O Tempo e o vento (2013)

Brasil (SP-RJ-RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 127 min

Direção: Jayme Monjardim.
Companhia produtora: Nexus Cinema; Infinito; Panda Filmes; RioFilme; Telecine; Globo Filmes; Cereja S.A.; Gocil – Segurança e Serviços; CiaRio Centro de Infraestrutura Audiovisual; G8 Art & Entertainment Group; James Lynch

Primeira exibição: São Paulo (SP), Cinemark Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros), 11 set 2013, qua, 21h (pré-estreia, presença do diretor e equipe)
Primeira exibição RS: Porto Alegre (RS), GNC Praia de Belas Shopping, 18 set 2013, qua (pré-estreia, presença do diretor e equipe)

 

Adaptação da primeira parte do romance histórico de Erico Verissimo (1905-1975), O Tempo e o vento é um épico sobre a formação do próprio Rio Grande do Sul, que perpassa cerca de 300 anos de história – das Missões jesuíticas, com as disputas entre as coroas portuguesa e espanhola, até o final do século XIX, com a industrialização do estado e a chegada dos imigrantes. Os fatos reais servem de moldura para a narrativa ficcional, que acompanha a história de rivalidade entre as famílias Terra Cambará e Amaral. Os acontecimentos se passam na cidade de Santa Fé, e destacam personagens marcantes, como o Capitão Rodrigo, Ana Terra, Pedro Missioneiro, Bento Amaral, entre outros. Estima-se que o filme tenha levado cerca de 711.267 espectadores aos cinemas, obtendo uma renda de R$ 7,7 milhões em bilheteria. O carioca Thiago Lacerda, intérprete do protagonista Rodrigo, aparece em diversos filmes no Rio Grande do Sul, e afirma ter desenvolvido um carinho especial pelo povo gaúcho. Talentos locais atuam como coadjuvantes, entre eles, Zé Adão Barbosa, João França, Rafael Tombini, Janaina Kremer, Fernanda Carvalho Leite. A TV Globo exibiu a obra em formato de minissérie ampliada com cenas inéditas, com um total de três capítulos. Outras adaptações do mesmo universo são O Sobrado (Walter George Durst, Cassiano Gabus Mendes, 1956), Um Certo capitão Rodrigo (Anselmo Duarte, 1971), Ana Terra (Durval Garcia, 1971).

Sinopse


Cartelas iniciais: // De 1893 a 1895, as terras do sul do Brasil serviram de cenário a violentos combates entre facções políticas opostas. / De um lado, os republicanos defendiam o presidencialismo. De outro, os federalistas buscavam a implantação de um regime parlamentarista. / Inicia-se uma guerra civil que deixa como saldo mais de dez mil mortos. / Em Santa Fé, os Terra-Cambará e os Amaral lutam pela posse da cidade. //

O épico é relatado pela centenária Bibiana, interpretada, nesta fase da ficção, por Fernanda Montenegro. A personagem relembra a trajetória da família, desde sua avó Ana Terra (Cleo Pires) até o final de sua vida. Fundada pelo coronel Ricardo Amaral (José de Abreu), Santa Fé é a cidade onde Ana vai reconstruir a vida ao lado do filho Pedro Terra (Eduardo Correa). Os dois foram os únicos sobreviventes da família Terra durante um ataque dos castelhanos e tiveram que abandonar sua estância. A jovem se torna a parteira mais requisitada de Santa Fé e consegue realizar o sonho de ver seu herdeiro criado e com saúde.

O que Ana Terra não imaginava era que a família Amaral, que a acolheu tão bem, seria inimiga de seus sucessores. A rivalidade começa com a chegada do encantador e extrovertido Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda).
Destemido e vitorioso em inúmeras batalhas, o guerreiro chega a Santa Fé estremecendo a cidade com sua audácia. Ao entrar numa venda, o moço arruma confusão com Juvenal Terra (Cris Pereira), irmão de Bibiana (Marjorie Estiano), por causa de uma brincadeira mal interpretada. Após a discussão com o neto de Ana, os dois se entendem e tornam-se amigos.

Rodrigo e Bibiana se apaixonam à primeira vista. Eles se conhecem no cemitério da cidade quando a jovem, na companhia dos pais, depositava flores no túmulo da avó, Ana Terra. Pedro não gosta do jeito do capitão. A postura ousada do rapaz também incomoda o coronel Ricardo Amaral Neto (Paulo Goulart), herdeiro de coronel Ricardo Amaral e pai de Bento Amaral (Leonardo Medeiros). Padre Lara (Zé Adão Barbosa), aconselha o militar a pedir permissão ao coronel para ficar na cidade. Capitão Rodrigo concorda com a sugestão, mas Ricardo Amaral Neto recusa o pedido. O rapaz, então, desafia o coronel e decide ficar.

A situação vai se complicar ainda mais porque Bento, filho do coronel Ricardo Amaral, também ama Bibiana e quer casar com ela. Durante uma festa, Rodrigo tira a jovem para dançar, mas Bento impede. Os dois marcam um duelo de adaga e decidem que o vencedor terá o amor da jovem. Antes que o Capitão consiga terminar a letra “r” de seu nome no rosto de seu rival, Bento atira no militar. Rodrigo sobrevive, constrói uma venda com Juvenal e casa com Bibiana. Eles têm dois filhos, Bolívar e Anita, que morre ainda bebê. O casamento passa por crises, mas o amor de Bibiana vai vencer traições, boemias e jogatinas do marido.

Enquanto a família Amaral defende o governo imperial e ainda prende Juvenal pelo apoio dele aos farrapos/republicanos, Rodrigo vai lutar na Revolução Farroupilha. É proclamada a República Rio-Grandense. O Capitão volta e invade o casarão dos Amaral para acertar as contas com a família. Ele trava uma luta de espada com coronel Ricardo. Antes de matar o coronel, o militar é surpreendido com um tiro pelas costas dado por Bento. Bibiana sofre com a morte do marido, mas vai ganhar forças para cuidar do futuro do filho Bolívar.

A cidade empobreceu após dez anos de guerra. Pedro Terra (Cacá Amaral) perdeu a roça e teve que entregar suas terras para o forasteiro Agnaldo Silva (Carlos Cunha Filho). Agnaldo chega com a neta Luzia Silva (Mayana Moura) e, em cima da casa da família Terra, constrói o Sobrado. Bibiana (Janaina Kremer) vê no amor de Bolívar pela moça a oportunidade de recuperar as terras que eram de seu pai. O rapaz se casa com a forasteira. Mas eles desconhecem que Luzia é desequilibrada. Ela sente prazer ao se aproximar da morte.

Primo de Bolívar, Florêncio (Rafael Cardoso) é um rapaz tímido e também se encanta por Luzia. Mas acaba não sendo o escolhido pela jovem como seu futuro marido. Apesar de perder a disputa amorosa, a amizade entre os dois segue inabalável. É Florêncio quem percebe o comportamento estranho de Luzia e tenta abrir os olhos de Bolívar.

Agnaldo morre ao cair de um cavalo e Bibiana torna-se praticamente a dona do Sobrado. Bolívar e Luiza têm um filho, Licurgo.

O marido decide levar a mulher para Porto Alegre depois que ela apresenta sintomas de depressão. Mas a cólera havia se alastrado pela cidade e Bolívar decide voltar para Santa Fé com medo da contaminação da doença. No entanto, Luzia pede para eles permanecerem na capital gaúcha mais alguns dias. Ao retornarem, Bibiana impede Licurgo de ver os pais. Luzia fica enfurecida. Diz que é dona de toda a casa e chama Bibiana de “cadela”. Bolívar reage e insulta a mulher. Ela dá uma bofetada no marido que revida.

