Morro do Céu (2009)

BR (RS)
Longa-metragem | Não ficção
HD, cor, 70 min

Direção: Gustavo Spolidoro.
Companhia produtora: GusGus Cinema; ABEPEC Associação Brasileira de Emissoras Públicas; Educativas e Culturais; TVE RS Fundação Cultural Piratini

Primeira exibição: Gramado (RS), 37º Festival de Cinema de Gramado [9-15 ago]-Mostra Não Competitiva, Palácio dos Festivais, 12 ago 2009, qua, 14h

 

A vida numa região bucólica da serra gaúcha entre o final de 2008 e início de 2009. Uma pequena localidade de imigração italiana chamada Morro do Céu. Como é ser um rapaz de 16 anos nesse lugar? Como é seu cotidiano entre a família, com os amigos e na comunidade? Gustavo Spolidoro, com sua câmera errante e o modo do documentário direto, observou e filmou quatro meses na vida de Bruno Storti, nascido em Cotiporã. Morro do Céu foi um dos projetos selecionados, entre mais de 600, financiado pelo Programa DocTV em 2008, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da rede de tvs públicas para fomento e exibição de documentários brasileiros. A versão cinematográfica ampliada foi exibida no 37º Festival de Cinema de Gramado, em 12 de agosto de 2009, em mostra não competitiva.

O filme capta os sentidos de um cotidiano pleno de expectativas. Há o prazer do adolescente de trabalhar com o primo Joel na modificação do motor de um carro para participar de rali na região e, também, o receio de não passar de ano na escola ou de ser rejeitado pela garota na qual está interessado. Em posição etnográfica a câmera registra o cotidiano da família, um ciclo entre a alimentação dos animais ao amanhecer e as refeições noturnas pontuadas pelas especulações da mãe sobre os pensamentos e desejos do filho em relação ao futuro. São marcantes as imagens da chuva caindo melancólica na vegetação enquanto uma névoa sutil envolve o ambiente, assim como os banhos de cachoeira e a vadiagem despreocupada dos amigos.

Este é o primeiro documentário do inquieto diretor Gustavo Spolidoro, que havia lançado em 2007 o longa ficcional Ainda orangotangos filmado num único plano-sequência de 81 minutos. Nascido em Porto Alegre em 1972, Spolidoro visita desde sua infância a cidade de Cotiporã, onde sua avó nasceu. Após o filme, recebeu o título de Cidadão Cotiporanense. Seja pela familiaridade com o ambiente ou pelo gesto simples de olhar para os personagens em suas circunstâncias, o resultado é um filme em que os tempos vazios e contemplativos se transformam em poesia visual. Pelo rigoroso trabalho de montagem de Bruno Carboni, o roteiro também leva a sua assinatura. As imagens iniciais de Morro do Céu, dos trilhos de um trem em cujo vagão se vê ao final o protagonista solitário projetado para o futuro, simbolizam uma promessa negada pela realidade. Bruno Storti morreu em um acidente de trânsito, aos 24 anos, em 2017.

Sinopse


Prólogo: noite, Bruno e Joel trabalham no motor de um carro e Bruno é visto a seguir deitado em sua cama. Créditos sobre travelling de afastamento nos trilhos de um trem que mostra árvores num dia chuvoso. Sucessão de cenas do cotidiano de Bruno Storti entre os meses de dezembro de 2008 e março de 2009, sem qualquer informação adicional além das imagens captadas pela posição da câmera nas situações de filmagem.

Adolescentes na secretaria da escola perguntam sobre notas e atividades de recuperação de final do ano letivo. Em casa, Bruno faz refeição e conversa com o pai Raul, a mãe Geni e o primo Joel.

Amanhecer. Raul alimenta galinhas e vacas e Geni prepara pães para levar ao forno. Na cidade Bruno combina estudar para a prova com uma colega. Geni conversa com Bruno e pergunta se tem namorada. Três rapazes caminham sobre trilho de trem, entram num túnel e saem em meio a natureza verde e exuberante. Bruno estuda com um rapaz e uma moça, vão para a escola e fazem prova. Bruno e colegas tomam banho e nadam num riacho com cascata. Na oficina de casa Bruno e Joel trabalham no motor de um carro. Aprovados nas provas finais, Bruno e Joel comemoram andando de moto em torno da casa. Jantar em família. De noite na oficina Bruno fala pelo celular com moça na qual está interessado e lhe oferece uma música em programa da Rádio Encanto.

