3 efes (2007)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
Beta Digital, cor, 100 min

Direção: Carlos Gerbase.
Companhia produtora: Casa de Cinema de Porto Alegre; Vortex Vídeo Produções; Regra Três; Low Filmes; Kiko Ferraz Studios; Maria Cultura

Primeira exibição: Lançamento comercial simultâneo em quatro mídias: cinema, televisão, DVD e internet: 7 dez 2007, sex

 

Durante seus estudos na PUCRS, no final da década de 1970, Carlos Gerbase entrou em contato com a "teoria dos 3 efes", proferida pelo professor Anibal Damasceno Ferreira a alunos de cinema. Trata-se de uma tese segundo a qual as pessoas são instigadas por três apetites principais: fome, f*** e fasma – palavra de origem grega que designa simulacro ou representação. Certa vez, alguém sugeriu substituir o termo "sexo" por seu equivalente que começa com a letra efe. Assim, esta se tornou a "teoria dos três efes". Em homenagem ao mestre, a história virou o ponto de partida deste longa que representa (ou simula) uma volta de Gerbase às origens, período marcado por longas independentes de baixo orçamento como Inverno (1983) e Verdes anos (1984). Em 3 efes, Anibal Damasceno Ferreira inclusive interpreta o Professor Valadares, autor da teoria em questão, que aparece na abertura em uma biblioteca. A introdução teórica fica a cargo de um narrador.

3 efes é uma comédia dramática sobre dificuldades afetivas, financeiras e culturais enfrentadas por um grupo de personagens ligados a Sissi (Cris Kessler), uma moça que precisa sustentar o irmão mais novo e o pai desempregado. Cansada do salário baixo, decide aceitar o convite da amiga Giane (Ana Maria Mainieri) para trabalhar como prostituta. Ao mesmo tempo, descobre que sua tia Martina (Carla Cassapo), hoje casada com o publicitário Rogério (Leonardo Machado), fazia programas quando mais nova. Entediada, Martina se sente atraída pelo papeleiro William (Paulo Rodriguez) enquanto o marido dela usará o sexo para se manter no emprego. A trama escrita e dirigida por Gerbase aborda dilemas éticos e morais: como aplacar a fome, talvez nossa maior necessidade, quando não se tem dinheiro? Como evitar uma traição? Até onde se pode ir para manter um emprego? Podemos saciar desejos condenados socialmente?

As temáticas são importantes, mas a estratégia de lançamento chamou mais atenção da imprensa: 3 efes foi um dos primeiros filmes brasileiros a ter lançamento multiplataforma, chegando simultaneamente aos cinemas (em cópias digitais), DVDs (para locação e venda), na TV (no Canal Brasil e na TVCOM-RS) e na internet (para download no site oficial). Filmado em vídeo digital durante 20 dias em uma produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, 3 efes tem participação especial de Júlio Andrade, interpretando um policial na sequência final da trama. Na assistência de câmera, Glauco Firpo assume a mesma função que teve no mesmo ano em Saneamento básico, o filme (J. Furtado, 2007) – atividades que lhe permitiram assumir a fotografia de Castanha (D. Pretto, 2014), Rifle (D. Pretto, 2016), Cidades fantasmas (T. Spencer, 2017), Tinta bruta (F. Matzembacher, M. Reolon, 2018), Rasga coração (J. Furtado, 2018) e Aos olhos de Ernesto (A. L. Azevedo, 2019). A montagem é de Giba Assis Brasil, que codirigiu Verdes anos com Gerbase, para quem montou Tolerância (2000) e Sal de prata (2005).

Sinopse


Sissi é uma jovem universitária que sustenta, com bastante dificuldade, o pai viúvo e o irmão pequeno. Ela volta e meia recorre aos conselhos de sua tia Martina, uma dona-de-casa entediada que enfrenta uma crise no casamento e está atraída por William, um catador de papel. Rogério, marido de Martina, enfrenta problemas no trabalho, já que sua última campanha publicitária foi um fracasso e agora ele corre o risco de ser demitido.

