A Última estrada da praia (2010)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
HD, cor, 93 min

Direção: Fabiano de Souza.
Companhia produtora: Rainer Cine; Okna Produções

Primeira exibição: Gramado (RS), 38º Festival de Cinema de Gramado [6-14 ago]-Mostra Panorâmica, Palácio dos Festivais, 10 ago 2010, ter, 14h15

 

Apesar do predomínio do campo no imaginário sul-rio-grandense o litoral faz parte da história do cinema gaúcho, ligado ao primeiro sonoro, único filme do consagrado fotógrafo Salomão Scliar que realizou na praia de Torres Vento Norte (1951). É na filmografia urbana e contemporânea, no entanto, que a extensa faixa litorânea do estado passa a ganhar relevância. A Última estrada da praia capta a melancolia das praias vazias no inverno num road movie que é uma jornada de descobertas para os amigos que saem de Porto Alegre em direção ao sul. Filmado em 15 dias, com a leveza de uma câmera na mão, se transformou em longa a partir de um episódio sobre o romance O Louco do Cati (1941) que a Clube Silêncio produzia para a série Escritores gaúchos (2007) da RBS TV. Ao ser lançado no 38º Festival de Cinema de Gramado, em 2010, foi apresentado em sua versão longa pela Rainer Cine, criada com a dissolução da antiga produtora. Da narrativa fragmentada e alegórica, produzida por Dyonelio Machado sobre a desarticulação da esquerda após o levante comunista de 1935, os roteiristas Fabiano de Souza e Vicente Moreno preservaram os sentidos que se dão na superfície imediata dos acontecimentos.

Em lugar da temida prisão do Cati que atormenta o personagem literário, construída em Sant'Ana do Livramento após a revolução de 1893, na qual os presos eram degolados, o desconhecido (Rafa Sieg) que acompanha os amigos no filme é cindido por um trauma indefinido. As lembranças que o perturbam não impedem que participe da alegria do grupo formado pelo intenso Norberto, o ciumento Léo que conduz a caminhonete onde viajam e Paula, vértice de um triângulo embriagado das influências francesas que fazem a cabeça dessa geração de realizadores cinéfilos que também atuam como críticos e são professores.

Fabiano de Souza começou no super-8 com Capão da Canoa, RS (1995) e Rastros de verão (codireção: Cristiano Zanella, 1996), depois passou pelo 16 mm com Nós (1997) até chegar no 35 mm com Um Estrangeiro em Porto Alegre (1999), curta que especula sobre a passagem de Albert Camus pela capital gaúcha, em 1949. Com o sócio da Rainer, Milton do Prado, codirige Os Filmes estão vivos (2013), registro de uma estada francesa de conversas com seu pai Enéas de Souza, referência da crítica cinematográfica, sobre filmes vistos ao longo de uma semana de janeiro de 2013 nas salas parisienses. Em A Última estrada da praia o amor ao cinema aparece na participação especial de José Carvino da Silva Camillo, projecionista, distribuidor (Dipa Filmes) e técnico cinematográfico conhecido como Seu Camillo por sucessivas gerações de cineastas. No filme ele se transforma em personagem, explica detalhes técnicos de projeção e faz um madrugadão na sala vazia que abre especialmente para os amigos. Músicas do rock gaúcho são intercaladas com a trilha original de Arthur de Faria, autor do arranjo de "A palo seco", de Belchior, que encerra na voz de Nei Lisboa a jornada iniciada em Osório que seguiu pelas praias de Cidreira, Pinhal, Quintão, Dunas Altas e fez do mar aberto do sul um cenário de cinema.