Reunião dominical dos moradores da cidade com futebol, cerveja e passeios de carro. Quatro rapazes caminham na natureza e chegam em casa abandonada. Raul é levado ao posto médico e em casa recebe instruções de cuidados. Atividades cotidianos da família em casa, chuva sobre o campo. Rapazes colhem uva e conversam sob o parreiral. Bruno em lan house escreve para moça à qual ofereceu a música no programa radiofônico e que não atende seus telefonemas.

Festa na paróquia, almoço comunitário depois da missa, rapazes dormindo no campo, música ao vivo, dança, passeio com carros modificados. Bruno e a mãe Geni olham fotografias antigas. Domingo quente de verão, moradores da cidade tomam banho no rio local. Bruno e Joel trabalham de noite na oficina e conversam sobre rejeição da moça às investidas amorosas do rapaz. De dia caminham por estação abandonada de trem e atravessam imensa ponte da região. Na porta de casa, Bruno conversa com os pais, Geni lhe pergunta sobre o futuro e ele responde de maneira vaga sobre possibilidade de conhecer Itália ou Estados Unidos. Desfile de carros modificados, rali no camping de Santa Tereza. Conversas noturnas na oficina, rejeitado pela garota, Bruno tem a expectativa de conversar com ela no carnaval.

Festa noturna na praça central da cidade, música dançante não-carnavalesca, Bruno se move entre as pessoas e no final da festa, ao amanhecer caminha sozinho sobre os trilhos do trem. Na imagem final está sozinho dentro de vagão do trem que se movimenta.

Ficha técnica


IDENTIDADES
Bruno Storti,
Joel Storti, Geni Storti, Raul Storti, Daian Lazzarini, Maquelen Falcade.
Apresentando (ordem de entrada): Bruno Bortoncelo, Irene Roncato Scussel, Rodrigo Rebelatto, Zemile Guindani, Alexandre Valasco (Rádio Encanto FM), Maicon Boeri, Erielson Romanatto, Roberto Lazzarini, Camila Lazzarini, Rossano Faccin, Eduardo Cristofoli, Vanessa Lazzarini, Mateus Lazzarini, Raquel Lazzarini, Guilherme Gallon, Fernando Lazzarini, Daiane Romanatto, Deise Romanatto, Francine Storti, Vagner Zmijevski, Andreos Zonta, Luciano Scomazzon, padre Adelar Adolfo Zanetti, Fabio Lazzarini, Jussiê Cristofoli, Sabrina Storti, Diogo Flamia, André Luiz Scapin, Maicon Lazzarini, Rosemir Lazzarini.

DIREÇÃO
Direção: Gustavo Spolidoro.

ROTEIRO
Roteiro: Gustavo Spolidoro, Bruno Carboni, Patrícia Dias Goulart e os personagens.
Tradução inglês: Thais Fernandes.
Tradução espanhol: Diego Marins.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Patrícia Dias Goulart.
Assistência de produção executiva: Angela Scarton Taffarel, Inês Storti.
Direção de produção: Gustavo Spolidoro.
Coordenação DocTV RS: Vera Vergo.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Gustavo Spolidoro.

SOM
Som direto: Gustavo Spolidoro.

MÚSICA
Músicas:
• "Borboletas" (Victor Chaves) por Victor & Leo // Editora: Day One Entertainment. Fonograma gentilmente cedido por Sony & BMG
• "Treinando para ser chuva" (Alex Lima, André Veloso, Bruno Nunes, Daniel Nunes, Felipe Carvalho, Leonardo Nunes) por Constantina

FINALIZAÇÃO
Montagem: Bruno Carboni.