Sinopse desenvolvida:
Um narrador explica que o Professor Valadares acredita que a humanidade tem três apetites: a fome, o sexo e o fasma, palavra decorrente do grego phasma, que significa simulacro – algo parecido com a mímese, ou a imitação, como definiu Aristóteles. O narrador informa que sonhos, pesadelos, desenhos, fala e textos são manifestações do fasma, assim como o cinema. Valadares diz que os humanos sempre buscam saciar esses três apetites incontroláveis. Sissi é uma jovem universitária que sustenta, com bastante dificuldade, o pai viúvo e o irmão pequeno. William coleta material reciclável pelos bairros. Ambos se cruzam em uma rua, mas nem se notam. Atenciosa, Martina acorda o publicitário Rogério com café na cama, mas o marido reage agressivamente, irritado com um problema no trabalho. Sissi trabalha com telemarketing, não se alimenta direito por falta de dinheiro, e teme a viagem do namorado, um jogador de futebol a caminho da Europa. Ela visita sua tia, Martina, com quem costuma se aconselhar. Solitária, Martina convida o papeleiro William para almoçar com ela, já que seu marido tem almoço com a dona da agência de publicidade onde trabalha. Martina rouba um beijo de William. Rogério trai a esposa com sua empregadora para manter sua vaga. Em segredo, Sissi larga seu trabalho e começa a fazer programas com apoio de sua amiga, Giane, também prostituta. Após um café da manhã servido por Martina a William, que apareceu para recolher papelão, os dois se agarram na cozinha e vão para a cama. Eles desenvolvem um relacionamento, enquanto Rogério prepara uma falsa viagem para outra cidade para encobrir um final de semana dedicado à prostituta Giane, a amiga de Sissi. Traições, farsas e representações entre os personagens são descobertas quando William é visto no elevador do prédio de Rogério e Martina empunhando uma arma de brinquedo. O falso revólver seria usado em um ato sexual fetichista com o consentimento de Martina, que já esperava o amante com algemas, amarras e uma saborosa torta de chocolate. Mas, quando Sissi percebe o revólver na mão do homem, chama a polícia. No quarto de Rogério e Martina, todos se encontram denunciando a uns as mentiras e os simulacros dos outros. Fome, sexo e fasma contextualizam um desfecho revelador.

Ficha técnica


ELENCO
Cris Kessler (Sissi), Carla Cassapo (Martina), Ana Maria Mainieri (Giane),
Paulo Rodriguez (William), Leonardo Machado (Rogério), Felipe de Paula (Betinho),
Marcos Rangel (Estevão), Alexandre Vargas (Borges), Artur José Pinto (Adão),
Nadya Mendes (Marlúcia), Fábio Rangel (Heitor), Marcos Kligman (Seu Zé).
Participação especial: Anibal Damasceno Ferreira (Professor Valadares).
Júlio Andrade (Policial),
Fredericco Restori (Diego), Juliano De Campos (Vandeir), Nilsson Asp (Seu Lopes), Rafael Tombini (Marco Aurélio),
Fábio Cunha (Policial 2), Érico Ramos (Policial 3),
Sérgio Lulkin (Professor), Sissi Betina Venturin (Colega), Sandra Possani (Vendedora de lanches), Jeremias Lopes (Cobrador de ônibus), Marcelo Restori (Homem de terno).
Figuração: Aline Grisa, Ana Laura Albornoz, Andrieli Roso da Rosa, Anielise Badin Machado, Bibiana Mandagará, Britney Federline, Camila Berger Divan, Carla Pfeifer, Carlos Gerbase, Chico Macalão, Christian Heit, Davi Pretto, Diego Machado, Diego Sardão, Elisa Heldrich, Filipe Jacques Wels, Francis Sales, Francisco Ramos, Gabriela Eberhart Guimarães, Giovana Cruz Kriegler, Glauco Firpo, Hamilton Barreto, Iami Gerbase, Ingrid Cavalli, Izadora Santos Moraes, João Paulo Abreu Flores, Kalisy de Souza, Laura Toscani, Leonardo Bittencourt Machado, Liza Nunes Lima, Luana Haselein, Lucas Bauler Facini, Lucas Fajardo Vilela, Lucca Carvalho de Souza, Lucila Clemente da Silva, Luiza Divino, Manu Menezes, Marcelo Berger Calçada, Marcelo Godoy Bernardes, Mariana de Lima Pellin, Mauricio Gomes Borba, Nadir de Araújo Pereira, Paola Wink Tedesco, Pedro Gusmão, Patrícia Dietrich Paranhos, Rafael Camargo, Rafael Rodrigues, Raquel Purper, Rita Badin Machado, Romualdo Martins Corrêa, Rubiélson Athaydes Medeiros, Sofia Vilasboas Slomp, Vítor Divino, Vítor Pedrollo dos Santos, William Zabot, Yheuriet Kalil.

