A Batalha dos Aflitos (2006)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
DVD, cor, 67 min

Direção: Antonio Sacomory, Fabiano Colatto.
Companhia produtora: Iniciativa Produções Cinema e Vídeo Limitada; Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Primeira exibição: Porto Alegre (RS), ??, 18 set 2006, seg

 

O documentário A Batalha dos Aflitos apresenta a trajetória do clube Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro da Série B e à volta para a primeira divisão. O foco é a última partida do torneio de 2005 contra o Clube Náutico Capibaribe, de Pernambuco e concorrente direto à vaga para a elite do futebol brasileiro.
A construção da identidade do documentário se dá através de entrevistas com figuras importantes do Grêmio na campanha do clube na segunda divisão, que concedem depoimentos sobre tudo o que foi vivido durante o jogo monumental da batalha dos Aflitos, assim denominado devido ao nome do Estádio Eládio de Barros Carvalho, popularmente conhecido como Estádio dos Aflitos por estar localizado no bairro homônimo, em que a partida ocorre em 26 novembro de 2005, em Recife.
O longa-metragem dá destaque aos momentos cruciais do jogo de futebol, exibindo imagens do confronto contra o time pernambucano, seguido de relatos das vivências pessoais dos depoentes a partir do transcorrer da emocionante partida, que variam desde os jogadores do Grêmio e técnico que fizeram parte da competição, até membros da direção do clube. Figuras emblemáticas para o time naquele ano, como os jogadores Anderson e Galatto, o técnico Mano Menezes e o presidente do clube, Paulo Odone, compartilham seus pensamentos mais particulares a respeito dos desdobramentos da batalha dos Aflitos, trazendo um olhar intimista. Após o final da partida e a vitória do clube do sul, imagens da euforia e emoção do corpo técnico do clube e da torcida tricolor. O filme eterniza a memória de uma das partidas mais emocionantes e importantes da história do Grêmio, se caracterizando como um material sagrado a toda a torcida gremista e aos apaixonados por futebol.

Sinopse


Em 26 de novembro de 2005, no Estádio Eládio de Barros Carvalho, popularmente conhecido como Estádio dos Aflitos, acontece uma das partidas mais inacreditáveis da história do futebol brasileiro, que teve como protagonistas os clubes Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Clube Náutico Capibaribe. Com a disputa de uma vaga para a Série A em jogo, os times protagonizam uma partida com uma série de lances emocionantes, brigas e a superação improvável do time gaúcho contra os fatores adversos que assombraram o time. O documentário é composto por imagens dos principais momentos do confronto e entrevistas com figuras emblemáticas do clube na campanha para a volta à elite do futebol brasileiro, que compartilham histórias dos bastidores da batalha dos Aflitos, algumas reflexões e pensamentos ocorridos no transcorrer de um dos jogos mais importantes da história do Grêmio.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Ator especialmente convidado: Rafael Bacelo.
Ordem de identificação: Mano Menezes (treinador), Paulo Odone (presidente), Haroldo Santos (coordenador de imprensa), Paulo Pelaipe (assessor do futebol), Reinaldo Lopes (vice-presidente), Marco Antônio Scapini (vice-presidente), Anderson (atacante), Marcelo Oliveira (zagueiro), Sérgio Bombassaro (diretor do quadro social), Renato Moreira (assessor do futebol), Jorge Eduardo Bastos (vice-presidente), Francisco Cersósimo (preparador de goleiros), Flávio Trevisan (preparador físico), Sandro Goiano (volante), Coronel Sedenir (coordenador de segurança), Galatto (goleiro), Patrício (lateral direito), Lucas Leiva (volante), Luis Carlos Silveira Martins (conselheiro), Carlos Josias (vice-presidente), Tulio Macedo (vice-presidente), Alarico Endres (médico), Henrique Valente (fisioterapeuta), Flavio Vaz Neto (vice-presidente), Mauro Knijnik (presidente do conselho deliberativo), Zélio Hocsman (conselheiro do clube).

