Eu odeio o Big Bróder (2013)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Ficção
cor, 127 min / 141 min (sem cortes)

Direção: Evandro Berlesi.
Companhia produtora: Alvoroço Filmes

Primeira exibição: Alvorada (RS), ACIAL Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Alvorada (R. Piauí, 429), 22 nov 2013, sex, 19h30 (coquetel de lançamento da versão sem cortes, com a finalidade de arrecadar fundos para a realização da exibição pública na Praça Central)

 

Eu odeio o Big Bróder é o terceiro longa-metragem produzido pela equipe do projeto Alvoroço em Alvorada, que mobiliza a comunidade da cidade em prol da realização audiovisual – com muito empenho e quase nenhuma verba. A história gira em torno de um cidadão comum, denominado vulgarmente de Gordo Braddock, que sonha em participar do programa televisivo Big Brother Brasil, da Rede Globo. Embora o processo seletivo seja aberto a inúmeros perfis, de norte a sul, as escolhas costumam recair sobre gente jovem e saudável – o que cria um enorme desafio para Braddock, um homem sedentário, obeso e quarentão. O sobrenome é uma referência ao personagem vivido pelo ator Chuck Norris, na franquia de ação iniciada com Braddock – O super comando (Missing in action, Joseph Zito, 1984, US), alguém bem mais em forma que o brasileiro.

Ocorre que o protagonista é insistente. A cada nova temporada da atração, envia um novo vídeo para a Globo, adotando as estratégias mais curiosas para tentar ser aceito: afirma ser um "cowboy", diz ser muito comunicativo, faz danças sensuais. É um homem com trajetória errante, que já trabalhou em vários empregos (flanelinha, segurança de um cover de Elvis Presley), sem nunca se firmar. A vida pessoal também é complicada. Ele não se dá bem com a mãe, e tampouco com a ex-esposa, sendo querido apenas pela filha pequena – ironicamente, uma menina cega. Quando finalmente surge a chance de uma entrevista com a equipe regional de recrutadores, Gordo Braddock sente que o seu momento chegou. Apenas para descobrir que não tem nenhuma chance. Sentindo-se humilhado, o habitante de Alvorada decide se vingar de todos aqueles que produzem o BBB.

O Big Brother foi criado em 1999, pelo bilionário holandês Johannes Hendrikus Hubert de Mol Jr. A primeira edição do reality show foi exibida pela emissora Veronica TV, obtendo significativa audiência. O formato foi licenciado, a fim de ser produzido localmente, em diversos outros países ao redor do mundo. A fórmula de disputa se manteve a mesma, ao longo dos anos: indivíduos aceitam residir temporariamente numa casa vigiada por câmeras, precisando conviver entre si enquanto lidam com provas de resistência. Os telespectadores participam ativamente, já que votam para eliminar um participante por semana, de acordo com avaliações subjetivas. Na reta final, o público escolhe o grande campeão, que fatura uma premiação de 1,5 milhão, no Brasil. O show, apesar de popular, sempre sofreu críticas por ocupar o tempo das pessoas com um entretenimento de qualidade questionável.

Muitas adversidades cercaram a produção de Eu odeio o Big Bróder. A rifa de um televisor chegou a ser feita entre amigos, para gerar receitas. Porém, o resultado foi desastroso, gerando mais prejuízo do que lucro. Após apenas algumas diárias, o ator Eduardo Toledo (a primeira opção para o papel de Gordo Braddock) abandonou as filmagens, para assumir um cargo público. Ele foi substituído pelo músico Marcelo Maresia. As cenas finais até conseguiram ser feitas no Rio de Janeiro, mas só por um motivo: Maresia viajou sozinho até a capital carioca, munido apenas de uma câmera. No Rio, ele contou com a ajuda do cinegrafista Michael Fernandes – contatado pelo facebook. Com tudo pronto, a produtora quis fazer uma exibição privada paga em Alvorada, a fim de conseguir financiamento para alugar equipamentos de projeção e mostrar o longa na Praça Central da cidade. No dia dessa apresentação, uma chuva forte impediu o êxito da iniciativa, que teve apenas mil pessoas presentes. Para piorar, mesmo os DVDs demoraram a ficar prontos.

