cascaes
• "As Mesmas coisas" (Júpiter Maçã) por Júpiter Maçã // Edição e fonograma cedidos por Júpiter Maçã
FINALIZAÇÃO
Edição: Rodrigo John, Otto Guerra, Marta Machado.
Edição de animações: Marcos Meneghetti, Virginia Simone, Moisés Leidens, Elise Hill, Anderson Sudário.
Manutenção computadores: Filipi Viana, Ruy/Barbosa/Rô.
Desenho de som: Cristiano Scherer.
Edição de dublagem: Thaís Vieira, Cristiano Scherer, Fernando Dimenor.
Ruídos de sala: Celso Coelho.
Gravação e mixagem de ruídos de sala: Sanjai Cardoso.
Edição de som: Cristiano Scherer, Sanjai Cardoso.
Mixagem: Cristiano Scherer, Rodrigo Noronha.
Consultor Dolby: Carlos Klachquin.
EQUIPE Tec Áudio
Atendimento e coordenação: Marcelo Corsetti.
Agendamento: Kátia Regina Severo.
Apoio técnico: Egon Alscher, Renato Alscher.
Assistência de estúdio: Rodrigo Rheinheimer, Fernando Dimenor.
EQUIPE Estúdios Mega
Coordenação de atendimento: Ricardo Rozzino.
Atendimento: Cacá de Carvalho, Adriana Copetti.
Supervisão de pós-produção: Leonardo de Moraes.
Planejamento e coordenação de produção: Celestes Mattos.
Print master: Rodrigo Noronha.
Assistência de mixagem: Jesse Marmo, Ricardo Cutz.
EQUIPE Megacolor
Supervisão geral: David Trejo.
Coordenação de atendimento: Cacá de Carvalho.
Atendimento: Cristiane França.
Gerência de operações: Martha Reis.
Supervisão de pós-produção: Jesus Fernandez.
Operação de Color Analyzer Dixi: Norio Oshikawa, Anderson Barbosa.
Montagem e sincronização: Maria Nilza de Moraes, Cristina Camargo.
Assistência de montagem: Paulo Ferreira Lima.
Supervisão de revelação: Jony Hideki Hirakata Sugo.
Pauta de pós-produção: Rosangela Amorim.
EQUIPE Cinecolor Brasil
Coordenação de atendimento: Silvio Porto.
Atendimento: Vilma Dias.
Supervisão de copiagem: Wilson Regis.
EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Captação de recursos: Jac Sanchotene Marketing Cultural (Porto Alegre) / Jacqueline Sanchotene (não creditada).
Auditoria: Martinelli Auditores.
Película: Kodak.
Estúdios de dublagem: Plug Produções (Porto Alegre); Tec Áudio (Porto Alegre).
Estúdios de gravação da música: Deff Oficina Sonora (Porto Alegre); Estúdio Dreher (Porto Alegre).
Estúdio de ruídos de sala e edição de som: Som de Cinema (Porto Alegre).
Atendimento Som de Cinema: Fernando Basso.
Estúdios de mixagem 5.1: Tec Áudio (Porto Alegre); Megacine (Rio de Janeiro).
Fornecedor de negativos: Martins Produções Ltda. (Porto Alegre).
Transferência de digital para película: Animation Ltda..
Laboratório de transfer: Labo Cine (São Paulo).
Laboratórios de finalização: Megacolor; Cinecolor Brasil.
MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Otto Desenhos Animados (Porto Alegre); Snif Snif Filmes (Porto Alegre).
Financiamento (BR): Projeto viabilizado com recursos do 1º Concurso para Filmes de Baixo Orçamento do MinC Ministério da Cultura / Governo Federal – Brasil – Um país de todos [Programa Cinema Brasil de Apoio a Projetos Audiovisuais de Longa-metragem com orçamento até R$1 milhão, MinC, 2000].
Financiamento (BR): Concurso Público de Finalização e Distribuição de Projetos de Obras Cinematográficas Brasileiras de Longa-metragem, ANCINE Agência Nacional do Cinema, 2004 (não creditado).
Financiamento de transfer para película (BR/RS): FUMPROARTE Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural / Secretaria Municipal da Cultura / Prefeitura de Porto Alegre. Concurso 2002/2, categoria: cinema. Proponente: Marta Corrêa Machado.