Comandada por Bento Amaral (Leonardo Medeiros), a Câmara Municipal proíbe o casal de sair de casa por 40 dias. Inconformado com a decisão, Bolívar decide ir para a rua e enfrenta os guardas. Ele acaba morto a tiros. Bibiana vai ter que reunir forças para cuidar do neto após a tragédia. Licurgo (Marat Descarts) se casa com Alice (Elisa Volpatto), irmã de Maria Valéria (Vanessa Lóes). Eles têm um filho, Rodrigo (Kaic Crescente).

A guerra volta a assolar o Sul do país e a família Amaral cerca Santa Fé. Em meio aos confrontos, Alice engravida de novo, mas a filha morre ainda bebê.

A Revolução Federalista termina e a família Amaral sai derrotada. Para a felicidade dos Terra Cambará, as forças republicanas tomam conta da cidade. Bibiana (Fernanda Montenegro) pode, enfim, descansar em paz. Então, ela se dirige ao oratório, faz o sinal da cruz em frente à imagem de Nossa Senhora das Graças e desce a escada do Sobrado. Na primeira curva da escada já aparece a atriz que viveu Bibiana em sua fase madura, Janaína Kremer, e nos últimos degraus é a Bibiana jovem, romântica e sonhadora de Marjorie Estiano. Ela sai porta afora e corre para os braços do Capitão Rodrigo Cambará que durante toda a minissérie ouviu a narração de sua amada, interpretada por Fernanda Montenegro, sobre a história de sua família. O pequeno Rodrigo vê o casal e acena para os dois que vão embora a cavalo.

Ficha técnica


ELENCO
Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo Cambará),
Cleo (Ana Terra, jovem),
Marjorie Estiano (Bibiana Terra Cambará, jovem),
Martín Rodriguez (Pedro Missioneiro, jovem),
César Troncoso (Padre Alonzo),
José de Abreu (Coronel Ricardo Amaral), Leonardo Medeiros (Bento Amaral),
Paulo Goulart (Ricardo Amaral Neto),
Fernanda Montenegro (Bibiana Terra Cambará, idosa),
Luiz Carlos Vasconcelos (Manoel Terra "Maneco Terra"), Cyria Coentro (Henriqueta Terra),
Mayana Moura (Luzia Silva Cambará), Igor Rickli (Bolívar Terra Cambará),
Zé Adão Barbosa (Padre Lara), Suzana Pires (Ana Terra, adulta),
Vanessa Lóes (Maria Valéria Terra), Cacá Amaral (Pedro Terra, idoso),
Cris Pereira (Juvenal Terra), Marat Descartes (Licurgo Cambará),
José Henrique Ligabue (Antônio Terra), Leonardo Machado (Marciano Bezerra), Luiz Paulo Vasconcellos (Cura),
Janaina Kremer (Bibiana Terra Cambará, adulta), Danny Gris (Florêncio Terra, idoso), Giselle Alves (Maruca Terra),
Rafael Tombini (Pedro Terra, adulto), JN Canabarro (Juvenal Terra), Elisa Volpatto (Alice Terra Cambará),
Fernanda Carvalho Leite (Paula), Roberto Birindelli (Dentinho de Ouro), Miguel Ramos (Fandango),
Eduardo Correa (Pedro Terra), Kaic Crescente (Rodrigo Terra Cambará), Fernanda Moro (Josefa), Sapiran Brito,
Áurea Baptista (Arminda Terra, idosa), Luiza Ollé (Arminda Terra, adulta), Alice Simões Pires, Carlos Cunha Filho (Agnaldo Silva), Luis Franke (Nicolau), Marcos Verza (Padre Otero), Girley Paes (Padre Otero), Gonzalo Durán, João Diemer, João França (Capataz), Gladimir Aguzzi, Tadeu de Mello, Naiara Harry, Maria Luisa Teixeira da Luz, Apollónio Cipriano (Escravo), Alexandre Farias (Escravo), Marcello Crawshaw, João Costa Neto, Rosmaria Antunes, Claudia Barbot, Iarê Costa, João Carlos Castanha, Henry de Leon, Rodrigo Fiatt, Ricardo Osório Magalhães, Vitor Azubel, Adriano Alves, Alexandre Garcia, Sonia Gabriela Nuñez, Juçara Gaspar, Alexandre Cardoso, Fabrizio Gorziza, Martha Grill, Rodrigo Fialho Viana, Audrey Costa, Amanda Costa, Bernardo Torres, Rafael Pires.
Músicos da festa: Shana Müller, Érlon Péricles, Ângelo Franco, Cristiano Quevedo, Zelito Ramos, Alana Moraes, Gabriel Selvage, Pirisca Grecco.
CTG Brazão do Rio Grande (Canoas).
Grupo de Danças Os Caudilhos.
Coordenação técnica, pesquisa e coreografia: Diego Müller.
Bailarinos: Roberto Müller, Iara Terezinha Müller, Marcos Barbosa, Francine de Oliveira Barbosa, Leandro Ubirajara Palermo, Eni da Rocha Palermo, Paulo André da Costa, Marta Barbosa da Costa, João Aquino, Marina Moya Albera, Fernanda Karine de Souza Antunes, Regina de Souza Antunes, Rui Arruda Antunes, Claudia Rocha.
Figuração: Luisa Yasmin Batista Domingues, Marco Antonio de Siqueira Andrade, Diego Blois Sacco, João Victor Paiva Maidana, Pierry Alejandro Mosqueira de Morales, Maria Arlete Ferreira Guasgue, Luiz Henrique da Silva Porto, Êmili Eduarda Garcia Fará, Diego da Silva Severo, Aline Noda Gonçalves, Pedro Augusto Veleda de Moura, Leonardo Madeira Amaral, Rafael Ferreira Machado Pires, Vinicios Martins da Luz, Maria Vitoria Gonçalvez Pereira, Gabriel de Barros Medeiros, Lucas Patrício Gonçalves de Freitas, Davi de Vasconcellos Machado, Mirabeau dos Santos Filho, Kamile Silva Silveira, Luisa Espinosa de Meneses, Louise Espinosa de Meneses, Maria Rita Gonçalves Amaral, Cássia Cecília Di Carli Silveira, Ramiro Raposo de Moura, Aline Pacheco Batista, Carolina Raposo de Moura, Maria Eduarda Osório Macedo, Seleni Bianca Cougo Osório, Antonio Marcos Fernandes Pires, Nitiéle Leite da Silva, Giordano Blois Sacco, Carine Silva Lacerda, Manoela Costa Oliveira, Chrístofer Morales de Bem Barão, Daniele Custódio Rodrigues, Andressa Nunes de Souza, Karen Silva Lacerda, Marina Castro Martins, Ágatha Marryne Teixeira Blotta, Brenda Kathamokya da Silva Brião, Henrique Storniolo Rossal, Érika Storniolo Rossal, Hosana Lisboa Correa da Silva, Anaiana Goulart Nóbrega, Cristofer Silva dos Santos, Kirk Alves Corrêa, Êmily Santos Valente, Thiago de Figueiredo Marques, Ivan Teixeira Maurente, Bernardo Torres Sapper de Souza, Nayma Corando Grandini, Róger Perez Coelho, Caroline Silva Paiva, Débora Silva Paiva, Cecília Silva Lopes, Jéssica Borges da Silva, Manoela Figueirola Mattoso, Giovana Camargo, Jhenifer Santiago Campos, Adriélli Silva de Lima, Jayâni Ferreira Machado, Wesley Parode dos Santos, Bárbara Furtado Godoi, Valentina Martinez Netto, Bruna Silva Paiva, Fernanda Soares de Melo, Juan Giováni Mosqueira de Morales, Aurélia de Farias de Almeida, Artur Nocchi Collares Silva, Lauren Naini Cougo Osório, Frederico de Carvalho Coll Leite, Bruno dos Santos Modernel, Matheus Machado Pereira, Luiza Unfer Sá, João Pedro Frank Winter Junior, João Vitor Matos Saraiva Vieira, Lara Bispo da Costa Severo, Kéven Camejo Garcia, Lariéli Bitencourt Brose, Emanuel Luis Trindade Souza, Maria Eduarda Vieira Rodrigues, Maria Julia Silveira de Carvalho, Henrique Aranha Silveira de Carvalho, Luiza Wayne Brito Moreira, Amanda do Prado Oliveira Delabary, Ana Laura do Prado Oliveira Delabary, Julia Salles Teixeira, Pedro Diana Moraes, Júlia Castro Martins, Isabela Soares de Assumpção, Tais Pereira Coutinho, Diovana Coelho Santana, Daniele Correia Muzza Silva, Natiele Leite da Silva, Silvia de Oliveira Ferreira, Gabriel Vargas Meirelles, Flávio Portes Figueira, Francisco da Rocha Nicoloso, Juvêncio Dutra Araujo de Assis, Tassiani Dutra de Assis, Ivan Teixeira Maurente.
Tekoá Koenju [Aldeia Alvorecer] [Pôr do Sol] (São Miguel das Missões): cacique Ariel Kuaray Ortega, Aldo Ferreira, Angela Lopes Ramires, Aniceto Gonçalves Ferreira, Basilio Ferreira, Carina Cásseres Benites, Claudia Oliveira, Cristino Franco, Daniel Paredes Cartilho, Elsa Chamorro Benites, Fernanda Ortega, Fidelina Gonçalves Ferreira, Janaina Nunes Franco, Júlio Cássares Benites, Leonardo Ortega, Maria Ortega, Mariano Aguirre, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, Raimundo Ortega, Santa Ferreira, Sonia Gabriela Nuñez, Suzana Gonçalves Pereira, Julio Basilio, Nicanor Oliveira, Janaina Ferreira Benites, Sandra Ferreira Benites, Nelida Ferreira Oliveira, Rosana Ferreira Ortega, Firmino Ferreira Ortega, Lucas Giovan Ortega, Gustavo Ortega Vaz, Gisele Jamires Franco Benites, Frede Ferreira Cásseres, Henrique Daniel Aguirre, Larissa Aguirre, Nanci Lorena Aguirre, Álvaro Aguirre Oliveira, Ademar Cásseres Aguirre, Davi Almeida Gonçalves, Gabriela Almeida Oliveira, Mirta Ferreira Alves, Joana Cásseres Aguirre, Rafael Almeida Oliveira, Miriam Jessica Ferreira Aguirre, Leonardo Nunes Franco, Vitalina Almeida Oliveira, Camila Fátima Nunes Franco, Marta Cristina Nunes Franco, Angela Ferreira, Sol Milena Castilho, Marcio Franco, Gessica Emili Ferreira Ortega, Dienefer Benites Aguirre, Janete Almeida Gonçalves.
Stand in: Índio Rivero (para Martín Rodriguez), Diogo Sacco (para Thiago Lacerda), Iarê Costa (para Cleo).
Não creditados: Rafael Cardoso (Florêncio Terra, jovem), Matheus Costa (Pedro Missioneiro, criança).