Sinopse


Um homem desperta numa duna, sopra o vento, ele se levanta meio zonzo e imagens da cidade em chicote junto com o barulho da sirene de um carro dão início ao filme. Sem falar, ele pega um ônibus e ao chegar no armazém de um posto de gasolina é levado por Norberto a integrar-se ao seu grupo de amigos que está iniciando uma jornada rumo à praia. Paula e Leonardo são um casal, ele é o dono da caminhonete e eles acolhem o estranho trazido pelo impulsivo Norberto. Eles começam visitando a cidade de Osório, tomam ônibus para Terra de Areia, retornam para a caminhonete e seguem a aventura por novos lugares. Eles se divertem, puxam baseado, brincam e compartilham uma alegria que a câmera registra com leveza sem que o silêncio do estranho seja um problema. Integram-se com o dono e os fregueses de um bar de estrada e conhecem um velho operador que explica os tipos de bitola de filmes e faz para eles um madrugadão na sala de cinema vazia. Eles seguem, há uma certa tensão no grupo, o casal se torna trio, o erotismo cresce quando chegam numa sorveteria e o mal humor da atendente é quebrado pelo irreverente Norberto. Os dois casais terminam rolando pelo chão num jogo erótico em que os corpos se misturam com o sorvete. O estranho vaga pela noite e sua mente é atormentada por imagens confusas e o som de uma sirene. A diversão termina quando Leonardo se recusa a seguir dirigindo a caminhonete nas areias densas da praia, ele e Paula retornam enquanto Norberto e o estranho silencioso começam uma nova jornada no cenário desolado de praias vazias que se sucedem por vários dias. Quando chegam numa cidade se separam, Norberto quer sossego e o estranho, sem pronunciar qualquer palavra, se defronta com uma situação inesperada.
Léo, Norberto e Paula são muito mais que amigos. No início de uma viagem para o litoral, conhecem um estranho que não fala. Os quatro partem num périplo em que o sabor do percurso é vivenciado sem pressa. Enquanto o amigo silencioso se defronta com seus temores, Léo, Norberto e Paula mergulham nas fronteiras de um relacionamento triangular. Nas areias intermináveis das praias gaúchas, eles descobrem que é impossível ser alegre o tempo inteiro.

Ficha técnica


ELENCO
Rafa Sieg (Desconhecido), Miriã Possani (Paula), Marcos Contreras (Norberto), Marcelo Ádams (Léo),
Daniel Bacchieri (Atendente do armazém), Daniel Colin (Homem no bar), Aline Grisa (Mulher no bar), Girley Paes (Dono do bar), Sirmar Antunes (Seu Procópio), José Carvino da Silva Camillo (Projecionista), Carolina Sudati (Sorveteira), Ana Paula Zanandréa (Garota do final).
Participação afetiva: Janaina Kremer (Cobradora), Nelson Diniz (Homem de branco).
Figuração: Angélica Brum Nunes, Bruno Alexandre Endreas Penna, Edson Magni da Silva, Juarez Verba, Luiz Fernando Pelissoli da Silva, Marco Antonio Sabbado Borges, Patrícia R. Silva, Renato Pelissoli de Almeida, Valeria Verba, Vilson Silva.

DIREÇÃO
Direção: Fabiano de Souza.
Assistência de direção: Vicente Moreno.

ROTEIRO
Inspirado em O Louco do Cati, de Dyonelio Machado.
Roteiro: Fabiano de Souza, Vicente Moreno.

PRODUÇÃO
Produção: Aletéia Selonk, Gilson Vargas, Milton do Prado.
Produção executiva: Aletéia Selonk.
Direção de produção: Camila Machado.
Coordenação de produção: Guilherme Menegotto.
Assistência de produção e produção de finalização: Graziella Ferst, Marina Volpatto, Paula Gastaud.
Assessoria jurídica: Patrícia Dias Goulart.

Produção de set: Tiago Kraemer.
Motoristas: Fábio Arocha, Fernando Souza, Rodrigo de Moraes.

EQUIPE Clube Silêncio: Betina Nilsson, Cristiane Oliveira, Gabriela Correa, Halina Agapejev, Itamony Barros, Júlia Rosa, Mariana Kruse.
EQUIPE Okna Produções: Graziella Ferst, Larissa Bermudez, Laura Coelho, Marina Volpatto, Paula Gastaud.

EQUIPE RBS TV
Diretor responsável: Raul Costa Júnior.
Direção geral: Gilberto Perin.
Gerência de produção: Alice Urbim.
Gerência de operações: Norton Marcon.
Coordenação de produção: Zanza Pereira.
Assistência de coordenação de produção: Bruna Miguel, Carolina Lima, Carolina Goya, Grace Luzzi, Micheline Gonçalves, Thais Fernandes.
Coordenação de operações: André Armani, Anselmo Silva, José Linck, Valdir Gonçalves, Voltaire Vargas.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: André Luís da Cunha.
Primeira assistência de câmera: Vinicius Barbosa.
Segunda assistência de câmera: Felipe Rosa.