Captação de recursos: através das seguintes leis:
Lei do Audiovisual Lei nº 8.685/93 / ANCINE Agência Nacional do Cinema / MinC Ministério da Cultura;
Lei de Incentivo à Cultura Lei nº 8.313/91 (Lei Rouanet) / ANCINE Agência Nacional do Cinema / MinC Ministério da Cultura;
LIC-RS Lei de Incentivo à Cultura Lei nº 10.846/96 / SEDAC Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul.
Patrocínio: BNDES; Petrobras; Banco Santander Banespa; CEEE; Banrisul Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.; Banrisul S.A. Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio; Eny Calçados.
Apoio: Martins Produções; Gum Restaurante Bar; Fitasul; Central Cópias; Restaurante Birra & Pasta; Mormaii; IECINE Instituto Estadual de Cinema do RS; Animation Ltda..
Estúdios Mega.
Participação em fase de pré-produção:
• V Laboratório de Roteiros Sundance-RioFilme 2001.
AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Alex Germani, Adão Iturrusgarai, André 'Nervoso', Angelisa Stein, Ariadne Costa, Amildo Miller, Alunos de Produção em Rádio 1 do curso Publicidade e Propaganda PUCRS 2004/1-2, Avalanche, Betina Rupp, Bema, Bete Lacerda, Carlos Reichenbach, Carolina Scherer e seus brinquedos, Carolina Guaycuru, Chave Marin, Claus Pupp, Darlan Rosa, Di Moretti, Diretoria APTC-ABD-RS 2005, Duda e Dani pela casinha no Rosa, Eduardo Friedrich, Eduardo Haesbaert, Fábio Mentz, Fábio Rangel pelos apitos, Fabio Zimbres, Federico Olivari e Diego Olivari, Felipe Batista, Frank Coe, Gisele Guaglianoni e família, Glauco Firpo, Gopala, Grace Luzzi, Gus Jahn, Gustavo Menezes, Hélio Coelho, Iris Germano, Iuri Freiberger, João Batista / MinC, Joice Giacomoni, José Álvaro Moisés, José Araújo da Silva, Kassin, Kátia Mileski, Kellen e Dani, Kika Seixas, Liana Keller, Lucas Lozada, Luiz Carlos Calanca, Lurdete Ertel, Mano Brum, Marcia Boeira, Marcos Fábio Katudjian, Maria, Márcia, Marlei & Raquel Machado, Mauro Pinheiro Jr., Mike Vontobel, Monoaural, Morongo, Naildo de Britto, Neusa Martins, Orlando Senna, Pepi Gonçalves, Pessoal do Laboratório Sundance/RioFilme 2001, Rafael Crespo, Regina Martins, Rita Lee, Roberta Cantarino, Roberto Salgado, Rodrigo Najar, Rogério / Toca do Disco, Sandra Veiga, Sergio Salatino Schenkel, Sharlene, Fernanda & Cia., Sueli Soares, Thomas Dreher, Tom Zé, Tula Anagnostopoulos, Vanessa Borges, Velha Grinn, Victor Hugo, Wagner Mariano, Walter Dall'Agnol.
E a todos que, de alguma forma, contribuíram para a realização desse filme.
Dedicatória: Em memória de Bernardo Roberto Aydos Thode.
FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, 2001.
ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:20:39 (DVD)
Metragem: 1.838 metros
Número de rolos: 4
Som: Dolby Digital 2.0 / Dolby Digital 5.1 / (DVD)
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.66
Formato de captação:
Formato de exibição: 35 mm
Tiragem (DVD): Não consta.
Legendas (DVD): Español, english.
DIVULGAÇÃO
Produção de material gráfico: Fr3D Design (Porto Alegre) / Fred Messias (não creditado).
Edição de trailer: Alfredo Barros.
PREMIAÇÃO
• Cine PE 10º Festival do Audiovisual 2006: prêmio especial do júri + atriz coadjuvante (Lee) + música.
• Animacor 2º Festival Internacional de Animación de Córdoba 2006: melhor longa-metragem.
• FicBrasília 8º Festival Internacional de Cinema de Brasília: Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro (júri popular).
• 10º Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira 2006: melhor filme (júri popular).
• 3º FestCineBelém: melhor filme (júri popular).