DIREÇÃO
Direção: Carlos Gerbase.
Assistência de direção: Juliano De Campos.

ROTEIRO
Roteiro: Carlos Gerbase.

PRODUÇÃO
Produção: Carlos Gerbase.
Direção de produção: Pedro Guindani, Glauco Firpo, Diego Sardão.
Assistência de produção: Eduardo Christofoli, Isadora Zilio, Laura Salimen.
Coordenação de finalização e distribuição: Luciana Tomasi.

Administração e controle financeiro: Paulo Roberto de Souza, Flávia Matzenbacher, Laura De Castro, Jamaikah Santarém.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia e operação de câmera: João Divino.
Assistência de câmera: Glauco Firpo.

ARTE
Direção de arte: Paula Piussi.
Assistência de arte: Luize Cidade.

Figurino: Ingrid Cavalli.
Assistência de figurino: Carolina Puccini, Manu Menezes.

Maquiagem: Britney Federline.
Maquiagem adicional: Fernanda Brum, Lefty.

SOM
Som direto: Rafael Rodrigues.
Microfonista: Marcelo Calçada.

MÚSICA
Música: Laura L / Músicas intermináveis para viagem (M.i.p.V.).
Gravação da música: Kiko Ferraz, Tiago Bello.
Mixagem da música: Kiko Ferraz.

Músicas:
• "Caixa preta" (Laura L, Marcelo Sirtoli) por Laura L (guitarra), Marcelo Sirtoli (bateria)
• "Tecno andina" (Laura L, Marcelo Sirtoli) por Laura L (guitarra), Marcelo Sirtoli (bateria)
• "Janela em sol" (Laura L, Marcelo Sirtoli) por Laura L (guitarra), Marcelo Sirtoli (bateria)
• "Interminável 3" (Laura L, Marcelo Sirtoli) por Laura L (guitarra), Marcelo Sirtoli (bateria)
• "Space jumping" (Laura L, Marcelo Sirtoli) por Laura L (guitarra), Marcelo Sirtoli (bateria)
• "Vinheta" (Laura L, Marcelo Sirtoli) por Laura L (guitarra), Marcelo Sirtoli (bateria)
• "Coração na balança" (Laura L, Dudu Essarts) por Laura L (guitarra), Dudu Essarts (bateria)
• "Do silêncio" (Laura L, Dudu Essarts) por Laura L (guitarra), Dudu Essarts (bateria)
• "Lua amarela" (Laura L, Dudu Essarts) por Laura L (guitarra), Dudu Essarts (bateria)
• "3 efes" (Laura L) por Laura L (guitarra, violão)
• "Villa-Lobiana" (Laura L) por Laura L (guitarra, violão)
• "Do desespero" (Laura L) por Laura L (guitarra, violão)
• "Samba agoniado" (Laura L) por Laura L (guitarra, violão)
• "Improviso núcleo" (Laura L) por Laura L (guitarra, violão)
• "Caixa preta – Introdução violão" (Laura L) por Laura L (guitarra, violão)
• "Tema do bar" (Laura L) por Laura L, Dudu Essarts; arranjo: Dudu Essarts
• "Perto do fim" (Jimi Joe) por Justine

Direitos autorais e fonográficos gentilmente cedidos: para todas as músicas.