Foley e edição de efeitos: Augusto Stern, Fernando Efron.
Edição de ambientes: Ricardo Costa.
Edição de som e mixagem: Tiago Bello.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Câmera: Canon Vixia HG-21, com HD interno de 120gb
Estúdio de gravação de foley: Bunker Sound Design (Porto Alegre).
Estúdio de mixagem: Kiko Ferraz Studios (Porto Alegre).
Encodamento e exibição digital: Rain Networks (Rio de Janeiro).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: GusGus Cinema (Porto Alegre).
Coprodução: ABEPEC Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais; TVE RS Fundação Cultural Piratini; Coordenação Executiva Programa DocTV Convênio MIC/FNC Nº 261/2007.
Apoio à produção: Prefeitura Municipal de Cotiporã; Paróquia Nossa Senhora da Saúde; Giordani Turismo Ltda. / Maria Fumaça; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jacintho Silva; Mecânica B. J. Storti; Rádio Encanto FM / Alexandre Valasco; Hospital Nossa Senhora da Saúde / sr. Clóvis Faccio; ACIRS Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul.
Apoio: APTC-ABD-RS; ABD Nacional Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas; Grupo CEEE.
Realização DocTV RS: TVE RS Fundação Cultural Piratini.
Realização DocTV IV: TV Brasil; TV Cultura Fundação Padre Anchieta (São Paulo); ABEPEC Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais; SAV Secretaria do Audiovisual / MinC Ministério da Cultura / Governo Federal – Brasil – Um país de todos.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Aimée Goulart Spolidoro, Alfredo Barros, André Luís da Cunha, Lara e Gabriel, Banda Rastro do Vento, Banda MT2, Banda Municipal de Cotiporã, Bárbara Roberta S. Taffarel, Colegas, equipe e orientadores do DocTV BRASIL, Cristiano Scherer, Diretores, professores e funcionários da Escola Jacintho Silva, Eduardo Wannmacher, Estádio da Comunidade de São Casemiro, Família Carboni Godecke, Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e Salão Paroquial, Jaqueline Breda, Joel Turcatel e Paula Turcatel, Juliano Farenzena, Juliano Fitarelli e coordenadores do Passeio de Santa Tereza, Laura Futuro, Liege Ferreira, Maicon 'Toby' Wons, Márcio Monticelli, Marlei Coronel Farlei, Mateus Cendron e família, Max Eluard, Moradores do Morro do Céu-Linha 14 de Julho, Nataniel Breda, Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Cotiporã, Paula Carboni Godecke, Patrícia Cesca e família, Prefeitura Municipal de Santa Tereza, Renan Lunardi, Renato Nery, sr. Silvério Trevisan, Usina Hidroelétrica 14 de Julho / Governo Federal, Vera Vergo.
A todos os moradores de Cotiporã que, de alguma forma, contribuíram com o resultado final do filme.
Aos moradores de Cotiporã que cederam seu tempo para participar das gravações e que, por motivos diversos, acabaram não entrando na edição final.
Vó Ignez Varnier Spolidoro por ter me apresentado à cidade de Cotiporã.
Gilberto Spolidoro e Mariza Melo Spolidoro, por terem me ensinado a gostar de Cotiporã.
Ângela, Fernanda, João, Jonas, Marciana e Patrícia, por terem me feito descobrir Cotiporã.
Agradecimentos: Agenor Frizon, Aivone Sottili Buratti, Ana Carolina Pereira da Silva, Ana Paula Merlo, Angélica Belizki, Bar Bodega's, Bruna Zandavalli, Carla de Matos, Casa de Cinema de Porto Alegre, Cláudia Tres, Clóvis e Ivani Lazzarini e família, Clube Juvenil (Cotiporã), Daiane Peterle, David Storti, Diagnas Salvador, Eliane Paludo, Elis Regina Lazzarotto, Fabíola Domingues, Felipe Frizon, Fernanda Belizki, Flávia Zanin De Villa, Flávio Antônio Domingues, Gabriela Titton, Greicy Pfeiff, Guilherme Scussel Marangoni, Gustavo Storti, Ilma Machado Bergamin, Inês Paludo, Ingrid Porto Labres, Irene Roncato Scussel, Isaac Orfeu Merlo, Ivaldo Penso, Ivone Storti Zardo, Jerônimo Cesca, Jéssica Miecikowski, Joanete Maria Zardo, Joelso Tomasi, Josiane Zardo, Josias Lazzarotto Lemos, Jovana de Martini, Laís Buratti, Leandro Zardo, Leda Lúcia Pitol Tres, Letícia Penso, Lidovino Cenci, Luana Girardi, Luciana Tomasi, Lucas Belizki, Mafalda Falcade, Mairi de Lourdes Pancotto Girardi, Márcio Scapin, Maria das Graças da Silva, Maria de Lourdes Pitol Frizon, Maria de Lourdes, Maria Rebelatto, Mariela Denise Pitol, Marilde Wearich Cenci, Marili Piceti Merlo, Maristela Kaczala, Marlei Coronel Flain, Marlene Pfeiff, Marta Titton Zardo, Mateus Wearich Cenci, Mônica Talita Frizon, Nolva Zandavalli, Nora Goulart, Odair José Cenci, Organização do Passeio de Gaiolas do Vale Aurora, Osmar e Mareli Storti e família, Pedro Zardo, Pietro Marson, Pousada Piccolo Refuggio-Ênio e Eda, Renan Frizon, Ricardo Storti, Roberto Carlos Taffarel, Rozeli Frizon, Rui Belizki, Sabrina Bergamin, Silvane Titton, Silvia Batista Porto, Silvia Maria Parise, Sueli Zanin De Villa, Suzana dos Santos, Thaíz Cesca, Uili Bergamin, Valdete Kaczala, Vanei Scussel, Verônica Peterle, Vilma Maria Belizki.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Morro do Céu (colônia de Cotiporã); Cotiporã; Santa Tereza; Bento Gonçalves; Veranópolis; Carlos Barbosa; Garibaldi.
Período: entre dezembro de 2008 e março de 2009.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 70 min
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela: Full HD 1920 x 1080
Formato de captação: HD
Formatos de exibição: HD / Blu-ray eventualmente