• 12º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro [aos melhores de 2006] / Papo de Cinema: indicação: roteiro adaptado.
DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 16 anos.
DVD: Distribuição: VideoFilmes VFD143. Autoração: 4 jun 2007. Extras.
Contato: Otto Desenhos Animados.
EXTRAS DVD
• Áudio comentários da equipe – ou boa parte dela. Duração: 1:20:39 [Áudio: trilha 1].
• Entrevista com a voz de Rê Bordosa (Rita Lee). Identidades: Rita Lee. Imagens gentilmente cedidas pelo Canal Brasil e Paidéia Comunicação. Agradecimentos: Renata e Kleber / Paidéia, Marcelo Machado / Canal Brasil, Oswaldo, Mazinho e Rita Lee. Duração: 05:04.
• Entrevista com o pai das crianças – Angeli. Identidades: Angeli. Operação de câmera e edição: Fernando Coster. Duração: 13:05.
• Galeria de fotos: Fotogramas do filme. / Fotos da equipe.
• Cenas que caíram fora: Sunshine ao prato / Planejando a invasão da TV / Em que ano você vive? Duração: 01:25.
• Trailer. Duração: 02:00.
• Quatro comerciais de TV para o lançamento nos cinemas em 12 de outubro de 2006. Apoio: RBS TV; TVCOM. Duração total: 02:04.
• Andanças: prêmios e eventos por onde o filme passou. Duração: cinco telas.
• Curta-metragem: Animação: Deu no jornal. Direção: Yanko del Pino. Maio de 2005. Duração: 02:57.
OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais: // © Otto Desenhos Animados Ltda., Porto Alegre – RS – Brasil, 2005. //
Grafias alternativas: Jony Hideki Hirakata | Tula Anagnostopoulus | Darrel W. Calker | Zé Vitor Castiel (créditos iniciais) e Zé Victor Castiel (créditos finais) | Antônio Falcão | Jack Kaminski e Jack Kamisnki | Léo Machado | Sepé Tiaraju de los Santos | Rodrigo Reinheimer | Carlão Reichenbach | Vitale | "Um oh! Um ah!" | "Paranormal" | Cinecolor | Flu
Grafias alternativas (funções): Artista de ruído de sala | Produção de copyright | Estúdios de gravação da trilha sonora
DISCOGRAFIA
CD: Wood & Stock – Sexo, orégano e rock 'n' roll – Trilha sonora do filme. Deckdisc 12034-2, ℗ & © 2006. Inclui encarte com as letras das músicas. Tiragem: AA0001000.
Trilha sonora original: Matheus Walter, Flávio Santos 'Flu'. Masterização: Marcos Sabóia (Estúdio Tambor, RJ). Projeto gráfico: Alberto Vilar (L&A Studio). Produção de copyright: Paola Oliveira.
Capa e miolo: Fotogramas do filme baseados na obra de Angeli.
Não constam do CD as seguintes músicas: "Onde está a bazuca?" + "Just can't feed the boys" + "Balada do pato mandarim" + "Invenção a duas vozes nº 13 em lá menor" + "Sujinho" + "Preto Véio da Santana".
BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
LIGOCKI, Stefan. Wood & Stock vão ao cinema – O gaúcho Otto Guerra prepara um desenho animado de longa-metragem com os personagens de Angeli. Zero Hora, Porto Alegre, 15 mar 2001, Segundo Caderno, p.1.
ARANTES, Silvana. Wood e Stock saltam das tiras às telas. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19 mar 2001, Ilustrada, p.8.
Estreia Wood & Stock – Sexo, orégano e rock 'n' roll. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 12 out 2006.
COURA, Kalleo. Wood & Stock - Sexo, orégano e rock 'n' roll. Omelete, São Paulo, 12 out 2006.
OLIVEIRA, Rodrigo de. Wood & Stock – Sexo, orégano e rock 'n' roll. Papo de Cinema, Porto Alegre, 2006.
Otto Guerra libera Wood & Stock – Sexo, orégano e rock 'n' roll no YouTube. Correio do Povo, Porto Alegre, 19 mar 2020.