DIREÇÃO
Direção: Jayme Monjardim.
Diretor assistente: Federico Bonani.
Primeira assistência de direção: Diego Müller.
Segunda assistência de direção: Zeca Brito.
Terceira assistência de direção: Seani Soares.
Quarta assistência de direção: Iuli Gerbase.
Estagiários de direção: Lilika Mattos, Pedro Wainer.
Continuidade: Letícia Tauffenbach.
Assistência de continuidade: Pedro Hahn.
Preparação de elenco: Patrícia Carvalho Oliveira.

Coach de violão: Eron Vaz Mattos, Guilherme Collares.
Coach de flautas: José Carreta, Renata Tunhole Barcelos.
Coach de equitação: Marta Rover Duarte.
Coach de roca: Suzana.

ROTEIRO
Baseado na obra de Erico Verissimo.
Roteiro: Leticia Wierzchowski, Tabajara Ruas.
Colaboração no roteiro: Marcelo Pires.

PRODUÇÃO
Produção e produção executiva: Rita Buzzar.
Assistência de produção executiva: Fernanda Machado.
Produção associada: Mario Cuesta, Mariano Lemanski, Beto Rodrigues, Bruno Wainer, James Lynch, Mário Marcusso, Pablo Lobo.
Direção de produção: Wellington Pingo, Glauco Urbim.
Coordenação de produção: Magali Heinze.
Coordenação de produção 1: Renata Artigas.
Coordenação de produção 2: Jessica Luz.
Assistência de produção: Marília Garske, Débora Soares, Marcos Rohrig, Gustavo Morais, Tiago Vaz, Ana Lu Amaral, Michele Daiane Sifuentes Paiva, Fábio Peixoto da Costa.
Assistência de produção (Pelotas): Thalita Ferreira Mendonça.
Estagiários de produção (Bagé): Bruna Ayres, Joseana Vieira Pires, Murilo Leite Nunes, Francine Fernandes Oliveira, Luísa Adegas.
Estagiários de produção (Pelotas): Caio de Marco, Daniela Lopes, Élbio Nascimento, Eduardo Bonatelli, Eduardo Souza, Felipe Freitas, Felipe Tapia, Isadora Ebersol, Jacob Mattos, Maciel Fischer, Paula Back, Gabriel Bender, Geisi Xavier, Gustavo Zanin, Jordana Coutinho, Lucas Arizaga, Mateus Gomes, Matheus Wagner, Natália Cabral, Thaís Medeiros, Bruna Facchinello.
Produção de frente: Alexandre Perigoso.
Direção de produção – produção de frente construção: Fernando Tietzmann.
Produção de frente 1: Gerson Machado.
Produção de frente 2: Daniel Lombardi.
Assistência de produção de frente: Marcelo Horelha, Carlos Michel Freitas de Souza.
Ajudante de produção de frente: Luis Fábio Pereira Martha.
Produção de elenco (Rio de Janeiro): Marcela Altberg, Mariana Lobo.
Assistência de produção de elenco (Rio de Janeiro): Giselle Monteiro, Felipe Ventura, Luis Fernando Silva.
Produção de elenco (Porto Alegre): Dani Fogliatto.
Assistência de produção de elenco (Porto Alegre, Bagé): Diego de Lima, Lindsay Torres.
Produção de figuração (São Paulo): Neila Freire.
Produção elenco figuração (Bagé): Martinha Hentschke [Martha Hentschke].
Assistência de figuração: Berenice Borges Chagas, Joba Migliorin.
Estagiárias de figuração: Patrícia Hoffmann Costa, Viviane Abejaneda.
Voluntários figuração: Bruna Vargas, Carmen Lucia Moreira, Carmen Regina dos Santos, Ingrid Loguercio, Juliana Brum, Lia Paz, Mara Lima dos Santos, Mauricio Schneider, Mario Madeira, Hoffmann, Rodrigo Tavares Ungaretti, Silvia Brasil.
Produção de animais: Kika Moura, Lisandro Amaral, Felipe Fernandes Garcia Vaz, Flávio Antonio Jacinto Cantão.
Treinador de animais: Adriano Silva Alves.
Tratador de animais: Rodrigo Ribeiro Pinto.
Estagiária: Alana Quadros do Amaral.
Assistência de produção de locação: Kiko Cunha.