DIVULGAÇÃO:
Cartaz: Arte gráfica: Paula Godecke.

PREMIAÇÃO
• MFL 9ª Mostra do Filme Livre 2010: Troféu Caríssima Liberdade (para filmes realizados com apoio de recursos públicos; concorrem filmes de qualquer duração, gênero ou formato, e realizados em qualquer época).
• FATU 6º Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo 2010: melhor direção + fotografia.
• forumdoc.bh.2010 14º Festival do Filme Documentário e Etnográfico: menção honrosa.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 14 anos.
Distribuição: Vitrine Filmes (São Paulo).
Contato: spolidoro.gustavo@gmail.com

OBSERVAÇÕES
Trata-se de versão longa do média de mesmo título, Morro do Céu (2009, 52 min). Financiamento: DocTV edição IV. Exibição do média: semana de 5 a 12 jul 2009 nas afiliadas da TV Brasil.
Cf. créditos finais: // Gustavo Spolidoro ME – GusGus Cinema // Porto Alegre e Cotiporã, 28 de julho de 2009 //
O protagonista Bruno Storti morreu num acidente de trânsito em Bento Gonçalves, em 16 jun 2017, aos 24 anos.
Troca de mails entre G. Póvoas e G. Spolidoro, em 20 jul 2020; perguntado se as versões média e longa foram finalizadas juntas? No mesmo período?, ele responde: "No mesmo período sim, mas a versão de 52 min ficou pronta meses antes por causa da TV e a versão cinema foi feita na sequência e levou quatro a seis meses pra ficar pronta".

Grafias alternativas: Rosemir Lazarini | Bunker Studio | Patrícia Goulart | Irene Roncatto Scussel (cf. créditos).

BIBLIOGRAFIA
VIEIRA, Siliane Prigol. Morro do Céu (2009) – A vida como protagonista. In: FEIX, Daniel; LUNARDELLI, Fatimarlei; PINTO, Ivonete; KANITZ, Mônica; VALLES, Rafael (org). 50 olhares da crítica sobre o cinema gaúcho. Porto Alegre: ACCIRS Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, Opinião Produtora, Diadorim Editora, JBL Harman, Pró-cultura / Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Rio Grande do Sul, 2022. 226p. il., p.123-127.

Exibições


• Gramado (RS), 37º Festival de Cinema de Gramado [9-15 ago]-Mostra Não Competitiva, Palácio dos Festivais, 12 ago 2009, qua, 14h

• Rio de Janeiro (RJ), I Semana dos Realizadores [18-24 set], Unibanco Arteplex, 23 set 2009, qua, 21h30

• Belo Horizonte (MG), 10º Indie BH, Cine XIV, 14 out 2009, qua + 19 out, seg, 20h40 (presença do diretor)

• Porto Alegre (RS), 8 nov 2009, dom (para Clube de Cinema de Porto Alegre)

• Salvador (BA), 6º Festival Internacional de Cinema de Salvador

• Londrina (PR), 11ª Mostra Londrina de Cinema [28 nov-5 dez]-Mostra Olhar Radical, Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85), 5 dez 2009, sab, 17h

• Tiradentes (MG), 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes [22-30 jan]-Mostra Vertentes, Cine-Tenda, 24 jan 2010, dom, 18h30

• Rio de Janeiro (RJ), MFL 9ª Mostra do Filme Livre [22 mar-8 abr]-Mostra Competitiva Longas, CCBB Centro Cultural Banco do Brasil,
Cinema 1, 26 mar 2010, sex, 17h
Cinema 2, 31 mar 2010, qua, 19h30

• Bom Jardim (Distrito de Barra Alegre RJ), Cine Sobrado Cultural Rural de Santo Antônio, Sítio Santo Antônio, sn, 9 abr 2010, sex, 19h