FINALIZAÇÃO
Montagem: Giba Assis Brasil.
Assistência de montagem: Lúcio Born.

Supervisão de som: Kiko Ferraz.
Edição de som: Tiago Bello.
Assistência de edição de som: Chrístian Vaisz.
Foley: Felipe Burger Marques.
Gravação de foley: Sérgio Guidoux.
Mixagem: Kiko Ferraz.
Assistência de estúdio: Lísia Faccin.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Equipamento de luz (não creditado): ARRI.
Montagem em Final Cut Pro, maio a outubro de 2007.
Estúdio de gravação da música, edição de som e mixagem: Kiko Ferraz Studios (Porto Alegre).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Casa de Cinema de Porto Alegre (Porto Alegre).
Coprodução: Vortex Vídeo Produções (Porto Alegre); Regra Três; Low Filmes (Porto Alegre); Kiko Ferraz Studios (Porto Alegre); Maria Cultura (Porto Alegre).
Financiamento (BR): Projeto apoiado com recursos da ANCINE Agência Nacional do Cinema, Prêmio Adicional de Renda 2006.
Apoio: Terra;
Charlie Pizza & Pasta; Moeda Bar e Restaurante; Restaurante Atelier das Massas; Restaurante Calamares; Restaurante Marco's; Restaurante Massolin di Fiori; Restaurante Oriental Express.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos da direção: Paulo Sérgio Guedes, Anibal Damasceno Ferreira, Cinara Christofoli e família, FAMECOS-PUCRS.
Agradecimentos da equipe: Biblioteca Pública do Estado, Brigada Militar, Cadesul, Caju Lanches, Cine Santander Cultural, Cioccari, Companhia Carris Porto-Alegrense, Dez Propaganda, EPTC Empresa Pública de Transporte e Circulação, Escola Estadual Uruguai, Restaurante Favela Rica, Firma Filmes, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Grupo Hoteleiro Verdes Pássaros, Luminare, Motel Porto dos Casais, Motel Vis-a-vis, OK Restaurante, Quanta Lighting, Rain Brasil, SEDAC Secretaria de Estado da Cultura RS, Secretaria Estadual da Saúde RS, Secretaria Municipal do Meio-Ambiente de Porto Alegre, Supermercado Nacional, UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Wall Street Posters,
Adhemar Oliveira, André Di Domenico, Arlete Giovanella Xavier, Beto Ramos, Cacá Carvalho, Carlos Saul Duque, Eliana Salgado Firpo, Fernando Turik, Flávio Paiva, Graça Guindani, Guto Prestes, João Carlos Stefani, Leonardo Badotti, Humberto José Scorza, Irã Ferreira, Luciana Firpo, Marco Aurélio Wandel, Mauro Dorfman, Morgana Marcon, Orlando Menezes, Paulo Francisco Ratzkiewicz, Paulo Ricardo Bandeira Christofoli, Sidnei Farina.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre, em 20 diárias, entre 26 de novembro de 2006 e 19 de janeiro de 2007.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:40:19
Som: Stereo 2.0
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.33
Formato de captação: Sony MiniDV
Formato de exibição: DV

DIVULGAÇÃO
Planejamento visual e divulgação:
EQUIPE Maria Cultura
Produção: Rafael Tombini.
Assistência de produção: Zeca Brito, Leo Garcia.
Atendimento: Camila Farina.
Direção de arte: Luiza Ollé.
Montagem: Frederico Ruas, Lufe Bollini.
Web design: Lenara Verle.