Platô: Alexandre Perigoso.
Assistência de platô: Nilsinho Dias, Vanderci Barbosa, Gustavo Veiga de Jesus.
Serviços gerais: Andre Machado Saraçol, Antonio Augusto Brasil Ribeiro, Bruno Rodrigues Andrade Silva, Antonio Carlos Oliveira Alves Branco, Carlos Alexandre Vasconcelos Resende, Cleiton do Prado Fagundes, Cristiano Castro Guerreño, Cristiano Vasconcelos Resende, David da Costa Cougo, Edson Fernandes Coutinho, Eduardo Mate Gonçalves Braga, Jader Garcia de Goes, Jefferson Luis Gonçalves Amaral, José Sidnei Correia, Juliano da Silva Lima Valente, Maicon Pereira Martha, Marcio Bragança Pinho Dias, Marcos Adriano Rodrigues Ferreira, Max Jardim Moraes, Patric Lemos de Oliveira, Ricardo José Gomes Henriques, Sepe Tiaraju Cunha Borges, Valdeir Carvalheiro Porto, Maicon Pereira Martha, Renato Costa d'Avila.
Limpeza banheiros set: Gustavo Veiga de Souza.
Operação de Munck: Fabrício Gonçalves Correa.
Operação de retroescavadeira: Jorge P. B. da Silva.
Produção de alimentação: Karime Massulo.
Assistência de alimentação: Cristiano Araujo Souza, Kelly Alves, Adriana Lemos Gonçalves, Juliano Gonçalves das Neves, Romeu Kiefer Ribeiro.
Alimentação do set (Bagé): Chico / Nicolosso Refeições.
Alimentação do set (Pelotas): Marcelo Mazza Terra.

EQUIPE cozinha (Bagé)
Cozinheiro: Eder Nogueira Pereira.
Cozinheira: Rosa Maria Morais Velleda.
Auxiliares de cozinha: Carine C. Borges, Kelly Alves, Wagner Polese.
Serviços gerais: Jamaica Acunha Caneda, Liliane Alves Ferreira.
Faxineira base: Simone de Fátima Freitas.

Coordenação de transporte: Marcelo Castellar, Marcos Rohrig.
Motoristas: Borges, Manoel, Rodrigo, Ivo, Pedro, Mano, Marcos, Roberto, Erasmo, Dourado, José, Jorge, Carlão, Frotinha, Sarmento, Kopereck, Marco Aurélio Veiga Araujo, Marlon Moraes Gomes da Cunha, Mateus Freitas, Paulo Ricardo Braga da Silva, Renato de Oliveira Camargo, Ricardo Rodrigues Lima, Anderson Santos Caravaca, Carlos Alberto dos Santos, Carlos Clair Moraes, Claudio Verdum Cortes, Danilo Cunha Nascimento, Diego Almeida Gonsales, Eduardo Nogueira Quintella, Ernani Rosa Flores, Fabrício Gonçalves Correa, Gilmar Pereira Rodrigues, Jander Meireles de Carvalho, José Antonio da Silva Moraes, Leonardo Barreto Oliveira, Leonardo de Oliveira Neves, Marcelo Burchauser Salla, Valmir Castro Lopes, Vilamar Barreto Patron, Willian Bandeira Rodrigues, Wilson Meira Calado Filho, Ruy Mar Pedroso Melo, Roberto Lenz Hostyn.
Coordenação dos vigias: Paulo César da R. Gonçalves.
Vigias set filmagens: Aristeles Soares Ramos, Cristiano Lemos Mendes, Edinei Borba Sherer, Emerson A. de Moura, Felipe Torma Cabral, Gilmar Trassante dos Santos, Guiomar Boavista Rodrigues, Jacimara Rodrigues Pereira, Jeremias Urrutia Mendes, José Luis Cabrera Oliveira, Juliano Rosa Casartelli, Marcelo da Cruz Reis, Mario Luis da Silva Teixeira, Marlon Maximiliano Silva, Maurício Morale Cebage, Moacir Machado, Pablo Neves Semper, Paulo Sergio B. de Oliveira, Renato Jardim de Jardim, Vagner Leonardo Martins, Valdemir Silveira Nogueira.

Controle financeiro: Márcio Oliveira.
Financeiro (Bagé, São Paulo): Marcos Marinho.
Primeira assistência financeiro (São Paulo): Roseli Costa.
Assistência administrativo (São Paulo): Bernadete Silva Queiroz.
Estagiários financeiro (Bagé): Camila Barbachá, Fernando Risch Garcia, Fabiane Gadea Trindade, Naira Wayne Perdomo (fFiguração batalha), Sabrina Alves Lehmann (figuração batalha).

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia: Affonso Beato, ASC, ABC.
Operação de câmera A: Fabrício Lima.
Operação de câmera B: Rodrigo Graciosa.
Primeira assistência de câmera A: Joaquim Torres.
Segunda assistência de câmera A: Luciana Baseggio.
Primeira assistência de câmera B: Mirella Contoli.
Segunda assistência de câmera B: Nicolau Saldanha.
Assistência de montagem: Luísa Breda.
Operação de video assist: Lincoln Santos.
Logger / DIT: Vica Nabuco.
Logger e assistência de câmera: Fernando Nipper.

Eletricista chefe: Álvaro Brito.
Eletricistas: João Carlos Santos Camargo, Valter Torres dos Santos.
Primeira assistência de elétrica: Flávio Nascimento, Miguel de Paula.
Segunda assistência de elétrica: Rodrigo Jesus, Denis Manoel.
Ajudante de elétrica: Ramil Acosta.
Maquinista chefe: Luiz Gonzaga 'Mineiro'.
Maquinista de movimento: Everton Juba Machado.
Assistência de maquinaria: Thiago Pereira, Rodrigo Mourão 'Kiwi', Dhyoni Luiz Marcel.
Ajudante de maquinaria: Manoel Alegria Jr..
Geradorista: Cristiano Duarte Mattos.

Fotografia de cena: Marco Peres.
Making of: Operação de câmera: Albert Moreira, Emerson Klaus.

ARTE
Direção de arte: Tiza de Oliveira.
Assistência de arte: Márcio Mor.
Produção de arte: Jussara Xavier, Raiza Antunes, Adriana Nascimento Borba, Angela Pralon.
Coordenação de arte 1: Mauro Almeida.
Coordenação de arte 2: Suzana Aragão.
Assistência de coordenação de arte: Francisco Santana, Eliane 'Baixinha'.
Cenografia: Gilson Santos, Eduardo Antunes, Felipe Serran, Ana Paula Antunes, Gustavo Postali, Ricardo Teixeira.
Assistência de cenografia: Adriana Alexander, Edison Larronda, Jaqueline Botosso, Márcio Maciel, Paula Karam Osório, Rosa Angélica, Alessandra Cirino.
Cenotécnica: Fábrica de Cenários / Celso, Daniel Magalhães, Magrão.
Coordenação cidade cenográfica: Juca Silva.
Calçamento: sr. Araújo.
Telhadista: Davi.
Equipe árvore: Vidas em Cena / Zé Carlos Couto, Mariana.
Engenheiro civil: José Antonio Dilelio Bosco.
Desenhos: Godinho Desenhos – Desenhos com Alma.

Cenografia (Porto Alegre): Claudio Carlos Costa, Clovis Silvan Rodrigues Amadeu, Giovani Mendes Nunes, Igor Abreu da Costa, Jorge Santiago Ferreiro Alicer, Luís André da Silva Cardoso, Nelson Rosa Viana, Rafael Monteiro Costa, Wolnei Souza Monteiro.
Ilustrador: Éverson Godinho.
Cenografia – paisagismo (Bagé): José Francisco Alves Ferreira.
Auxiliares de paisagismo: Jesus Antonio Oliveira Seixas, José Adair Dias Ximendes, Bruno Celeste da Silva, Wagner Renato de Freitas Vieira.
Palhas, telhados: Luis Henrique da Silva Morais.
Comerciante: Silvio Luciano Arce Nunes.
Office boy do set: Claude Costa Dadu.
Ajudante: Dilmar Vaz Jardim.
Médico: Pedro Dirceu dos Santos.