Mesmo diante de tantos empecilhos, o diretor Evandro Berlesi deu um depoimento otimista para o jornal A Semana: "A meta agora é vender estes DVDs e começar um novo projeto, um novo filme. Esquecer as dificuldades que passamos, erguer a cabeça e seguir em frente. Se eu quisesse barbada, teria escolhido outro ramo e com certeza seria um cara infeliz... no entanto, apesar das dificuldades, a felicidade faz parte do meu cotidiano". Seis empresas foram parceiras: Extreme Som, Easycomp, Dental Arte, Madeireira Garcia, Nacional Gás e Sated/RS. As gravações aconteceram entre janeiro e junho de 2013, simultaneamente ao BBB 13. Foram selecionadas 57 pessoas para se juntarem aos trabalhos, incluindo artistas locais, músicos e personalidades. Todos aqueles que já tinham sido aprovados nos testes anteriores foram convidados a colaborar novamente com Berlesi.

O longa também conta com participações especiais de atores experientes, como Rogério Beretta e Danny Gris. O campeão do BBB 10, o gaúcho Marcelo Dourado, atua como um professor de educação física, responsável por tentar diminuir o peso do protagonista. Também há espaço para a inclusão: Andressa Matos, uma deficiente visual na vida real, interpreta a filha do personagem principal. O DVD selado foi viabilizado através de uma campanha de financiamento via internet (crowdfunding). Em seu canal do YouTube, a produtora Alvoroço Filmes disponibilizou duas versões: uma com 127 e outra com 141 minutos. Eu odeio o Big Bróder ainda fez parte do catálogo do canal de televisão por assinatura Cine Brasil TV e do serviço de streaming Prime Vídeo.

Sinopse


Cartelas iniciais:
// Este filme foi produzido por moradores da cidade de Alvorada (RS) através do Projeto Alvoroço em Alvorada 3. / Sem lei de incentivo, sem verba pública e sem-vergonha na cara. //

Natural de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, Gordo Braddock é um homem obeso, próximo dos 40 anos de idade. Sem perspectivas de evolução no mercado de trabalho e com muitos problemas para resolver com a família, ele tem como principal meta de vida participar do reality show Big Brother Brasil. Para poder ser aceito, após anos de tentativas frustradas, ele rouba um notebook esquecido em um automóvel. E contrata um cinegrafista competente para preparar o melhor vídeo de apresentação. Uma equipe de recrutadores do programa se interessa pelo material, e convida Braddock para uma entrevista. Após ser rejeitado no processo seletivo, o homem perde a paciência e inicia um plano de vingança contra os responsáveis pelo programa que tanto amava. Isso significa ter que viajar até o Rio de Janeiro, sede da emissora dona de seus direitos de transmissão.

