Flor y truco – Gabriel Selvage interpreta obras de Lucio Yanel (2016)

Brasil (RS)
Longa-metragem | Não ficção
DVD, cor, min

Direção: Gabriel Selvage.
Companhia produtora: Cassiano Vargas Ufo Session Produção Independente; Subsolo Sound Studio; Studio A; Kafe Propaganda

Lançamento com show do CD, DVD e Songbook: em diferentes lugares desde o início de 2016, como em: Passo Fundo (RS), Teatro Municipal Múcio de Castro, 19 jul 2016, ter, 20h

 

Flor y truco – Gabriel Selvage interpreta obras de Lucio Yanel é parte de um projeto que também reúne CD e um livro de partituras das composições do argentino, radicado no Brasil, Lucio Yanel.
Selvage ainda criança, em Não Me Toque, começa a ouvir os primeiros acordes de Yanel, acompanhados da voz do poeta Jayme Caetano Braun. Pouco tempo depois, torna-se aluno e, mais tarde, parceiro de shows. Flor y truco, segundo ele, é uma espécie de agradecimento e homenagem ao músico que influenciou uma geração de violonistas, incluindo nesta lista, o passo-fundense Yamandu Costa.
O projeto começou a ser colocado em prática em 2012, mas sofreu alterações durante o processo. A ideia inicial, segundo Gabriel, era gravar apenas o CD. O músico conseguiu aprovação na Lei Rouanet, mas a dificuldade na captação total dos recursos o fez mudar os planos. "Veio a ideia do DVD. Então, em 2014, convidei o amigo Cassiano Vargas, que mora aqui em Passo Fundo, e a gente resolveu sair pelo Brasil, atrás dos maiores nomes do violão brasileiro que tiveram influência de Yanel" conta.
O resultado desta andança rendeu nove depoimentos e interpretações dos artistas: Yamandu Costa, Alessandro Penezzi, Arthur Bonilla (falecido em maio de 2016 em um acidente de trânsito), Maykell Paiva, Ricardo Martins, Alana Moraes, Rafael Schmitd e Neto Stefani.
Em sua participação, além de tocar, Yanel conta como chegou ao Brasil, nos anos 80, e fixou moradia no Rio Grande do Sul. "É um trabalho sem os recursos mais formais da cinematografia, mas foi feito de maneira muito sincera. Tem um conteúdo muito rico onde se escreve um novo capítulo do violão brasileiro. Cada convidado conta como a música do Lucio chegou até eles, sobre a influência. Depois tocamos juntos" descreve.
Enquanto a produção do DVD foi totalmente realizada de maneira independente, Selvage seguiu captando recursos através da Lei Rouanet e conseguiu o recurso necessário para a gravação do CD, feita em um show no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em 6 de dezembro 2015 na capital gaúcha. Além de Yanel, participaram os músicos Thiago Colombo e Paulinho Fagundes.
Junto com o CD e DVD, o projeto em homenagem à obra do violonista tem ainda um songbook de partituras com 15 composições de Yanel. As músicas foram escritas a partir de gravações dos discos. "Foi um trabalho difícil, pelo fato de Lucio ser um músico intuitivo e sempre tocar de maneiras diferentes o mesmo tema. Sempre é uma 'versão nova'. Tivemos de definir os 'motivos e intenções' e colocar no papel. Assim que as partituras estavam prontas, a gente mandava para ele ouvir e dar o ok" diz. Os três produtos fazem parte do mesmo projeto mas são vendidos separadamente: CD, R$ 25, DVD, 35, e o livro com as partituras R$ 45.
Sobre o resultado final do trabalho, Selvage não esconde a satisfação. "Comecei a mentalizar esse projeto em 2008. Vê-lo concretizado é motivo de muita alegria e orgulho. Lucio influenciou uma geração inteira de músicos, principalmente a minha. Ainda há muito o que pesquisar e agradecer sobre o legado dele, mas sinto que demos os primeiros passos" resume o músico e produtor. (LOPES, Gerson. Gabriel Selvage interpreta Lucio Yanel – Show faz parte do projeto Yanel-Flor y truco que traz CD, DVD e Songbook com composições do violonista argentino. O Nacional, Passo Fundo, 19 jul 2016.)
Com exceção da faixa 12, todas as outras são autoria de Lucio Yanel.

Sinopse


Intertítulos iniciais: "Em 1982 chegava ao Rio Grande do Sul um grande violonista ainda desconhecido chamado Lucio Yanel. Esse gênio viria a mudar a história da música gaúcha para sempre através do seu violão. Hoje eu saio de casa para, muito mais que uma releitura de sua obra ou uma homenagem fazer um agradecimento ao grande mestre da guitarra pampeana. Um gênio que influenciou não só a mim, mas a toda uma geração de músicos e em especial, os violonistas que nasceram musicalmente depois dele. Ele é sem sombra de dúvidas o grande divisor de águas do violão gaúcho. O grande mestre da guitarra pampeana".

Ficha técnica


IDENTIDADES
Gabriel Selvage (violão 7 cordas).
Participação especial: Alessandro Penezzi (faixa 02), Yamandu Costa (faixa 04), Neto Stefani (viola caipira faixa 05), Rafael Schimidt (violão 6 cordas faixa 05), Ricardo Martins (faixa 07), Arthur Bonilla (faixa 09), Maykell Paiva (faixa 11), Lucio Yanel (faixa 13).