Pintores: Anderson Duarte da Silveira Rodrigues, André Ricardo Machado, Claudino da Silva Brião, Cleiton Lopes, David Vieira da Rosa, DelcioTafarel Rodrigues Duran, Diego Kloeckner dos Santos, Diego Rosa Souza, Emílio Neves, Fladimir de Oliveira Vieira, Francisco Carlos Masson, Gilmar Pereira Tavares, Gilson Açãn Gonçalves Amaral, Jaques Douglas Quevedo Silva, Indio José Brasil Leal, Jesus Elisandro Azambuja Dias, João Adiles Camargo, Jorge Brasil, José Domingues Ferreira Martins Junior, Marcelo Cristian Sampaio Porcelis, Valdenir Sagaz de Freitas, Reginaldo Batista Barcellos, Luis Alberto Nascimento Martins
Carpinteiros: Cristiano Camargo Pereira, Giovani Moreira de Oliveira, Luis André Gama Rodrigues, Paulo Roberto Colares Paz, Pedro Fonte Camargo Junior, Rafael Nobre Cappucio, Mario Rafael Cappucio, Santos Andre Gomes Bittencourt, Adão Conde Ferreira, Janio Araujo Moura, Arnaldo Souza Silva.
Auxiliares carpinteiros: Angelo Marcio da Silva Moraes, Fladimir Meira, Santo André Gomes Bitencourt, Ricardo José Gomes Henriques, Giovani Moreira de Oliveira.

Almoxarifes arte: Adriana Gonçalves, Antonio Augusto Cabral Ferreira.
Produção de objetos: Clarissa Ramires, Raul Souza do Sacramento.
Assistência de pintor arte: André Machado, Roberto Souza, Álvaro, Oscar Ribeiro Duarte.
Contrarregragem: Roberto Malvino, Genilson Santos, Hiran Pereira, José Luis Gomes da Silva.
Assistência de contrarregragem: Valmir Lopes, Fernanda Mansur.
Ajudante de arte: Juliano Gonçalves das Neves.

EQUIPE armas de cena
Coordenação de armas e ação: Márcio de Bittencourt.
Coordenação de armas: Sérgio Farjalla Júnior.
Assistência de armas: Eugênio Carlos.
Técnico em armamento: Salvador.
Coordenação de ação: Márcio Caldas / Superação Dublês.

Efeito Brasil: Gerson Alemão.
Efeitos especiais: Padre Lívio.
Assistência de efeitos especiais: Renato Behrend de Moura, Carlos Branquinho, Cláudio Ferreira 'Claudião'.
Auxiliares de efeitos especiais: Leandro de Lima Cabral, Edson Luis Oliveira Jardim, Guilherme Alcantara Brod, Ivo Jardim Rodrigues, Manoel de Oliveira Jardim, Michel Rivero Rodrigues, Natália Gidi dos Santos.

Figurino: Severo Luzardo.
Figurinista assistente: Coca Serpa.
Primeira assistência de figurino: Francine Mendes.
Assistência de figurino: Juliana Barja, Michele Bravo Vieira, Gabriela Bosco Lugris, Ana Paula Goulart.
Apoio figurino: Kelly Pinheiro.
Ajudante Casa do Figurino: Luis Fernando Soares Nunes, Marcos Adriano Rodrigues Ferreira.
Estagiário de aderecista: Rafael Ferreira Campos, Rodrigo Mendes Campos.
Bordadeira: Marleni Alves da Silva.
Confecção de figurista: Suely Gerhardt.
Primeiro camareiro: Deivid Vieira.
Segundo camareiro: Luciano Maia.
Apoio camareiros: Adriana Pacheco Torres.

Caracterização: Marisa Amenta
Cabelereira: Emi Sato.
Cabeleireira assistente: Lilian Akimi.
Cabelereira e maquiagem: Iramar Leal dos Santos.
Assistência de maquiagem: Sandro Valério.

SOM
Som direto: Jorge Saldanha.
Primeiro microfonista: Rômulo Drummond.
Segundo microfonista: Bito Cavalcante.
Terceiro microfonista: Nuno Cardoso.

MÚSICA
Trilha sonora original: Alexandre Guerra / INPUT Arte Sonora (São Paulo), gravada por Budapest Symphony Orchestra.
Assistência de produção-musical e revisão: Felipe de Souza.
Assistência de produção-musical e copista: Zuzo Moussawer.
Engenharia de gravação (BR): Rafael Benvenuti, Tiago Lorena.
Assistência de gravação (BR): Danilo Chen.
Engenheiro de mixagem (BR): Rafael Benvenuti.
Estúdio de gravação e mixagem (BR): INPUT Arte Sonora (São Paulo).
Coordenação de produção: Mário Di Poi.
Assistência de produção: Mariana Andrade.

Músicos (BR): Alexandre Guerra (flautas), Chico Saraiva, Lucio Yanel (violão de nylon), Webster Santos (violão de aço), Henrique Menarin (cítara).

Músicos (Budapest, HU):
Orquestra Sinfônica de Budapeste.
Coro Sinfônico de Budapeste.
Coro Infantil de Budapeste.
Regência: Peter Illenyi.

BPSO Produção (Budapest):
Gerência da Orquestra: Gyula Krum.
Engenheiro de gravação e mixagem (Budapest): Gábor Buczkó.
Assistência de gravação (Budapest): Lukacs Miklos.
Tradutor: Zoltán Pásztor.

Músicas:
• "Rendição e paz" por Budapest Symphony Orchestra
• "Ataque à Missão" por Budapest Symphony Orchestra e Budapest Symphony Choir
• "Partida de Ana Terra" por Budapest Symphony Orchestra e Webster Santos (violão)
• "Guerra Farroupilha" por Budapest Symphony Orchestra e Lucio Yanel (violão)
• "Devolvendo a adaga" por Budapest Symphony Orchestra, Webster Santos e Chico Saraiva (violões)
• "Enterrando Capitão Rodrigo" por Budapest Symphony Orchestra
• "O Tempo e o vento – Créditos iniciais" por Budapest Symphony Orchestra e Budapest Simphony Choir
• "Um Certo Capitão Rodrigo" por Budapest Symphony Orchestra e Lucio Yanel (violão)
• "Tema Pedro Misterioso" por Budapest Symphony Orchestra, Webster Santos violão) e Alexandre Guerra (flauta)
• "Ataque castelhano" por Budapest Symphony Orchestra
• "Um Capitão nervoso" por Budapest Symphony Orchestra, LucioYanel e Chico Saraiva (violões)
• "Ataque aos Amaral" por Budapest Symphony Orchestra
• "O Tempo e o vento – Parte final" por Budapest Symphony Orchestra and Budapest Symphony Choir
• "Duelo Capitão e Bento" por Budapest Symphony Orchestra e Lucio Yanel (violão)
• "Batalha" por Budapest Symphony Orchestra
• "Romântico Rodrigo" por Budapest Symphony Orchestra
• "Morte Mãe Ana Terra" por Budapest Symphony Orchestra e Webster Santos (violão)
• "Depois do ataque castelhano" por Budapest Symphony Orchestra
• "Passagem de tempo Ana Terra" por Budapest Symphony Orchestra
• "Aparição do Capitão Rodrigo" por Budapest Symphony Orchestra e Budapest Symphony Choir
• "Tema para Ana Terra" por Budapest Symphony Orchestra e Webster Santos (violão)
• "Ana Terra variações" por Budapest Symphony Orchestra e Webster Santos (violão)
• "Lembranças de Ana Terra" por Budapest Symphony Orchestra
• "Morte de Anita" por Budapest Symphony Orchestra e Chico Saraiva (violão)
• "O Tempo e o vento – Tema de abertura" por Budapest Symphony Orchestra
• "História de Pedro Índio" por Budapest Symphony Orchestra e Budapest Children's Choir
• "Morte de Pedro Índio" por Budapest Symphony Orchestra, Webster Santos (violão) e Alexandre Guerra (flauta)
• "Volta do Capitão Rodrigo" por Budapest Symphony Orchestra e Chico Saraiva (violão)
• "Prisão dos Terra" por Budapest Symphony Orchestra
• "Morte filha Licurgo" por Budapest Symphony Orchestra
• "Olhar de adaga" por Budapest Symphony Orchestra e Chico Saraiva (violão)
• "O Sobrado" por Budapest Symphony Orchestra
• "Uma Valsa para Luzia" por Budapest Symphony Orchestra
• "Flerte na festa" por Budapest Symphony Orchestra e Chico Saraiva (violão)
• "Bibiana & Capitão – Primeiro encontro" por Budapest Symphony Orchestra e Chico Saraiva (violão)