Eletricista e maquinista chefe: Beto Ramos.
Assistência de elétrica e de maquinaria: Flávio Pinheiro de Souza.

Fotografia de cena: Bruno Gularte Barreto.
Making of: Pedro Hahn.

ARTE
Direção de arte e figurino: Adriana Nascimento Borba.
Assistência de arte: Gina O'Donnell, Valeria Verba.

Maquiagem e cabelo: Baby Marques.

MÚSICA
Música original: Arthur de Faria.
Músicos: Arthur de Faria (acordeon, piano, toy piano, glockenspiel, ukulele, violão, bandolim, guitarra, baixo e percussão), Mateus Mapa (flauta), Julio Cesar Rizzo (trombone), Sérgio Karam (sax alto), Bebeto Mohr (bateria).
Gravação e edição da música: Augusto Stern, Fernando Efron.
Mixagem música: Tiago Bello, Fernando Efron.

Músicas:
• "Beatle George" (música, letra: Jupiter Apple) por Jupiter Apple (voz) // © 2007 Flávio Basso e Elefant Publishing, por Cortesia: Elefant Records www.elefant.com
• "Any job" (Jupiter Apple, Bibmo) por Jupiter Apple e Bibmo // Fonograma gentilmente cedido por Jupiter Apple
• "Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro" (música, letra: Wander Wildner) por Wander Wildner (voz) // Direitos autorais gentilmente cedidos pela Editora Doberman (adm. Spin Music)
• "Saiba" (música, letra: Arnaldo Antunes) por Érika Machado (voz). Arranjo: Arthur de Faria // Editora: Rosa Celeste Empreendimentos Artísticos Ltda. / Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda.
• "A palo seco" (música, letra: Belchior) por Nei Lisboa (voz), Zé Flávio (guitarra solo). Arranjo: Arthur de Faria // Editora: Fortaleza Editora Musical Ltda.

ARQUIVO
Filme: Deus ex-machina (Carlos Gerbase, 1995) // Direitos autorais gentilmente cedidos por Casa de Cinema de Porto Alegre [filme no cinema da praia]

SOM
Som direto: Gabriela Bervian.

FINALIZAÇÃO
Montagem: Milton do Prado.
Logger e sync: Vicente Moreno, Denise Marchi.

Créditos: Luiza Ollé.
Assistência de finalização: Germano de Oliveira.

Desenho de som: Tiago Bello, Alexandre Kumpinski.
Foley: Augusto Stern.
Gravação de foley: Fernando Efron.
Edição de efeitos sonoros: Rodrigo Deltoro.
Mixagem: Tiago Bello.

EQUIPE Link Digital
Atendimento: Denise Miller, Jal Guerreiro, Luciana Sabino.
Coordenação de finalização: João Paulo Reis, José Arruda Junior.
Coordenação técnica: Roberto Tyszler.
Colorista: Pedro Conforti, Paulo Carou, Daniel Hernandez.
Estação Fire: Cláudio Iorio, Eduardo Simas, Márcio Shimabukuro, Rodrigo Amim, Rogério Boechat, Francinaldo Lemos.
Estação Final Cut: Bernardo Pimenta, Cris Salara.
Central técnica: Diogo Santos, André Fajardo.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Câmera: Panasonic HVX 200 / Firma Filmes (Porto Alegre).
Ilha de montagem Final Cut Pro: Clube Silêncio (Porto Alegre); Rainer Cine (Porto Alegre).
Montado em Montréal (CA), Porto Alegre (BR), Paris (FR) e no avião, entre janeiro de 2008 e abril de 2010.
Estúdio de edição de som e mixagem: Cabine Audiolab.
Estúdio de gravação da música e foley: Bunker Sound Design (Porto Alegre).
Estúdio de gravação da voz de Érika Machado: 128 Japs (Belo Horizonte, MG), gravado por John Ulhôa.
Estúdio de finalização de imagem: Link Digital (Rio de Janeiro).