26 nov 2005:
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense: Galatto (goleiro), Patrício, Domingos, Pereira, Alejandro Escalona, Nunes, Sandro Goiano (capitão), Marcelo Costa, Marcel, Ricardinho, Marcelo Lipatin. Reservas: Marcelo Grohe (goleiro), Marcelo Oliveira (substituindo Marcelo Lipatin aos 81 min), Alessandro, Lucas Leiva (substituindo Ricardinho aos 46 min), Marco Aurélio Jacozinho, Anderson (substituindo Marcel aos 60 min), Samuel. Técnico: Mano Menezes.
Clube Náutico Capibaribe: Rodolpho (goleiro), Bruno Carvalho, Tuca, Batata (capitão), Ademar, Cleisson, Tozo, David, Danilo, Kuki, Paulo Matos. Reservas: Dida, Ricardo Henrique, Aldivan, Luciano, Beto (substituindo Tozo aos 81 min), Miltinho (substituindo Bruno aos 64 min), Romualdo (substituindo David aos 71 min). Técnico: Roberto Cavalo.
Árbitro: Djalma Beltrami (Rio de Janeiro RJ).
Gol: Anderson/G.

Arquivo (locuções Rádio Guaíba):
Narração: Haroldo de Souza.
Comentários: Edegar Schmidt.
Reportagens: Flávio Dal Pizzol, Sérgio Couto.

DIREÇÃO
Direção: Antonio Sacomory, Fabiano Colatto.

ROTEIRO
Roteiro: Raquel Diefenthäler.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Dario Rosa.
Produção: Guilherme Carravetta.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Fabiano Colatto.
Operação de câmera: Fabiano Colatto, Cristiano Seifert.
Eletricista: Felipe Morosino.

SOM
Som direto: Ronaldo Pinheiro Machado.

MÚSICA

ARQUIVO
Jogo: Campeonato Brasileiro 2005 Série B: Náutico 0 x 1 Grêmio (Estádio Eládio de Barros Carvalho 'Aflitos', Recife, PE, 26 nov 2005, sab, 16h)
Imagens de arquivo: Rede Globo, RBS TV, Coronel Sedenir.
Narrações: Rádio Guaíba, Rádio Gaúcha, Rádio Band AM, Rádio Pampa.

FINALIZAÇÃO
Edição: Raquel Diefenthäler.

Design gráfico e finalização: Felicio Lampert.
Desenho de som: Cristiano Seifert.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Iniciativa Produções Cinema e Vídeo Limitada (Porto Alegre).
Produto oficial do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Porto Alegre).

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: A todos os funcionários, associados e torcedores do Grêmio, Rede Globo e RBS TV, rádios Guaíba, Gaúcha, Pampa e Band AM, Coronel Sedenir, O Tempo Antiguidades, Crescente e Pinto Advogados Associados, Cíntia Müller, Cibele Nunes, Cilene Pinheiro.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre (depoimentos);
Brasil / PE, em Recife (arquivo).

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:06:48
Som: Stereo 2.0
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.33
Formato de captação:
Formato de exibição: DVD
Tiragem (DVD): Não consta.

DIVULGAÇÃO
Assessoria de imprensa: Haroldo Santos.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: Livre.
DVD: Distribuição: Kives Filmes KV 5513, 2006. Autoração: 23 ago 2006. Sem extras nem encarte.
Contato:

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais: // Porto Alegre, agosto de 2006. © copyright Iniciativa Produções Cinema e Vídeo. //

Grafias alternativas (funções): Áudio design

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Porto Alegre (RS), ??, 18 set 2006, seg

• YouTube, disponível, sem créditos finais

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
A Batalha dos Aflitos. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/439/a-batalha-dos-aflitos. Acesso em: 22 de fevereiro de 2024.