FINOTTI, Ivan. Sexo, drogas e rock 'n' roll inspiraram Angeli a criar dupla hippie Wood e Stock. Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 jun 2020.
| + || - |
Exibições
• Porto Alegre (RS), Unibanco Arteplex Bourbon Shopping Country Sala 1, 5 jan 2006, qui, 11h (cópia zero, para equipe e convidados)
• Olinda (PE), Cine PE 10º Festival do Audiovisual-Concurso Longa-metragem de Ficção, Teatro Guararapes no CECON-PE Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Professor Andrade Bezerra, Salgadinho), abr 2006
• Fortaleza (CE), 16º Cine Ceará Festival Ibero-americano de Cinema [jun]-Mostra Première Fortaleza, jun 2006
• Ouro Preto (MG), CineOP 1ª Mostra de Cinema de Ouro Preto [14-18 jun]-Mostra Novo Cinema, Cine Vila Rica, 17 jun 2006, sab, 22h
• Porto Alegre (RS), Cine Santander Cultural, 1º, 2 mar 2008, sab, 15h, dom, 19h
• Madrid (ES), Animadrid 7. International Animated Film Festival of Madrid-Competição Longas, jul 2006
• Rio de Janeiro (RJ), Animamundi 14º Festival Internacional de Animação-Fora da competição, jul 2006
• São Paulo (SP), Animamundi 14º Festival Internacional de Animação-Fora da competição, jul 2006
• Gramado (RS), 34º Festival de Cinema de Gramado [14-19 ago]-Exibição Especial, Palácio dos Festivais, 17 ago 2006, qui, 20h
• Weiterstadt (DE), 30. Weiterstadt Open Air Filmfest-Convidado, ago 2006
• Romênia (Bucarest), Animest 1st Animation International Film Festival-Competição, set 2006
• Rio de Janeiro (RJ), 8º Festival do Rio [21 set-5 out]-Mostra Midnight Movies, set 2006
Lançamento comercial: 12 out 2006, qui
• Porto Alegre (RS), Unibanco Arteplex Bourbon Shopping Country, 9 out 2006, seg, 21h (pré-estreia)
• Córdoba (ES), Animacor 2º Festival Internacional de Animación-competição, out 2006
• Belém (PA), 3ª Mostra Curta Pará Cine Brasil-Convidado, out 2006
• Brasília (DF), FicBrasília 8º Festival Internacional de Cinema de Brasília [nov], nov 2006
• Vitória (ES), 13º Vitória Cine Vídeo-Convidado, nov 2006
• Espinho (PT), Cinanima 30º Festival Internacional de Cinema de Animação-Competição, nov 2006
• Ouro Preto (MG), Imagens dos Povos Mostra Internacional Audiovisual-Convidado, nov 2006
• Porto Alegre (RS), Cine Santander Cultural,
12-18 nov 2006, dom-qua, 15h, 19h, qui, 15h, sex, sab, 17h
19-24 nov 2006, dom, 15h, seg, ter, 17h, qua-sex, 19h
• Santa Maria da Feira (PT), 10º Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira-Competição, dez 2006
• Belém (PA), 3º FestCineBelém-Competição, jan 2007
• Porto Alegre (RS), 4º Encontro do público com o cinema brasileiro [15 jan-8 fev], Cine Santander Cultural,
15-17 jan 2007, seg-qua, 17h
28-31 jan-1º fev 2007, dom-qua, 19h, qui, 15h
• Punta del Este (UY), 10º Festival Internacional de Cine de Punta del Este-Convidado, fev 2007
• Porto Alegre (RS), Cine Santander Cultural,
1º-7 mar 2007, qui-qua, 17h
10-12 mar 2007, sab-seg, 15h
• Cuiabá (MT), 14º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá [24-30 maio]-Mostra Competitiva de Longas, Multiplex Pantanal, 29, 30 maio 2007, ter, 18h, qua, 10h
• Rio de Janeiro (RJ), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [19 nov-1º dez], CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, 30 nov 2014, dom 17h
• Porto Alegre (RS), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [4-10 dez], Cinespaço Bourbon Shopping Wallig, 5 dez 2014, sex, 20h
• Porto Alegre (RS), Mostra Vero de Cinema: Porto Alegre como cenário [24-27, 29, 30 mar], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Paulo Amorim, 27 mar 2022, dom, 19h (com apresentação da trilha sonora ao vivo por Matheus Walter e banda em comemoração ao Dia do Cinema Gaúcho e aos 15 anos do filme)