Outras formações instrumentais:
• "Coro guarani" por Budapest Children's Choir (à capella)
• "Ana Terra tensão" por Alexandre Guerra (sintetizador)
• "Ana Terra tristeza" por Alexandre Guerra (sintetizador)
• "Com Santa Fé no coração" [Música da procissão] (letra: Alexandre Guerra, Zeca Brito, Elvira de Macedo) por Atores em cena
• "Flauta Pedro Índio (Flauta personagem)" por Alexandre Guerra (flauta)
• "Flauta na árvore (Flauta personagem)" por Alexandre Guerra (flauta)
• "Flauta cemitério (Flauta personagem)" por Alexandre Guerra (flauta)
• "Flauta casa dos Terra (Flauta personagem)" por Alexandre Guerra (flauta)
• "Valsa para Luiza – Versão cítara" por Henrique Menarin (cítara)
• "O Sobrado – Versão cítara" por Henrique Menarin (cítara)

Para todas as músicas acima: INPUT Arte Sonora Publishing.

Músicas adicionais:
• "Liberdade a vento" (Alexandre Guerra) por Budapest Symphony Orchestra // Courtesy of A440 Publishing
• "Beleza triste" (Alexandre Guerra) por Budapest Symphony Orchestra // Courtesy of A440 Publishing

• Danças folclóricas rio-grandenses: "Balaio" (música, letra: tema popular recolhido e adaptado por Barbosa Lessa e Paixão Côrtes; dança tradicionalista) + "Cana verde" (música, letra: tema popular recolhido e adaptado por Barbosa Lessa e Paixão Côrtes; dança gaúcha) + "Tirana do lenço" (música, letra: tema popular recolhido e adaptado por Barbosa Lessa e Paixão Côrtes; dança gaúcha)
• Danças (coreografias, músicas e levante da "Tirana do lenço") de domínio público, recolhidas do folclore por Barbosa Lessa e Paixão Côrtes.
• Quadrinhas de domínio público, recolhidas do folclore por Simões Lopes Neto e Augusto Meyer por Érlon Péricles, Shana Müller, Zelito Ramos (vocais), Érlon Péricles (violões), Diego Müller (percussão de "esporas"), Zelito Ramos (viola caipira e básica)

• "Improviso" por Guilherme Collares e Lucio Yanel
• "Stone walls (Paridis de pedra)" (Maria Gadú, Maycon Ananias, Jesie Harris) // Gravadora (cortesia): Som Livre / Editoras (cortesia): Som Livre Edições Musicais / Sony/ATV Songs

FINALIZAÇÃO
Montagem: Gustavo Giani.
Assistência de montagem: Mari T. Becker, edt., Wellington Dutra.
Montagem adicional: Mari T. Becker, edt..

Supervisão pós-produção: Alessandra Casolari, David Dresher.

EQUIPE O2 Pós
Direção geral de pós: Paulo Barcellos.
Atendimento: Silvia Levy, Regiane Cruz.
Direção técnica: Diogo Gerondi.
Coordenação de pós: Ana Cláudia Streva, Marcelo Teixeira, Camila Ferraz.
Assistência de coordenação: Felipe Cappellini, Rogerson Siqueira.
Gerente de projeto: Bernardo Caron.
Coordenação de departamento de arte: Christiano Parintoni.
Direção de arte: Ricardo Gordetcki.
Lettering: Zeca Riscala, Thiago Aguiar Ferreira.
Supervisão de composição: Omar Colocci.
Composição: Alison Zago, Danilo Delfino, Guilherme Sarinho, Gustavo Leão, Liciane Vargas.
Supervisão de LD: Bernardo Caron.
Assistência de LD: Joana Reis.
Gerência de DCP: Danilo Fredo.
Assistência de pós: Daniel Paiva, Daniel Mendes, Jonas Hercoles, Raphael Victorino, Paulo Dezotti.
Chefe de engenharia: João Rodrigues.
Técnico em engenharia: Mauro Torres.
Técnico: Felipe Genizeli Boates.
Coordenação de TI: Danilo Mussolini.
TI: Paulo Volpes.

EQUIPE ColorWorks
Digital colorist: John Persichetti.
Addit digital colorist: Jason Ramsey.
Digital conformist: Mandy Arnold.
Data manager: Robert Coquia Jr., Greg Mucino, Tim [?], Andy Chua.
Colorist assistant: Cat Rowe Farquharson, Gwili Wilson, Kevin Lomet.
Project manager: Sadie D. Johnson.
Color scientist: Chris Clark, Michael P. Whipple, Brian Nogle.

Desenho de som e mixagem: Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima, Armando Torres Jr..
Edição de diálogos: Henrique Bertol, Raiza Rodrigues.
Assistência de edição de diálogos: Thiago Lins.
Edição de efeitos: Priscila Pereira, Aline Heibel.
Estagiário de edição de efeitos: Murilo Silvestrim.
Foley: Roger Hands.
Edição de foley: Anderson Tieta.
Assistência de edição de foley: Juliano Schultz.
Estagiário de edição de foley: Adriano Elias.
Assistência de mixagem: Thacio Palanca.
Coordenação técnica: Paulo Servello.
Produção: Alessandra Casolari, Débora Arima, Dennys Rocha, Juliane Machado, Renan Deodato.
Consultor Dolby: Carlos B. Klachquin, ABC.

EQUIPE Globo Filmes
Direção executiva: Carlos Eduardo Rodrigues.
Marketing e lançamentos: Giselia Martins, Ruth Zagury Levy Epstein, Sergio Stamile.
Produção: Simone Leandro de Oliveira, Kamila Ramil, Fernanda Frotté.
Planejamento e controle: Antônio Almeida, Ana Seixas, Patricia Baars, Leonardo Santos.
Financeiro: Edson Moreira, Rosilene Ferreira.
Assessoria jurídica: Isabella Girão, Carla Britto Pereira.
Estagiários: Maria Luiza Massa, Renata Vieira.
Apoio administrativo: Maria Conceição Correia, Gabriel Machado.

EQUIPE Panda Filmes
Coordenação de produção: Tatiana Sager.
Assistência de produção: Isabel Feix, Tina Tigre.
Controle financeiro: Sandra dos Santos.
Assistência financeiro: Tanize Cardoso.
Assistência de edição: Rodrigo Schuster.
Assistência de projeto: Adriana Germani, Henrique Lahude.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Câmera: CineAlta Sony F65 em 4k 16 BIT RAW.
Stock footage: Artbeats.
Efeitos visuais e créditos: O2 Pós (São Paulo).
Laboratório de intermediação digital e finalização: ColorWorks (Culver City, CA  US) em 4k 16 BIT ACES.
Estúdios de gravação das músicas: INPUT Arte Sonora (São Paulo); Magyar Rádió Stúdió (Budapest).
Estúdios de som e mixagem: 1927 Audio (São Paulo); Full Mix Estúdios (São Paulo).