Ficha técnica


ELENCO
Marcelo Maresia (Gordo Braddock),
Nunes Miguelangelo (Rudinei),
Iara de Lima (Mãe de Braddock),
Andressa Matos (Kellen),
Renato Jackson (Fedorento),
Eda Viegas (Entrevistadora),
Anderson Dravasie (Norberto),
Renato Duarte (Élcion),
Melissa Mayer (Janaína),
Marcia Bueno (Ex-mulher de Braddock),
Jairo Mello (Elvis cover).
Participação especial: Marcelo Dourado (Maurão).
Atores convidados: Rogério Beretta (Vereador Zé do Aviário), Danny Gris (locução do e-mail).
Carlitos (Ladislau), Dienifer Hermann (Gislaine), Jonathan Alves (Arroz), Andréa Flores (Secretária do Vereador), Andressa Muller (Nadir), Manoel Lima (Betão), Thais Leão (BBB do chuveiro), Diego Garcia (Apresentador da TV), Gustavo Henrique Farias (Braddock criança), Edu Marques Kruel (Segurança 1), Marlon Silva (Segurança 2), Anderson Gomes (Preso 1), Luis Homero Kojak (Preso 2), Cesar Ferreira (Policial), Nego João (Delegado), Evandro Berlesi (Cineasta Pobre),
Guilherme do Espirito Santo, Eduarda Zimmer, Camila Heinze de Abreu (Integrante 1 da fila), Juliano Rossetto, Pedro Ventania, Jully da Silva Chagas, Dom Pedrito (Homem do depoimento), Ana Lúcia Ferreira (Mulher do depoimento), Sandro Mendes (Garoto da pista de skate), Bianca Oliveira (Garota da pista de skate), André Luis Fuculo, Romildo, Robertão, Juarez do Jornal, Jéssika Rothel (Participante 1 do confessionário), Ed Ricardo (Participante 2 do confessionário), Mariana Viegas (Participante 3 do confessionário), Daniel Rodrigues (Participante 4 do confessionário), Douglas Lunardi (Participante 5 do confessionário), Junior Lopes (Participante 6 do confessionário), Jéssica Andretta (Participante 7 do confessionário), Felipe Chagas (Integrante 3 da fila), Moises Avila, Angelino Garcia, Marcos Otto, Édina Silva, Andrieli Souza, Caroline Rocha, Nicole Rocha, Selma Nunes Pinto, Rafael Borges, Douglas da Rosa, Victoria Silva (Integrante 2 da fila), Thierry Linhares (Integrante 4 da fila), Aline Salvador (Integrante 5 da fila), Alexsandra Moraes (Participante 1 da entrevista), Eduarda Ribeiro (Participante 2 da entrevista), Diego César Mello (Participante 3 da entrevista), Camila Alves (Participante 4 da entrevista), Douglas Pedro (Participante 5 da entrevista), Mayana Santos (Participante 6 da entrevista), Vitor Gabriel (Participante 7 da entrevista), De Ávila, Gabriela Marques, Vígolo, Mario Valdenir Santos, Ladimir Kerecki, Roger dos Santos, Bonfim, Cusco Toby (Boninho).
Vozes: Jairo Mattos (locução do Paredão).
Figuração: Ben-Hur Freitas, Marclei Freitas, Rossana Siméia, Filipe Ribeiro, Hellen Garcia, Juliano Rolim, Vera Figueiredo Matos, Raíssa Albino de Macedo, Mauro Diniz Santos, Valdoir Ruaru, Fernando Goulart, Lucas Henches, José Israel Dejuli, Angela Velloso Menezes, Alexsander Soares, Marcos Are, Cassiano Machado, Frank Pereira, Guilherme Bueno, Adrien Ricardo, Emanuel de Oliveira, Danielle A. Vasconcelos, Jessica Simão, Soloni Francisco Farias, Ana Maria Santiago, Juan Medeiros, Elias Paz Corrêa, Alexsander de Araújo, Cleber Alex, Erli dos Santos, Cristiano Martins, Sabrina Almeida, Marcelo Machado Gonçalves, Fernanda Mello da Silva, Grupo ODKV, Josué Aguiar, Rodrigo Veronez, Hiamani Batista, Luciano dos Passos, Cleber Soares, Juliana Rocha, Yasmin Rocha, Jackdon Marbal, Rafael Alexandre Borges, Fabiana Alexandre, Carolyne de Oliveira, Deoclides dos Santos, Bernardo da Rosa Luz, Leonardo da S. Leandro, Lidio Cesar Dornelles, Itamar S..

DIREÇÃO
Direção: Evandro Berlesi.

ROTEIRO
Roteiro: Evandro Berlesi.

PRODUÇÃO
Produção executiva: Evandro Berlesi.
Colaboração: Alexandre Leeh.
Produção: Ed Ricardo.
Colaboração: Valmor Freitas Jr., Anderson Dravasie, Jonathan Alves, Cristiano Garcia.
Produção de elenco: Evandro Berlesi.
Oficineiros: Eduardo Toledo, Marcos Kligman, Evandro Berlesi.
Motorista: Ed Ricardo.

FOTOGRAFIA
Operação de câmera: Evandro Berlesi.
Colaboração: J. A. Phoenix, Michael Fernandes, Felipe Chagas.

Fotografia de cena: Ed Ricardo.

SOM
Áudio: Felipe Chagas.
Colaboração: Ed Ricardo.

MÚSICA
Trilha sonora: Felipe Chagas.
Colaboração: Yu-Ki A'urea, Sacolé de Pus.

