Vigília (2008)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
DVD, cor, [as telas somam c.159 min]

Direção: André Severo.
Companhia produtora: Arena; Segunda Lei Produtores Associados

O Edital Arte e Patrimônio foi lançado em 2007 com o objetivo de criar uma linha de financiamento para projetos que estabeleçam diálogos entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. Por um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, por outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabelecem a memória do País. Essa sugestão de interações múltiplas é um modo de celebrar os 70 anos do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A comissão julgadora se reuniu em outubro de 2007 para selecionar, entre os 138 projetos recebidos de todo o Brasil, 12 propostas que priorizassem a inter-relação entre as artes visuais contemporâneas e os patrimônios brasileiros escolhidos. Foram selecionados dois projetos que propõem uma leitura histórica das artes visuais e dez projetos que difundem a temática da interação entre as artes visuais e o patrimônio cultural brasileiro. Nesta primeira edição do Edital foram escolhidos projetos que fazem interações entre São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul e entre as regiões Sul e Nordeste. A relação de todos os projetos selecionados está disponível em www.artepatrimoniorg.br.

O Edital Arte e Patrimônio é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do IPHAN, por meio do Paço Imperial, com patrocínio da Petrobras.

Um dos projetos gaúchos selecionados é Dois Vazios, apresentado por André Severo e Marcelo Coutinho através de ARENA – Associação de Arte e Cultura, que realizou quatro filmes experimentais concebidos e produzidos por quatro artistas atuantes no cenário contemporâneo. Vigília é um dos quatro filmes que compõem este projeto, concebidos e produzidos a partir da experiência de seus criadores, cuja premissa era colocar-se em situação de deslocamento contextual e confrontação cultural direta. Além de promover o encontro de duas linguagens artísticas (cinema e artes plásticas), as obras propuseram o embate entre duas vastas paisagens brasileiras: os pampas da região sul e o sertão da região nordeste.

O plano geral de trabalho baseou-se na colaboração simultânea entre diretor e elenco e se desenvolveu a partir de encontros nas cidades escolhidas como locação para as primeiras filmagens e dali para outros locais – seguindo os deslocamentos indicados e sugeridos na produção de cada uma das sequências do filme-instalação.

Sinopse


Um homem acorda no meio da noite e alterna reflexões existenciais com uma série de alucinações hipnagógicas.

Ficha técnica


ELENCO
Performances: Patrícia Schreiner, Marcelo Moreira, Ivone Schulz, Alexandre Moreira, Paula Krause, José Roberto Severo, Melissa Saldanha, Eduarda Saldanha.

DIREÇÃO
Direção: André Severo.

ROTEIRO
Roteiro: André Severo.

PRODUÇÃO
Produção (não creditado): André Severo.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: André Severo.

ARTE
Direção de arte (não creditado): André Severo.

SOM

MÚSICA
Música original (não creditado): Tiago Casagrande.

Músicas:
• "Curious", de All Your Gardening Needs

FINALIZAÇÃO
Montagem (não creditados): André Severo, Paula Krause.

Desenho de som e edição de som (não creditados): André Severo, Tiago Casagrande.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Câmera: principal formato: Panasonic HVX 200 – 24 fps – 1080PN – MiniDV.
Equipamento e edição: Ilha Imagem.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Arena (Porto Alegre); Segunda Lei Produtores Associados.
Projeto: Dois Vazios.
Financiamento (BR): Edital Arte e Patrimônio 2007, iniciativa do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e MinC Ministério da Cultura, por meio do Paço Imperial / Lei de Incentivo à Cultura Lei nº 8.313/91 (Lei Rouanet) / MinC Ministério da Cultura / Governo Federal – Brasil – Um país de todos.
Patrocínio: BR Petrobras.
Apoio: IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / MinC Ministério da Cultura; Associação de Amigos do Paço Imperial; Castelinho Caracol; Grande Hotel Canela; Marshmallow Eventos.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Ana Flávia Baldisseroto, Andreia Moreira, Beatriz Helena Moreira, Camila Krause Corrêa, Cristiano de Oliveira Pereira, Erna Bethge Corrêa, Gabriel Wazen, Gustavo Monteiro, Ismael Portela, Vania Duarte, Jane Pinheiro, Jefferson Vinicius Pereira de Azambuja, José Agnelo Franzen Corrêa, Loele Tauane Pereira de Azambuja, Lucio Wazen, Marco Brato, Maria Marata, Mariana Xavier, Maria Terezilda Brasil de Mattos, Martina Bethge Corrêa, Nelson Rosa, Paulo de Carvalho Lima, Priscila Bethge Corrêa, Robertto Onofrio, Rodrigo Cavalheiro Saldanha, Sandro Torquetti, Silvia Finguerut, Terezinha de Moura Wanzen.
Agradecimentos especiais: Alexandre Moreira, Eduarda Saldanha, Ivone Schulz, José Roberto Severo, Marcelo Coutinho, Marcelo Moreira, Maria Helena Bernardes, Melissa Saldanha, Patrícia Schreiner, Paula Krause, Tiago Casagrande.

Dedicatória: Vigília é dedicado a Carlos Eduardo Corrêa Severo.

FILMAGENS
Brasil / PB, em Cabaceiras;
Brasil / RS, em Canela; Eldorado do Sul; Porto Alegre; São Francisco de Paula.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: c.159 min
Parte 1: 16:57
Parte 2: 16:09
Parte 3: 16:09
Parte 4: 23:26
Parte 5: 18:41
Parte 6: 18:28
Parte 7: 21:37
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.85
Formato de captação:
Formato de exibição: DVD

DIVULGAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 16 anos.
Contato: André Severo.

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais: // Copyright © André Severo 2008. //
Grafias alternativas:

BIBLIOGRAFIA

Exibições


• Porto Alegre (RS), Dois Vazios Mostra de Filmes, Sala P. F. Gastal, 9, 11 abr 2009, qui, sab, 19h

• Porto Alegre (RS), Mostra Horizonte expandido, Cine Santander Cultural, 5 ago 2010, qui, 15h
 

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Vigília. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/573/vigilia. Acesso em: 27 de julho de 2024.