• Porto Alegre (RS), Mostra Especial Toda a vida pela frente, Cine Santander Cultural, 29 jul 2010, qui, 19h (pré-estreia, debate com diretor e montador; família Storti vem da Serra gaúcha para participar: além de Bruno, a mãe Geni, o pai Raul e o primo Joel)

• Porto Alegre (RS), Mostra Especial Documentários gaúchos [30 out-14 nov], Cine Santander Cultural, 8-14 nov 2010, seg-dom, 15h

• Belo Horizonte (MG), forumdoc.bh.2010 14º Festival do Filme Documentário e Etnográfico-Forum de Antropologia, Cinema e Vídeo [11-28 nov]-Competitiva Nacional, Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro), 16 nov 2010, ter, 21h

• Socorro (SP), FATU 6º Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo [?-28 nov], nov 2010

• Montevideo (UY), 29º Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay [18-30 abr]-Competencia iberoamericana + Focus Brasil, abr 2011

Lançamento comercial: 24 jun 2011, sex, integrante do Projeto Vitrine, dedicado à exibição de filmes brasileiros

• Porto Alegre (RS), Sessão Vitrine, Sala P. F. Gastal, 24-26 jun 2011, sex-dom, 19h (estreia)

• Curitiba (PR), Sessão Vitrine, Cinemateca de Curitiba, 24 jun 2011, sex (+ Recife frio)

• São Paulo, (SP), Sessão Vitrine, Espaço Unibanco, 24 jun 2011, sex (+ Recife frio, Kleber Mendonça Filho, PE)

• Rio de Janeiro (RJ), Sessão Vitrine, Cine Joia, 24 jun 2011, sex (+ Recife frio)

• Vitória (ES), Sessão Vitrine, 24 jun 2011, sex (+ Recife frio)

• Salvador (BA), Sessão Vitrine, Circuito Saladearte, 24 jun 2011, sex (+ Recife frio)

• Goiânia (GO), Sessão Vitrine, 24 jun 2011, sex (+ Recife frio)

• Caxias do Sul (RS), FATU 7º Festival de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade [27-28 set], Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), 27 set 2011, ter, 19h30

• São Paulo (SP), Retrospectiva Semana dos Realizadores: voos do cinema brasileiro contemporâneo [5-23 dez], CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, 20 dez 2012, qui, 19h

• Porto Alegre (RS), Retrospectiva Sessão Vitrine Petrobras, CineBancários, 17-20 out 2017, ter-sex

• Lajeado (RS), Adentro Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho [9-15 set], Sesc (R. Silva Jardim, 135, Centro), 10 set 2019, ter, 9h (+ Contra feitiço, Murilo Jardim, 2017; sessão escolar)

• Três Passos (RS), Adentro Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho [16-21 set], Cine Globo (Av. Júlio de Castilhos, 490, Centro), 19 set 2019, qui, 8h30 (+ Contra feitiço, Murilo Jardim, 2017)

• Caxias do Sul (RS), Adentro Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho [16-18, 23-25 set], Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), 18 set 2019, qua, 15h (+ Contra feitiço, Murilo Jardim, 2017)

• Santa Maria (RS), Adentro Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho [30 set-6 out], Prédio 67 da Universidade Federal de Santa Maria (Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária, Camobi), 30 set 2019, seg, 19h (+ Contra feitiço, Murilo Jardim, 2017)

• Cachoeira do Sul (RS), Adentro Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho [7 out-2 nov], Viveiro Cultural (R. Comendador Fontoura, 26, Centro), 14 out 2019, seg, 15h (+ Contra feitiço, Murilo Jardim, 2017)

• Pelotas (RS), Adentro Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho [21-25 out], UFPel (R. Gomes Carneiro, 1, Centro), 25 out 2019, sex, 9h (+ Contra feitiço, Murilo Jardim, 2017; sessão escolar)

• Santa Rosa (RS), Adentro Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho [28 out-2 nov], Cine Globo (R. Buenos Aires, 937, Centro), 29 out 2019, ter, 8h30 (+ Contra feitiço, Murilo Jardim, 2017; sessão escolar)

• Porto Alegre (RS), POADOC Festival de Documentários de Porto Alegre [online; 14-18 out], 15 out 2020, qui, das 20h às 20h do dia seguinte

• Porto Alegre (RS), Mostra Especial Primavera Gaúcha [21 set-13 out], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 26 set 2023, ter, 19h

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Morro do Céu. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/607/morro-do-ceu. Acesso em: 18 de abril de 2024.