Músicas:
• "Miguelé Gazeta" por Felipe Chagas
• "Always on my mind" (Johnny Christopher, Francis Zambon, Wayne Carson Thompson) (Elvis Presley) por Jairo Mello
• "Guri do Britto" por Sacolé de Pus
• "Jazz bass" por Felipe Chagas
• "Sem saída" por Sendero
• "Eu sou chinelo" por Sacolé de Pus
• "Guampa green" por Felipe Chagas
• "Walking down the street" por Felipe Chagas
• "Filho de boto" por Marcelo Maresia
• "Terra santa" por Chute no Rim
• "Sempre sempre" por Felipe Chagas
• "The Fox guampa song" por Felipe Chagas
• "Senhora do tempo e da razão" por Christofer Perin
• "Toccata in D minor" (música: Johann Sebastian Bach)
• "La la la jiboia" por Felipe Chagas
• "A Reflection moment" por Felipe Chagas
• "Confessionário anal 1" por Felipe Chagas
• "Confessionário anal 2" por Felipe Chagas
• "Big fuck fone" por Felipe Chagas
• "Love me tender" (Elvis Presley, Vera Matson, pseudônimo de Ken Darby) por Jairo Mello
• "Hound dog" (Jerry Leiber, Mike Stoller) (Elvis Presley) por Jairo Mello
• "I need your love tonight" (Sid Wayne, Bickley Reichner) (Elvis Presley) por Jairo Mello
• "Hearts are trump" por Trio
• "Long line of cars" (música, letra: John McCrea) por Cake [CD: Cake. Confort eagle. Columbia, 2001; faixa 08/11]
• "Não é céu" (música, letra: Vitor Ramil) por Vitor Ramil
• "Caiu a casa BBB" por Sacolé de Pus

YouTube Audio Libary:
• "Brontosaurus"
• "Horses to water"
• "Garage"
• "Rubber Necking" por Topher Mohr and Alex Elena
• "The Rain"
• "Stomp it away"
• "Sweet and low"
• "Tridal wave" por Silent Partner
• "Cielo"
• "From Russia with love" por Huma-Huma

Todas as músicas inseridas no filme foram autorizadas pelos seus respectivos compositores.

ARQUIVO
Cenas na TV:
Série: The Walking dead (American Movie Classics AMC, US)
Filme: 1984 (Michael Radford, 1984, UK; do livro de George Orwell)
Filme: Achei um violão (Evandro Berlesi, 2009, curta-metragem do projeto Alvoroço nas escolas)
Reportagem: CBC News (reportagem sobre buracos em Alvorada)
"Inês Brasil" (vídeo de candidata ao BBB)

FINALIZAÇÃO
Montagem: Evandro Berlesi.
Colaboração: J. A. Phoenix, Marcus Braga, Tyrell Spencer.
Logomarca do filme: Caroline Pires.
Vinheta: Giovani Borba, Marcus Braga.
Desenho de som: J. A. Phoenix.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Assessoria jurídica: Escritório VFJ / dr. Valmor de Freitas Jr..

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Alvoroço Filmes (Alvorada).
Patrocínio: SATED RS Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul; Extreme Som (3483 0630 / www.extremeautosom.com.br); Easycomp Internacional – Cursos & Faculdades (Alvorada 51 3044 7007); Dental Arte – Clínicas Odontológicas; Nacional Gás – Energia que faz parte da nossa vida; Madeireira Garcia – Tudo em materiais de construção; Acial – 2 de outubro de 1972; Teka – Tradição em preços baixos (R. Olegário José Guimarães, 426, bairro Piratini).
Apoio: Atlântico Restaurante – Sabor e qualidade para você (tele entrega 3411 2151 / 9274 3172); Mercadinho Flor da Serra; Parollar Móveis – Felicidade para toda família; Soul; Vitória – Contabilidade e assessoria; Vidrasol Vidraçaria / Sérgio Brum (51 8521 7827, R. Alberto Pasqualini 151, bairro Sumaré, ao lado da Prefeitura; 51 3044 1508; Gráfica São Jorge – Pré-impressão/impressão/acabamento (3483 1796); VJF, dr. Valmir de Freitas Jr. – Advogados associados; DB Estética; Gráfica e Serigrafia Tele Gráfica (51 3442 4323); Phoenix Records Produtora Audiovisual; Prosper Design & Foto; Thomaz Schuch Advogados; Odesign.com.br; 301 Estúdio; Anderson Gomes Fotógrafo; Pride; Sociedade União.