DIREÇÃO
Direção geral: Gabriel Selvage.

ROTEIRO
Roteiro: Gabriel Selvage, Alana Moraes, Cassiano Vargas.
Tradução e legendagem espanhol: Javi de La Madriz.
Tradução e legendagem inglês: Priscila Badaró.

PRODUÇÃO
Concepção do projeto, produção: Gabriel Selvage.

FOTOGRAFIA
Direção de fotografia e operação de câmera: Cassiano Vargas.
Assistência de câmera: Alana Moraes.

ARTE
Arte: Cassiano Vargas, Etson Oliveira.

SOM
Áudio: Gabriel Selvage, Alana Moraes.

MÚSICA
Faixas:
01. "Flor y truco" (música: Lucio Yanel)
02. "La Cresciente" (música: Lucio Yanel)
03. "Lucy" (música: Lucio Yanel)
04. "Choro castelhano nº 1" (música: Lucio Yanel)
05. "La Cara de Pedro" (música: Lucio Yanel; chamamé)
06. "Volver me raíz" (música: Lucio Yanel)
07. "La Chúcara" (música: Lucio Yanel)
08. "Pantanal" (música: Lucio Yanel)
09. "La Libre" (música: Lucio Yanel) + "La Linda" (música: Lucio Yanel)
10. "Pôr do sol" (música: Lucio Yanel)
11. "Los Cambá" (música: Lucio Yanel) + "Al Tranquilo de Monona" (música: Lucio Yanel)
12. "Pro Lucio" (Gabriel Selvage)
13. "Aunque vengan degollando" (música: Lucio Yanel)
14. "La Razón y el corazón" (Lucio Yanel)

Bonus:
"Milonga p'a Don Ventura" (música: Lucio Yanel)

FINALIZAÇÃO
Edição: Lipe Torre, Gabriel Selvage.

Finalização de vídeo: Cassiano Vargas, Etson Oliveira.

Edição de som: Gabriel Selvage.
Mixagem: Gabriel Selvage, Zé Ricardo (Subsolo Sound Studio), Rodrigo Panassolo.
Masterização: Adonias Souza Junior.
Autoração: Etson Oliveira.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Estúdio de edição de som: Studio A.
Estúdio de masterização: Estúdio Arsis (São Paulo).

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Companhia produtora: Cassiano Vargas Ufo Session Produção Independente (Passo Fundo).
Coprodução: Subsolo Sound Studio (Passo Fundo); Studio A; Kafe Propaganda (Passo Fundo).
Contracapa do DVD: Agência Gallo; AO Films [não cita Kafe Propaganda].

FILMAGENS
Brasil / RS, em

ASPECTOS TÉCNICOS
Duração:
Som:
Imagem: cor
Proporção de tela:
Formato de captação:
Formato de exibição: DVD

DIVULGAÇÃO
Fotografias para o encarte: Cassiano Vargas, Hique Barbosa.
Projeto gráfico: Cassiano Vargas.
Captação de imagem do show: Diogo Zanatta.

DISTRIBUIÇÃO
Classificação indicativa:
DVD: Distribuição: FYTGSIOLY01, sd.

PREMIAÇÃO
• 26º Prêmio Açorianos de Música / Secretaria Municipal da Cultura / Prefeitura de Porto Alegre, 2017: indicação a melhor DVD.

OBSERVAÇÕES
Gabriel Selvage é o nome artístico de Gabriel Lucas dos Santos, natural de Não-Me-Toque (RS).
Show de gravação do CD: Porto Alegre (RS), Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, 6 de dezembro de 2015, domingo, 19h. A concepção e direção musical do show são do próprio violonista que é acompanhado pelos músicos: Marcelo Pimentel (percussão), Sandro Cartier (percussão) e participação especial de Lucio Yanel (violão), Paulinho Fagundes (guitarra) e Thiago Colombo (violão).

Grafias alternativas: Adonias Jr. | Estúdio A e Studio A | Bonus track

DISCOGRAFIAS
Gabriel Selvage
Lucio Yanel

BIBLIOGRAFIA
SELVAGE, Gabriel; COLOMBO, Thiago. Songbook Lucio Yanel – Obras revisadas pelo próprio compositor.

Noticiário:
LOPES, Gerson. Gabriel Selvage interpreta Lucio Yanel – Show faz parte do projeto Yanel-Flor y truco que traz CD, DVD e Songbook com composições do violonista argentino. O Nacional, Passo Fundo, 19 jul 2016.

Exibições


Lançamento com show: em diferentes lugares desde o início de 2016, como em:
• Passo Fundo (RS), Teatro Municipal Múcio de Castro, 19 jul 2016, ter, 20h

Músicas apresentadas em show, antes, em:
• Lisboa (PT), Le Foyer (R. dos Caetanos, 23), 9 out 2015, sex, 21h30
• Porto (PT), Casa da Guitarra, 10 out 2015, sab, 18h

Como citar o Portal


Para citar o Portal do Cinema Gaúcho como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
Flor y truco – Gabriel Selvage interpreta obras de Lucio Yanel. In: PORTAL do Cinema Gaúcho. Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, 2024. Disponível em: https://cinematecapauloamorim.com.br//portaldocinemagaucho/1101/flor-y-truco-gabriel-selvage-interpreta-obras-de-lucio-yanel. Acesso em: 24 de abril de 2024.