Assessoria jurídica: Cesnik, Quintino e Salinas Advogados (São Paulo); Brasil Advocacia (Bagé).
Estagiária de advocacia: Isabela Pombo.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Nexus Cinema (São Paulo).
Coprodução: Infinito; Panda Filmes (Porto Alegre); RioFilme / Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Telecine (Rio de Janeiro); Globo Filmes (Rio de Janeiro); Cereja S.A..
Produção associada: Gocil – Segurança e Serviços; CiaRio Centro de Infraestrutura Audiovisual (Rio de Janeiro); G8 Art & Entertainment Group; James Lynch.

Este filme foi desenvolvido e produzido com recursos públicos operados ou cedidos pela ANCINE Agência Nacional de Cinema por meio da Lei do Audiovisual Lei nº 8.685/93 | Prêmio Adicional de Renda 2009 | Prêmio Adicional de Renda 2012.
Financiamento (BR): Chamada Pública MCT/FINEP/FSA PRODECINE 02/2009. Recursos públicos geridos pela ANCINE Agência Nacional do Cinema. Investimentos do FSA Fundo Setorial do Audiovisual administrados pela FINEP Financiadora de Estudos e Projetos / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MinC Ministério da Cultura. Proponente: Nexus Cinema e Vídeo Ltda.. Valor: R$ 2.250.000,00.
Patrocínio: Banrisul Universo Cultural / Governo do Rio Grande do Sul; Vivo; Host City World Cup 2014 Brasil – Porto Alegre – Secretaria do Esporte e Lazer / Governo do-Rio Grande do Sul – www.copa2014.rs.gov.br; SR – 25 anos
Patrocínio: Souza Cruz – 110 anos [A versão com legendas para deficientes auditivos foi patrocinada pela Souza Cruz].
Patrocínio: Cabanha da Maya; Panvel Farmácias; Sabesp / Secretaria da Cultura / Governo do Estado de São Paulo [A audiodescrição deste filme foi feita com o patrocínio Sabesp]; Vinhos do Brasil; Banrisul Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.; Eletrobras CGTEE / Ministério de Minas e Energia / Governo Federal – Brasil – País rico é país sem pobreza; Latina – Este filme conta com o patrocínio CGTEE.
Apoio cultural: Bagé-Governo Municipal; Prefeitura de Candiota; Prefeitura de Pelotas; Azul; Sony – make.believe; AMBEV; 3M; TStop.
Apoio: Peruzzo; Cencerros; Charqueada São João; Hotel Manta – Rede Manta de Lazer e Turismo.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais da direção e produção executiva: Manoel Martins, Erico Magalhães, Octávio Frioli Florisbal, Roberto de Carvalho Barbeira, Luis Padilha, Carlos Henrique Schroder, Carlos Eduardo Rodrigues, Guel Arraes, Manoel Carlos, secretário Sapiran Brito, Lucia Riff.
Agradecimentos especiais I: Tarso Genro (governador PT-RS 2011-2014), Luiz Antonio de Assis Brasil (secretário de Cultura), Abgail Pereira (secretária de Turismo), Dudu Colombo (prefeito), Zuleika Borges Torrealba, FUNAI Fundação Nacional do Índio, Magda Flores, Luiz Carlos Folador (prefeito), Gil Deison Pereira (secretário de Cultura), Eduardo Macluf, Fábio de Castro Neves, Túlio Zamin (presidente Banrisul), Guilherme Cassel (diretor Banrisul), Ana Paim (superintendente), Ariel Kuaray Ortega (cacique Aldeia Pôr do Sol), Índio Rivera, Gaetano Lopes, Ricardo Magalhães e Sérgio Bonini / Antiquário Lalique, Wagner Gerber, Rita Sampaio, Martha Madris / Antiquário, Museu Dom Diogo de Souza, Catedral São Sebastião, sr. Minhoca, Loja Línea, sr. Hilário e d. Nilza (Bagé), Soraya (Bagé), sr. Verlaine (Bagé), Dinei Carvalho (Paranaguá, PR), J. H. Henriques, Helena Huberti, Marco Tarragó, Veliquario (Rio de Janeiro), Transportadora Primavera (Pelotas-Bagé), Transportadora Braspress (Bagé), Luiz Claudio Ferreiro (São João Del Rey), Shop Telhas (SC), Indústria Riograndense de Estopas, Cordas, Sacos, Edenilson Evaristo da Silva / Metalfundi (fivelas), Jacyra Engers Perim / colares, cruzes missioneiras, Brick Oscar, José Armando Carreta, Guilherme Collares, historiador Eron Vaz Mattos, Doceria Marcia Aquino (Pelotas), Brick Quebra Galho, Brick Castelo, Brick do Genesio / Coisas Diferentes, Brick Terracota, Maria Rover Duarte, professora de roca Suzana, Tio Quinca Artesão / chapéus, general Samuel Ricordi, capitã Sulenir de Vargas, Vinícola Guatambú, Walter José Potter, Isadora Hermann Potter, Gabriela Hermann Potter, Vinícola Miolo, Adriano Miolo, Darci Miolo, Vinícola Oremus, Jane Pozzo, Lívia Schmitz, Lindonor Peruzzo, Fetter Júnior, CTG Prenda Minha, sr. Haroldo (Bagé), sr. Carlos (Bagé), Iara Maria Botelho, Minga Blanco (Bagé), Distribuidora Schardosin, Lojas Obino, Helena e Tancredo Blanco, Eliane Pacheco, Greice Bossard, Paulo Lois, Magda Luzardo, Miguel Gonçalves, Francisco Alves, Suely Gerhardt, Jorge Vieira, West Harla Calçados Ltda. / botas campeiras, Leonardo Fábio Jobim Mendes / Ferrosul Bagé, Luis Henrique da Silva Moraes / barreamento das casas, Correaria Repetto / chapéus (Livramento), Serralheria Kereski (Bagé), Nilo Figueró / Madeira Rústica para os cenários (Bagé), Fire Centro / ignifugação (Rio de Janeiro), capitão Porto (Bagé).
Agradecimentos especiais II: André Luiz dos Santos e Silva (capitão da Marinha), Roberto Campos Costa, Ronaldo de Oliveira Nunes, Criativa Móveis, Flávio Modaffar ASL / ALAM / superintendente transporte Pelotas, Luiz Carlos de Paula, Daniela Cavada, Fernanda Gomes, José Gomes, Adriana Meireles, Elisabeth Pereira, Robério Campos Costa, Sérgio Almada, Eduardo Macluf, Fábio Castro Neves, Luiz Eduardo Tavares, Yaçana Ferreto, Marina Gomes, Thaís Farias, Coral Auxiliadora / regente Gilca Nochi Colares (Bagé), Pousada Chácara das Roseiras (Bagé), Ateliê Coletivo (Bagé), Bar Gabana (Bagé), Pub's Bar, Me Gusta, Chico's Bar, Restaurante Madre Maria (Bagé), Força Alerta, Primavera Cargas e Mudanças, F&F Transportes, Criativa Móveis, Pelotas Film Commission, Bandejão Fornecimento de Refeições, Terraço Restaurante e Pizzaria, Agibe Restaurante e Lancheria, Mamma Pizza, Restaurante Chu, Restaurante Gaudi, Batuva Grelhados, Amor Amora, Churrascaria Lobão, Kitijolo, Aquarela Tintas, Papelaria Delta, Hospital Beneficência Portuguesa, Laboratório Novara, Difere Inteligência em Eventos, C. S. Locações, Salão Michael Costa, Secretaria Municipal Transportes e Trânsito (Pelotas), 9º Batalhão de Infantaria Motorizado / Regimento Tuiuti (Pelotas), Casa do Pão (Bagé), Tempero & Saúde (Bagé), Bistrô Restaurante / Iara Coronel, Luis Felipe Vaz Alves.
Agradecimentos locações: Secretaria Municipal de Cultura de Bagé, Charqueada Barão do Jarau, Charqueada São João (Pelotas), Marcelo Mazza Terra, Manuel Luis Sarmento, Antonio Luis Blanco de Blanco, Fabiano da Silvana, Marcelo Moglia, Sociedade Portuguesa de Beneficência de Pelotas, Clube Comercial de Bagé, Fabio Duarte Simoni, Nicanor Medici, Genser Soares Sória, Mario Cézar Perez Lisboa, Fernando Duarte Teixeira.