AGRADECIMENTOS
Agradecimentos: Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, Vinícius Cáurio, Roque Jacoby, Valmor de Freitas Jr., Rafael Borges / Easycomp, Vagner do Atlântico, Moisés Ávila, Chico do Teka, Rejane / Nacional Gás, Angela e Juliano / DB, Daniela / Dental Arte, Ricardo / RP Part's, Fabio / SATED RS, Bistrô da 48, Filipe / Parolar, Angelino Garcia, Anderson Gomes, Thomaz Schuch, Ildefonso Milcharek, Mey Rez, Jussara Mendes / PSD, Maurício / Acial, Cristina / Acial, Marcos Otto / Vitória, Jaqueline Dernitz, Giovani Pires Vieira, Dirceu Casaroli, Eduardo Toledo, Eneida Michel, Casa de Cultura Mario Quintana, Tonho 'Mixaria' Secco, Reissoli Moreira, Guilherme do E. Santo, Dionatan / Tele Gráfica, Gráfica São Jorge, Josué / ONG Embrião, Leila Moura, Casa do Filme, Marcia Bueno, Míriam Evaldt, Igreja São José Operário, Jorge Phoenix, Ben-Hur e Marclei / Pride, Churrascaria Braseiro, Michael Fernandes, Carlos Gerbase, João Carlos Brum, Paulinho Gracioli, Vitor Ramil, Ana Maia, Vera Figueiredo Matos, Adelina Figueiredo de Jesus, Satolep Music, Antonio Orvali 'Zoca', Edson Borba, Naji Raschid, Iara Lima, Diego Garcia, Cristiane Sierote, Thais Avila 'Ysa', Despachante Vilson, Olmiro / Virtual, Amaro Forati, Ana Lucia Bortolato, Boteco do Neco, Preto Lagos, Vânio Presa, Angélica / Vibra, Lenon Kurtz, Everton Carvalho, Gabinete Leandro Tur, Marcelo Sebastián, Sociedade União, Soul, Roger Lerina, jornal A Semana, jornal Correio Dinâmico, jornal A Folha, jornal O Alvoradense, TV Cidade, TV Canal Sul, Olhar TV, 24º BPM Batalhão de Polícia Militar Alvorada, Delegado Maurício.
Agradecimento especial: a todas pessoas que contribuíram comprando números da nossa rifa.

FILMAGENS
Brasil / RS, em Alvorada; Porto Alegre;
Brasil / RJ, no Rio de Janeiro;
Período: 2013.

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração: 2:07:26 (DVD) / 2:21:15 (You Tube: versão sem cortes, com legendas em português)
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela: 1.85
Formato de captação:
Formato de exibição: DVD
Tiragem (DVD): Não consta.

DIVULGAÇÃO
Site: Oberte Feijó / ODesign.
Logomarca Alvoroço Filmes: Fred Messias.
Divulgação: Felipe Chagas, Ed Ricardo, Vitor Gabriel, Jonathan Alves, Luciano Lencina, Reinaldo Sogipa.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa: 12 anos.
DVD: Distribuição: Fonomidia Comércio Fonográfico Ltda. FONODVD57. Autoração: 22 jan 2014. Sem extras. Não inclui encarte. Verso da capa com fotografias.
Contato: Alvoroço Filmes.

OBSERVAÇÕES
Cf. créditos: // Direção de fotografia: Não existe. Colaboração: Não houve. //
Cf. créditos finais: // Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nome, pessoas, fatos ou situações, terá sido mera coincidência. // Nenhum dos participantes teve a honra de receber cachê. // Valeu Alvorada! É 'noizzzz'. //

Cf. contracapa do DVD, "segundo filme da trilogia do ódio".

Grafias alternativas: Bach | Ildelfonso Charek
Grafias alternativas (funções): Foto still | Sound design (cf. créditos)

BIBLIOGRAFIA
Noticiário:
Alvoroço Filmes divulga elenco de Alvoroço 3: Eu odeio o Big Bróder. Blog Alvorada RS, 30 out 2012.
Primeiras filmagens de Eu odeio o Big Bróder. A Semana, Alvorada, 18 jan 2013.
Domingo tem Alvoroço na Praça com o filme Eu odeio o Big Bróder. A Semana, Alvorada, 29 nov 2013.
Uma comédia que virou drama. A Semana, Alvorada, 20 jun 2014.

Exibições


• Alvorada (RS), ACIAL Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Alvorada (R. Piauí, 429), 22 nov 2013, sex, 19h30 (coquetel de lançamento da versão sem cortes, com a finalidade de arrecadar fundos para a realização da exibição pública na Praça Central)

• Alvorada (RS), Praça Central João Goulart, 1º dez 2013, dom, 20h

• CineBrasil TV, entre out 2014 e 2019; exibições do primeiro mês são:
11 out 2014, sab, 22h30
17 out 2014, sex, 15h
23 out 2014, qui, 23h25
31 out 2014, sex, 1h25

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Eu odeio o Big Bróder. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/905/eu-odeio-o-big-broder. Acesso em: 22 de maio de 2024.