Assessoria contábil: Faccioni Contabilidade (Porto Alegre).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Rainer Cine (Porto Alegre); Okna Produções (Porto Alegre).
Apresentação: Clube Silêncio; Okna Produções; Rainer Cine.
Financiamento da finalização (BR/RS): FUMPROARTE Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural / Secretaria Municipal da Cultura / Prefeitura de Porto Alegre.
Apoio: Link Digital (Rio de Janeiro); RBS TV (Porto Alegre); Cabine Audiolab; Bunker Sound Design (Porto Alegre).

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais: Gustavo Spolidoro, Paulo Brasil, Alice Urbim, Gilberto Perin,
4 Formaggio, Alfredo Barros, Ana Pan, Antigo Cinema Central Osório, Apema Locação de Equipamentos de Produção Cinematográfica, Art Pharma, Bar Armazém Farroupilha Osório, Bar da Tia Lena, Bread's, Bulla Manipulação, Calamares, Capitão Araújo Produtora, Carlos Gerbase, Casa de Cinema de Porto Alegre, Condomínio Interlagos Osório, Confeitaria Armelin, Cristiano Zanella, Dona Geni Leandra Bernardes, Eduardo Wannmacher, Enéas de Souza, Estação Rodoviária de Osório, Fernando Yazbek, Firma Filmes (Porto Alegre), Florestal Alimentos, Fonte Ijuí, Gabriela Motta, Giba Assis Brasil, Golden Sucos, Hotel Marisa Balneário Pinhal, Jacques Doillon, Kunzler, Leandro Siqueira Santos, LT Distribuidora, Luiz Garcia, Maria Aparecida Grendene de Souza, Marta Biavaschi, Parque Guaíba, Petit Sable, Posto Querência Osório, Quix, Restaurante Choup'ana, Restaurante L & L, Restaurante Via Imperatore, Sala de Cinema Redenção-UFRGS, Sarandi, secretário de Saúde Itapuã, Sidnei Aparecido da Silva, Sorveteria Eisberg Osório, Sucos do Pé, Suzi e Guto Weber, Tec Áudio (Porto Alegre), Unesul, UNIMAR, Vânia Debs, Wander Wildner.
Agradecimentos: 1º BPM Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar Porto Alegre, EPTC Empresa Pública de Transporte e Circulação / Prefeitura de Porto Alegre, DAER, Companhia Carris Porto-Alegrense, Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de Porto Alegre, 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Sul, CONCEPA/Freeway, 9º Comando Regional de Bombeiros do Litoral Norte, Prefeitura de Osório, Prefeitura Balneário Pinhal, Secretaria de Turismo Balneário Pinhal, Prefeitura de Palmares do Sul, Subprefeitura de Quintão, Secretaria de Turismo de Palmares do Sul, Prefeitura de Viamão, Subprefeitura de Itapuã, Hospital Colônia de Itapuã, 18º Batalhão Brigada Militar de Viamão, Sala Qorpo Santo, Goethe-Institut Porto Alegre.
Agradecimentos (Porto Alegre e Itapuã): Alemão, Alemoa-Zamerhof (Casa da Nana), Claudia Aristimunha, Dennis Magalhães, Dona Nerci, Eduardo Canedo, Eduardo e Terezina Calunas Bar, Juarez Verba, Maria Helena de Lima Vilanova, Moradores Rua Mariano de Matos, secretário Geraldo, Seu Jaime, Tia Lena, Tia Te.
Agradecimentos (Pinhal, Quintão, Dunas Altas e Osório): Eni da Silva Neto, Gislaine, Janete / Hotel Navegantes, José Siloi S. Caldeira, Maria / Prefeitura, Proprietária Antigo Cine Central (Osório), secretária Ana Paula, secretária Tatiana Weis, secretário Gilmar Luz, sr. Eduardo Hendel, sr. Arno – Queijos e vinhos.