Dedicatória: Para Tânia, Jayme, Maria, André e Maysa.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Bagé; Pelotas.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 1:49:33 (YouTube) / 115 min (IMDb) / 127 min (Globoplay)
Metragem:
Número de rolos:
Som: Stereo 2.0 / Dolby Digital 2.0 / Dolby Digital 5.1 – em salas equipadas
Imagem: cor (ACES)
Proporção de tela: 2.35 / 16:9 widescreen (DVD)
Película:
Formato de captação:
Formato de exibição:
Tiragem (DVD): Não consta.
Legendas (DVD): Português (closed caption), español, english.
Acessibilidade disponível: AD Audiodescrição do filme + AD audiodescrição dos personagens.

DIVULGAÇÃO
Cartaz: Eduardo Vilela Design (Rio de Janeiro).
Assessoria de imprensa pré-produção e filmagem: Milena Fischer.
www.otempoeoventoofilme.com

PREMIAÇÃO
• 13º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro [cerimônia: Rio de Janeiro, Theatro Municipal, 26 ago 2014]: indicações: atriz (Montenegro) + direção de arte + fotografia.
• 10º Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema 2013 [aos melhores de 2012]: melhor direção de arte; indicação: fotografia.
• 19º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro [aos melhores de 2013] / Papo de Cinema: indicações: atriz coadjuvante (Montenegro) + efeitos especiais.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 14 anos.
Distribuição: Downtown Filmes; Paris Filmes.
Codistribuição: RioFilme (Rio de Janeiro).
DVD: Distribuição: Paris Filmes 11268ST, sd. Extras. Na contracapa consta: "16:9 letterbox".
Contato: Panda Filmes.

EXTRAS DVD
• Making of.
• Fotos.

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos finais: // Baseado no livro O Tempo e o vento de Erico Verissimo editado pela Companhia das Letras //
// Copyright Nexus 2013 //
Eron Vaz Mattos está creditado duas vezes em agradecimentos.

Grafias alternativas: Cleo Pires | Marcelo Crawshaw | Luis Paulo Vasconcelos | Apolônio Cypriano | Fabrício Gorziza | Dhyoni | Alegria | Alcimar Barros da Silva 'Padre' [= Alcimar Bairros da Silva = Padre Lívio] | Ruth Zagury | Roberto Luis Lentz Holstyn | Danielle Fogliatto | Carlos Branquinho 'Carlão' | Fabrício Tadeu | Rodrigo Migliorin 'Joba' | Patricia Ferreira | Sandro Ariel Ortega e cacique Ariel | Gerson Alemão | Eron Vaz Matos (coach) e Eron Vaz Mattos (agradecimentos) | Gildeison | Diego Müller e Diego Augusto Müller | Kelly Alves e Kelly Alves Ferreira | Telecine – O melhor do cinema | Zelito | Marilu Teixeira | Diego Farias [= Diego de Lima]
Grafias alternativas (funções): Controller financeiro e controller | Fotógrafo still | Foley artist | Data management

BIBLIOGRAFIA
Erico Verissimo
Noticiário:
FISCHER, Milena. Noite de vento.Zero Hora, Porto Alegre, 20 set 2013, Segundo Caderno, p.2.
FEIX, Daniel. Superprodução no pampa. Zero Hora, Porto Alegre, 20 set 2013, Segundo Caderno, p.4-5.
FEIX, Daniel. Entrevista: Cleo Pires, atriz: "Ana Terra é uma força da natureza". Zero Hora, Porto Alegre, 20 set 2013, Segundo Caderno, p.4-5.
FEIX, Daniel. Entrevista: Thiago Lacerda, ator: "Capitão Rodrigo é o nosso Hamlet". Zero Hora, Porto Alegre, 20 set 2013, Segundo Caderno, p.4-5.

Exibições


• São Paulo (SP), Cinemark Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros), 11 set 2013, qua, 21h (pré-estreia, presença do diretor e equipe)

• Rio de Janeiro (RJ), 12 set 2013, qui (pré-estreia, presença do diretor e equipe)

• Porto Alegre (RS), GNC Praia de Belas Shopping, 18 set 2013, qua (pré-estreia, presença do diretor e equipe)

• Bagé (RS), Cine 7, 19 set 2013, qui, 19h, 21h30 (pré-estreia, presença do diretor, equipe, convidados e autoridades; depois da primeira sessão, coquete no Clube Comercial)

Lançamento comercial:
• Porto Alegre (RS), 20 set 2013, sex, em todas as salas de cinema da rede GNC do Rio Grande do Sul
• resto do BR: 27 set 2013

• Bagé (RS), Cine 7, 20-22 set 2013, sex-dom, 15h45, 18h30, 21h15

• Porto Alegre (RS), Espaço Itaú de Cinema Bourbon Shopping Country-
Sala 6,
11-17 out 2013, sex-qui, 14h, 16h30, 19h, 21h30
Sala 2,
1º-7 nov 2013, sex-qui, 16h30, 19h, 21h30
8-14 nov 2013, sex-qui, 14h, 16h30, 19h

• Porto Alegre (RS), Cinemateca Paulo Amorim-
Sala Paulo Amorim,
25-27, 29-31 out 2013, sex-dom, 14h45, 17h15, 19h30, ter, 14h45, 17h15, qua, 17h15, 19h30, qui, 19h30
1º-3, 5-7 nov 2013, sex-dom, ter-qui, 14h45, 17h15, 19h30
Sala Eduardo Hirtz,
8-10, 12-14 nov 2013, sex-dom, ter-qui, 14h15, 18h
15-17, 19-21 nov 2013, sex-dom, ter-qui, 14h30, 17h
Sala Norberto Lubisco,
22-24, 26-28 nov 2013, sex-dom, ter-qui, 14h30
29-30 nov-1º, 3-5 dez 2013, sex-dom, ter-qui, 14h30
6-8, 10-12 dez 2013, sex-dom, ter-qui, 16h
Sala Eduardo Hirtz, 
13-15, 17-19 dez 2013, sex-dom, ter-qui, 17h
[8 semanas consecutivas neste espaço]

• Porto Alegre (RS), 3 nov 2013, dom (para Clube de Cinema de Porto Alegre)

• São Paulo (SP), 14ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro [5 dez-2 jan], CineSesc (R. Augusta, 2.075, Cerqueira César), 2 jan 2014, qui, 19h

• Porto Alegre (RS), 1ª Semana Farroupilha Cineflix [18-24 set], Cineflix Shopping Total Sala 2, ?? set 2014, 16h40

• Pelotas (RS), 1ª Semana Farroupilha Cineflix [18-24 set], Shopping Pelotas, 19-24set 2014, sex, 14h, sab, 19h20, dom, 22h, seg, 16h40, ter, 19h20, qua, 16h40

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
O Tempo e o vento. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/888/o-tempo-e-o-vento. Acesso em: 22 de dezembro de 2024.