Vinhetas animadas: Antônio de Paula.
Foto do cartaz: Gaspar Delgado.
Assessoria de imprensa: Sarah Goulart.

PREMIAÇÃO
• 2º Festival de Cinema da Floresta, Mato Grosso 2008: melhor longa-metragem (Troféu Capivara).

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 16 anos.
DVD: Distribuição:
Contato: Prana Filmes.

OBSERVAÇÕES
Complementação aos créditos: www.casacinepoa.com.br
Cf. créditos finais: // Camisinha, tô dentro! / Secretaria da Saúde / Governo do Rio Grande do Sul – Coragem para fazer. //
// Casa de Cinema de Porto Alegre. Porto Alegre, dezembro de 2007. //

Grafias alternativas: Britney | Laura Enrich de Castro | Jamaica Santarém | Sérgio Kalil [= Sérgio Guidoux] | Laura L [= Laura Leiner] | Sissi Venturin | Cristina Kessler
Grafias alternativas (funções): Artista de foley | Técnico de som direto

DISCOGRAFIA
CD:
Músicas intermináveis para viagem. Muscaria Records, 2007. [das 15 faixas, inclui: 01. Caixa preta / 04. Janela em sol / 07. Tecno andina / 08. Vinheta / 13. Interminável 3 / 14. Space jumping]. Músicas intermináveis para viagem é: Laura L (guitarra), Marcelo Sirtoli (bateria).
Músicas intermináveis para viagem II. Solaris Empire, 2012. [das 17 faixas, inclui: 03. Lua amarela com mar / 06. Coração na balança / 07. Do silêncio]

BIBLIOGRAFIA 
MELO, Maria Cristina Couto. Comercialização de filmes independentes e o caso 3 efes. São Carlos: UFSCar Universidade Federal de São Carlos, 2014. 87f. Dissertação de mestrado em Ciências Humanas.

Noticiário:
ALMEIDA, Carlos Helí de. As três vias de Carlos Gerbase. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 nov 2007, Caderno B, p.B3 [BN, p.59], ano 117, n.234.
ZANIN, Luiz. Os 3 efes – Entrevista. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 7 dez 2007.
MILANI, Robledo. 3 efes. Papo de Cinema, Porto Alegre, sd. 
3 efes – Três personagens com seus dilemas e frustrações. TV Brasil, Brasília, 1º maio 2018.

Exibições


Lançamento comercial simultâneo em quatro mídias: cinema, televisão, DVD e internet: 7 dez 2007, sex

• Rio de Janeiro (RJ), Unibanco Arteplex (Praia de Botafogo, 316, Botafogo; 6 salas) Sala 3 (124 lugares), 7-13 dez 2007, sex-qui, 13h, 16h30, 20h10

• Canal Brasil, 7 dez 2007, sex, 22h

• TVCOM, 7 dez 2007, sex, 22h45

• Porto Alegre (RS), Cine Santander Cultural,
7-11 dez 2007, sex-ter, 15h, 17h, 19h (dia 8, 19h, comentada com diretor)
12-14 dez 2007, qua-sex, 15h, 17h
15-21 dez 2007, sab-sex, 17h

• Porto Alegre (RS), Dia do Cinema Gaúcho, Unibanco Arteplex Bourbon Shopping Country Sala 8, 27 mar 2008, qui, 21h

• Alta Floresta (MT), 2º Festival de Cinema da Floresta [4-10 maio], maio 2008

• Rio de Janeiro (RJ), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [19 nov-1º dez], CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, 21 nov 2014, sex, 19h30 (debate com diretor)

• Porto Alegre (RS), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [4-10 dez], Cinespaço Bourbon Shopping Wallig, 4 dez 2014, qui, 20h

• Porto Alegre (RS), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [4-10 dez], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 5 dez, sex, 18h

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
3 efes. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/512/3-efes. Acesso em: 23 de fevereiro de 2024.