Dedicatória: Para Maria Clara, Aimée, Lorenzo e João Francisco.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Porto Alegre; BR-101; RS-030 Estrada Velha; Osório; Cidreira; Interpraias; Pinhal; Quintão; Dunas Altas; Itapuã.
Período: durante 15 dias em outubro de 2007.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 93 min
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição:

DIVULGAÇÃO
Cartaz:

PREMIAÇÃO
• 1º Festival Lume de Cinema 2011: melhor direção.
• 4º Festival de Cinema de Triunfo: melhor direção + ator (Sieg) + atriz (Possani) + direção de arte + som.
• FestCine Maracanaú: menção honrosa.
• 17º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro [aos melhores de 2011] / Papo de Cinema: indicações: trilha sonora + revelação (Fabiano de Souza).

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 16 anos.
Distribuição: Okna Produções.
Contato: Rainer Cine; Okna Produções.

OBSERVAÇÕES
Versão filme, ampliada, de O Louco, episódio da série Escritores gaúchos, exibição: RBS TV, 18 nov 2007, dom.
Rainer Cine Ltda. criada legalmente em 5 de janeiro de 2010
Nos créditos iniciais consta: // Clube Silêncio, Okna e Rainer apresentam //

Grafias alternativas: Adriana Borba (créditos iniciais) e Adriana Nascimento Borba (créditos finais) | Marina Volpato | Julio Rizzo | Tiago Muka [= Tiago Kraemer] | Bruno Barreto | Fábio C. Arocha | Germano Oliveira | Dudu Wannmacher | Raul Costa Jr. | Instituto Goethe | Flávio Pinheiro Cabeça | Apema | Rainer | Bunker Studio e Bunker Recording Studio | Seu Camilo [Seu Camillo = José Carvino da Silva Camillo] | Jupiter Apple [= Júpiter Maçã = Flávio Basso] | Rafael Sieg
Grafias alternativas (funções): Still | Artista de foley | Log | Color grading | Estúdio de gravação de trilha sonora (cf. créditos)

Exibições


• Gramado (RS), 38º Festival de Cinema de Gramado [6-14 ago]-Mostra Panorâmica, Palácio dos Festivais, 10 ago 2010, ter, 14h15

• São Paulo (SP), 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo [22 out-4 nov]-Mostra Brasil Perspectiva, 2010

• Semana dos Realizadores, 2010

• Porto Alegre (RS), 7º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional [24-31 mar]-Mostra de cinema gaúcho, Usina do Gasômetro, ao ar livre, 27 mar 2011, dom, 18h30

• 1º Festival Lume de Cinema, 2011

• 4º Festival de Cinema de Triunfo

• FestCine Maracanaú

• 40e Montréal International Festival du Nouveau Cinéma 2011: seleção.

• Porto Alegre (RS), Instituto NT de Cinema e Cultura, 16-22 set 2011, sex-qui, 21h (lançamento)

• Porto Alegre (RS), 18 set 2011, dom (para Clube de Cinema de Porto Alegre)

• Porto Alegre (RS), Sessões da Feira do Livro, Cine Santander Cultural, 5 nov 2011, sab, 19h (comentada com diretor e roteirista Vicente Moreno)

• Porto Alegre (RS), Mostra Na estrada, CineBancários, 14 fev 2013, qui, 17h + 23 fev, sab, 19h

• Rio de Janeiro (RJ), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [19 nov-1º dez], CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, 20 nov 2014, qui, 17h

• Porto Alegre (RS), MOPA Mostra Polo Audiovisual RS [4-10 dez], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 5 dez 2014, sex, 14h + 7 dez, dom, 20h (debate com diretor)

• Porto Alegre (RS), Especial: Quatro filmes com Rafa Sieg – Ator homenageado no Santa Maria Vídeo e Cinema [30 nov, 1º, 2 dez], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Norberto Lubisco, 2 dez 2022, sex, 19h30

• Porto Alegre (RS), Mostra Especial Primavera Gaúcha [21 set-13 out], Cinemateca Paulo Amorim-Sala Eduardo Hirtz, 29 set 2023, sex, 19h (apresentação: G. Póvoas + curadora F. Lunardelli; conversa com diretor)

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
A Última estrada da praia. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/653/a-ultima-estrada-da-praia. Acesso em: 18 de abril de 2024.